Portugal Telecom- Linhas cobre: Meo ADSL irá terminar dentro de 4 anos.

Eu só espero que a minha aldeia, a norte do concelho de Tomar, fique coberta com fibra até final deste ano...

Mais meio milhão de casas com fibra até final deste ano? Será que a minha zona estará coberta? :D Era bom era, mas parece-me que estou a sonhar demais!

Vamos lá a ver no que isto vai dar...

Eu vou ficar com o ADSL2+ da MEO, porque prevejo que a rede móvel 3.5G e 4G fiquem saturadas na minha zona... A rede 4G, na minha zona já está saturada, dando velocidades médias de 3 a 8Mbps, enquanto a rede 3.5G da MEO, dá-me cerca de 12 a 13Mbps...

O facto de a rede móvel 3.5G da MEO, me proporcionar 12 a 13Mbps, pode significar que no futuro, com a aglomeração de vários clientes sobre a rede 3.5G, a mesma fique esgotada e hajam perdas de velocidades, para velocidades mais baixas que os 12Mbps proporcionados actualmente...

Como não tenho alternativas melhores, vou-me deixar pelo ADSL2+ da MEO a 8Mbps...

Talvez com o 5G, aceite mudar do ADSL2+ para a rede 5G, se não existir fibra, pois caso exista fibra, mudar-me-ei...
 
Prometeu e cumpriu, parabéns a Altice.
Vão em 4,6 milhões de casas e até ao fim do ano irão atingir as 5 milhões..
Neste momento temos 4 operadores a fibrar, Altice, Nos, VDF e DST, Portugal vai ficar com uma cobertura enorme.
Só a Nowo é que morreu na praia..
Cumps

A NOWO deveria de usar uma rede fixa alternativa, como a da MEO ou a da DST, para proporcionar os seus serviços em grande escala...

Quanto mais tarde o fizer, pior para os resultados da NOWO...
 
Prometeu e cumpriu, parabéns a Altice.
Vão em 4,6 milhões de casas e até ao fim do ano irão atingir as 5 milhões..
Neste momento temos 4 operadores a fibrar, Altice, Nos, VDF e DST, Portugal vai ficar com uma cobertura enorme.
Só a Nowo é que morreu na praia..
Cumps

Prometeram 90% de conversão para fibra, isso é uma realidade hoje? É que a promessa acaba este ano.
 
anda nos 78%. A promessa não é até finais de 2020?

Eu entendi até 2020, mas se calhar também irá 2020 a dentro.

É que agora começa a parte mais dificil, onde o retorno é algo duvidoso e que, se a ideia é deitar o ADSL abaixo, muita gente até sem comunicações vai ficar, nem falo de Internet propriamente dita. E como são os sítios onde a TDT também funciona impecavelmente, é para aprenderem que deviam viver na Jamaica, bem na urbe, que isso de querer viver na ruralidade é só uma moda parva dos estrangeiros.

Mesmo assim, de assinalar a grande penetração de fibra face a muitos paises, o nosso problema é estarmos tão dependentes do aparecimento dessa tecnologia, resultado de nem existir uma rede VDSL ou o ADSL ser melhor prestado (ou os "ilimitados" no 4G da NOS/o gigante tráfego de 100Gb da Vodafone...)
 
@SaMax sim. A Vodafone (Meo e NOS também) só usam a rede DST nas zonas onde não têm cobertura.

Mas a DST nao ia so fibrar onde nenhuma operadora tem fibra? Tinha ideia que a DST era uma maneira de por fibra onde nao tem, se vai gastar dinheiro a fibrar um sitio que uma operadora ja tem acho desperdicio... Se as operadoras querem concorrer nessas zonas elas que invistam
 
Mas a DST nao ia so fibrar onde nenhuma operadora tem fibra? Tinha ideia que a DST era uma maneira de por fibra onde nao tem, se vai gastar dinheiro a fibrar um sitio que uma operadora ja tem acho desperdicio... Se as operadoras querem concorrer nessas zonas elas que invistam

A DST é uma empresa privada. A DST foi uma das duas empresas que se candidatou a fundos, para as RNGs, essas sim com o objectivo que indicaste.
Agora, neste actual investimento já não foi nesse âmbito e os objectivos são montar rede onde possa haver interessados em fibra escura, mesmo que isso signifique que a Altice MEO já lá esteja por exemplo, e no entanto a NOS e a Vodafone tenham interesse em usar a rede da DST.
 
Dona da Meo acelera fim da rede de cobre e mudança para fibra

Novos clientes que queiram telefone em casa passam a ter suporte apenas através da rede móvel (sobre GSM). A seguir Altice prepara venda de parte da rede de fibra ótica

Até agora, a Meo era a única operadora de telecomunicações que dispunha de uma oferta de voz fixa sobre cobre. Só que esta solução tem os dias contados: desde a semana passada que empresa deixou de oferecer o serviço voz fixa sobre a rede de cobre para novos clientes. A Altice, a dona da antiga Portugal Telecom, justifica esta decisão com razões tecnológicas. “Na senda do investimento da Altice Portugal em infraestruturação do país com rede de fibra ótica, a empresa tem vindo a empreender uma estratégia ativa de migração de cobre para fibra com o objetivo de garantir aos seus clientes o acesso a infraestruturas de última geração”, adianta esta segunda-feira fonte oficial da Altice ao Jornal de Negócios.

A operadora liderada por Alexandre Fonseca garante ainda que esta alteração não vai representar “um acréscimo no valor”. Os atuais clientes da rede fixa vão continuar a ter serviço sob rede de cobre mas serão transferidos, gradualmente, para a rede de fibra. Leia mais: Dona do Meo estende programa de saídas aos trabalhadores transferidos Esta alteração decorre numa altura em que a Altice vai investir num aumento da velocidade dos seus serviços, conforme o Dinheiro Vivo escreveu na semana passada.

IN: https://www.dinheirovivo.pt/outras/dona-da-meo-acelera-fim-da-rede-de-cobre-e-mudanca-para-fibra/#
 
Prometeram 90% de conversão para fibra, isso é uma realidade hoje? É que a promessa acaba este ano.
Embora a DST, da qual sou cliente MEO Fibra por esta rede, seja um Operador de Operadores. Não comercializam ao cliente final nenhum serviço, montam a rede e alugam aos operadores nacionais que a queiram alugar. O Único serviço a retalho que a DST tem é o serviço BLU, intenet sobre fibra para empresas. De resto, monta a rede e os operadores servem-se, alugando. Mas a rede DST funciona muito bem, mesmo partilhada. Dá a vantagem de ter os 3 operadores a porta, só falta de facto a Nowo.
 
Dou exemplo aqui no Baixo Alentejo, as Vilas de Cuba e Vidigueira têm rede cabo da NOWO e MEO FIBRA rede Própria. A DST está a fibrar essas vilas para servir a NOS e a Vodafone.
Há em curso uma nova vaga de investimento da DST. Aqu em baixo estão a fibrar Castro Verde, que não tem qualquer rede a não ser MEO ADSL. Esta vila tinha ficado para trás, quando na primeira vaga de fibra da DST, em 2012/2014, Almodôvar, Aljustrel, Ourique, Mértola, Serpa, Moura, Barrancos, etc já tinha sido fibradas. Aqui onde vivo, Almodôvar, a rede está altamente cheia. Falei com a DST que me disse que na altura só fibraram a pensar em 50% da população, pois nunca pensaram na enorme adesão! Tanto que os PDO estão, em alguns casos, a mais de 500 metros uns dos outros. Disseram-me da DST que vão ter que fazer reforço de rede em todos os locais onde já estão, para a rede suportar todos os clientes que querem fibra!Estão também a fibrar em Ferreira do Alentejo, onde já há cabo da Nowo há anos.
 
Eu vou ficar com o ADSL2+ da MEO, porque prevejo que a rede móvel 3.5G e 4G fiquem saturadas na minha zona

Se queres estabilidade e previsibiidade, esquece as redes móveis, independentemente do "G". Quando era cliente Vodafone tinha um excelente acesso em 3G no meu bairro e dum dia para o outro o operador passou essa frequência para 4G. Como o meu telemóvel era 3G fiquei a chuchar no dedo. Acho que os operadores estão a tentar empurrar toda a gente para o 4G matando aos poucos o 3G. Daqui a meia dúzia de anos não ficaria admirado se o 3G estivesse morto e enterrado e o 4G a caminho disso.
 
Última edição:
Até 2020 irão ser fibradas 5 milhões de casas

Para mim até é o que em Inglês se diz o "deadline", por isso é que disse, até dia 31 de Dezembro de 2019 os 90% precisam de ser atingidos.

Faltam 11% pelas informações aqui colocadas, mas 11% que faltam já não é igual a 11% do primeiro dia de expansão. Veremos se há capacidade, pela lógica é preciso fazer 1%/mês, ou seja, 50.000 fogos, uma cidade de média dimensão ou então 100 aldeias
 
Eu não acredito nisso. Com tantas zonas do Portugal ainda para fibrar e o tempo - várias meses - que isso leva para ativar a fibra numa aldeia, e impossível ter tudo o Portugal com fibra até o final do ano.

Nem sequer deve haver empresas de instalação da fibra o suficientes em Portugal para o fazer num prazo tão curto.
 
Para mim até é o que em Inglês se diz o "deadline", por isso é que disse, até dia 31 de Dezembro de 2019 os 90% precisam de ser atingidos.

Faltam 11% pelas informações aqui colocadas, mas 11% que faltam já não é igual a 11% do primeiro dia de expansão. Veremos se há capacidade, pela lógica é preciso fazer 1%/mês, ou seja, 50.000 fogos, uma cidade de média dimensão ou então 100 aldeias
E isso até já foi superado, os 50 mil fogos , neste 2 anos e infelizmente devido a estas tragédias naturais , atrasou um pouco.
Mas o plano, está delienado e são as 5milhões de casas mais coisa menos coisa.
 
Dou exemplo aqui no Baixo Alentejo, as Vilas de Cuba e Vidigueira têm rede cabo da NOWO e MEO FIBRA rede Própria. A DST está a fibrar essas vilas para servir a NOS e a Vodafone.
Há em curso uma nova vaga de investimento da DST. Aqu em baixo estão a fibrar Castro Verde, que não tem qualquer rede a não ser MEO ADSL. Esta vila tinha ficado para trás, quando na primeira vaga de fibra da DST, em 2012/2014, Almodôvar, Aljustrel, Ourique, Mértola, Serpa, Moura, Barrancos, etc já tinha sido fibradas. Aqui onde vivo, Almodôvar, a rede está altamente cheia. Falei com a DST que me disse que na altura só fibraram a pensar em 50% da população, pois nunca pensaram na enorme adesão! Tanto que os PDO estão, em alguns casos, a mais de 500 metros uns dos outros. Disseram-me da DST que vão ter que fazer reforço de rede em todos os locais onde já estão, para a rede suportar todos os clientes que querem fibra!Estão também a fibrar em Ferreira do Alentejo, onde já há cabo da Nowo há anos.

Há dias andei pela Vidigueira, e vi bobines de fibra por toda a vila e muitas equipas a trabalhar, mas não vi nada (p. ex. carrinhas) que me permitisse identificar a empresa. Mas que andava em grande força lá isso andavam.
Será que estas redes se irão espalhar pelas aldeias conforme a RNG da DST, ou irão limitar-se às sedes de concelho?
Desconfio que esta, como não é paga pelos fundos europeus/nacionais, mas sim com fins lucrativos, se ficará pelas vilas...
 
Há dias andei pela Vidigueira, e vi bobines de fibra por toda a vila e muitas equipas a trabalhar, mas não vi nada (p. ex. carrinhas) que me permitisse identificar a empresa. Mas que andava em grande força lá isso andavam.
Será que estas redes se irão espalhar pelas aldeias conforme a RNG da DST, ou irão limitar-se às sedes de concelho?
Desconfio que esta, como não é paga pelos fundos europeus/nacionais, mas sim com fins lucrativos, se ficará pelas vilas...
A DST está a fibrar tb, poderá ser uma ampliação da rede, mas nada como perguntar a quem anda no terreno.
 
O meu maior receio, se me transferirem o ADSL2+ para uma ligação móvel, é que na minha zona, não implementem o 5G, e que deixem só o 4G activo.

É que com 4G, só consigo cerca de 4Mbps de download e 0.80Mbps de upload... Com 3.5G consigo cerca de 10Mbps, mas parece que mais tarde ou mais cedo, desligam a rede 3.5G primeiro que a 4G...

A MEO 4G anda congestionada na minha zona...
 
Back
Topo