Portugal Telecom- Linhas cobre: Meo ADSL irá terminar dentro de 4 anos.

Tenho casa numa aldeia do interior e fibra só nas sedes de freguesia e a conta gotas.
Na minha aldeia quando alguém põem telefone fixo e pergunta pela fibra , basicamente respondem que estão à espera que arda ou alguém roube o cobre e depois substitui-se [emoji38]
 
uma coisa é certa, 4 anos já lá vão, e os acessos ADSL estão ai para durar, nem tão depressa vão ser substituídos por fibra, quem está limitado a esta tecnologia, pode continuar a esperar sentado que a coisa não vai melhorar a curto prazo.
 
Era suposto já estar a haver desligamento da rede cobre, mas o facto do 5G (ao contrário com o que se passou com o 4G) estar atrasado, também está certamente a pesar no atraso desta operação.

Apostaria em termos menos 50% centrais remotas lá para 2021 ou 2022. Coisa que acredito ser viável porque mesmo em zonas só ADSL muitas pessoas já se cansaram de ter um serviço da treta e aquilo está a servir uma ou duas pessoas.
 
Vou destacar o 1º post: "Dia 8 de Março, no evento Total Telecom's Gigabit Copper, em Bruxelas, o CTO Alexandre Fonseca da PT declarou que irá começar a fazer a retirada da rede de cobre já para o próximo ano, com a projecção de já não existir ADSL pelo ano de 2020 e vender todo o cobre.
Que dizem desta notícia?"

Fonte: http://www.totaltele.com/view.aspx?ID=493077

Eu digo: "O cobre ri-se" :lol:
 
Conheço zonas onde já está a ser feito o desmame do ADSL. Esta a ser proposto aos clientes por 12.90 euros migrar para a fibra, continuar com o telefone e ficar com alguns canais.
 
Conheço zonas onde já está a ser feito o desmame do ADSL. Esta a ser proposto aos clientes por 12.90 euros migrar para a fibra, continuar com o telefone e ficar com alguns canais.

estás a pintar isso muito simples, segundo sei, não há previsões ainda de mexer seja o que for no que toca cobre, e ainda pior ainda existe centrais a cobrir cidades inteiras com cabos de papel, logo não vai ser uma transição que será feita nuns dias, nem meses, alguns anos sim que vai levar a efectuar a transição.

o 4G era uma boa alternativa no entanto desde que surgiu até agora os preços dos pacotes de apelativo tem pouco, cobertura é o que é não tem comparação com os serviços de fibra ou cabo em algumas situações mesmo o ADSL, mas aqui até vou pela situação de os operadores não lhes convém que o 4G seja uma alternativa melhor, se não a malta ficava com a TDT e metia 4G e borrifava-se para o resto, visto que para muitos só lhes interessa o serviço de Internet, a TV e telefone é dispensável, e vão ver quando vier o 5G a treta vai ser a mesma.

enquanto isto andar aos trambolhões com a autoridade de comunicações(ANACOM) que temos e outros interesses e lobis metidos à festa Portugal não sai da cepa torta, e quem se lixa são sempre os mesmos.
 
Já para não falar na descriminação de certas zonas, se morarmos num ou ao pé de um bairro social por exemplo, a instalação de fibra nestas zonas fica para segundo plano. Nalguns casos até me atrevo a dizer que não se vai realizar.
 
Última edição:
Assim neste estado é capaz de acabar depressa xD

IMG-20200215-161136.jpg


IMG-20200215-161152.jpg
 
O cobre será retirado, a Altice acabará os projectos de continuação de expansão da fibra e os que ficarem sem fibra irão ser migrados para 4G e 5G quando este for implementado.
O satélite também será desligado (basta ver o desinvestimento de ano para ano que a MEO faz no serviço) e os poucos clientes que restarem migrarão para as redes moveis 4G e 5G.
 
Back
Topo