Portugal Telecom- Linhas cobre: Meo ADSL irá terminar dentro de 4 anos.

Partilhar a minha experiência, quanto aos 230Gb de 4G, da Meo.

Chegando a altura de renovar ou não contrato disse que apenas estava interessado em 4G, pois o ADSL tinha velocidade impraticáveis (3Mbps) se estivesse o meu filho a utilizar pc-tlm-tablet.
Disseram-me que não era possível; teria de ter ADSL.

Enviei email à Provedoria e expliquei a situação. Um dia depois sou contactado e ofereceram a tal proposta de ADSL+230Gb (4G) com um hotspot.
Notei, no entanto, que a velocidade parecia estar limitada, não ultrapassando os 29-32Mbps. Já era um grande pulo, mas admito que me ficou a remoer a cabeça tendo em conta que usando o tlm como hotspot a velocidade de 4G sempre tinha sido de 40's-50's Mbps (download) - 20's Mbps (upload).

Tentei por isso de tudo; contacto com a Meo para área de cliente, provedoria, ida à loja, etc.
Várias vezes me ligaram a dizer que todos os parâmetros estavam correctos. À loja levei dois telemóveis, um com o cartão SIM habitual e outro com o que vinha com o hotspot. Em pleno centro urbano, era notória a diferença de Mbps de Download que ambos cartões tinham. Deram-me, por isso, uma 2ª via, e que seria depois contactos pelo departamente técnico. Tudo na mesma, "parâmetros correctos", e a diferença de velocidade continuava notória. Na seguinte factura vinha até encargo de 2ª via, mas disse que não pagava pois em nada tinha alterado a situação - deram-me razão.

Recentemente, comprei o tal cartão Enjoy ilimitado. Por essa altura já tinha até trocado o hotspot por um novo router 4G. É verdade que aumenta o custo mensal, mas admito que estou bastante contente. Velocidades que rondam os 40-60 Mbps de download e não tem limite.
Esperar o fim da fidelização e cancelar tudo. TV por satélite dou-lhe pouco uso, e as latências em 4G são bastante boas até mesmo para o meu filho jogar online.
 
Partilhar a minha experiência, quanto aos 230Gb de 4G, da Meo.

Chegando a altura de renovar ou não contrato disse que apenas estava interessado em 4G, pois o ADSL tinha velocidade impraticáveis (3Mbps) se estivesse o meu filho a utilizar pc-tlm-tablet.
Disseram-me que não era possível; teria de ter ADSL.

Enviei email à Provedoria e expliquei a situação. Um dia depois sou contactado e ofereceram a tal proposta de ADSL+230Gb (4G) com um hotspot.
Notei, no entanto, que a velocidade parecia estar limitada, não ultrapassando os 29-32Mbps. Já era um grande pulo, mas admito que me ficou a remoer a cabeça tendo em conta que usando o tlm como hotspot a velocidade de 4G sempre tinha sido de 40's-50's Mbps (download) - 20's Mbps (upload).

Tentei por isso de tudo; contacto com a Meo para área de cliente, provedoria, ida à loja, etc.
Várias vezes me ligaram a dizer que todos os parâmetros estavam correctos. À loja levei dois telemóveis, um com o cartão SIM habitual e outro com o que vinha com o hotspot. Em pleno centro urbano, era notória a diferença de Mbps de Download que ambos cartões tinham. Deram-me, por isso, uma 2ª via, e que seria depois contactos pelo departamente técnico. Tudo na mesma, "parâmetros correctos", e a diferença de velocidade continuava notória. Na seguinte factura vinha até encargo de 2ª via, mas disse que não pagava pois em nada tinha alterado a situação - deram-me razão.

Recentemente, comprei o tal cartão Enjoy ilimitado. Por essa altura já tinha até trocado o hotspot por um novo router 4G. É verdade que aumenta o custo mensal, mas admito que estou bastante contente. Velocidades que rondam os 40-60 Mbps de download e não tem limite.
Esperar o fim da fidelização e cancelar tudo. TV por satélite dou-lhe pouco uso, e as latências em 4G são bastante boas até mesmo para o meu filho jogar online.
Não será porque nos pacotes satélite as velocidades estão limitadas a 40/4 Mbps?

LLrvOKG.png
 
Partilhar a minha experiência, quanto aos 230Gb de 4G, da Meo.

Chegando a altura de renovar ou não contrato disse que apenas estava interessado em 4G, pois o ADSL tinha velocidade impraticáveis (3Mbps) se estivesse o meu filho a utilizar pc-tlm-tablet.
Disseram-me que não era possível; teria de ter ADSL.

Enviei email à Provedoria e expliquei a situação. Um dia depois sou contactado e ofereceram a tal proposta de ADSL+230Gb (4G) com um hotspot.
Notei, no entanto, que a velocidade parecia estar limitada, não ultrapassando os 29-32Mbps. Já era um grande pulo, mas admito que me ficou a remoer a cabeça tendo em conta que usando o tlm como hotspot a velocidade de 4G sempre tinha sido de 40's-50's Mbps (download) - 20's Mbps (upload).

Tentei por isso de tudo; contacto com a Meo para área de cliente, provedoria, ida à loja, etc.
Várias vezes me ligaram a dizer que todos os parâmetros estavam correctos. À loja levei dois telemóveis, um com o cartão SIM habitual e outro com o que vinha com o hotspot. Em pleno centro urbano, era notória a diferença de Mbps de Download que ambos cartões tinham. Deram-me, por isso, uma 2ª via, e que seria depois contactos pelo departamente técnico. Tudo na mesma, "parâmetros correctos", e a diferença de velocidade continuava notória. Na seguinte factura vinha até encargo de 2ª via, mas disse que não pagava pois em nada tinha alterado a situação - deram-me razão.

Recentemente, comprei o tal cartão Enjoy ilimitado. Por essa altura já tinha até trocado o hotspot por um novo router 4G. É verdade que aumenta o custo mensal, mas admito que estou bastante contente. Velocidades que rondam os 40-60 Mbps de download e não tem limite.
Esperar o fim da fidelização e cancelar tudo. TV por satélite dou-lhe pouco uso, e as latências em 4G são bastante boas até mesmo para o meu filho jogar online.

Não vamos exagerar e entrar em ilusões.
 
O problema no 4g são as inconsistências. No meu caso por exemplo a jogar LoL ao fim de semana de vez em quando existem picos de lag que irritam bastante neste tipo de jogos competitivos.
Fora isso e para a terrinha é bem melhor que ADSL 90% do tempo.
 
O problema no 4g são as inconsistências. No meu caso por exemplo a jogar LoL ao fim de semana de vez em quando existem picos de lag que irritam bastante neste tipo de jogos competitivos.
Fora isso e para a terrinha é bem melhor que ADSL 90% do tempo.

Sim é precisamente isso e às x a ligação chega mesmo a cair, tirando isso para quase tudo é melhor que o ADSL.
 
Não será porque nos pacotes satélite as velocidades estão limitadas a 40/4 Mbps?

LLrvOKG.png

Ironicamente nunca tive limite de upload aos 4Mbps. Sempre aos 20's Mbps.
Quanto aos valores de 40 Mbps, ainda assim ficam aquém os 28-30 Mbps desse limite; que por sinal nunca senti nem no tlm nem no 4G agora utilizado.

Não vamos exagerar e entrar em ilusões.

Em que sentido?

______________________________

Quanto a jogos online, não jogo mas, o meu filho joga, ora na Ps4, ora PC: Minecraft (servidores estrangeiros - tanto quanto sei), Fortnite, CS, etc., e parece bastante satisfeito com a mudança.

Já agora, porque "uma imagem vale mais do que mil palavras", uma comparação que tinha feito e enviado à Meo:

comparativo.jpg


Ps: É verdade que nem sempre chega a esses valores, mas tem dias... Último donwload feito há horas, e usando uma VPN, estava nos 6 Mb/s.

edit: typo
 
Última edição:
Todos os dias a ligação muda por exemplo. As vezes tu nem notas outras vezes perdes ligaçao durante 5 segundos. E depois tens a questão do packet loss também. Mas eu entendo, isto realmente só é importante para quem joga competitivo.

Já agora estás a quantos metros da antena? O meu parece estar capado a 60/10. Pensei que ia ter 20 de upload visto que com a vodafone tenho 20mb.
 
Todos os dias a ligação muda por exemplo. As vezes tu nem notas outras vezes perdes ligaçao durante 5 segundos. E depois tens a questão do packet loss também. Mas eu entendo, isto realmente só é importante para quem joga competitivo.

Já agora estás a quantos metros da antena? O meu parece estar capado a 60/10. Pensei que ia ter 20 de upload visto que com a vodafone tenho 20mb.

Uns 300m, aproximadamente.
Um factor importante julgo também ser o pouco 'congestionamento' que a antena tem. Os tempos de confinamento, por altura da Páscoa, serviu de excelente amostra de teste. Nunca notei qualquer diferença entre manhã, tarde e noite, nas velocidades.
 
Telefonaram para a minha sogra da MEO a dizer que iam converter a instalação ADSL para Fibra porque estão a proceder à desativação da rede cobre.
A minha mulher é que está como assinante do contrato do ADSL da casa minha sogra, e disse ao operador que essas coisas tinha que ser com o marido "eu" e ficaram de ligar mais tarde "pensou que fosse trote".

Será uma forma de "obrigar" a migração para a fibra ou é facto que a MEO está a desativar a linha de cobre?

Ainda não ligaram.

P.s. Já ligaram, e confirma-se a desativação do serviço cobre por parte da MEO.
É o fim da velhinha linha cobre e o ADSL.
 
Última edição:
Telefonaram para a minha sogra da MEO a dizer que iam converter a instalação ADSL para Fibra porque estão a proceder à desativação da rede cobre.
A minha mulher é que está como assinante do contrato do ADSL da casa minha sogra, e disse ao operador que essas coisas tinha que ser com o marido "eu" e ficaram de ligar mais tarde "pensou que fosse trote".

Será uma forma de "obrigar" a migração para a fibra ou é facto que a MEO está a desativar a linha de cobre?

Ainda não ligaram.

P.s. Já ligaram, e confirma-se a desativação do serviço cobre por parte da MEO.
É o fim da velhinha linha cobre e o ADSL.
sim desativam, ao ter fibra ja não faz sentido tecnico ou económico manter a rede de cobre. nem pense duas vezes em aceitar essa migração, vai ficar muito melhor servido.
 
Podem migrar de adsl para fibra por vontade da Altice, mas TÊM de manter o mesmo preço e serviços.
Deve ser....

Esta migração de ADSL para Fibra é um excelente motivo para negociar o contrato e conseguir os preços mais baixos da Altice.

Para poder existir a obrigação legal de aceitar tinha a mudança de ser integralmente melhor. Estou-lhe a lembrar aqui por exemplo que em caso de falha elétrica, com a linha telefónica independente tu conseguias manter o telefone a funcionar, ou menos em caso de falha só do serviço de NET+TV. Em fibra não.
 
Correto, a própria linha de cobre do telefone tem uma pequena voltagem independente que faz com que a linha funcione mesmo em caso de falha da eletricidade. Aliás, até dá para ligar à linha RJ11 alguns carregadores de tlm ou candeeiros com essa ligação como este:
Mas alguns clientes Adsl tinham preços melhores que a fibra e até oferta de BL móvel gratuita que espero que não retirem.

Eu tenho tlf c/ chamadas rede fixa PT e EU + Net adsl + BL móvel 200GB + tlm Meo One e pago 22,90€, espero que não acabem.
 
Back
Topo