1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Portugueses com TV digital vêem mais televisão

Discussão em 'ISPs' iniciada por Aless, 29 de Setembro de 2008. (Respostas: 2; Visualizações: 780)

  1. Aless

    Aless Power Member

    Observatório da Comunicação elaborou uma análise que conclui, entre vários aspectos, que as pessoas com sistema digital vêem mais televisão do que as que têm outro sistema, como o analógico, por exemplo. Maior qualidade de som e alta definição da imagem são os principais motivos.

    Os portugueses com televisão digital consomem mais este meio que aqueles que não possuem este sistema. Esta é uma das conclusões do estudo da Obercom intitulado "Novas tecnologias, novos consumos?", inserido numa série de pesquisas sobre as "perspectivas de implementação da televisão digital em Portugal".

    Segundo este relatório, 28,9% dos inquiridos que possuem TV digital vêem três horas ou mais de televisão por dia, contra 24,8% da população em geral. E têm maior controlo sobre o que consomem, já que 84,2% deste grupo concordam com a afirmação "só vejo programas que escolhi previamente", o que apenas acontece com 68,4% do total dos indivíduos.

    Quanto ao que vêem, os portugueses com TV digital valorizam mais os programas de desporto, documentários, séries e filmes (o que corresponde à oferta das operadoras pagas), enquanto a população em geral prefere concursos, programas de humor, notícias e telenovelas.

    O estudo afirma ainda que quem possui este sistema tem mais contacto com a tecnologia em geral: os portugueses com TV digital que possuem um ecrã de plasma correspondem ao triplo da população em geral; 69,7% destes têm acesso à Internet, contra 33,2% do total dos indivíduos. E este grupo tende a interagir mais com a televisão, acrescenta a Obercom: 25% já telefonaram para um programa de TV (contra 11,2% dos indivíduos da amostra total), 11,8% já enviaram um sms (em oposição a 5,4%) e 7,9% já visitaram o site de um canal de TV (contra 3,8% do total). A melhor qualidade de imagem é a característica mais valorizada pelos consumidores desta tecnologia (69,7%), seguida da qualidade de som (68,4%) e da alta definição (57,9%).

    Quanto à televisão digital terrestre (TDT), os portugueses com TV digital são mais sensíveis à questão, defende a Obercom. É que 11,8% destes portugueses já ouviram falar do processo de switchover ou desligamen- to (contra apenas 3,2% da popula- ção total) e 46,1% já ouviram falar de TDT (o que só acontece em 16,3% do geral).
     
  2. Ricardo P.

    Ricardo P. Power Member

    Quem tem digital vê mais TV ou é pelo facto de ver mais TV que opta pelo digital - onde tem maior oferta?
     
  3. mauro1855

    mauro1855 I'm cool cuz I Fold


    Penso que seja mesmo isso... Aqueles que vêm pouco televisão são aqueles que não têm nennum serviço de TV pago, como tal só veêm os generalistas, enquanto que aqueles que têm interesse, subscrevem tvpaga, e maior parte dos serviço de tv subscrita é digital...

    Cumps
     

Partilhar esta Página