Portugueses pagam muito por pouca internet

kikofra

Power Member
http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=id.stories/2744
Internet
e34baf06ae53f56a74e9f13892e54000.jpeg
Portugueses pagam muito por pouca internet De acordo com a DECO, comparativamente aos holandeses, franceses e alemães, os internautas portugueses pagam mais por ligações lentas e com limites de tráfego.
Os internautas portugueses pagam mais por ligações menos rápidas e com limites de tráfego que os franceses, holandeses e alemães. Estas são as principais conclusões de um estudo sobre custos de navegação na internet em oito países europeus, publicado na edição de Junho da revista PROTESTE, da Associação de Defesa do Consumidor (DECO).
De acordo com esta pesquisa, mesmo para quem privilegia a velocidade de navegação, existem dois motivos que impedem a troca de uma ligação analógica por uma de banda larga: "fraca implantação no mercado e preço elevado". Um dos principais problemas dos internautas em Portugal, é o baixo limite de tráfego, que difere do nacional e do internacional. Um inconveniente que existe apenas no nosso país.
Segundo a DECO PROTESTE, os limites de tráfego e as velocidades de download e navegação são essenciais para comparar preços. Na ligação analógica e ADSL, Portugal está entre os países mais caros. Ou seja, embora os portugueses paguem das tarifas mais baixas, as velocidades e os limites de tráfego são bastante inferiores aos praticados lá fora.

O estudo aponta alguns exemplos que demonstram a disparidade de preços entre Portugal e outros países da Europa. Um utilizador que se liga esporadicamente à internet e que tenha aderido ao operador por cabo nacional mais barato, paga 10,50 euros (256/128 kbps e 400 MB ou sete horas mensais). Na Holanda, o mesmo utilizador pagaria 17,59 euros, mas as velocidades e o limite de tráfego seriam superiores (512/128 kbps e 2,5 GB). No nosso país, a opção mais parecida com esta é de uma velocidade de 2 MB que custa 22,50 euros.
Relativamente às ligações ADSL, um utilizador nacional intensivo paga 169,79 euros por mês, contra 54,90 euros no operador alternativo com rede própria mais barato. Ou seja, uma diferença que ultrapassa os 100 euros. Em França, a tarifa mais elevada para este perfil, sem limite de tráfego, não chega aos 40 euros.

Analisados estes resultados, a DECO PROTESTE alerta: "Portugal tem um longo caminho a percorrer para acompanhar o comboio da sociedade da informação, cujo ritmo é ditado por países como a França, a Alemanha e a Holanda".

Links relacionados:
Estudo DECO PROTESTE
 
Só dificilmente é q noticias deste genero podem ser consideradas surpreendentes num pais onde o estado mantem relações previlegiadas com algumas empresas e permiti-lhes deter monopolios reais, ainda q disfarçados de "mercados de livre concorrencia". E não é só nas telecomunicaçoes. Só nao ve quem nao quer....
 
A DECO é uma instituição com uma certa credibilidade mas quem é que paga 170 por ADSL?

Também um bocado idiota a outra comparação. Pagar mais 7 € (sendo quase o dobro do valor base de 10) para mudar de 256 para 512 e ter um pouco mais de trafego é totalmente aceitável e porreiro. No entanto pagar mais 5€ face a estas oferta estrangeira (e ter 2 MB) é escandaloso? Na minha opinião ter ADSL ao preço mais baixo possível é o ideal para este tipo de consumidores e 10€ até não tá mau.

Por essa amostra parece-me que foram arranjar os casos mais estranhos e de franjas para fazer uma comparação.
 
Este estudo está mal feito.

Ora vejamos na holanda uma ligação de ADSL 4 *****/s / 1024 Kbit/s custa a 8.95€ e uma ligação de 20 *****/s / 1024 Kbit/s custa 19.95€ tudo sem limites de tráfego.

www.orange.nl

Em frança tens 50 Mbits + Televisão 73 canais incluidos + telefone ilimitado tudo por 29.90€.

www.offres.neuf.fr/fibre_optique/home-fibre-optique.html

Edit: mais um operador este tem mesmo grandes preços http://www.abeltelecom.nl/index.php?pageID=116


Acho que Portugal ainda tem muito para andar até chegar a este nível.
 
Isto não é bem assim. Estou a morar no UK e aqui os preços são equivalentes aos portugueses, com a agravante que os consumos são uma grande porcaria. Só nos pacotes mais caros é que se tem consumos ilimitados (nos pacotes básicos têm consumos de normalmente 2gb-8gb por mês, dependendo do operador). Nos que têm consumos "ilimitados" têm um "fair use policy", que basicamente significa que redzem a velocidade para cerca de metade do contratado se se atingir um determinado volume de tráfego durante um determinado periodo de pico (depende dos operadores mas esse período ronda as 4pm-12pm, ou seja, quando a maior parte dos clientes estão em casa). Para terem a noção do ridículo, em alguns operadores esse volume de tráfego é de 350mb para todo o período de pico, ou seja, uma grande porcaria (só se saca mail e navega-se um bocado pela net, e já estamos muito próximo dos limites). Se fizermos muitos consumos podem cancelar o contrato. Eu com o meu pacto de Tele2 consigo ter mais consumo a um preço equivalente. Têm a vantagem de não fazerem distinção de tráfego.
De uma forma geral, os preços e qualidade da net em POrtugal, comparado com o UK, não são mais. Temos consumos razoáveis, o TS que fazem não é muito elevado (depende do operador). Os preços é que são um pouco elevados, principalmente se compararmos com os salários praticados nos outros países, mas isso já é o normal e acontece em quase todos os serviços e produtos vendidos em Portugal. Nada de novo.
 
A palhaçada do costume....

É o mesmo que dizer que temos as portagens mais baratas da Europa, digamos, €40.00.

Com a diferença, que lá fora, paga-se mais €10,00, mas sem limites de velocidade, e sem obras de ultima hora ....tudo com muita qualidade....

Tão simples como isso....

A custa de uma distracção minha, este mês vou pagar €80.00, porque "passei" dos limites....

É culpa minha, mas é muito chato......
 
Mas que grande novidade... Eu o ano passado estive em Lloret del Mar de viagem de finalistas e tipo tinha lá um canal francês e era Internet 2048Kbps/512Kbps sem limite de trafego por 19.95€... Preferia que 8192Kbps/512Kbps com limite de 30GB internacional por 35.59€ que é o que tenho agora! Em Portugal aumentam bué a velocidade mas do que é que serve se eu saco cerca de 4GB numa hora à velocidade máxima e tenho limite de 30GB? Ou seja em 7h30m a sacar ao máximo de velocidade gastaria o plafond de trafego de um mês inteiro (cerca de 720 horas)!
 
E as empresas de internet em portugal dão mais privilégios para quem não é cliente e adere... isso faz com que quem quiser poupar tenha que andar a saltar de companhia em companhia... Ou seja, não sabem segurar os clientes que teêm...
 
E as empresas de internet em portugal dão mais privilégios para quem não é cliente e adere... isso faz com que quem quiser poupar tenha que andar a saltar de companhia em companhia... Ou seja, não sabem segurar os clientes que teêm...

Concordo parcialmente ... Eu por exemplo tenho trafego ilimitado até ao fim do ano por ser cliente antigo da Netcabo e amigos meus que aderiram só este ano não têm direito a isso.
 
Sinceramente, eu acho que não está muito mal. Existem inúmeras ofertas bastante boas! Por exemplo, em 2000, só havia praticamente Netcabo e mamava-se com netcabo mesmo aquilo sendo uma bela porcaria. O preço era alto mas não havia mais nada. Eu acho que estamos relativamente bem, mesmo comparando com UE. Claro que existem países com velocidades altíssimas (tipo Suécia), mas isso são casos especiais com condições muito especiais...
 
Não é preciso ir a Suécia ou Dinamarca ver ligações de topo.

França - Serviço disponivel desde 2006
Cité Fibre (http://www.citefibre.fr/fille_offres_duo_telnet.htm)
30Mbps/30Mbps
Sem limites
39€/mes
NOTAS: Com telefone. Por mais 20€ tem 66 canais de televisão.


Noos/Numericable (Antigamente as empresas estavam comercialmente separadas, agora pertencem ao mesmo grupo e vendem os produtos com os dois nomes juntos)
Down: 100 Mb/s
Up: 1 Mb/s
Preço: 29,90 €
Tráfego up+down de: 50Gb
Compra do modem: 149,90 € (Preço promocional de lançamento)

De referir que esta empresa continua a espalhar fibra por toda a França avançando a um ritmo de 10.000 casas por dia e vai abrir a sua rede de fibra a quem queira. É importante também referir que as próprias colectividades locais já investem em fibra óptica de maneira a facilitar a implementação de Internet de “banda muito larga” nas zonas rurais (em França há Internet de banda larga em todo o lado, usando ADSL, fibra e também se tem investido localmente pelas colectividades em WiMax).

Free
Down: 50 Mb/s
Up: 50 Mb/s
Será um serviço simétrico.
Preço: 29,90 €
Tráfego Ilimitado
Modem emprestado

Orange (designação actual da France Telecom na área da Internet – utilizou o nome da sua companhia de telecomunicações móveis e abandonou a antiga designação Wanadoo)
Não há grandes detalhes, apenas se sabe que será:
100Mb/s simétricos e já existem testes em Paris centro e que em 2007 será espalhado pelas grandes aglomerações francesas.


Erenis
Falo-vos desta empresa, mesmo que ela actualmente não use fibra óptica, visto que ela usa a tecnologia que a PT Comunicações vai usar proximamente (VDSL) para fazer concorrência à PT Multimédia (fibra óptica). Dentro de alguns meses (primeiro trimestre 2007) vai começar a usar fibra óptica. Esta empresa só trabalha em Paris.

Actualmente
Down : 60 Mb/s
Up : 6Mb/s
Tráfego ilimitado
Preço : 29,90 €
Importante dizer que este preço inclui televisão com 50 canais (incluindo já canais digitais que em Portugal terão o nome de Televisão Digital Terrestre (TDT) – que eventualmente se a Anacom e o regulador do audiovisual se decidirem deveremos ter (já devia estar aprovado vai quase para dois anos salvo erro (!)) e telefone ilimitado e gratuito para mais de 100 países no mundo incluindo toda a Europa e EUA.

Futuro – Fibra Óptica
Down: 100Mb/s
Up: 50 Mb/s
Sem grandes detalhes – A oferta será lançada em principio ainda durante o corrente mês


Retirado do forum bandalarga :).


Cumprimentos
 
Wow, pagamos mais em comparação com 3!!! paises da Europa, é o fim do mundo.
Palhaçada é portugueses como voces, ficar surpreendido com estes estudos, mas ignoram o facto de estarmos na cauda da europa em termos de produtividade.
 
Back
Topo