Pós graduação ou Mestrado

ruben frutuoso

Power Member
Bem gente, termino a minha licenciatura em Junho e tenho andado a pensar bastante na minha situação.
Pensei em parar estudos, uma vez que me sinto um pouco "saturado" da minha licenciatura, pois não correspondeu as minhas expectativas.
Por outro lado estou extremamente motivado em finalizar e especializar me na área que realmente amo. E pretendo ir para uma instituição de renome, junto dos melhores, onde possa evoluir, dar mais "pica" e motivação. Sei que é muito relativo, mas uma instituição com boa taxa de empregabilidade era porreiro.

Com isto surgiram dúvidas, Mestrado ou Pós Graduação? Qual instituição?
Quero especializar me na área do Branding e gestão de marcas ou Editorial.
 
Bem, se a tua área fosse mais técnica, como Design ou 3D, diria para não te meteres em mais cursos desses.

Mas sendo que não é o caso, recomendava veres o que há lá fora, se tiveres essa possibilidade. Sítios como Londres, EUA, Brasil são fortes nessas áreas pelo que sei.
 
bem, é mais uma opinião, muito obrigado. Sim, eu adoro ver trabalho brasileiro, eles são muito bons. O problema é que isso já envolveria custos enormes mesmo, se tivesse possibilidade financeira lançava me nisso.
 
Se tens mestrado vai nisso...

Penso que não acabando a tese te dá o grau de pós-graduação por isso em último caso ficas com a pós-graduação na área.

Eu fui para a pós-graduação primeiro mas apenas porque assim fico com a "autorização" para desempenhar uma função que sem a mesma não seria de todo possível e fez-se em 3/4 meses que nem dei conta do tempo passar. Agora o próximo passo é o mestrado, se ficar neste emprego...
 
Se tens mestrado vai nisso...

Penso que não acabando a tese te dá o grau de pós-graduação por isso em último caso ficas com a pós-graduação na área.

Eu fui para a pós-graduação primeiro mas apenas porque assim fico com a "autorização" para desempenhar uma função que sem a mesma não seria de todo possível e fez-se em 3/4 meses que nem dei conta do tempo passar. Agora o próximo passo é o mestrado, se ficar neste emprego...

então aconselhas a pos graduação primeiro?
fizeste pos graduação em que área e onde?

eu estava a pesquisar no IADE, e para alem de me parecer que são bastante selectivos, tem uma propina de meter medo :|
Tinha noção que o investimento seria grande, mas não a este ponto.
 
Última edição:
então aconselhas a pos graduação primeiro?
fizeste pos graduação em que área e onde?

eu estava a pesquisar no IADE, e para alem de me parecer que são bastante selectivos, tem uma propina de meter medo :|
Tinha noção que o investimento seria grande, mas não a este ponto.

Se tens mestrado na área que queres aproveita, no primeiro ano tens a pós graduação, entregas e tens nota positiva na tese ficas com o mestrado.

Tirei noutra área completamente distinta, na UAL, Gestão e Direcção de segurança.

Basicamente para se ser Director de Segurança tem de se ter este "diploma" e a pós-graduação dá direito a ele.
 
Eu aconselho sempre a fazer as coisas em simultaneo. Nenum curso ou pós graduação te vai dar noções do que se passa na realidade e na prática. Se puderes começa a trabalhar, é o melhor a fazer. Vais fazendo formação ao mesmo tempo.
 
A ideia que tenho do IADE é que é uma boa escola, mas tem a vertente artística demasiado latente - a área de comunicação de marcas faz-se uso da arte, mas servem propósitos estratégicos, e por vezes esquecem-se disso. Fazem trabalhos ricos graficamente, mas isso não é sinónimo de funcionalidade (onde acho que pecam).

Não sei onde estudaste, nem que licenciatura estás a acabar. Mas acho que devias ponderar a ESCS.

Se tiraste a licenciatura na ESCS, procura fazê-lo noutro local (dependendo da área). Gestão de marca, poderias ver pós-graduações em Gestão (ISEG), em termos de branding talvez formações técnicas em Design para teres outra noção da dimensão visual de uma marca (mas isto também consegues aprender sozinho lendo alguns livros).

Mas como já foi aqui dito, tenta entrar no mercado de trabalho para veres como as coisas funcionam. Acho que se te mantiveres na redundância de licenciaturas/pós-graduações/mestrados vais ter sempre essa sensação de "desilusão" ou "acho que sei pouco, não aprendi nada". A melhor skill que retiras das licenciaturas é pensamento critico.

Cumps
 
concordo com o que dizes, mas também sei e sinto, que aprendi coisas novas e melhorei os meus trabalhos, não foi completamente em vão, simplesmente foi uma licenciatura que abrangeu muito a parta dos audio visuais, que eu não gosto.
Estou a terminar a licenciatura na ESART, em Design de Comunicação e Produção Audio Visual.
Sem duvida que quero continuar e especializar me numa área. tenho andado a procurar.
 
Aproveitando este tópico...
O que acham de uma pós graduação em gestão de projecto?
Uma empresa contrataria um gestor de projecto sem experiência?
Qual a melhor forma de abandonar um pouco a parte técnica para abordar mais esse lado?
 
Back
Topo