1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Pós instalação do Gento 2005.1

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Nazgulled, 9 de Agosto de 2005. (Respostas: 12; Visualizações: 1275)

1. Nazgulled

Nazgulled Power Member

Acabei de fazer uma instalçaão stage 3 do gentoo 2005.1 (acabadinho de sair), mas tou com um ligeiro problema.

Ou seja, após a instação estar concluida o teclado n me funciona direito, as teclas de certos caracters tão trocados e etc, não sei como resolver isto... é uma xtaice tar a tentar resolver algum problema quando tenho caracters importantes trocados, portanto tenho de resolver isto primeiro k tudo...

ajuda?

2. kidloco

kidloco Power Member

xf86config nao dá ?

3. Nazgulled

Nazgulled Power Member

eu inda não tenho nenhum ambiente gráfico instalado... ta mesmo acabadinho de instalar com basicamente nenhum programa adicional instalado...

4. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Estás com o teclado em inglês. Deve ser isso.
    Como se resolve não sei:(
    Nunca consegui instalar Gentoo.

Uma pergunta. Isso trás o instaler gráfico? Foi assim que instalas-te ou foi normalmente?
    Tem alguma opção para usar o disco todo ou as partições foram feitos à unha?
    Obrigado.

5. kidloco

kidloco Power Member

The keyboard layout used by the console is set in /etc/conf.d/keymaps by the KEYMAP variable. Valid values can be found in /usr/share/keymaps/{arch}/. i386 has further subdivisions into layout (qwerty/, azerty/, etc.). Some languages have multiple options, so you may wish to experiment to decide which one fits your needs best.

Code Listing 4.1: setting the console keymap
    KEYMAP="de"
    KEYMAP="de-latin1"
    KEYMAP="de-latin1-nodeadkeys"

Podes usar este:
    KEYMAP="pt-latin1"
    CONSOLEFONT="lat0-16"

Última edição: 9 de Agosto de 2005
  6. Nazgulled

Nazgulled Power Member

@kidloco
    pois, eu tinha lido isso, mas quando listie os conteudos fikei um bocado a nora, n vi nada k apontasse bem para o portuguese... ms thks, acho k ja vou resolver isso.

@Metro
    Esta ultima versão (2005.1) ja tras uma versão ALPHA do installer, ALHA é inferior a BETA, por isos faz como entenderes. Se kiseres, ainda vais ter de esperar k os ficheiros sejam distribuidos pelos mirrors oficias e dps sacas o conteudo algures dentro da pasta exprimental. eu instalei manulmente e particionei tb manualmente com o fdisk. n convem usares o disco interior como apenas uma partição para o sistema linux. regra geral, depende dos sistemas e do que queres fazer obviamente.

---------- EDIT ----------

resolvido :d thks

Última edição: 9 de Agosto de 2005
  7. Metro

Staff Member

Eu perguntei precisamente para saber se dava para instalar com o installer.
    Eu tenho um disco só para Linux. Prefiro se ele particionar o disco sozinho porque eu e o fdisk não somos muito amigos.
    Os meus conhecimentos não chegam para instalar gentoo. Tentei no outro dia outra vez. Qd esse instalr funcionar tentarei novamente.
    E não sugiram vidalinux pq a versão 1.2 não chega ao final da instalação cá em casa:)

8. Nazgulled

Nazgulled Power Member

ms o fdisk n faz mal a ninguem e não é assim tao complicado quanto isso, se entederes minimamente bem ingles acho k n teras dificuldade nenhuma em seguir à regra as indicações do handbook. ms pronto, tu é k sabes...

9. Metro

Staff Member

Só para que conste.
    Tentei instalar no VMware com o installer grafico do gentoo e falhou a instalação.
    To badNo more gentoo for me.
    Estou satisfeitissimo com o Ubuntu.

10. Morpheus

Morpheus Banido

o gentoo é preciso mta paciencia pois o stage 3 trás mta coisa ... mas é preciso instalar mta coisa á unha ... o Gentoo é mm para quem quer ser harcore e masoquista ... para kem n tem unhas para a guitarra existe N distros por ai com as coisas a andar de uma maneira mas facil ...

11. PrOdG

PrOdG Power Member

Eu diria mais que Gentoo é para quem quer um sistema totalmente construído e updated para a máquina que tem, de maneira a obter o melhor desempenho possível. Como dizem no site oficial:
    Já agora, alguma vez tentaste? Não percebo como é que eu nunca consegui lixar uma instalação do Gentoo, mesmo nao seguindo à regra o Handbook (faço bootstrap com o GCC 3.4.3 e não com o 3.3.5 que vem por default), e sem ser um guru de linux. Nunca iniciei uma instalação de Gentoo que não acabasse.

Agora mais ontopic:
    Eu uso o pt-latin9 em vez do pt-latin1. Sinceramente não sei quais as diferenças, mas este nunca me deu problemas.

Em relação à distro, qual a tua opinião? Estás a gostar? :)

12. Feagond

Feagond I'm cool cuz I Fold

Eu instalei o 2005.1 stage3 ha pouco tempo e n tive queixas da instalação.. o handbook tem explicacoes 5* . Não concordo q o gentoo seja p masoquistas, gentoo tem uma instalação em q se sabe exactamente o que se está a fazer pois somos nós q escrevemos os comandos, ajuda a perceber o funcionamento de uma série de operações de sistema em consola. E o portage com o seu sistema de masks é formidável.
    Ontopic, tb uso o pt-latin9.

[]'s

13. spastikman

spastikman Banido

pt-latin9

é culpa dos aérios (leia-se euros). ;)

é mesmo a unica diferença.

Partilhar esta Página