Pós instalação do Gento 2005.1

Nazgulled

Power Member
Acabei de fazer uma instalçaão stage 3 do gentoo 2005.1 (acabadinho de sair), mas tou com um ligeiro problema.

Ou seja, após a instação estar concluida o teclado n me funciona direito, as teclas de certos caracters tão trocados e etc, não sei como resolver isto... é uma xtaice tar a tentar resolver algum problema quando tenho caracters importantes trocados, portanto tenho de resolver isto primeiro k tudo...

ajuda?
 
eu inda não tenho nenhum ambiente gráfico instalado... ta mesmo acabadinho de instalar com basicamente nenhum programa adicional instalado...
 
Estás com o teclado em inglês. Deve ser isso.
Como se resolve não sei:(
Nunca consegui instalar Gentoo.

Uma pergunta. Isso trás o instaler gráfico? Foi assim que instalas-te ou foi normalmente?
Tem alguma opção para usar o disco todo ou as partições foram feitos à unha?
Obrigado.
 
Nazgulled disse:
eu inda não tenho nenhum ambiente gráfico instalado... ta mesmo acabadinho de instalar com basicamente nenhum programa adicional instalado...


The keyboard layout used by the console is set in /etc/conf.d/keymaps by the KEYMAP variable. Valid values can be found in /usr/share/keymaps/{arch}/. i386 has further subdivisions into layout (qwerty/, azerty/, etc.). Some languages have multiple options, so you may wish to experiment to decide which one fits your needs best.

Code Listing 4.1: setting the console keymap
KEYMAP="de"
KEYMAP="de-latin1"
KEYMAP="de-latin1-nodeadkeys"


Podes usar este:
KEYMAP="pt-latin1"
CONSOLEFONT="lat0-16"
 
Última edição:
@kidloco
pois, eu tinha lido isso, mas quando listie os conteudos fikei um bocado a nora, n vi nada k apontasse bem para o portuguese... ms thks, acho k ja vou resolver isso.

@Metro
Esta ultima versão (2005.1) ja tras uma versão ALPHA do installer, ALHA é inferior a BETA, por isos faz como entenderes. Se kiseres, ainda vais ter de esperar k os ficheiros sejam distribuidos pelos mirrors oficias e dps sacas o conteudo algures dentro da pasta exprimental. eu instalei manulmente e particionei tb manualmente com o fdisk. n convem usares o disco interior como apenas uma partição para o sistema linux. regra geral, depende dos sistemas e do que queres fazer obviamente.

---------- EDIT ----------

resolvido :d thks
 
Última edição:
Nazgulled disse:
Esta ultima versão (2005.1) ja tras uma versão ALPHA do installer, ALHA é inferior a BETA, por isos faz como entenderes. Se kiseres, ainda vais ter de esperar k os ficheiros sejam distribuidos pelos mirrors oficias e dps sacas o conteudo algures dentro da pasta exprimental. eu instalei manulmente e particionei tb manualmente com o fdisk. n convem usares o disco interior como apenas uma partição para o sistema linux. regra geral, depende dos sistemas e do que queres fazer obviamente.

Eu perguntei precisamente para saber se dava para instalar com o installer.
Eu tenho um disco só para Linux. Prefiro se ele particionar o disco sozinho porque eu e o fdisk não somos muito amigos.
Os meus conhecimentos não chegam para instalar gentoo. Tentei no outro dia outra vez. Qd esse instalr funcionar tentarei novamente.
E não sugiram vidalinux pq a versão 1.2 não chega ao final da instalação cá em casa:)
 
ms o fdisk n faz mal a ninguem e não é assim tao complicado quanto isso, se entederes minimamente bem ingles acho k n teras dificuldade nenhuma em seguir à regra as indicações do handbook. ms pronto, tu é k sabes...
 
Só para que conste.
Tentei instalar no VMware com o installer grafico do gentoo e falhou a instalação.
To badNo more gentoo for me.
Estou satisfeitissimo com o Ubuntu.
 
o gentoo é preciso mta paciencia pois o stage 3 trás mta coisa ... mas é preciso instalar mta coisa á unha ... o Gentoo é mm para quem quer ser harcore e masoquista ... para kem n tem unhas para a guitarra existe N distros por ai com as coisas a andar de uma maneira mas facil ...
 
Morpheus disse:
o Gentoo é mm para quem quer ser harcore e masoquista
Eu diria mais que Gentoo é para quem quer um sistema totalmente construído e updated para a máquina que tem, de maneira a obter o melhor desempenho possível. Como dizem no site oficial:
We produce Gentoo Linux, a special flavor of Linux that can be automatically optimized and customized for just about any application or need. Extreme configurability, performance and a top-notch user and developer community are all hallmarks of the Gentoo experience.
Já agora, alguma vez tentaste? Não percebo como é que eu nunca consegui lixar uma instalação do Gentoo, mesmo nao seguindo à regra o Handbook (faço bootstrap com o GCC 3.4.3 e não com o 3.3.5 que vem por default), e sem ser um guru de linux. Nunca iniciei uma instalação de Gentoo que não acabasse.


Agora mais ontopic:
Eu uso o pt-latin9 em vez do pt-latin1. Sinceramente não sei quais as diferenças, mas este nunca me deu problemas.

Em relação à distro, qual a tua opinião? Estás a gostar? :)
 
Eu instalei o 2005.1 stage3 ha pouco tempo e n tive queixas da instalação.. o handbook tem explicacoes 5* . Não concordo q o gentoo seja p masoquistas, gentoo tem uma instalação em q se sabe exactamente o que se está a fazer pois somos nós q escrevemos os comandos, ajuda a perceber o funcionamento de uma série de operações de sistema em consola. E o portage com o seu sistema de masks é formidável.
Ontopic, tb uso o pt-latin9.

[]'s
 
Back
Topo