Posição de Fans

CaRaMeLo

Power Member
Oláses ;)

Recentemente comprei uma big tower da chieftec e estou bastante satisfeito com ela. As temperaturas sao iguais com esta caixa fechada ás da antiga caixa mas aberta!!
Está neste momento com a fan do processador, da grafica e uma para o disco.
Queria, no entanto colocar mais umas, po-las a funcionar a 7V ou talvez a 5V porque as que aqui tenho sao meio barulhentas.
E o caso é o seguinte, a caixa tem 2 entradas laterais (uma em direcçao a grafica e outra ao processador de 80 ou 90), tem 3 atras (2 de 80 e 1 de 90 que esta acima da fonte) e 2 a frente (80).
Fans disponiveis tenho 1 de 90 e 4 de 80.
Gostaria que me dissessem qual a melhor maneira de as colocar na caixa, pois pensei em por a entrar ar por tras e pelo lado e a sair a frente mas nao tenho a certeza se será o adequado.

Desculpem o tamanho mas tentei por tudo o que achei necessario para me poderem ajudar.

abraços a todos
 
Boax.

Isso é muito relativo e só estando mesmo com a caixa ao pé e vendo como é que funciona a circulaçao de ar e a posiçao exacta onde as ventoinhas estarão fixas é que dá para tirar uma ideia certa. Também não sei de que fans dispões.
Mas uma coisa acho que posso-te recomendar com toda a certeza.
O Ar quente tem sempre tendencia a subir e mesmo que tenhas muitas fans a bombar ar na parte inferior da caixa, o ar quente vai sempre ficar concentrado no topo da caixa, arruínando-te assim todo o cooling.
Portanto, mete uma fan a tirar ar no topo, de preferencia uma fan boa. É o principio básico do Air Cooling.





Cumps.
20COMER :004:
 
Agradeço ambas as respostas.



20COMER disse:
Boax.

Isso é muito relativo e só estando mesmo com a caixa ao pé e vendo como é que funciona a circulaçao de ar e a posiçao exacta onde as ventoinhas estarão fixas é que dá para tirar uma ideia certa. Também não sei de que fans dispões.
Mas uma coisa acho que posso-te recomendar com toda a certeza.
O Ar quente tem sempre tendencia a subir e mesmo que tenhas muitas fans a bombar ar na parte inferior da caixa, o ar quente vai sempre ficar concentrado no topo da caixa, arruínando-te assim todo o cooling.
Portanto, mete uma fan a tirar ar no topo, de preferencia uma fan boa. É o principio básico do Air Cooling.





Cumps.
20COMER :004:

Pois, a posiçao delas nao da para explicar bem mas o tipo de fans sao daquelas tiradas de fontes AT antigas que eu tinha.
Posso dizer que a caixa esta num sitio pequeno, entre 2 moveis e a distancia a parede n é muita, daí a minha ideia de por a entrar ar por tras e a sair pela frente. E tambem por as fans traseiras estarem mais perto do processador do que as frontais.


[[[[]]]]
 
CaRaMeLo disse:
Agradeço ambas as respostas.
Pois, a posiçao delas nao da para explicar bem mas o tipo de fans sao daquelas tiradas de fontes AT antigas que eu tinha.
Posso dizer que a caixa esta num sitio pequeno, entre 2 moveis e a distancia a parede n é muita, daí a minha ideia de por a entrar ar por tras e a sair pela frente. E tambem por as fans traseiras estarem mais perto do processador do que as frontais.
[[[[]]]]



Mas n faz mal, se meteres uma FAN na Lateral da Caixa a Bombar ar para cima do Processador\grafica fica bem! e a da traseira e a dot topo tira o ar kente..

Mas depende de qts Ventoinhas tens.. se tiveres umas 4 fazes isso, uma á Frente e Outra na Lateral a meter ar e uma na traseira e outra no Topo a tirar o ar.

[]s
 
Ai eu... faculdade agora nem deixa tempo para nada...
Espero este fds experimentar...
Depois vou postando os resultados... e ando com umas ideias pa um suporte para o disco rigido a ver se elimina as vibraçoes e o barulho ;)

abraços malta, obrigado pelas dicas
 
Back
Topo