Problema [RESOLVIDO] Posicionamento dos Icones em alteração constante (a cada reboot)

unknown2

Power Member
Tenho um problema com o meu Monitor LG 24GM79G-B TN 24", que comprei recentemente.

De cada vez que inicio o PC, se não ligar o ecrã exactamente antes de ligar a torre, quando chego ao windows tenho a resolução de ecrã e a disposição dos ícones completamente alteradas.

Alguém sabe qual a origem deste problema, e como fazer para poder ligar o monitor posteriormente ao iniciar do sistema?

O meu monitor antigo ligava-o sempre minutos depois do PC iniciar, e nunca me deu tais problemas

---

O estranho é que a re-disposição de ícones aparece SOMENTE na área assinalada a vermelho.
A área assinalada a amarelo aparece sempre sem ícones (quando acontece a reorganização).
Dá ideia que essa alteração está confinada a determinada resolução do ecrã, que não os seu 100%.


AREA.png



---

Ligo o monitor á grafica pela Porta "DisplayPort":
DUAL-GTX1070-O8-G-IO-500.png


---

RESOLVIDO:

Neste caso o problema estava relacionado com o uso da porta DisplayPort (ligava o monitor à gráfica com esse cabo).
Assim que deixei de usar o cabo DPORT e passei a usar cabo HDMI o problema ficou resolvido!


Obrigado ao danygm pela dica de resolução!
 
Última edição:
Tenho um problema com o meu Monitor LG 24GM79G-B TN 24", que comprei recentemente.

De cada vez que inicio o PC, se não ligar o ecrã exactamente antes de ligar a torre, quando chego ao windows tenho a resolução de ecrã e a disposição dos ícones completamente alteradas.

Alguém sabe qual a origem deste problema, e como fazer para poder ligar o monitor posteriormente ao iniciar do sistema?

O meu monitor antigo ligava-o sempre minutos depois do PC iniciar, e nunca me deu tais problemas




Monitor: https://www.lg.com/in/monitors/lg-24GM79G

Boas
Eu também não entendo porque queres ligar o monitor depois do arranque já dentro do desktop do Windows.
Estás a usar o Windows 10 ou outra versão?

Como ligas o monitor á gráfica?
E se depois de estares dentro do Windows, ligando o monitor antes do arranque do pc, e tudo estiver bem se o desligas e voltas a ligar tens o mesmo problema?

Se o ligas por DisplayPort e se a tua gráfica tem outras entradas experimenta outra.
 
Qual é o motivo que te leva a ligar o monitor apenas depois do PC ligar? Isso não faz muito sentido. Qual é o SO que usas?
Por vezes ligo a máquina, para acelerar, e não estou na secretária.
Assim que regresso já tenho o PC em ambiente Windows pronto a trabalhar, e só ai ligo o monitor.

Windows 7 64 bits.


Boas
Como ligas o monitor á gráfica?
E se depois de estares dentro do Windows, ligando o monitor antes do arranque do pc, e tudo estiver bem se o desligas e voltas a ligar tens o mesmo problema?
Se o ligas por DisplayPort e se a tua gráfica tem outras entradas experimenta outra.

Ligo aqui:
DUAL-GTX1070-O8-G-IO-500.png


Se estiver no PC:
1. Reenicia-lo (mantendo o monitor ligado após o desligar), ligar o PC -> Os ícones ficam no sitio
2. Desliga-lo (mantendo o monitor ligado após o desligar), ligar o PC -> Os ícones ficam no sitio
3. Desliga-lo (desligando o monitor), ligar o monitor, ligar o PC -> Os ícones ficam no sitio
 
O teu monitor tem alguma configuração no OSD dele que permita arrumar as janelas que abres no desktop do Windows e icones?

É que o meu Dell IPS tem isso tanto no OSD como no software dele e isso faz com que as janelas sejam abertas nos sítios escolhidos no desktop.

Eu não sei se poderá ser o teu caso.
 
O teu monitor tem alguma configuração no OSD dele que permita arrumar as janelas que abres no desktop do Windows e icones?

É que o meu Dell IPS tem isso tanto no OSD como no software dele e isso faz com que as janelas sejam abertas nos sítios escolhidos no desktop.

Não faço ideia :s (não sei o que é OSD)
Não tenho nenhum software especifico para controlar o monitor =\
 
@unknown2
O OSD é um menu com configurações que aparece no ecrân do teu monitor quando carregas num botão dele onde podes configurar tudo aquilo que queres desde a imagem entre outras coisas como cores.

As TVs tem a mesma coisa e as Box dos ISPs também tem isso.

É questão de veres que configuração tens no OSD do teu monitor não vá alguma coisa estar relacionada com o assunto.

Nota que geralmente esse OSD só aparece se tiveres imagem no monitor caso contrário as únicas opções que podes ter são opções de escolheres a porta do monitor que tenha um cabo ligado á gráfica caso o teu monitor tenha mais portas de ligação como a HDMI a displayport e a mini displayport por exemplo.
 
@unknown2
O OSD é um menu com configurações que aparece no ecrân do teu monitor quando carregas num botão dele onde podes configurar tudo aquilo que queres desde a imagem entre outras coisas como cores.

É questão de veres que configuração tens no OSD do teu monitor não vá alguma coisa estar relacionada com o assunto.

Obrigado pela explicação.

Quanto ao meu OSD são estas as opções que tenho e não me pareceu ter algo para o efeito =\

Https://postimg.cc/CZ0jJRkJ
https://postimg.cc/D4GZtgKG
https://postimg.cc/PN2cv80W
 
Última edição:
Sim não tem nada para provocar essa tal efeito.
Se o teu monitor tiver opções para poderes mudar de porta para ligar á gráfica podes sempre experimentar outra porta mas vais precisar doutros cabos se forem ligações diferentes e não sei se te resolve o problema.
 
Sim não tem nada para provocar essa tal efeito.
Se o teu monitor tiver opções para poderes mudar de porta para ligar á gráfica podes sempre experimentar outra porta mas vais precisar doutros cabos se forem ligações diferentes e não sei se te resolve o problema.
Tentei sacar o cabo da gráfica e não sai lol
Aparentemente tem uma forma engenhosa que tenho de pressionar, para que permita a saída. Já o fiz, no entanto não consegui XD
Agora estou com medo de partir o cabo dentro da gráfica (que é uma gráfica de 500€) ^^
 
Mais informo que o estranho é que a redisposição de ícones aparece SOMENTE na área assinalada a vermelho.
A área assinalada a amarelo aparece sempre sem ícones (quando acontece a reorganização).
Dá ideia que essa alteração está confinada a determinada resolução do ecrã, que não os seu 100%.


AREA.png

a>
 
Por vezes ligo a máquina, para acelerar, e não estou na secretária.
Assim que regresso já tenho o PC em ambiente Windows pronto a trabalhar, e só ai ligo o monitor.


Ele tem que ligar o pc meia hora antes e não quer o ecrã a gastar luz
Não é 100% isso, mas é quase :)

Já estou habituado a fazer assim (tive mais de 5 anos com um monitor que me deixava fazer isso na boa), e acabo também por me esquecer disso ^^
 
O monitor pode ser 1 versão que nao tem forma de guardar a ultima resolução seleccionada, ou seja,

imagina que com o pc ligado tas com DPORT e 1920x1080p, tudo otimo, icones e dimensões tudo bonitinho.

Quando ligas o PC e o monitor nao ta logo ligado, ele n deteta o output da gpu, e por algum motivo retorna para alguma configuraçao de origem\de fabrico, alterado a ultima resolução que tu tinhas seleccionado.

Tenta ver 2 coisas:

1- Atualizar o firmware, deve haver forma de o fazer.
2- Mudar o cabo DPort, pode ter algum mal funcionamento, ou tentar por hdmi para ver se o comportamento é o mesmo.

Adicionalmente... deixa sempre o monitor ligado.... 99% das pessoas é o que faz :D
 
Back
Topo