Possibilidade de aproveitamento de Sistema Hi Fi Sony LBT V302 em televisão

IgorC

Power Member
Boa tarde,

Os meus pais têm em posse um sistema de som Sony LBT V302 em perfeitas condições que gostariam de aproveitar para também ligar à televisão, aumentando desta forma a qualidade de som. Vão adquirir uma televisão nova agora em Janeiro, para substituir uma de tubo que ainda usam. Até lá gostaria de saber se é possível fazer esta adaptação, que material necessito de comprar e que saídas terá que ter a nova televisão para o efeito. Se alguém se disponibilizar para fazer um pequeno esquema, eu depois trato do resto :D

aparelho-de-som-system-sony-lbt-v302-ler-descrico-D_NQ_NP_955521-MLB27319233824_052018-F.webp
aparelho-de-som-system-sony-lbt-v302-ler-descrico-D_NQ_NP_669343-MLB27319232789_052018-F.webp


Agradeço desde já a quem der umas dicas :hello:
 
Última edição:
Se a TV tiver saída stereo (jack 3.5mm ou mesmo 2 RCAs) é ligar na entrada que diz CD

Se não tiver, e só tiver saída optica, precisas de comprar uma caixinha deste género:
https://www.amazon.es/dp/B06X3X6XTG/ref=nosim?tag=zwame00-21

Obrigado Miguel, afinal parece bastante fácil :D

Independentemente se usar o aparelho que mencionou ou não, haverá algum outro aparelho que permita a comutação do som das colunas para a TV ora para o rádio sem estar a trocar os fios das próprias colunas?
 
Obrigado Miguel, afinal parece bastante fácil :D

Independentemente se usar o aparelho que mencionou ou não, haverá algum outro aparelho que permita a comutação do som das colunas para a TV ora para o rádio sem estar a trocar os fios das próprias colunas?

tu compras a caixa de conversão que ele te indicou que apenas e unicamente vai permitir ligares o cabo optico da tv até a box que vai converter o sinal digital em analogico e ligas as RCA'a à entrada CD da aparelhagem e feito, depois na propria aparelhagem é que selecionas o CD para ouvir o som da tv ou do rádio ou cassete. não dá para passares rádio no sistema de som da tv.
 
tu compras a caixa de conversão que ele te indicou que apenas e unicamente vai permitir ligares o cabo optico da tv até a box que vai converter o sinal digital em analogico e ligas as RCA'a à entrada CD da aparelhagem e feito, depois na propria aparelhagem é que selecionas o CD para ouvir o som da tv ou do rádio ou cassete. não dá para passares rádio no sistema de som da tv.

O esquema será assim, certo?

https://prnt.sc/q4sak3 (pode clicar no link sem problema, não sei como o tornar sob a forma de URL)

Isto não me impossibilitará de ouvir cassete, CD e rádio, certo? Mas se quiser ouvir CD's terei que desligar a box...
 
O esquema será assim, certo?

https://prnt.sc/q4sak3 (pode clicar no link sem problema, não sei como o tornar sob a forma de URL)

Isto não me impossibilitará de ouvir cassete, CD e rádio, certo? Mas se quiser ouvir CD's terei que desligar a box...

correcto é como está na imagem, agora naturalmente se tens um leitor de CD's tens de desligar a box sempre que quiseres ouvir cd's, ai não há nada a fazer. tudo o resto rádio e cassete é só mudares a config na aparelhagem, não precisas de mudar nada.

o ideal será pensares em investir num sistema de som mais recente, com pré-amplificador 5.1 ou uma sound bar e deixar essa relíquia de lado que não combina lá muito bem com as novas tendências.
 
Exacto, para ouvires rádio e cassete, não precisas de desligar nada. Mas se tens já um leitor de CDs ligado aí, não tens volta a dar. Ah, a não ser que tenhas um leitor de DVD ou de Bluray ligados à TV, e aí podes ouvir CDs dessa forma.

Mas como o @MOUSETM , se queres melhorar a coisa, é investires num sistema novo ;)
 
@miguelbarroso @MOUSETM

Por lapso não mencionei quando coloquei a dúvida, mas a sound bar é uma hipótese que está em cima da mesa.

A televisão que irá ter 32" fica inserida em um armário de canto, ocupando todo o espaço em comprimento destinado para ela. A sound bar terá de ser colocada em baixo da televisão. A aparelhagem Sony LBT V302 está em cima do armário, pelo que colocar um 5.1 não ficaria muito bem visualmente e também o espaço é pouco, como já mencionei :winknu:

Recomendam alguma sound bar razoável até 100€? Pode ser em lojas Portuguesas ou estrangeiras, marcas conhecidas ou não ;)
 
@miguelbarroso @MOUSETM

Por lapso não mencionei quando coloquei a dúvida, mas a sound bar é uma hipótese que está em cima da mesa.

A televisão que irá ter 32" fica inserida em um armário de canto, ocupando todo o espaço em comprimento destinado para ela. A sound bar terá de ser colocada em baixo da televisão. A aparelhagem Sony LBT V302 está em cima do armário, pelo que colocar um 5.1 não ficaria muito bem visualmente e também o espaço é pouco, como já mencionei :winknu:

Recomendam alguma sound bar razoável até 100€? Pode ser em lojas Portuguesas ou estrangeiras, marcas conhecidas ou não ;)

até 100€ a oferta é muito limitada, tens esta - > Soundbar LG SJ2 (160 W - Canais: 2.1 - Subwoofer: Sem Fios - Bluetooth) 99.99€ que serve perfeitamente para o que pretendes.
 
até 100€ a oferta é muito limitada, tens esta - > Soundbar LG SJ2 (160 W - Canais: 2.1 - Subwoofer: Sem Fios - Bluetooth) 99.99€ que serve perfeitamente para o que pretendes.

Obrigado pela dica! Alguma sound bar sem subwoofer que possa recomendar? Ou não valem a pena? :wink:

TIpo LG 40W LG SK1 ou Grundig 40W GSB 910?
 
Última edição:
Não percebo é porque raio estás a misturar uma soundbar com este sistema?... a ideia é teres a soundbar a funcionar ao mesmo tempo que o amplificador Sony e as colunas? Ou é para usar ou um ou outro?
 
Não percebo é porque raio estás a misturar uma soundbar com este sistema?... a ideia é teres a soundbar a funcionar ao mesmo tempo que o amplificador Sony e as colunas? Ou é para usar ou um ou outro?

É para usar um ou outro. O amplificador Sony não fica à mão para o caso de querer ouvir algum CD na aparelhagem. A cablagem estará na parte de trás de um móvel de canto, onde só o arrastando é que temos acesso aos cabos e ligações. Acaba por não ser prático.

A opção passará, muito possivelmente para uma soundbar...
 
Queres usar as colunas do sistema hifi, ter bluetooth e gastar o minimo possível?

Uma caixinha destas por 10€ resolve-te o problema e ficas com um som superior à maioria das soundbars (com graves em stereo, uma coisa que pouca gente conhece hoje em dia).

s-l1000.jpg
 
Então não percebo a questão inicial...

A questão inicial era usar o sistema da Sony sem soundbar alguma. Mas depois pensei melhor: uma vez que se eu quiser ouvir CD na aparelhagem, tenho de tirar os cabos das colunas do aparelho que o Miguel me recomendou em cima, e colocá-los novamente na aparelhagem. E aqui é que reside o problema. É que para eu fazer essa troca de cabos, tenho de arrastar um armário. Não é prático.

Daí ter pensado na soundbar... Espero ter sido claro :D
 
Queres usar as colunas do sistema hifi, ter bluetooth e gastar o minimo possível?

Uma caixinha destas por 10€ resolve-te o problema e ficas com um som superior à maioria das soundbars (com graves em stereo, uma coisa que pouca gente conhece hoje em dia).

Podia aprofundar mais o que pretende dizer? Está a dizer apenas usar as colunas do sistema hifi? Ou usar o hifi + soundbar? :wink:
 
Podia aprofundar mais o que pretende dizer? Está a dizer apenas usar as colunas do sistema hifi? Ou usar o hifi + soundbar? :wink:

Esquece a soundbar, eu estava a referir-me mesmo só às colunas. Podes arranjar um amplificador desse genero que coloquei em cima (eu comprei um TDA7498 por 6€ numa conhecida loja online chinesa para um fim parecido) e ficas com o problema resolvido. Se quiseres usar na mesma o sistema hifi penso que podes manter as ligações que já estão e acrescentar só os fios do amp novo, que depois ligas diretamente à tv por jack 3.5mm ou rca.
 
Back
Topo