Possíveis problemas em upgrade de memória RAM?

caussius

Power Member
Boas

Tenho um Asus K72Jr que veio de origem com 4GB de memória RAM. Decidi agora aumentar a capacidade para 8GB (2x4GB), que é o limite especificado. No entanto existe uma coisa que me está a fazer confusão...

Para me certificar de qual a velocidade máxima da RAM que posso colocar, instalei o AIDA 64 para dar uma vista de olhos pelas especificações. O problema aparece quando nas definição do chipset (confirmado pelas specs do site oficial da Asus), está referido que a motherboard suporta apenas até DDR3 - PC 1066.

No entanto, mais abaixo no relatório do AIDA 64, é referido que os DIMM's de RAM que tenho instalados são DDR3 - PC 1333. Do que percebo tudo bem, porque a maioria das memórias funciona de forma estável, ficando apenas limitadas à velocidade suportada (caso está seja inferior). Na verdade nunca experienciei nenhum problema de crashes e afins.

O que me deixa confuso é o facto de o portátil vir de fábrica com 2 DIMM's de RAM que suportam uma velocidade superior à que as próprias specs suportam.

Será então que posso comprar RAM DDR3 - PC 1333, e esperar que ela apesar de limitada a 1066, funcione sem problemas?

Relatório do AIDA 64:

Propriedades de North Bridge:
North BridgeIntel Ironlake-M IMC
Platforma IntelCalpella
Tipos de memória suportadasDDR3-800, DDR3-1066 SDRAM
Quantidade máxima de memória8 GB
Revisão18
Tecnologia utilizada45 nm
Controlador de memória:
TipoDual Channel (128 bits)
Modo AtivoDual Channel (128 bits)

Slots de memória:
Slot DRAM nº12 GB (DDR3-1333 DDR3 SDRAM)
Slot DRAM nº22 GB (DDR3-1333 DDR3 SDRAM)

Cumps
 
Antes de mais, obrigado pela resposta. As informações sobre os DIMM's que o AIDA 64 refere são as seguintes:

Propriedades do módulo de memória:
Nome do módulo ASint SSZ3128M8-EDJ1D
Número de série 00000158h (1476460544)
Data de fabricação Semana 17 / 2010
Tamanho do módulo 2 GB (2 ranks, 8 banks)
Tipo de módulo SO-DIMM
Tipo de memória DDR3 SDRAM
Velocidade da memória DDR3-1333 (667 MHz)
Largura do módulo 64 bit
Voltagem do módulo 1.5 V
Método de detecção de erros Nenhum

E penso que ambos os DIMM's estão a correr com 7-7-7-20 (533 MHz) como tempos de latência.

cumps
 
Muito grato pela sugestão! Coincidência que já estava mesmo a pensar comprar exactamente essa memória.

Cumps
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo