Possível burla?

mordjinn

Power Member
Boas pessoal,

Preciso da vossa experiência para o seguinte:

Tenho um equipamento fotográfico à venda numa leiloeira online nacional (escuso-me de colocar o link para não dizerem que estou a a fazer publicidade).

Hoje fui verificar o número de visualizações e dou com a seguinte mensagem de um utilizador registado com a data do dia anterior ao da mensagem (como é pública passo a citá-la):

Am XXXXX from Uk so i will like to buy your item to my marketer so i will pay you any amount for me buy this item so send me you full name and address for us to discuse on the very secure payment menthod mail to XXXXXXXX

Logo uma coisa que me saltou à vista foi o facto de, sendo do reino Unido, o inglês é mau. No entanto, respondi por email, já que o leilão estava preparado vender para Portugal. No email propôs retirar a venda do site nacional e recolocá-lo no ebay.co.uk. Referi também, que apesar de ter indicado um valor mínimo de licitação, queria vender o equipamento por algumas centenas de euros a mais, o valor de "venda directa".

Recebi a seguinte resposta:
i would have prefer to send the item to Uk but due to the shipping cost i prefer to send it to my marketer in nigeria so i want you to send me the shipping cost of the item via UPS/FedEx for me to send the payment i will send the payment via ESCROW in which after i have send the payment they will send you the confirmation of the payment including the information on how you will collect the money at a bank near to your address so i want you to send me your full name and address, and the cot of the item including shipping cost via UPS/FEDEX to nigeria and you will going to ship on the confimation of the payment so get back to me as soon as possible.So mail me back at


O que me fez desconfiar mais:

aparentemente, o utilizador mudou de destino de envio para a Nigéria, porque os custos de envio são menores!!!Primerio para o Reino unido é logo mais barato, sem contar com as taxas alfandegárias ao chegar à Nigéria.

pagamento por escrow?Normalmente, pelo que leio na ebay, não é nada recomendado, mas daí também dessa forma a ebay não ganha nada com pagamentos fora do paypal. Aparentemente no Reino Unido, em compras nacionais há quem utilize este tipo de serviço. No entanto não deixa de ser estranho a questão de eu de ir levantar o meu dinheiro perto da minha morada...

Para o equipamento que é, sistema analógico, uma pessoa comum acharia que estou a pedir muito, já que atodos querem sistemas digitais, mas a pessoa nem se preocupa com o valor da venda, eu propos-me a discutir esse valor, mas nem se preocupa co esse facto...

Quero a venda continue ou não, nunca que eu entregava um produto sem ter recebido o dinheiro antes. Acho muito estranho que o utilizador não queira fazer a venda através do ebay, já que lhe dava alguma segurança, mas a mim também...

A minha dúvida é se não será algum esquema que se encontra por aí, mas até agora não consegui perceber o que a pessoa poderá fazer. Até agora só pediu o nome e a morada para o pagamento...
 
manda-o *****....ratazanas da nigeria em leiloes sao as carradas...
ate ja vi anuncios na net de pseudo-nigerianos e sul-africanos a dizerem que sao primos ou sobrinhos dum ex politico la do burgo a pedir a alguem que lhes guarde elevadas quantias em dinheiro...isso, muito provavelmente é burla e aconselho-te a nao te enfiares nesse buraco.
 
Tem cuidado.
Andam aí altos esquemas com pessoal da nigéria e outros.
Se reparares, alguns vendedores dizem mesmo que pessoal da nigéria nem vale a pena licitar.
Eu se fosse a ti mandava passear.
 
Pessoal da Nigéria como já foi dito atrás, é de evitar, mas os serviços de escrow são seguros, ao contrário do que possas pensar. Tens é de usar um reconhecido pelo eBay (garantia que é seguro).
Basicamente o que acontece é que o escrow recebe o material, confere que está tudo em ordem, comunica ao comprador, recebe o dinheiro deste e depois envia o material e o dinheiro a ambos.
 
grandenaboverde disse:
humm, eu que estou fora dos assuntos do ebay.. o que é que o pessoal da nigéria tem de especial? =0

Nunca recebeste daqueles mails do estilo:

"Dear sir

I am the son of the late President of Nigeria ..."

???

São uns trafulhas de primeira :x2:
 
a questão do escrow é que nem é através do ebay. Que parece/é uma burla não tenho muitas dúvidas, mas onde é que ele me podia burlar?O serviço de escrow encontrar-se comigo e roubar-me o equipamento?
 
mordjinn disse:
a questão do escrow é que nem é através do ebay. Que parece/é uma burla não tenho muitas dúvidas, mas onde é que ele me podia burlar?O serviço de escrow encontrar-se comigo e roubar-me o equipamento?

Encontrar-se contigo ?? Naaa, de certeza que quer um escrow com endereço no estrangeiro. Mandas as coisas e nunca mais as vês ...
 
Hoje estava a ver uns leilões no ebay, e realmente deparei-me com uma situação estranha que me deixou a pensar.

Num leilão de um portátil, nas perguntas, alguém oferecia o dobro do preço pedido, só tinha alguma urgência... O vendedor deu uma resposta esquisita mas que mencionava realmente algum esquema esquisito, em tom de alerta para o suposto comprador.

Noutro leilão o vendedor escreveu em letras bem grande que não fazia negócio com ninguém que tivesse alguma relação com a Nigéria (e mais 1 ou 2 países).

Está claro que é um esquema obscuro, mais que não seja, passa pela lavagem de dinheiro de negócios ilicitos.

Na altura lembrei-me que pode também passar com burlas ou assim que envolvem Paypal. No fim do negócio dizem que não receberam o material e pedem a devolução do dinheiro, mas depois de ler o link que ai deixaram parece-me que esta hipótese está fora de questão.
 
o mais estranho é que nem é um leilão na ebay, mas nouma leiloeira portuguesa. Estou bastante desconfiado, de qualquer modo, vou tentar saber os pormenores da possível venda, mas de certeza que se me cheirar a esturro nem lhe digo mais nada e nunca que lhe envio o equipamento antes de receber o dinheiro. De qualquer modo convém saber se o comprador é realmente sério, porque se não o for, tenho que alertar o site para tomarem conta do assunto...
 
mordjinn disse:
o mais estranho é que nem é um leilão na ebay, mas nouma leiloeira portuguesa. Estou bastante desconfiado, de qualquer modo, vou tentar saber os pormenores da possível venda, mas de certeza que se me cheirar a esturro nem lhe digo mais nada e nunca que lhe envio o equipamento antes de receber o dinheiro. De qualquer modo convém saber se o comprador é realmente sério, porque se não o for, tenho que alertar o site para tomarem conta do assunto...
Não te metas nisso! Vais acabar por te queimar!
 
Essas burlas da Nigéria são tão mas tão velhas que a primeira vez que vi isso era em carta na época que mandar um FAX era high tech e um email só se fosse no CERN ou na NASA
 
Se quiseres vender só tens uma solução:

Pões isso á venda no ebay e crias uma conta nova no paypal.
Explicitas BEM VISIVEL que só envias depois de RECEBERES o pagamento no paypal.

Assim que receberes o dinheiro, transferes IMEDIATAMENTE para o tua conta aqui em PT.

Depois envias o material para onde ele quiseres. Assim, se ele denunciar a venda, o paypal não tem onde ir buscar o dinheiro.

Atenção que isto pode sre usado para fins ilicitos, por isso NUNCA comprem em quem tem 0 de feedback. Pode ser alguem que tenha bad remarcks e crie contas falsas. Mas se tu tens o comprador força!
 
Não te metas nisso. Pode parecer aliciante, mas só o é porque quase de certeza que te querem enrolar.
às vezes costumo dar uma olhadela a material no ebay, e não são raras as vezes que vejo que os vendedores não enviam para países como a Nigéria. Não conheço pormenores do porquê (mas penso que será facilmente dedútivel), mas já vi vários desses avisos a dizer que é escusado as pessoas licitarem se forem da Nigéria e/ou o material for enviado para esse país.

Ainda por cima, diz-te que é o UK. Escreve mal inglês. Mais tarde diz-te para enviares isso para a Nigéria... eu cá esquecia essa proposta. Até que pode ser verdade, pode ser um coitado desesperado a tentar enviar qualquer coisa para a Nigéria, mas sinceramente negócios no Ebay que envolvem esse país já têm muitos antecedentes que, pelos vistos, foram fraudulentos... e como mais vale prevenir que remediar...

Mais uma dica, eu por principio só compro coisas a vendedores que tenham mais de 100 itens vendidos, e tenham um feedback igual ou superior a 98%. E convém ver se os itens vendidos e/ou comprados do vendedor não sejam postais, canetas, crachás ou tupperwares que custam 1$ cada. Muitos fazem isso só para aumentar o número de itens vendidos/comprados, de forma a parecerem pessoas de confiança, e de repente dão o golpe do baú com uma venda.
 
Última edição:
MonkSP disse:
Atenção que isto pode sre usado para fins ilicitos, por isso NUNCA comprem em quem tem 0 de feedback. Pode ser alguem que tenha bad remarcks e crie contas falsas. Mas se tu tens o comprador força!

só tenho que discordar desta imformação pois eu sou um utilizador com feedback de 0 e nem por isso sou um trafulha.

cada caso é um caso e deve ser averiguado.

Mas a verdade é uma quando a esmola é grande o santo desconfia.
 
cantara disse:
Até que pode ser verdade, pode ser um coitado desesperado a tentar enviar qualquer coisa para a Nigéria, mas sinceramente negócios no Ebay que envolvem esse país já têm muitos antecedentes que, pelos vistos, foram fraudulentos... e como mais vale prevenir que remediar...

Se fosse um pobre coitado com dinheiro para gastar à vontade, como parece ser o caso, comprava numa loja online internacional à escolha dele, pagava, e quando a loja recebesse o dinheiro enviava o material para a Nigéria. Não acham também estranho o preço não ser um problema e ele nem sequer estar interessado en negociar o preço?
 
Back
Topo