Discussão Possível Burla

Hakine18

Power Member
Muito boa tarde a todos,

Não sei em que tópico se enquadra este assunto mas como acho que se trata de um assunto sensível a todos neste fórum e serve para alertar achei que ficaria melhor aqui.

Por volta das 13.30h de hoje recebi uma chamada de um 952170622 ao qual atendi pois estava "identificada". Do outro lado era uma senhora que dizia ser a "gerente de contas do meu banco" e perguntou se teria algum tempo para falar comigo acerca de uma transferência para a minha conta no dia de ontem. Como não se identificou, perguntei-lhe com quem queria falar e de qual banco era ao que me é respondido com um "agradeço a sua disponibilidade, queria então falar de uma transferência de 10 mil euros ...", e neste momento desliguei o telemóvel.

Após finalizar a chamada comecei a entrar em pânico pois sabia que tinha sido vítima de uma tentativa de phishing. Lembrei-me de um assunto que no início deste ano tinha andado à baila, o tal das chamadas "sim". Acontece que eu tenho por hábito atender as chamadas com um "Tou sim,..". Entrei em contacto com o meu banco para lhes alertar para este esquema e para estarem atentos a qualquer alteração suspeita na minha conta. Liguei seguidamente para a minha operadora para bloquear qualquer subscrição que seja feita com o meu número de telefone.

Há mais alguma coisa que possa fazer?

A minha mulher ontem também recebeu uma chamada de um 965707314 ao qual atendeu da mesma forma mas logo desligou pois não ouviu nada do outro lado da chamada.

Quero deixar aqui o meu testemunho pois acho que é essencial estarmos todos alerta para este tipo de situações.
 
Boa tarde,

Quanto a "irem" à tua conta buscar o quer que seja é complicado pois de certeza que em 1ºlugar os "aldrabões" nem se quer devem saber qual é o teu IBAN.
Os tipos telefonam para um telemóvel aleatório e tentam ver se a estória deles "cola","cola" no sentido de as pessoas começarem a "vomitar" informações que não deviam,nomeadamente IBAN´s e afins.

Nunca vi nenhum banco com essa conversa das transferências.

Segundo já me foi contado, isso é um esquema marado em que o bandido telefona para uma pessoa X a dizer que pretende que se deposite por exemplo 10000€ na tua conta e para tu depois fazeres uma transferência para outra conta que eles próprios dirão depois, com a promessa de lucrares uma comissão qualquer.

O problema é que isso dá SEMPRE para o torto porque depois o banco diz que esse dinheiro não é teu(e que não existe) e o diabo à sétima e já estás metido em apuros.

Ainda só não percebi como é que por exemplo esses Bancos de "vão de escada "que volta e meia telefonam a chatear, sabem o meu número visto que nunca o partilhei e o nem coloquei em nenhum lado.
 
Se disseres sim na chamada não te acontece nada, como raio eles iriam tirar dinheiro da tua conta por uma chamada? Só se deres os dados de acesso, independetemente de dizeres sim ou não, não há forma de tirar o dinheiro só se for o custo da chamada, mas como foi essa pessoa a ligar para ti.

Não foste vitima de Phishing, foste sim "vitima de TENTATIVA de Phishing" só passas a ser vitima quando te acontece algo efectivamente até la são tentativas.
Não tens de ficar assustado/a se não deste dados não há maneira, de qualquer forma monitoriza os movimentos da tua conta bancaria, pensa seriamente alterar os pins ou o código de segurança pelo sim pelo não.

Isso é mais uma tentativa só para "assustar" tal como indiquei é impossivel dizeres SIM e essa pessoa aceder a tua conta, excepto se deste os dados ou se tiveres malware no PC, Smartphone e que tenhas acedido a conta a partir dele.

De resto, não há maneira de tirar o dinheiro assim do nada! Treta, nem devias ligar a isso.
Devias sim é monitorizar, ver os movimentos na conta se nada se passar não tens de te preocupar podes é tomar precauções tais como apresentar queixa crime na Policia Judiciaria, apesar de não ter havido roubo, podes denunciar situações desta para que as mesmas sejam investigadas.

Tens sim é de rever o que clicas e que sites acessas tu e NUNCA divulgar o teu número online seja em fóruns, facebooks, redes sociais ou outros perfis que tenhas online! Evita sempre e se o fizeres faz sempre por mensagem privada, evitar colocar o teu número de telemóvel em sites de publicidade ex: Ganhou um iPhone! entre outros nunca mas nunca faças isso.
 
Última edição:
podes colocar esse nr na lista negra, existem alguns sites? tipo este:
www.tellows.pt

Estas completamente errado, isso não é uma lista negra. E até tenho as minhas duvidas, ao introduzir o nº ai estas a violar a privacidade de uma pessoa apesar de essa pessoa estar cometendo actos ilicitos, cabe a cada um e a consciência de cada um fazer o que quiser.

Mas pores o nº ai não vai bloquear muito menos não vai ficar numa lista negra "telefónica" só se for para informações e contactos, mas não aporta nada a segurança. É preciso ter cuidado "lista negra" é confundido com bloqueios tal como acontece ao nosso IP, que vai para uma lista negra e ficas inacessível a certos sites com filtros de IPs Spammers ou maliciosos.

Neste caso é apenas um site onde divulgas o número e dizes o que esse numero fez e o que pretende de resto não ajuda em praticamente nada excepto informar a quem precisar do que se pode tratar.
 
" Neste caso é apenas um site onde divulgas o número e dizes o que esse numero fez e o que pretende de resto não ajuda em praticamente nada excepto informar a quem precisar do que se pode tratar."

sim tens razão, era esse o intuito.
 
Não falo em retirar dinheiro apenas dizendo "sim". Falo em utilizar o meu "sim" (gravado) para poderem subscrever a serviços ou outras coisas que me possam lesar, fazendo-se passar por mim. Andou há uns tempos uma notícia a falar dessa situação e até há um tópico neste fórum a falar disso.

Tenho sempre cuidado com os sites que visito, aliás sempre tive atenção a isso. Tenho sempre um antivírus total para me proteger quando navego ou acesso a sites bancários e outros que necessitem de dados pessoais.

Apenas quis expressar o meu sentimento de insegurança e alertar a todos aqui. E queria também ter alguns conselhos do que possa fazer e saber se alguém mais passou pelo mesmo.
 
Ligaram-me hoje desse número, à 3ª tentativa la atendi para ver qual era o barrete que queriam meter. A sra identificou-se como sendo da Comunidade dos Proprietarios, e pedido ate desculpa por ser um assunto um pouco embaraçoso, mas que tinham havido queixas de muito barulho cá em casa. Escusado será dizer que nem quis ouvir mais nada, e nem o sim no inicio da chamada ela ouviu, comecou a falar mal atendi
 
Ligaram-me hoje desse número, à 3ª tentativa la atendi para ver qual era o barrete que queriam meter. A sra identificou-se como sendo da Comunidade dos Proprietarios, e pedido ate desculpa por ser um assunto um pouco embaraçoso, mas que tinham havido queixas de muito barulho cá em casa. Escusado será dizer que nem quis ouvir mais nada, e nem o sim no inicio da chamada ela ouviu, comecou a falar mal atendi

Isso nem é burla, isso foi um amigo teu que usou uma aplicação que telefona e grava a tua reação e envia para ele, provavelmente algum amigo próximo, familiar ou primo etc que te fez uma partida.
 
É uma app e chama-se JokesPhone https://itunes.apple.com/pt/app/jokesphone-partidas-telefónicas/id1091182031?mt=8

screen696x696.jpeg
 
Boa tarde,

Quanto a "irem" à tua conta buscar o quer que seja é complicado pois de certeza que em 1ºlugar os "aldrabões" nem se quer devem saber qual é o teu IBAN.
Os tipos telefonam para um telemóvel aleatório e tentam ver se a estória deles "cola","cola" no sentido de as pessoas começarem a "vomitar" informações que não deviam,nomeadamente IBAN´s e afins.

Nunca vi nenhum banco com essa conversa das transferências.

Segundo já me foi contado, isso é um esquema marado em que o bandido telefona para uma pessoa X a dizer que pretende que se deposite por exemplo 10000€ na tua conta e para tu depois fazeres uma transferência para outra conta que eles próprios dirão depois, com a promessa de lucrares uma comissão qualquer.

O problema é que isso dá SEMPRE para o torto porque depois o banco diz que esse dinheiro não é teu(e que não existe) e o diabo à sétima e já estás metido em apuros.

Ainda só não percebi como é que por exemplo esses Bancos de "vão de escada "que volta e meia telefonam a chatear, sabem o meu número visto que nunca o partilhei e o nem coloquei em nenhum lado.

Desculpa, mas a menos que autorizes não te podem retirar dinheiro através do NIB. Podem é depositar! Para retirar tens de dar autorização ao banco ou, no máximo, tem de ser uma entidade prestadora de serviços devidamente reconhecida, depois de assinares contrato.
 
@Hakine18 podes confiar em mim quando te digo....... isso da burla de dizeres "sim " é um mito urbano , e lê bem isto , não há nenhuma burla que te possam fazer por telefone por atenderes...... NENHUMA
O pior que podes fazer é ficares a pensar nisso , eu recebo tanta chamada estranha até do estrangeiro , não há nenhum problema.
 
Tenho débitos directos tanto para serviços como compras e nunca assinei nada.

Tenho débito directo para a mensalidade do ginásio e ao assinar o contrato permiti que o fizessem. Também tenho para o spotify e também tive de aceitar os termos e condições. Ou seja, é sempre um ponto que tem de ser referenciado, não te vão debitar sem to dizerem.
 
Back
Topo