Hakine18
Power Member
Muito boa tarde a todos,
Não sei em que tópico se enquadra este assunto mas como acho que se trata de um assunto sensível a todos neste fórum e serve para alertar achei que ficaria melhor aqui.
Por volta das 13.30h de hoje recebi uma chamada de um 952170622 ao qual atendi pois estava "identificada". Do outro lado era uma senhora que dizia ser a "gerente de contas do meu banco" e perguntou se teria algum tempo para falar comigo acerca de uma transferência para a minha conta no dia de ontem. Como não se identificou, perguntei-lhe com quem queria falar e de qual banco era ao que me é respondido com um "agradeço a sua disponibilidade, queria então falar de uma transferência de 10 mil euros ...", e neste momento desliguei o telemóvel.
Após finalizar a chamada comecei a entrar em pânico pois sabia que tinha sido vítima de uma tentativa de phishing. Lembrei-me de um assunto que no início deste ano tinha andado à baila, o tal das chamadas "sim". Acontece que eu tenho por hábito atender as chamadas com um "Tou sim,..". Entrei em contacto com o meu banco para lhes alertar para este esquema e para estarem atentos a qualquer alteração suspeita na minha conta. Liguei seguidamente para a minha operadora para bloquear qualquer subscrição que seja feita com o meu número de telefone.
Há mais alguma coisa que possa fazer?
A minha mulher ontem também recebeu uma chamada de um 965707314 ao qual atendeu da mesma forma mas logo desligou pois não ouviu nada do outro lado da chamada.
Quero deixar aqui o meu testemunho pois acho que é essencial estarmos todos alerta para este tipo de situações.
Não sei em que tópico se enquadra este assunto mas como acho que se trata de um assunto sensível a todos neste fórum e serve para alertar achei que ficaria melhor aqui.
Por volta das 13.30h de hoje recebi uma chamada de um 952170622 ao qual atendi pois estava "identificada". Do outro lado era uma senhora que dizia ser a "gerente de contas do meu banco" e perguntou se teria algum tempo para falar comigo acerca de uma transferência para a minha conta no dia de ontem. Como não se identificou, perguntei-lhe com quem queria falar e de qual banco era ao que me é respondido com um "agradeço a sua disponibilidade, queria então falar de uma transferência de 10 mil euros ...", e neste momento desliguei o telemóvel.
Após finalizar a chamada comecei a entrar em pânico pois sabia que tinha sido vítima de uma tentativa de phishing. Lembrei-me de um assunto que no início deste ano tinha andado à baila, o tal das chamadas "sim". Acontece que eu tenho por hábito atender as chamadas com um "Tou sim,..". Entrei em contacto com o meu banco para lhes alertar para este esquema e para estarem atentos a qualquer alteração suspeita na minha conta. Liguei seguidamente para a minha operadora para bloquear qualquer subscrição que seja feita com o meu número de telefone.
Há mais alguma coisa que possa fazer?
A minha mulher ontem também recebeu uma chamada de um 965707314 ao qual atendeu da mesma forma mas logo desligou pois não ouviu nada do outro lado da chamada.
Quero deixar aqui o meu testemunho pois acho que é essencial estarmos todos alerta para este tipo de situações.