Possível entrada de um novo operador móvel no mercado.

PatrickBateman

Power Member
Depois da Autoridade da Concorrência ter notificado ambas as partes de que não se opõe à Operação Pública de Aquisição (OPA) lançada pela Sonaecom à PT, foram colocadas algumas condições para que o negócio se concretize, entre elas:

Para que a operação se concretize, a Autoridade da Concorrência impõe algumas condições:
- Exige a separação da rede cobre da rede cabo e das áreas grossista e retalhista.
- Quer que a Sonaecom venda as participações que detém em empresas de conteúdos para que exista mais concorrência no mercado.
- Pede que empresa de Belmiro de Azevedo facilite a entrada de um novo operador móvel no mercado, que utilize a licença que ficar disponível da fusão entre a Optimus e a TMN.

[ aguardamos as cenas dos próximos capítulos :P ]

Cumprimentos!
 
Em termos de nova operadora pode ser interessante

O mercado de telmóveis está uma chatice

Temos a TMN que ... é a TMN

A Vodafone está estática e sem interesse para novos clientes

A Optimus na minha opinião não andava muito melhor mas ao menos lançava telefones interessantes

Enfim uma chatice global. Vamos ver se muda algo.
 
Aqui em Espanha, já temos anuncios televisivos a informar do aparecimento desta nova operadora, que nasce da união da Amena e da Wanadoo (que pertencem as duas a France Telecom). Temos nova operadora Orange.

Especula-se que esta mudança de cor vai custar uns 60 milhões de €uros.
 
Última edição:
Sim, a Optimus pertence à Orange. :D

A Orange detém apenas 20,2% da Optimus, detendo assim uma posição minoritária.
Fonte: http://www.orange.com/English/aboutorange/portugal7.asp


Mas a mim o que me preocupa, enquanto cliente Optimus, é a eventual fusão da Optimus com a Tmn, e eu passar a ser cliente Tmn... pois a marca Optimus pode ser alienada.
Embora comigo, no dia em que aparecer Tmn no visor do meu telemóvel, é o dia em que deixarei de usar esse mesmo cartão... e aí lá vou eu para a Vodafone ou para o tal novo operador...
Tmn é que não quero mais! LOL :P
 
O pior é se a "concorrência" com a entrada de uma nova operadora, venha a encarecer as Chamadas e SMS, como têm acontecido noutros sectores neste país.
Não sei porquê, eu tenho a sensação que desde 2000/2001 ambas as 3 operadoras existentes deixaram de ter tarifários atractivos. Muitos users deste forum usam tarifários já extintos (como é o meu caso)!!!
Vamos ver se a nova operadora "mexe" com o mercado.
 
Outra coisa q não referiram acerca da entrada de 1 possivel novo operador....... esse operador fica com as licensas e com a rede de suporte existente de uma das operadoras..... a extinta (ex: BTS aka antenas, assim como o resto.......)........ logo o entrave de espalhar sinal pelo país não existe...... o q vai tornar de forma extremamente aliciante.......... e possivel alvo de grandes empresas estrangeiras, pois com a papinha quase toda feita...........
 
Outra coisa q não referiram acerca da entrada de 1 possivel novo operador....... esse operador fica com as licensas e com a rede de suporte existente de uma das operadoras..... a extinta (ex: BTS aka antenas, assim como o resto.......)........ logo o entrave de espalhar sinal pelo país não existe...... o q vai tornar de forma extremamente aliciante.......... e possivel alvo de grandes empresas estrangeiras, pois com a papinha quase toda feita...........

Exactamente! E como o indicativo "93" não vai desaparecer... das duas uma:
Ou é criado um novo indicativo tipo "9x" para o novo operador, ou ficam com o "93", mas isso seria vender a Optimus, em vez de juntá-la com a Tmn...
 
tipo... e garantido k a optimus vai se juntar a tmn ou vao fazer uma nova empresa???
sao coisas muito diferentes...
ou temos uma TMN ou temos "optmn" :lol: "tmotimos" ou qq coisa do genero... ou outro nome difenete..
em k e k ficamos?

cUMPS
 
Palhaçada, deviam obrigar a separar a optimus ou a tmn do grupo final, para não estar a dizer que as 2 deviam ser separadas do grupo resultante da fusao, estamos a trocar o monopolio da pt por outro ainda maior.
 
Palhaçada, deviam obrigar a separar a optimus ou a tmn do grupo final, para não estar a dizer que as 2 deviam ser separadas do grupo resultante da fusao, estamos a trocar o monopolio da pt por outro ainda maior.

Só no sector móvel. Ou seja a fusão Optimus+Tmn ficará com uma quota de mercado aproximadamente de 67% e a Vodafone de 33%, isto dito pelos "gurus" económicos. Ou seja mesmo com a venda de uma licença para a entrada de um 3º operador móvel, será quase impossível a esse novo operador singrar no mercado.

Os estudos de mercado sempre disseram que Portugal tinha capacidade para ter 2,5 operadores na rede móvel, eu sinceramente acho que vão ficar 2 e não 3.

Pelo menos esta OPA obrigou a m**** da ANACOM e Autoridade da Concorrencia (AdS) a fazer aquilo que já deveriam ter feito há muito tempo, mas como estavam ao serviço do império do "Grupo PT", andaram a xular o pessoal durante anos fio e a meter muito dinheiro ao bolso.

Senão reparem nas condições impostas a SONAE por estas duas instituições de m****
:

A Autoridade da Concorrência traça um cenário que inclui a entrada de outro operador móvel no mercado.

O operador comprará a terceira licença que fica vaga com a fusão da Optimus e da TMN e nem sequer tem que investir em infra-estruturas, como as antenas de transmissão do sinal para os telemóveis.

Com o novo operador a concorrer no mercado, os consumidores passam a ter mais oferta, novos serviços e tarifas que devem ter impacto nos preços.

Ao mesmo tempo, a Sonae fica também obrigada a garantir o aparecimento dos chamados operadores virtuais, que não tendo estrutura própria podem negociar minutos. Vão por isso surgir mais marcas no universo das comunicações móveis e o leque de escolha dos portugueses vai aumentar.

Separação das redes de cobre e cabo

Também a separação das redes de cobre e cabo vai trazer ao mercado maior concorrência. Os negócios da rede fixa - que incluem telefone, Internet vão ser separados dos da rede cabo, que para além da televisão, dão também acesso à Internet e em breve ao telefone.

Esta operação avançará em qualquer dos cenários. Se a Sonae avançar com a OPA será obrigada a escolher e a desfazer-se de um dos negócios. Se não avançar, a actual administração da Portugal Telecom vai dar andamento ao processo, através da separação da PT Comunicações da PT Multimedia.

Também neste caso o consumidor deverá sair a ganhar porque vai poder escolher entre duas empresas distintas que vão competir entre si.

Conteúdos

Há também perspectivas de mudanças no negócio dos conteúdos. A Autoridade da Concorrência exige que sejam vendidos todos os que pertencem à PT Multimédia.

Espera-se por isso o aparecimento de investidores dispostos a ficar com as participações que vão ficar à venda no sector dos audiovisuais. Caso da SportTV, da SIC Notícias, dos cinemas Lusomundo, por exemplo.

Acho correcto estas medidas, foi só pena ser a tarde e más horas, e sobre aqueles que investem do bolso deles e da riqueza que criaram durante anos, em vez de grupos (ex: PT) que cresceram á custa de dinheiro vindo directamente de todos os contribuintes portugueses.

Espero que se OPA não fôr para a frente, que estas 2 instituições impolutas :-D obriguem o "Grupo PT" a fazer o mesmo. Notícias de última hora dizem que o "Grupo PT" está disposta em separar o grupo em 2 empresas distintas com estas novas condições. Uau, acordaram!!! :-D

A SONAE neste momento deve estar a pensar como foi dar tanto pela aquisição do Grupo PT, com estas condições impostas em cima do joelho. Uma coisa é certa, a SONAE não pode descer o preço, ou mantêm, aumenta ou desiste.

Se o "Azevedo jr" aumentar é porque deve estar louco, desconfio que se calhar ainda vão é desistir. :002:

Só em Portugal é que podia existir um mercado formalmente liberalizado, em que era impossível existir concorrência. Isto devia ser estudado nos manuais das grandes faculdades de economia de renome mundial. :x2:

Cumps :)
 
Última edição:
Back
Topo