Dúvidas Possível esquema de Scam/phishing

PsySc0rpi0n

Power Member
Hoje ao fazer uma pesquisa pelo DDG sobre um serviço existente na cidade onde vivo, deparei-me com isto:

image.png


Alguém sabe do que se trata ou já se deparou com algo do género? Ou será mais um esquema manhoso qualquer?
 
Das duas a 1.

Ou visitaste um site com publicidade, quando clicas abre um pop-up ou um novo separador com publicidade (bastante comum e não é nenhum Phishing)

Ou então tens alguma extensão / adware no teu computador para isso utiliza este software: AdwCleaner (executar como administrador), o teu computador irá necessitar de reiniciar após remover.

Essa pagina é publicidade, claro que se meteres o teu numero ou cartão vão-te cobrar. Não é bem Phishing é mais "marketing abusivo" utilizam estratégias que são consideradas desonestas.

Se isso só te abriu hoje, e nunca te tinha aberto algo do genero então a probabilidade de ser apenas publicidade é grande. Se te aparece frequentemente isso em vários sites ai poderás ter um virus (adware) no teu PC.
 
Passa o malwarebytes anti-malware.. Deve resolver se tiveres o PC infectado.

Custumo fazer um scann todas a semanas... 7 em 7 dias uso juntamente com o Windows defender...
 
Foi a primeira vez que me apareceu. Acho que não há malware bytes anti-malware para Linux.

Isto foi a clicar no primeiro link que me apareceu numa busca que fiz. Achei estranhíssimo e deixei ficar a página aberta sem mexer em mais nada. Tirei o screen que postei e nada mais! Mas este link ainda vai ser passado a pente fino por alguém que sabe mexer com o debugger do Chrome a ver se se descobre mais alguma coisa sobre este link!
 
Foi a primeira vez que me apareceu. Acho que não há malware bytes anti-malware para Linux.

Isto foi a clicar no primeiro link que me apareceu numa busca que fiz. Achei estranhíssimo e deixei ficar a página aberta sem mexer em mais nada. Tirei o screen que postei e nada mais! Mas este link ainda vai ser passado a pente fino por alguém que sabe mexer com o debugger do Chrome a ver se se descobre mais alguma coisa sobre este link!

Eu acabei de dizer que isso é publicidade, vais passar a pente fino o quê? Simplesmente entraste num website cujo tinha publicidade por clicks no background ele abre uma nova janela com publicidade.

Meramente isso. Não é bem phishing.
 
O link deixou de estar sequer disponível. Se fosse só publicidade o link não ficava indisponível... Mas também já lá vai.

Como te disse é publicidade com marketing abusivo. Aquilo é apenas pura publicidade, não é malware nenhum nem Phishing, para ser Phishing teria de fazer-se passar por algo como um site de um banco, redes sociais.

Se fosse só publicidade o link não ficava indisponível
Ficava, ficava, porque dizes que não ficava? Pelo que vejo não tens conhecimento, mas digo-te que muitos dessas publicidades são retiradas / eliminadas das agências de publicidade tipo: Popads etc. Quando é detectado ou quando é denunciado tais práticas.

Não vou bater mais no ceguinho, já percebi que tentas em não querer entender.
 
Ok. Não faz muito sentido parte do que dizes até porque não vejo publicidade ali.
Mas de qualquer maneira, já não importa porque o mesmo link já não funciona.

E sobre poder ser Phishing ou não, não dá para saber. Provavelmente, para me pagarem o valor que lá dizia, iriam-me pedir dados para enviar o valor do prémio e aí podiam tentar sacar dados através de Phishing.

E partires do princípio que não devo perceber nada do assunto só porque a coisa não aparenta ser como estás habituado a ver, não quer dizer que não o seja.

Mas agradeço o teu contributo.

Thanks
 
Esse tipo de páginas vejo muito até quando navego em IOS (IPAD), é só fechar e continuar a fazer o que queria.

Pois, no meu caso foi mesmo no Chrome do PC. E foi a clicar no 1º link da pesquisa que fiz. É que nem foi depois de entrar no link da pesquisa. Foi mesmo ao clicar no link da pesquisa.

Mas já está resolvido!
 
Back
Topo