Avaria Possível problema na fonte Enermax ou VGA 6800XT

Lbboy

Power Member
Boas noites..

tenho andado inactivo no gaming nos ultimos 3/4 meses , o meu pc actual é o da assinatura..

notei no ultimo 2 meses ao trabalhar no PC com emails e sem nada de mt carga um barulho fraco "eletrico" e pensei que o coil whine da 6800XT voltou.. tive esse problema no inicio mas com o tempo/ novos drivers desapareceu e n dei atençao ao caso

Entretanto instalei ontem o Far Cry 6 e o o PC desligou se ao fim de 10/15 m de jogo e notei que ingame o barulho "eletrico" aumentava consideravelmente o pc crashou me por varias vezes ingame depois.

testei alguns programas como o occt e com carga a 100 no cpu n tenho qualquer tipo de barulho nem instablidade , qd dou carga no occt ou no furmark no GPU o pc desliga se .. temperaturas tb estao baixas quer no CPU como no GPU


a uns meses atras antes desta pausa no gaming nunca tive qualquer tipo deste barulho eletrico com esta fonte ou grafica.. n tenho 100 por cento a certeza que o barulho vem da fonte e nao da grafica

Encontrei na net um user com a mesma fonte que eu e mesmo barulho .. esse barulho acentuase exactamente tb qd ando com 400W de carga tal como no vidio em ingame

Fonte Enermax MaxTytan 1050W


Existe mais algum teste que possa fazer para ter a certeza que é da fonte e nao da VGA ?
 
Última edição:
Tenta usar outros cabos para alimentar a grafica e a sairem de outra porta da fonte de alimentacao.

Se persistir nao vejo outra forma, a nao ser comecares por contactar a enermax e expor a situacao.

Agr o barulho que falas para mim parece a ventoinha acelerar ou rocar em algo?

Cps
 
Tenta usar outros cabos para alimentar a grafica e a sairem de outra porta da fonte de alimentacao.

Se persistir nao vejo outra forma, a nao ser comecares por contactar a enermax e expor a situacao.

Agr o barulho que falas para mim parece a ventoinha acelerar ou rocar em algo?

Cps

as ventoinhas da caixa e da grafica nao sao pk ja meti as a 100 por cento de velocidade sem carga no GPU e o tal barulho nao aparece

A ventoinha da PSU tb nao é pk ela nem liga com tao baixa carga menos de 50 por cento


Bem depois de uma pesquisa mais exaustiva em alemao , reparei que ja nenhuma loja alema vende modelos MaxTytan e qwue foram todas retiradas de venda qd dantes a um ano eram varios a venda e encontrei mais useres na alemanha com o mesmo problema

Eu vivo na Alemanha by the way..

https://www.hardwareluxx.de/community/threads/netzteil-unregelmäßige-klickgeräusche.1282656/


 
Última edição:
Parece-me fonte sim, com outra tirarias a "prova dos nove" claro...
Podes tentar com o hwinfo verificar se ves alguma voltagem anormal quando a carga começa a subir gravando o log até crashar...mesmo a medição por sw não ser 100% nem nada que se pareça, consegues talvez ter uma ideia.

Tenta também outros cabos pci-e noutras ligações pci-e da fonte...não devem faltar nesse modelo.
Notas algum cabo bastante mais quente que outro que ligue a fonte á vga ?

Por outro lado já vi situações de certos combos vga+psu não se darem bem, única e exclusivamente por "incompatibilidade", mas quando isso acontece, não sendo nenhum componente avariado, regra geral é out of the box e pelo que percebo, tens já esse sistema há algum tempo.



Abraço.
 
Parece-me fonte sim, com outra tirarias a "prova dos nove" claro...
Podes tentar com o hwinfo verificar se ves alguma voltagem anormal quando a carga começa a subir gravando o log até crashar...mesmo a medição por sw não ser 100% nem nada que se pareça, consegues talvez ter uma ideia.

Tenta também outros cabos pci-e noutras ligações pci-e da fonte...não devem faltar nesse modelo.
Notas algum cabo bastante mais quente que outro que ligue a fonte á vga ?

Por outro lado já vi situações de certos combos vga+psu não se darem bem, única e exclusivamente por "incompatibilidade", mas quando isso acontece, não sendo nenhum componente avariado, regra geral é out of the box e pelo que percebo, tens já esse sistema há algum tempo.



Abraço.
Sim vou testar isso amanha ou no fim de semana.. tenho o sistema a quase um ano.. comprei cpu e grafica no lançamento basicamente .. unica alteraçao recente foi o ssd 980 pro
 
sim ja vou desmontar e enviar esta semana.. antes que me queime algo.. ja encontrei mais alguns casos na net sempre com a MaxTytan

a fonte praticamente desapareceu do mercado alemao nas varias gamas 750 800 1050 e 1300w em menos de 1 ano .. qd eu lembro de a ver em todas as grandes lojas alemas e motores de buscas de precos.. cheira me a alta taxa de RMA e foi retirada pela calada

se confirmarem a avaria vou trocar pela Seasonic Prime PX 1000 que a loja tem mais ou menos ao mesmo preco desta Enermax
 
este e o barulho que mais se aproxima que encontrei em gaming



e este a navegar na net/ ver vidios


ja sao mts casos que encontrei.. espero mesmo que me deem nota de credito na loja para ir buscar a Seasonic e nao me deem uma igual nova :\

perdia a confiança nesta marca
 
Espero que consigas a Seasonic. Desde que comecei a comprar fontes da Seasonic nem quero ouvir falar noutras marcas... pelo menos até dar bronca porque eventualmente todas as marcas metem a pata na poça.
 
Espero que consigas a Seasonic. Desde que comecei a comprar fontes da Seasonic nem quero ouvir falar noutras marcas... pelo menos até dar bronca porque eventualmente todas as marcas metem a pata na poça.

Tive para comprar a Prime PX 1000..

Mas as reviews da Enermax na altura eram boas mais a eficiência titanium e os cabos sleeve que vinham de origem eram mt bons e optei pela Enermax [emoji19]

Já mandei a fonte para RMA.. Vamos ver o tempo de resposta deles
 
Eu de momento estou a usar uma Phanteks Revolt X que na realidade é uma Seasonic com o autocolante da Phanteks por cima e só tenho coisas boas a dizer, mas tens mais fabricantes de PSUs 5 estrelas.

É uma questão de procurarem nas tier lists de alguns foruns de malta que farta-se de testar isso.
 
Eu de momento estou a usar uma Phanteks Revolt X que na realidade é uma Seasonic com o autocolante da Phanteks por cima e só tenho coisas boas a dizer, mas tens mais fabricantes de PSUs 5 estrelas.

É uma questão de procurarem nas tier lists de alguns foruns de malta que farta-se de testar isso.

Eu fartei me de ver reviews.. Ao que parece a maioria dos users que teve problemas com a MaxTytan os teve alguns meses depois da compra e nunca de imediato.
 
Eu fartei me de ver reviews.. Ao que parece a maioria dos users que teve problemas com a MaxTytan os teve alguns meses depois da compra e nunca de imediato.

Pois e acho que essa MaxTytan até nem está mal cotada nessas listas, porque imagino que no papel e no inicio seja tudo muito bom. Acho que a unica forma de ficar precavido contra isso e escolher uma marca com bom RMA caso apareça algum problema.
 
Back
Topo