• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

"Possivel" upgrade na grafica.

Nunomv42

Membro
Boas, tenho um HP ENVY Notebook mas, a grafica é bastante má....
A minha duvida é a seguinte: É possivel comprar uma grafica muito melhor para portatil e troca-la pela que tenho (que ja vinha com o pc)?

Obrigado;
 
Salvo muito poucas excepções em gamas altas de portáteis, o processador e a gpu são chips soldados na própria motherboard do portátil. Na prática não impossibilita a troca ou upgrade se algum deles queimar ou avariar, no entanto a maquinaria (e o conhecimento necessário) para fazer essa troca só existe em locais muito especializados, e a um preço muito elevado, que raramente compensa fazer.
 
A tua unica hipotese, sendo um envy deve ser recente, é ligar uma gráfica por TB3 caso o portatil tenha. Mas é caro e não tem grande retorno pelo investimento.

Logo prevalece a resposta do @skandal. Não!
 
A tua unica hipotese, sendo um envy deve ser recente, é ligar uma gráfica por TB3 caso o portatil tenha. Mas é caro e não tem grande retorno pelo investimento.

Logo prevalece a resposta do @skandal. Não!


Consegues explicar-me melhor como proceder?
Tenho a entrada TB3, mas fiquei um bocado à nora quanto as graficas externas... Pode ser qualquer grafica?, Tem um bom desempenho?, etc...
 
Consegues explicar-me melhor como proceder?
Tenho a entrada TB3, mas fiquei um bocado à nora quanto as graficas externas... Pode ser qualquer grafica?, Tem um bom desempenho?, etc...

Precisas de uma caixa externa para ter a gráfica com ligação TB3. No geral custam de 300€ para cima só a caixa. Depois colocas a gráfica que quiseres lá dentro, desde que o cosumo seja adequado á caixa que escolhas.

Dependendo da caixa e da gráfica, as perdas de performance podem ser relativamente baixas (10-30%) se for uma gráfica humilde (gtx1050), ou muito elevadas (+50%) se for algo estilo rtx2080.
As perdas são ainda maiores se usares o ecrã do portatil. Se for para usar um ecrã externo ligado á grafica na caixa as perdas são menores.
Procura por reviews no youtube, encontras varias soluções semelhantes.

Agora tesn que ter em atenção que na maioria das situações não compensa fazer isto. Mais valer vender o envy e comprar um portatil com uma gráfica que satisfaça. Isto foi uma solução criada mais para ambiente empresarial, mas que na prática também dá para jogos. Também tesn que pensar que o processador de um ultra-portatil como os envy é muito fraquinho para certas aplicações, especialmente jogos, logo tens que ponderar se faz sentido para o que pretendes usar.
 
Precisas de uma caixa externa para ter a gráfica com ligação TB3. No geral custam de 300€ para cima só a caixa. Depois colocas a gráfica que quiseres lá dentro, desde que o cosumo seja adequado á caixa que escolhas.

Dependendo da caixa e da gráfica, as perdas de performance podem ser relativamente baixas (10-30%) se for uma gráfica humilde (gtx1050), ou muito elevadas (+50%) se for algo estilo rtx2080.
As perdas são ainda maiores se usares o ecrã do portatil. Se for para usar um ecrã externo ligado á grafica na caixa as perdas são menores.
Procura por reviews no youtube, encontras varias soluções semelhantes.

Agora tesn que ter em atenção que na maioria das situações não compensa fazer isto. Mais valer vender o envy e comprar um portatil com uma gráfica que satisfaça. Isto foi uma solução criada mais para ambiente empresarial, mas que na prática também dá para jogos. Também tesn que pensar que o processador de um ultra-portatil como os envy é muito fraquinho para certas aplicações, especialmente jogos, logo tens que ponderar se faz sentido para o que pretendes usar.


O que aconteceu foi o seguinte, ao entrar na universidade comprei o envy porque me pareceu a melhor escolha preço/desempenho (isto tudo sem intenção de gaming), contudo recebi uma 1080ti.
O meu setup desktop tem 2 monitores mas posso muito bem ficar com 1 e usar o outro no portatil.
Mas basicamente a minha duvida surge quando recebo a 1080ti...se podia coloca-la no portatil, etc...
O que tinha que fazer era mesmo comprar a caixa tb3.

Achas que vale a pena?


PS: nao coloco a grafica no desktop porque este ja esta optimizado para gaming, ou seja, ficava com uma grafica a "ganhar pó".
 
Nesse cenário muito especifico, até pode funcionar. Tens é que estar consciente que vais ter uma gtx1080Ti a funcionar ao nível de uma gtx1080 ou até 1070. Mas sim, deve dar.

Vê por exemplo este artigo. É semelhante ao que irias fazer, embora aqui seja uma gtcx1080.
https://www.techspot.com/review/1575-external-gpu-gtx-1080-8th-gen-ultraportables/

Tens é que escolher uma caixa externa de gráfica que aceite a tua gráfica em especifico. Vê dimensões e watts de alimentação.

Edit: há uma coisa que estás com "sorte. Acho que os HP usam todos TB3 x4 e não x2.

Edit2: Como já tens ecrã, pelo preço de uma caixa externa adequada quase que dá para simplesmente montar um pc novo....
i5-9400F- 140€
MB simples- 70€
16G Ram ddr4 - 65€
SSD 500Gb - 50€
caixa barata - 30€
fonte - 60€
415€...

E aproveitavas a 100% a gráfica.
 
Última edição:
Nesse cenário muito especifico, até pode funcionar. Tens é que estar consciente que vais ter uma gtx1080Ti a funcionar ao nível de uma gtx1080 ou até 1070. Mas sim, deve dar.

Vê por exemplo este artigo. É semelhante ao que irias fazer, embora aqui seja uma gtcx1080.
https://www.techspot.com/review/1575-external-gpu-gtx-1080-8th-gen-ultraportables/

Tens é que escolher uma caixa externa de gráfica que aceite a tua gráfica em especifico. Vê dimensões e watts de alimentação.

Edit: há uma coisa que estás com "sorte. Acho que os HP usam todos TB3 x4 e não x2.

Edit2: Como já tens ecrã, pelo preço de uma caixa externa adequada quase que dá para simplesmente montar um pc novo....
i5-9400F- 140€
MB simples- 70€
16G Ram ddr4 - 65€
SSD 500Gb - 50€
caixa barata - 30€
fonte - 60€
415€...

E aproveitavas a 100% a gráfica.

Desde ja muito obrigado, graficas externas é algo que nao percebo nada hahaha.
Percebo o "montar um pc novo" mas fiquei com a 1080ti nas maos pouco depois de comprar o envy e achei que a podia colocar la... assim ate podia ter um portatil minimamente acessível para gaming...
Por outro lado se o custo for elevado, nao optarei pela tb3, ficarei com o envy como esta.
Mas isso é alvo que vou ver amanha com mais atençao.
 
Back
Topo