Problema posso executar 1 jogo em resoluçao do windows?

Cambalinho

Power Member
eu tenho o jogo Starcraft antigo. ao executar, a largura é menor que o ecra.
posso fazer 1 ficheiro bat ou isso para o executar na resoluçao actual do ecra?
 
Geralmente a gráfica permite ajustar a imagem, fazendo scaling (mantendo ou não o rácio). Como não queres manter, nesse caso vai ficar deformado (stretched) pois o jogo é 4:3.
 
sim.. isso acontece. mas como o jogo utiliza a altura do ecra, mas nao a largura total(talvez 75%), isso talvez nao seja muito visivel.
como posso alterar isso na execuçao do jogo?
como nao preciso em outra situaçao, eu queria usar 1 ficheiro bat ou script para me resolver esse problema, mas só para o jogo em questao.
 
finalmente encontrei a opção que eu não sabia.
quando alteramos a resolução ela é alterada consoante 'aspect radio'(qualidade de dimensionamento?). mas eu consegui, com dificuldade, encontrar essa opção e alterar:
http://imgur.com/a/S7AR6
nesta imagem podemos ver o ponto 2 onde alterei a opçao.
muito obrigado
 
finalmente encontrei a opção que eu não sabia.
quando alteramos a resolução ela é alterada consoante 'aspect radio'(qualidade de dimensionamento?)

"aspect ratio" é em português relação altura/largura, as tvs e monitores antigas era 4/3, depois passou para 16/9 e muitos ja usam 21/9 que é o habitual no cinema.

curiosamente, queres mesmo jogar o starcraft velho?
pergunto isto porque vai sair o remaster dele, que permite resoluções actuais
https://starcraft.com/pt-pt/
 
acabei de instalar o remaster. claro que os graficos estao melhores, mas isso sobre resoluçao esta errado:
http://imgur.com/a/77PzF
como ves na imagem, tanto á esquerda como á direita, tem 1 secçao preta. isso deve estar haver com a relaçao altura\largura, mas nem com aquela opçao resolvo o problema :(
alguem me pode dar dicas?
 
ja tens? pensava que ainda nao tinha saido.
eu diria que tens alguma coisa mal, ou entao tens monitor 21:9 como eu, porque garanto que o remaster passou para 16:9 pelo menos.

É so veres aqui ao minuto 0:34
 
mal dissestes fui logo tratar disso ;)
nao sei... estou a usar 1 portatil com ecra 'generico'. deve ser de 15 pulgadas ou isso.
eu fui ver o scaling no registo:
e está no 3(como vi no video)(mas usei o 'CurrentControlSet' em vez do 'ControlSet001'... devido a alteraçoes que me fizeram antes)
 
eu acho que a pala de andares a mexer nisso ja estragaste alguma coisa.
o jogo tem resoluções nativas 16:9 logo não é necessário mexer em rigorosamente nada sem ser nas opcoes graficas do jogo.

a realidade é esta, se o jogo for 4:3 (o que o original era, mas o remake nao é) estar a esticar a imagem (alterar o aspect ratio) vai lixar a imagem toda, cara veiculo em vez de parecer um carro parece mais uma limusina , e as pessoas em vez de parecerem normais, parecem gordas)

o teu monitor é certamente ~16:9 e como tal estar a esticar a imagem de um jogo antigo 4:3 só vai piorar a tua experiencial do jogo, não vais ver mais mapa, vais simplesmente esticar a imagem.

se souberes como ververter o que andaste a mexer pode ser que te safes, como disse o remake é como um jogo actual, da para preencher o ecran perfeitamente sem esticar a imagem.
 
esse video mostra as 2 formas, mas ha-des ver que a 2ª forma é aquela que eu tinha feito.
e sim ja alterei mas continuo com o mesmo problema. ajuda-me mais 1 pouco
 
finalmente resolvi o problema:
- Nas opções da placa grafica:
1 - desactivar o 'aspecto radio'(relaçao altura\largura);
2 - ignorar o modo de dimensionamento definido pelos jogos e outros programas(NVidea tem 1 caixa de selecção, então activia).

- No próprio jogo:
- temos de entrar nas opções de video e selecionar 'fullscreen' e nao 'windowed(fullscreen)'(se notar o jogo lento, eu penso que o 'Speed' pode ajudar)

muito obrigado por tudo. este tópico me ensinou mesmo muito.
muito obrigado
 
desculpem, mas eu pouco ou nada sei sobre o 'aspect ratio'. alguem pode explicar mais?
o que entendo e é verdade: quanto mais esticar a imagem, perde-mos qualidade. e penso que o 'aspecto ratio' ajuda a nao perder tanta qualidade. mas nao entendo muito o que se passa. alguem me pode explicar melhor?
muito obrigado
 
ok novamente,
o aspect ratio nao esta relacionado com a qualidade, e a relação da altura com a largura

tens aqui o exemplo dos 3 standarts mais comuns
5cc4c51524699897ded81cb394b20b15.jpg


o problema é que se tiveres algo gravado (ou renderizado como um jogo) no formato 4x3, e queres esticar para o formato do tey ecra do portatil (16.9) a carta que ele tem na mão passa de um aspeto retangular para um quadrado, porque estas literalmente a esticar a imagem lateralmente.

no caso de um jogo se poderes defenir a relosução, a imagem já é mesmo criada, sem perderes a relação altura/largura, e mesmo que a imagem seja esticada para ocupar todo o teu ecran, ela é esticada proporcionalmente.
 
Ecrã inteiro com o rácio altura/largura (scaling + aspect ratio):

Rela_o_altura_largura.png


Ecrã inteiro preenchido (stretched):

Ecr_inteiro.png


Ecrã sem dimensionamento (no scaling):

Sem_dimensionamento.png


Do que percebi, estavas a correr o jogo na primeira opção, e queres a segunda. O problema é que o jogo não suporta resoluções com um rácio diferente de 4:3. Daí ficar a imagem deformada como se pode ver na segunda opção.
 
Back
Topo