Posso ter um disco SATA e outro IDE??

chantas

Power Member
Boas!
Acabei de adquirir uma Abit Nf7 -S , e penso que esta board já suporta SATA, agora a minha duvida é saber se posso ter um disco sata e outro ide sem qq tipo de problema! Outra questão é saber se posso ter um sata e 2 ide.

Ultima duvida, esta board suporta os discos Sata mais recentes??Tipo sata2 etc??

Cumps.
 
Ok já entendi :)
Li algures que para instalar o XP num disco Sata tem que se ter uma disquete de arranque com uns drivers qq´s..para quem não tem drive de disquetes como faz??
 
eu nao precisei de meter diskete nenhuma, meti simplesmente o cd do windows rebootei fui la pa configuracao do windows xp e apareceu la o disco e instalei na boa :rolleyes:. Tenta ver se consegues instalar sem diskete, mas se nao conseguires acho ke ha um programa pra meteres as drivers do disco ja no cd dps é normal nao precisas da drive de disketes pra nada, o programa axo ke é o nLite nao sei bem :o
 
??????????????
Pá SATA ou IDE é o interface do disco à Motherboad... tipo -... "inventaram" o Sata para poderes ter taxas de traansferência mais elevadas, ou seja, discos mais rápidos.... tal como quando para as graficas inventaram os Slots AGP e PCI-Xpress para substituir os velhonhos slots PCI!!!

Não sei o que leste...ou onde, mas esqueçe!! A instalares o xp ou a trabalhares é a mesma coisa.. como utilizador não tens limitações ou cuidaods especiais a ter por teres um disco SATA ou IDE. Sata é melhor porque a ligação permite mais velocidade de taxas de trasnferências... discos mais rápidos.... é só isso!

NOTA: Se por algum motivo a Instalação do XP não detectar o disco (deve ser rarissimo no XP) aí precisas de drivers... e se o mesmo acontecer com a motherboard (o que também duvido) faz o update à bios
 
Última edição:
Boas! sim, podes ter os Sata e IDE ligados. por uma questão de velocidade de leitura convêm meteres o SO num SATA. quanto aos drivers Sata, o WIN XP SP2 já tem drivers SATA, o SP1 ou o "regular" acho k não têm e aí sim , será necessário instalar os drivers por disquette! cumps
 
sata

Boa noite
Ao instalares o S.o. clicas em f6 para aceder aos drivers na diskete
Se tens a n7fs abit entao tens que ter uma diskette com os drivers sata silicone 3112, caso queiras download no site abit, ou no cd da board.
podes inclusive colocar um IDE em sata, com o adaptador que vem nessa board para o efeito
cumps
 
kalachnikov disse:
Boa noite
Ao instalares o S.o. clicas em f6 para aceder aos drivers na diskete
Se tens a n7fs abit entao tens que ter uma diskette com os drivers sata silicone 3112, caso queiras download no site abit, ou no cd da board.
podes inclusive colocar um IDE em sata, com o adaptador que vem nessa board para o efeito
cumps

E esse adaptador melhora o desempenho do disco ide??
 
chantas disse:
E esse adaptador melhora o desempenho do disco ide??

Não... Quanto às drivers SATA axo k já estás esclarecido :) Ao instalar o Windows no disco SATA precisas da drive de disquetes e respectiva disquete e carregas no F6 qd ele pergunta se queres instalar um controlador de terceiros... (Logo no inicio...) Todas as boards com SATA precisam disso tirando algumas com chipset Intel "recentes" e as nForce3/4...
 
adaptador

chantas disse:
E esse adaptador melhora o desempenho do disco ide??
bem teoricamente sim, permite taxas de transferencia 150Mbs, e digo teoricamente devido ao aumento de velocidade nas transferencias, mas a sua principal função, utilizar como sata um ide, aliás ficará reconhecido como sata ( tens que colocar o jumper em master ).ao utilizares um ide de 133mbs terás melhor perfomance, e sempre podes caso tenhas uma drive dvd ata100 utilizar esta ligação.
cumps
 
Última edição:
kalachnikov disse:
bem teoricamente sim, permite taxas de transferencia 150Mbs, e digo teoricamente devido ao aumento de velocidade nas transferencias, mas a sua principal função, utilizar como sata um ide, aliás ficará reconhecido como sata ( tens que colocar o jumper em master ).ao utilizares um ide de 133mbs terás melhor perfomance, e sempre podes caso tenhas uma drive dvd ata100 utilizar esta ligação.
cumps

Por acaso tenho uma drive ata100 da asus... :)
 
Back
Topo