Posso trocar o meu monitor com 4 dias?

bluei16_

Banido
Boas

Comprei um monitor há cerca de 4 dias mas tem um stuck pixel que não desencrava e um problema na backlight que de vez em quando diminui a intensidade e depois volta ao normal, sem eu dizer nada e de um modo suave

Como é que as trocas funcionam? Eu leio pessoas que dizem que tenho por lei 15 dias de direito para trocar, outras dizem um mês, outras dizem que não... gostava de saber ao certo e sob que condições é que é possível a troca

Recuso-me a perguntar à loja em questão por motivos óbvios

Obrigado
 
Não existe nenhuma lei que diga isso da troca.

O que existe é uma convenção que as grandes superficies "aceitam" e têm em prática. Aí sim, é dado ao cliente um prazo de 15 dias no qual é possivel efectuar a troca.

Existem algumas outras lojas que também o fazem, mas varia de loja para loja, por isso o melhor que tens a fazer é tentar. Não perdes nada em tentar.

Cumpz
 
por lei o periodo considerado "experiencia" sao quinze dias, mas nao é trocar porque te apetece, o produto tem que ter um defeito, e neste caso tem

edit
my bad, please ignore.
sao dois anos para defeitos, os quinze dias é pratica comercial muito em voga, apesar de nao estar em lei
 
Última edição:
Não existe nenhuma lei que diga isso da troca.

O que existe é uma convenção que as grandes superficies "aceitam" e têm em prática. Aí sim, é dado ao cliente um prazo de 15 dias no qual é possivel efectuar a troca.

Existem algumas outras lojas que também o fazem, mas varia de loja para loja, por isso o melhor que tens a fazer é tentar. Não perdes nada em tentar.

Cumpz

Mesmo vindo o produto danificado?

EDIT: Ok então como está danificado tenho direito a troca. Mas isso é devido só à backlight? Se fosse só o pixel, já não tinha direito à troca devido às políticas das marcas ou teria na mesma os 15 dias visto o produto ser defeituoso?

PS: Acabaram de me dar duas respostas diferentes. Eu peço para que se entendam e me digam as coisas com certeza... se não souberem simplesmente não digam... porque não preciso de mais dúvidas

Obrigado
 
Última edição:
Por um dead pixel nao trocam. Perguntei pela loja porque lojeca ai da terra as coisas não funcionam da mesma maneira que numa grande superficie.
 
por lei o periodo considerado "experiencia" sao quinze dias, mas nao é trocar porque te apetece, o produto tem que ter um defeito, e neste caso tem

Espero que tenhas certeza do que dizes.

Tenho um amigo que também recebeu um monitor com um pixel luminoso (estava sempre verde) e foi à loja no próprio dia para trocar e não o queriam trocar.

Ele ligou para a DECO e informou-se sobre os seus direitos. Foi-lhe dito que não há nenhuma lei desse tipo de devolução e troca, que isso é apenas uma convenção como já referi atrás. Mas se tens fontes mais seguras sobre isso tudo bem.

Já agora explica lá as tuas fontes que nós gostamos sempre de estar actualizados com protecções do consumidor :D

Existe é a Garantia dos monitores que têm politicas de troca devido a pixeis mortos ou luminosos, mas para isso cada marca tem a sua "teoria" e por apenas um pixel morto acho que não trocam.
 
Última edição:
Por um dead pixel nao trocam. Perguntei pela loja porque lojeca ai da terra as coisas não funcionam da mesma maneira que numa grande superficie.

É uma loja de informática que não é de grandes dimensões. O problema não é só o pixel. Agradecia mesmo que lesses a dúvida se desejas ajudar

Cumps
 
fica aqui a lei

Deu ou recebeu uma máquina fotográfica digital, um leitor de MP3 ou outro bem móvel com defeito? Se tiver o comprovativo da compra, pode reclamar até dois anos.
Os bens móveis têm uma garantia de dois anos, embora nos usados possa ser reduzida para um, caso o comprador e o vendedor estejam de acordo. Se surgirem avarias ou problemas nesse período, tem várias opções: reparação, substituição, redução do preço ou devolução do dinheiro pelo vendedor. Escolha a mais apropriada. O mesmo é válido se o bem não corresponder à descrição da embalagem ou não for adequado ao uso pretendido, desde que o vendedor soubesse da intenção do consumidor. Por isso, conserve as facturas, os recibos e as garantias durante, pelo menos, dois anos. Tem dois meses a contar da data em que detectou o problema para o denunciar.
in http://www.deco.proteste.pt/map/src/433051.htm

e mais ainda

Obrigatório trocar um bem com defeito?
Sim, o comerciante é obrigado a trocar o produto ou a devolver o dinheiro, se o artigo apresentar um defeito, mesmo em época de saldos. Apenas não é seu dever, se houver uma informação expressa de que a redução de preço se deve a defeito no artigo. Nesse caso, só compra quem quer. Se comprou um artigo sem reduções e, mais tarde, detectar um defeito, tem direito a trocá-lo por outro em boas condições.
in http://mcs.deco.proteste.pt/map/show/13961/nwssrc/433241/src/433281.htm


e ja agora, o trocar por troca que a lei nao reconhece.
http://www.regiao-sul.pt/informa.php?refnoticia=423
 
Última edição:
É uma loja de informática que não é de grandes dimensões. O problema não é só o pixel. Agradecia mesmo que lesses a dúvida se desejas ajudar

Cumps

Em relação ao problema da luminosidade deves ir à loja para fazer a troca directa. Se não fizerem no máximo de 1/2 dias, pede o teu dinheiro de volta.

[[ ]]
 
fica aqui a lei

[/b]
in http://www.deco.proteste.pt/map/src/433051.htm

e mais ainda
assim que encontrar o artigo

Eu também já li isso. Só tenho duas coisas a dizer: sim, a DECO é uma fonte fidedigna mas isso não é a lei

E outra é que devido à política de dead pixels da marca não sei até que ponto se podem considerar defeito. O que é, por lei, considerado um defeito e, até que ponto a política pode ser aplicada sem o consumidor ter conhecimento desta

Já agora, como o monitor tem só 4 dias, gostava de saber qual seria o prazo para as trocas imediatas :)

Desculpem a maçada que possa estar a dar mas já procurei imenso e não encontro nada por aí além. Também espero poder ajudar muita gente com as mesmas dúvidas, que acredito serem algumas

Cumps
 
Espero que tenhas certeza do que dizes.

Tenho um amigo que também recebeu um monitor com um pixel luminoso (estava sempre verde) e foi à loja no próprio dia para trocar e não o queriam trocar.

Ele ligou para a DECO e informou-se sobre os seus direitos. Foi-lhe dito que não há nenhuma lei desse tipo de devolução e troca, que isso é apenas uma convenção como já referi atrás. Mas se tens fontes mais seguras sobre isso tudo bem.

Já agora explica lá as tuas fontes que nós gostamos sempre de estar actualizados com protecções do consumidor :D

Existe é a Garantia dos monitores que têm politicas de troca devido a pixeis mortos ou luminosos, mas para isso cada marca tem a sua "teoria" e por apenas um pixel morto acho que não trocam.

le o edit do meu post anterior, fiz confusão e nao pretendo induzir ninguem em erro!
esses quinze dias sao de facto, como ja referiram uma pratica comercial, porque a lei nao se refere a esse período. refere-se sim a defeitos, le o meu outro post, tens la tdo :)
 
exacto bluei_16, nao é a lei que queria referir, mas sim a interpretação da mesma.

offtopic:

isto de fazer trabalhos da fac até esta hora e depois vir aqui para o forum desanuviar e tentar falar de assuntos sérios exige muita concentração hihi:-D

anytime ;)
 
Última edição:
ja agora em relação ao teu stuck pixel, caso nao te resolvam o problema passa aqui neste link pqe ha quem diga que resolva os stuck pixels, mas so caso nao te resolvam, pqe se resolverem nao va o site funcionar e ficas sem reclamação e dp podes ficar com o problema da luminosidade :S

http://blog.gwax.com/2006/01/03/unsticking-stuck-lcd-pixels/

tens aí 3 gifs com diferentes frequencias com as cores RGB, abre cada gif, e por exemplo minimiza a janela e passeia em volta do stuck pixel, enquanto pegas num paninho macio, para massajares, literalmente!!, o pixel

cya 2morrow!!
 
ja agora em relação ao teu stuck pixel, caso nao te resolvam o problema passa aqui neste link pqe ha quem diga que resolva os stuck pixels, mas so caso nao te resolvam, pqe se resolverem nao va o site funcionar e ficas sem reclamação e dp podes ficar com o problema da luminosidade :S

http://blog.gwax.com/2006/01/03/unsticking-stuck-lcd-pixels/

tens aí 3 gifs com diferentes frequencias com as cores RGB, abre cada gif, e por exemplo minimiza a janela e passeia em volta do stuck pixel, enquanto pegas num paninho macio, para massajares, literalmente!!, o pixel

cya 2morrow!!

Já tentei montes de programas e como disse, nada feito. Mas obrigado. de qualquer modo não ter o pixel não invalidaria a situação da backlight. E parece-me que também tenho um problema de arrastamento... não sei bem mas por exemplo notei agora que ao fazer scroll ao site as letras ficam com uma estranha "nuvem" branca atrás (estou a usar a skin azul, as letras são pretas)
 
Qual é o monitor em questão? Aliás é de Classe I ou II?
Qual é a política do fabricante em relação aoº de pixels mortos/stucked, etc?
Os 30 dias ou 15 dias frequentes nas lojas ***** e worten por exemplo nada têm por base a lei. São políticas de satisfação da loja para o cliente.

Tem-se efectivamente 14 dias para devolver sem qualquer justificação SE a compra for feita à distância (leia-se internet, telefone, etc). E isto aplica-se a qualquer compra de qualquer objecto (bem excepto software se o abrirem presumo eu)

Tenta-te safar com a história do blacklight e do péssimo arrastamento.
Só em última instância fala do pixel senão é uma guerra.

Eu monitores ou compro on-line ou faço sempre acordo com a loja (caso não seja grande superfície) se tiver pixel queimado para trocar por novo.

EDIT: Decreto-Lei n.o 67/2003 de 8 de Abril

Ver páginas 2 e 3.

Infelizmente nada é referido sobre compras até dia X tem-se direito a resolução de contrato, somente que se estiver não conforme existem estas possibilidades: reparação ou substituição, à redução adequada do preço ou à resolução do contrato.

Decreto disse:
Artigo 4.o
Direitos do consumidor
1 — Em caso de falta de conformidade do bem com o contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta sem encargos, por meio de reparação ou de substituição, à redução adequada do preço ou à resolução do contrato.
2 — A reparação ou substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável, e sem grave inconveniente para o consumidor, tendo em conta a natureza do bem e o fim a que o consumidor o destina.
3 — A expressão «sem encargos», utilizada no n.o 1, reporta-se às despesas necessárias para repor o bem em conformidade com o contrato, incluindo, designadamente, as despesas de transporte, de mão-de-obra e material.

Outra batalha vai ser se esse monitor é considerado ou não defeituoso.
Se for classe II não pode ser considerado defeituoso (os classe I, que são super-caros é que qualquer pixel é troca por novo).

Eu tentaria-me agarrar à backlight e ao arrastamento
 
Última edição:
Acho que sim,não pelo pixel morto mas sim pelo outro problema,faz assim,liga para a loja e expoe a situação(mas não digas nada sobre o pixel morto pq senão ainda penssam que inventaste a avaria so para te trocarem o monitor).
 
Back
Topo