Post-Beta 1 Longhorn Screenshots

É natural, este motor gráfico é baseado no WGF 1.0/DirectX 9.0c e como tal, também estará disponível para os utilizadores do actual Windows XP SP2.

O efeito de transparências e sombras atrás das janelas é conseguido com pixel shaders.

O verdadeiro novo interface é baseado no WGF 2.0/DirectX 10 e está adiado para o fim do ano/beta 2, pois aínda não existe hardware (leia-se, placas gráficas) que suporte esta funcionalidade.
 
Falando unicamente do look... que icons feios, dass. Contractem um iconist de jeito, o brasieliro everaldo por exemplo. :)
 
sinceramente não gosto muito do look... sempre usei o theme windows classic
não á mais bonito que isso pra min :)
 
Boas,

gOnYs disse:
sinceramente não gosto muito do look... sempre usei o theme windows classic
não á mais bonito que isso pra min :)

Consordo plenamente... Esses novos temas so servem para por o PC mais lento... Quanto mais simples melhor...

Cumprimentos
 
Vorg disse:
Boas,



Consordo plenamente... Esses novos temas so servem para por o PC mais lento... Quanto mais simples melhor...

Cumprimentos

Lá está, o GUI já não é processado pelo CPU, mas sim pela placa gráfica, faz o offload, mesmo nesta versão inicial.
O desktop vai ficar é mto mais rápido, as GPU's passam a funcionar como co-processador auxiliar tb no desktop e não apenas nos jogos.

Os anteriores interfaces baseados em bitmaps estão a ser substituídos por gráficos vectoriais, pixel shaders e as janelas por conjuntos de polígonos (em média cerca de 150 polígonos texturados/shaded por janela)
 
Já ouviste falar em aceleração 2D. Já reparaste que antes d instalar as drivers da grafica a GUI do windows tambem s arrasta.
Já pensaste que com este desktop o GPU nunca fica em Idle. Isto vai esforçar mais a placa e pode exigir melhores coolers.
O desktop não deve ficar mais rápido. Para isso deviam diminuir o tamanho do kernell, meter só o essencial.
 
Se nao me dissessem que era o longhorn eu diria que isso e um theme do xp...

Enquanto nao testar isso numa versao final nao posso comentar mto, mas ate agora nao vi nada de impressionante ou de realmente novo... :o
 
A feature mais esperado era o novo filesystem que não está pronto a tempo, a nova shell que também não está pronta a tempo. Afinal que trás de novo este SO, design novo? Integração de RSS? Pesado como um raio, fez contrato com a Intel ou qualquer coisa para vender mais processadores? Quem vai dar 300€ (preço imaginário) por isto? Para isso convertiam isto num Service Pack e lançavam para o WinXP, já que o kernel vai se manter o mesmo penso que de que.:-D Just my opinion. :)
 
Winjer disse:
Já ouviste falar em aceleração 2D. Já reparaste que antes d instalar as drivers da grafica a GUI do windows tambem s arrasta.
Já pensaste que com este desktop o GPU nunca fica em Idle. Isto vai esforçar mais a placa e pode exigir melhores coolers.
O desktop não deve ficar mais rápido. Para isso deviam diminuir o tamanho do kernell, meter só o essencial.

Não se podem usar os pixel shaders em modo 2D, isto são janelas 3D.
Se tiver o mesmo método que existe já no meu Longhorn 4074, basta correr um certo programa na linha de comandos e fazer alt+enter para começar a magia. A princípio tb parecem 2D, com as sombras e tudo, mas depois é que vem o resto.

Quote da Wikipedia:

"Graphics hardware requirements
Longhorn's graphics requirements are defined in relation to the different desktop experiences.


-Aero Glass-
This graphics mode adds support for 3D graphics, animation and visual special effects in addition to the features offered by Aero Express.

Intended for mainstream and high-end graphics cards.
At least 64 MB of graphics memory, 128 MB recommended, or 256 MB for 1600x1200+.
At least 32 bits per pixel.
3D hardware acceleration with capabilities equal to DirectX 9.
A memory bandwidth of 2 GB / second.
Capable of drawing ~1.5M triangles / second, one window being ~150 triangles.
A graphics card that uses AGP 4X or PCI Express 8-lane bus.
Although this may appear extensive by standards of mid-2004, it is likely that such a configuration will be entry-level or lower by Longhorn's release in 2006.


-Aero Diamond-
A graphics mode customized for the Longhorn Media Center Edition, and will not be made available in the other editions.


-Aero Express-
The lesser Aero visual experience offering only the basic visual improvements introduced by Longhorn, such as composition based DPI scaling.

Intended for mainstream or lower-end graphics cards.
Uses the Avalon Desktop Composition window manager.
A Longhorn Driver Display Model (LDDM) driver is a requirement.

-To Go-
The new Longhorn look & feel without any visual special effects, similar to the visual style Luna of Windows XP in that it resembles merely an application skin. As with Luna, no additional hardware requirements compared to the classic Windows interface.

A simple option for consumer upgrades, and mobile / low-cost devices.
No additional requirements compared to the lesser Classic mode.
Fallback mode in case the hardware requirements for Aero aren't met.

-Classic-
The most basic user interface offered by Longhorn, which is also seen in Windows 2000, or Windows XP with its visual style Luna deactivated.

An option for corporate deployments and upgrades.
Requires Windows XP Display Driver Model (XPDM) or LDDM drivers.
No graphics card hardware requirements exceeding those of Windows XP. "


Portanto, o que estarão a ver numa janela não será um overlay de um bitmap ou de um video, mas sim um conjunto de polígonos (neste caso, é o Aero Express).
 
Bem... disso tudo será que o meu P4 2.4 e ATI 9700 Pro ainda correrá o Longhorn when the time comes? :P

Tou em pulgas para experimentar isso! :)
 
blastarr disse:
Não se podem usar os pixel shaders em modo 2D, isto são janelas 3D.
Se tiver o mesmo método que existe já no meu Longhorn 4074, basta correr um certo programa na linha de comandos e fazer alt+enter para começar a magia. A princípio tb parecem 2D, com as sombras e tudo, mas depois é que vem o resto.

Quote da Wikipedia:

"Graphics hardware requirements
Longhorn's graphics requirements are defined in relation to the different desktop experiences.


-Aero Glass-
This graphics mode adds support for 3D graphics, animation and visual special effects in addition to the features offered by Aero Express.

Intended for mainstream and high-end graphics cards.
At least 64 MB of graphics memory, 128 MB recommended, or 256 MB for 1600x1200+.
At least 32 bits per pixel.
3D hardware acceleration with capabilities equal to DirectX 9.
A memory bandwidth of 2 GB / second.
Capable of drawing ~1.5M triangles / second, one window being ~150 triangles.
A graphics card that uses AGP 4X or PCI Express 8-lane bus.
Although this may appear extensive by standards of mid-2004, it is likely that such a configuration will be entry-level or lower by Longhorn's release in 2006.


-Aero Diamond-
A graphics mode customized for the Longhorn Media Center Edition, and will not be made available in the other editions.


-Aero Express-
The lesser Aero visual experience offering only the basic visual improvements introduced by Longhorn, such as composition based DPI scaling.

Intended for mainstream or lower-end graphics cards.
Uses the Avalon Desktop Composition window manager.
A Longhorn Driver Display Model (LDDM) driver is a requirement.

-To Go-
The new Longhorn look & feel without any visual special effects, similar to the visual style Luna of Windows XP in that it resembles merely an application skin. As with Luna, no additional hardware requirements compared to the classic Windows interface.

A simple option for consumer upgrades, and mobile / low-cost devices.
No additional requirements compared to the lesser Classic mode.
Fallback mode in case the hardware requirements for Aero aren't met.

-Classic-
The most basic user interface offered by Longhorn, which is also seen in Windows 2000, or Windows XP with its visual style Luna deactivated.

An option for corporate deployments and upgrades.
Requires Windows XP Display Driver Model (XPDM) or LDDM drivers.
No graphics card hardware requirements exceeding those of Windows XP. "


Portanto, o que estarão a ver numa janela não será um overlay de um bitmap ou de um video, mas sim um conjunto de polígonos (neste caso, é o Aero Express).

Mas eu não estava a falar em correr a GUI 3D do Longhorn sem aceleração 3D. O que eu estava a dizer é que o interface não vai ficar mais rápido por ser todo em 3D e descarregar ciclos do CPU. O interface 2D já chega, e sinceramente não acho que o interface 3D vá aumentar a interactividade com o sistema. Actualmente o maior problema do windows a nivel se suavidade é o tamanho do Kernell. (provavélmente)
No final de uma renderização 3D, no ultimo buffer tens uma imagem 2D, alias é assim que é aplicado o post processing.
Lá por ter mais uns efeitos bonitos e permitir uns zooms catitas sobre os conteudos não significa melhorias na interacção com o OS.
 
Back
Topo