Discussão Postem aqui os vossos MACS!!!!

Sim as App que usam Rosetta 2 precisam de muita ram…
Dou como exemplo a App OneDrive , 800mb de ram a correr com Rosetta 2, 100 e pouco com App desenhada para o m1

Quanto ao swap , o Mac OS gosta de o usar tenhas 8 ou 16gb ram, tudo que sabe que não precisas já coloca la. Ninguém sabe na realidade quanto é que é o endurance do ssd destes portáteis, e escrever 3-5gb por dia através do swap não é nada de mais…
O que é certo e que estes ssd são mais rápidos em Windows 11 (7000mbps) do que no Mac os (5500mbps)…
 
Sim as App que usam Rosetta 2 precisam de muita ram…
Dou como exemplo a App OneDrive , 800mb de ram a correr com Rosetta 2, 100 e pouco com App desenhada para o m1

Quanto ao swap , o Mac OS gosta de o usar tenhas 8 ou 16gb ram, tudo que sabe que não precisas já coloca la. Ninguém sabe na realidade quanto é que é o endurance do ssd destes portáteis, e escrever 3-5gb por dia através do swap não é nada de mais…
O que é certo e que estes ssd são mais rápidos em Windows 11 (7000mbps) do que no Mac os (5500mbps)…

Pois, a Worten acaba de me dar a "excelente" notícia que a previsão de entrega passou de 18/04 para 11/05... já estou a pensar em adquirir o 16GB RAM que há stock.
 
Eu encomendei o meu de 32gb via Apple diz 1 a 2 semanas de entrega. Agora e ver se bate certo a estimativa deles. E vamos ver se não tenho problemas no pagamento, desta vez fiz com cartão virtual mbway. Não sei se vai dar problemas. Se der depois logo faço por transferência bancária
 
Eu encomendei o meu de 32gb via Apple diz 1 a 2 semanas de entrega. Agora e ver se bate certo a estimativa deles. E vamos ver se não tenho problemas no pagamento, desta vez fiz com cartão virtual mbway. Não sei se vai dar problemas. Se der depois logo faço por transferência bancária

Criaste cartão Mbnet para 1 ano? O único problema que vejo é se criares um com 30 dias e os mesmos passarem. Se o pagamento não for efectuado na altura do envio , deves passar para o fim da lista de espera de novo.

Mas se a Apple diz essa data, irão cumprir. Existe bastante stock de MacBook Pro 14 e 16. Quando fui buscar o meu, havia pelo menos 20,30 unidades em loja.
 
Criaste cartão Mbnet para 1 ano? O único problema que vejo é se criares um com 30 dias e os mesmos passarem. Se o pagamento não for efectuado na altura do envio , deves passar para o fim da lista de espera de novo.

Mas se a Apple diz essa data, irão cumprir. Existe bastante stock de MacBook Pro 14 e 16. Quando fui buscar o meu, havia pelo menos 20,30 unidades em loja.
Criei por um mês e compra única :(. Vamos ver posso ligar para eles e fazer transferência. Ou esperar não sei .
 
EFAD5-CB1-7-E89-4-B6-E-BBE2-D5266836-F6-EB.jpg
A semana passada adquiri um MacBook novo.

MacBook Pro 14.2
CPU m1 pro 10 cores, gpu 16 cores
16gb ram
1tb ssd

Correr Windows 11 pro com o parallels é uma experiência fantástica ainda para mais agora que o Windows para arm já suporta App 32bit e 64bit, com Mac OS e Windows a correr ao mesmo tempo nem cócegas faz ao cpu, aliás acho que a ventoinha nem sequer ligou ainda .

Consgues correr Visual Studio?
 
É uma diferença considerável.

Eu também apenas comprei este modelo porque estava mais de 1000 euros mais barato que o pvp da Apple, ficou por 1690 euros.
 
Diria que 90% do uso do portátil, 16GB RAM é mais que suficiente. Já se fala que muito swap vai reduzir imenso a vida do SSD, e como é tudo soldado, #RIP


Parece que pode estar relacionado com as apps que correm pelo Rosetta2.

Eu tenho um MBP 15 com touchbar com 16GB RAM, e ando sempre com a RAM cheia e a fazer swap, este desgraçado já não se arrasta. Se faço uma chamada em google meet, RIP CPU. Não se percebe. O portátil era super rápido quando o adquiri, agora é uma desgraça, e a bateria está inchada também, enfim, ainda bem que foi a empresa que comprou.
Esse problema de lentidão é da bateria, eu tive o mesmo problema à um ano e tal, o meu MBP 15 com touch bar estava extremamente lento, não conseguia fazer chamadas teams ou zoom com camera que ficava nas couves, a bateria também estava inchada.
Por 150€ trocou-se a bateria e ficou como novo e ainda o uso diariamente sem problemas.
 
Há duas semanas também comprei um MacBook Pro 14" com M1 Pro 8core CPU / 14 core GPU com 16gb de RAM e um 1tb de SSD na ***** por 2279€.

Tinha um MacBook Pro 13 de 2014, já velhinho e a ter dificuldades em lidar com um segundo monitor e a ficar cada vez mais limitado para o trabalho gráfico que faço (pacote da Adobe).

Infelizmente não deu para fazer um upgrade muito maior, porque até podia ter tentado saltar para um CPU e GPU com mais cores, mas pelas reviews que vi também não faz uma diferença muito grande, especialmente para o tipo de utilização que vou dar.

Entretanto comprei também uma dock Caldigit (USB C Pro Dock) para poder ter todas as ligações num cabo, e funciona às mil maravilhas :D

Depois posto aqui uma imagem do meu setup :)
 
Essa dock pode-se saber onde a compraste?
Sim, diretamente da loja online da Caldigit EU. Comprei um recondicionado, a 150€, e está impecável.
O problema é que vem do UK, por isso pagas logo à cabeça IVA + taxas alfandegárias + gestão da DHL e os portes. Felizmente eles tratam de tudo, só tens de comprar e depois eles enviam um pedido para pagar o restante passado um ou dois dias.
No fim ficou tudo por 210€, mas mesmo assim valeu a pena. A dock é excelente, e funciona às mil maravilhas tanto com o meu novo MacBook Pro 14 como com o MacBook Pro 16 (2019) que tenho da empresa.
 
E eu acabei por trocar o meu MacBook Pro 14 pelo de 16, avancei foi para a opção de 32 RAM com 1TB de disco com o processador M1 Pro.

A dúvida prendia-se com as opções:

. Manter o MacBook Pro 14 e avançar para a compra do Studio Display

. Avançar para a compra do MacBook Pro 16 e dispensar assim o ecrã externo

Como o MacBook não sai de casa, só se transporta dentro das diferentes divisões, não fazia sentido optar pela portabilidade do 14 associado ao monitor externo.
 
E eu acabei por trocar o meu MacBook Pro 14 pelo de 16, avancei foi para a opção de 32 RAM com 1TB de disco com o processador M1 Pro.

A dúvida prendia-se com as opções:

. Manter o MacBook Pro 14 e avançar para a compra do Studio Display

. Avançar para a compra do MacBook Pro 16 e dispensar assim o ecrã externo

Como o MacBook não sai de casa, só se transporta dentro das diferentes divisões, não fazia sentido optar pela portabilidade do 14 associado ao monitor externo.
Acabei por comprar hoje um igual a esse. Grande máquina [emoji846]. Ainda a fazer as configurações mas estou a gostar só o notch e que não devia estar ali lol.
 
Eu sei que o 16 há primeira vista é muito tentador …
Mas 16 polegadas não é para usar em casa, estamos em 2022, toda a gente tem monitores 27,32,34 até 49 polegadas.

E 16 polegadas não é o ideal para usar na rua.

Na minha opinião, e não passa apenas disso:
Com opção de portabilidade : MacBook Pro 14 + monitor para usar em casa.
Para uso em casa : Mac studio + monitor
 
Acabei por comprar hoje um igual a esse. Grande máquina [emoji846]. Ainda a fazer as configurações mas estou a gostar só o notch e que não devia estar ali lol.
É um avião, o ecrã como é mais envolvente até parece que tem melhor qualidade do que no 14, em relação ao notch, não me incomodava no 14 e neste 16 quase nem dou por ele.

Só estou em período de adaptação é em relação à posição do teclado, como se tem obrigatoriamente de apoiar os antebraços, porque a base é maior e um pouco mais alta, ainda não apanhei o jeito, é uma questão de adaptação.
 
Última edição:
Back
Topo