Potência trifasica

Formulas não conheço, mas já vi umas tabelas com esses valores e se não estiver errado foi em algum documento da EDP distribuição.
Dado que esse valor depende muito do modo como nós usamos a electricidade, o melhor calculo é como o Senso diz.
 
Sim, eu estava a perguntar era se tinha de fazer algum cálculo adicional para obter o factor simultaneidade.
Como já disseram só tens que fazer uma lista do que queres ligado ao mesmo tempo
Não me parece por exemplo que essa lista inclua um ferro de engomar, um aspirador ou sei lá um jarro eléctrico ou mesmo o.micro ondas (podes por exemplo desligar o forno que tem inércia térmica ou fazer lavagens fora da hora de preparar refeicoes, o que na prática é o comum) que são aparelhos com potências razoáveis e se usam ocasionalmente
Em termos práticos é difícil alguém com uma habitação comum não se safar com 6,9
 
Bom dia tenho um cabo de xv 4x16mm até á portinhola.

Do poste à portinhola será de quantos mm e qual a potencia maxima que este cabo de 16mm aguenta
 
Digo que nunca trabalhei nisso, só tenho umas ideias do que aprendi há uns anos. Devias colocar a questão à Certiel.

O comprimento do cabo é relevante por causa da queda de tensão máxima admissível. Também é relevante o material, é cobre ou alumínio?

Se for cobre e não for muito longo deve dar até aos 41,4 kVA.
 
Pelas tabelas da Certiel que achei no Google e com uma queda de tensão máxima admissível de 1,5% isso dará um máximo de 34,5 kVA. Está mesmo no limiar, dá os 1,5% para um cabo de 25 metros.
 
nao sei se estarei correto tenho um fusivel d 32 A, nesse ambito corespondendo a uma potencia maxima de 22 Kva se o cabo de 16 mm atinge no maxino aos 25 mts 34,5 Kva, julgo que sera entao suficiente.estarei a interpertar bem .
 
nao sei se estarei correto tenho um fusivel d 32 A, nesse ambito corespondendo a uma potencia maxima de 22 Kva se o cabo de 16 mm atinge no maxino aos 25 mts 34,5 Kva, julgo que sera entao suficiente.estarei a interpertar bem .
Sim. Está dentro dos parametros só substituia o fuzivel para 40A pois 32A é muito a conta pode rebentar facimente como 56A é a corrente maxima admissível do fio 16mm esta dentro dos valores
 
Olá pessoal,

Comprei uma moradia que tem um contador trifásico que é 13.8kVA com 20A. Isto significa que é 20A por fase ou em cada fase é 20/3 = 6.67A?
Ou as contas não são assim tão simples?

Pergunto isto pois caso queira mudar para monofásico um dia sei que tenho de chamar um electricista para fazer a alteração no quadro e ficando só com 1 fase ativa é suficiente para aguentar os electrodomesticos que tiverem ligados?

Cumprimentos
 
@blue2007 em trifásico são 20A por fase (uma fase 230*20=4.6kVA, o total é a soma das potências individuais nas três fases, portanto 3*230*20=13.8kVA).

Tenho ideia que a partir de 10.45kVA ou 13.8kVA só dá para ter instalação trifásica, mas posso estar errado. O @timber provavelmente sabe.
 
Olá mais uma vez!

Tenho uma instalação trifásica que pretendo passar para monofásica com a respectiva redução de potência. Tem de vir cá um electricista certificado para me fazer isso e depois tenho de entrar em contacto com a EDP para me virem cá reduzir a potência. É preciso algum papel a atestar que foi um tecnico certificado a fazer isso? Ou a EDP só faz a alteração sem ser necessário algum papel?
 
Volto mais uma vez com esta questão.
Pedi à minha comercializadora para fazerem a alteração de trifásico para monofásica no entanto estão a pedir um relatório. Alguém sabe que relatório é este? Alguém tem um exemplo ou uma minuta?

Agradecida
 
Back
Topo