Potenciometro da NoiseBlocker ?!?

jvidia

Power Member
Comprei esta semana um potenciometro da NoiseBlocker na ***** igual a este :

Poti_silber.jpg


com o objectivo de o por a regular do lado de fora da caixa um Zalman 7000Alcu, e assim substituir o regulador que vem com o Zalman, visto este ser interno à caixa.

Bem, então é assim, liguei o pot. NB à board, no sitio da CPU Fan, e liguei o Zalman à outra ponta do fio do pot. NB.

Depois fui ao Hardware Monitor da bios da minha P4C800 para ver as rpm's do Zalman.

Foi ai que reparei que com o pot. NB em full rpm's tinham o Zalman a cerca de 2600 rpm's, mas quando puz o pot. NB quase em low rpm's, cerca de 1500, a bios como que pára de refrescar os dados e fica aos soluços, chegando mesmo a "empancar", só voltando ao normal quando aumento as rpm's para cima das 1600 !

Com o regulador da zalman vou até 1400 rpm's e tudo fica bem !

Depois de alguns testes cheguei à conclusão que se o pot. NB tiver ligado à PSU tudo corre bem na bios, mas se tiver ligado a uma conexão na board (CPU Fan, Chassis Fan ou Power Fan) quando passo as rpm's para low a bios "empanca" !

O k se passa ??

De notar que isto apenas acontece se aceder à opção Hardware Monitor da bios ! Ou seja no DOS não acontece o "empanque" nem nas outras opções da bios (não tenho de momento o windows instalado para ver se lá "empanca" ).

Não posso ter o pot. NB ligado à board ?? É que eu queria aceder às rpm's do Zalman, e por isso não queria ligar à PSU.

Alguem tem este problema ? :confused:

( desculpem o testamento )
 
Madril, mas isto não é normal acontecer, ou é ?

Será da bios, da board, do pot. NB ????

É estranho, pois o "empanque" apenas ocorre na opção "hardware monitor" da bios.

O pessoal que usa rheobus, nunca ligam os connectores à board, ligam sempre à PSU ????

Quanto ao fio amarelo, isso implica ligar o pot. NB à PSU .... lá terá k ser pois não quero correr o risco de pifar a board.
 
Mas já descobri a origem do empanque na bios .... disse no post anterior que se liga-se o pot. NB à PSU não tinha problemas .... bem em parte é verdade. Pois se ligar à PSU mas usar um daqueles cabos que tem o fio amarelo para RPM's o problema ocorre na mesma !

Desligando o cabo amarelo das rpm's , então não tenho problema.

Ou seja, depois de muitos testes acabei com a seguinte info:

Zalman + pot. NB ( na board ) => problema !

Zalman + pot. NB ( na PSU ) => OK

Zalman + pot. NB ( na PSU ) + fio de controlo de rpm's => problema !

Fan NB S1 80mm + pot. NB ( na board ) => OK

Fan NB S1 80mm + pot. NB ( na PSU ) => OK

Ou seja, das duas uma, ou o problema é do Zalmam a debitar rpm's quando ligado ao pot. NB ou a resistência do potênciometro é maior que o circuito que alimenta a fan ! Mas se fosse assim a combinação "Fan NB S1 80mm + pot. NB" tb deveria dar o problema.

Estranho !!!
 
Back
Topo