Potenciometro para ventoinha

uterrorista

Suspenso
nao sei se estou a apostar na categoria certa :rolleyes: , mas aqui vai:
tenho ventoinhas extra no meu pc. gostava de meter um potenciometro para reduzir o ruído...
qual é o valor do potenciometro que me sugerem?
 
Boas
Tens aqui diversos controladores de ventoinhas com vários preços! ;)
http://www.*****.net/loja/?id=21
Se não quiseres gastar muito dinheiro,eu aconselho o Revoltec Controlador 3.5,que custa 17.50€ e é bem porreiro e simples! :cool:
Abraço
 
Isso depende da tensão mínima q queres aplicar à ventoinha e da corrente desta.

Por exemplo:
tens uma ventoinha de 0,25A (3W)
queres q a tensão mínima aplicada à ventoinha seja 5V, logo tens uma queda de tensão de 7V (12V-5V)

Logo necessitas de uma resistência (potenciómetro) de 7V / 0,25A = 28 ohms

Claro q n existem potenciómetros p todas as resistências, logo procuras o + próximo, os de 50, 100 ou mm 200 ohms costumam chegar!
 
Olá! Também queria que me dissessem resumidamente como posso fazer um controlador para uma ventoinha à base de uma resistência variável (potenciómetro)...Máximo 12V e mínimo 5V...

É que comprar um fan mate por 4.5€ é obra...
:P e eu não deixo cair dinheiro conforme ando :D
 
eu, fiz com potenciometro de 100Ω. foi só "meter" o pontenciometro no fio positivo(+12V) que alimenta a fan...

mas com quis um sistema mais elaborado, e ainda nao o disse, tb pus em paralelo com o potenciometro e a fan, uma resistencia e um led. e com um interruptor no inicio do circuito. assim, qd ligo no interruptor, o led acende e a fan trabalha à velocidade que eu kiser..
 
PassosDiasAguia disse:
Isso depende da tensão mínima q queres aplicar à ventoinha e da corrente desta.

Por exemplo:
tens uma ventoinha de 0,25A (3W)
queres q a tensão mínima aplicada à ventoinha seja 5V, logo tens uma queda de tensão de 7V (12V-5V)

Logo necessitas de uma resistência (potenciómetro) de 7V / 0,25A = 28 ohms

Claro q n existem potenciómetros p todas as resistências, logo procuras o + próximo, os de 50, 100 ou mm 200 ohms costumam chegar!

Estas contas não estão muito correctas:

Ventoinha de 3W/12V -> I = 3/12 = 0,25A

A resistência interna da ventoinha no seu funcionamento nominal será de 12V/0,25A = 48 ohm. Assumindo que esta é linear (não é mas para o que está em causa serve) se queremos 5V minimo na ventoinha devemos apontar uma corrente de 5V/48 ohm = 0,104A o que dará uma resistência de queda de (12V-5V)/0,104A = 67 ohm. A potência da resistência será de 0,104A*0,104A*48 ohm = 0,724W.
Tendo em conta este valor devemos ir para os 100 ohm de potenciometro e pelo menos 1W.
 
Última edição:
Back
Topo