1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Potenciometro para ventoinha

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por uterrorista, 24 de Janeiro de 2006. (Respostas: 16; Visualizações: 3202)

1. uterrorista

uterrorista Suspenso

nao sei se estou a apostar na categoria certa :rolleyes: , mas aqui vai:
    tenho ventoinhas extra no meu pc. gostava de meter um potenciometro para reduzir o ruído...
    qual é o valor do potenciometro que me sugerem?

2. _Rock_

_Rock_ I'm cool cuz I Fold

Boas
    Tens aqui diversos controladores de ventoinhas com vários preços! ;)
    http://www.*****.net/loja/?id=21
    Se não quiseres gastar muito dinheiro,eu aconselho o Revoltec Controlador 3.5,que custa 17.50€ e é bem porreiro e simples! :cool:
    Abraço

3. uterrorista

uterrorista Suspenso

obrigado, mas.... mas o que eu keria mesmo era fazer o meu proprio controlador.
    tava aperguntar qual o valor em ohms de um potenciometro..

4. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

penso k cerca de 50 ohms xegariam

abraço

5. PassosDiasAguia

PassosDiasAguia Power Member

Isso depende da tensão mínima q queres aplicar à ventoinha e da corrente desta.

Por exemplo:
    tens uma ventoinha de 0,25A (3W)
    queres q a tensão mínima aplicada à ventoinha seja 5V, logo tens uma queda de tensão de 7V (12V-5V)

Logo necessitas de uma resistência (potenciómetro) de 7V / 0,25A = 28 ohms

Claro q n existem potenciómetros p todas as resistências, logo procuras o + próximo, os de 50, 100 ou mm 200 ohms costumam chegar!

6. uterrorista

uterrorista Suspenso

@daniel & PassosDiasAguia
    obridago.
    Vou ver se encontro de 50 ohms

7. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

Mas tem atenção ao máximo de watts que o pot aguenta, é sempre bom manter uma margem bem superior...:kfold:

8. uterrorista

uterrorista Suspenso

como assim? podes explicar melhor?

9. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

Por exemplo, se tens uma fan de 3watts deves comprar um pot com mais de 3 watts ...

10. uterrorista

uterrorista Suspenso

comprei de 100ohms...
    tenho uma queda de tensao no potenciometro de ~6V...
    ficou 5*

11. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

Qual comprastes? mostra pics... !!! de qts watts ?!?

12. WindWalker

WindWalker Power Member

Olá! Também queria que me dissessem resumidamente como posso fazer um controlador para uma ventoinha à base de uma resistência variável (potenciómetro)...Máximo 12V e mínimo 5V...

É que comprar um fan mate por 4.5€ é obra...
    :P e eu não deixo cair dinheiro conforme ando :D

13. uterrorista

uterrorista Suspenso

eu, fiz com potenciometro de 100Ω. foi só "meter" o pontenciometro no fio positivo(+12V) que alimenta a fan...

mas com quis um sistema mais elaborado, e ainda nao o disse, tb pus em paralelo com o potenciometro e a fan, uma resistencia e um led. e com um interruptor no inicio do circuito. assim, qd ligo no interruptor, o led acende e a fan trabalha à velocidade que eu kiser..

14. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Mostra pics da coisa :D

15. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

knd tiber tempo inda faço uma coisas dessas...ehhe

abraço

16. trek_b

trek_b Power Member

Estas contas não estão muito correctas:

Ventoinha de 3W/12V -> I = 3/12 = 0,25A

A resistência interna da ventoinha no seu funcionamento nominal será de 12V/0,25A = 48 ohm. Assumindo que esta é linear (não é mas para o que está em causa serve) se queremos 5V minimo na ventoinha devemos apontar uma corrente de 5V/48 ohm = 0,104A o que dará uma resistência de queda de (12V-5V)/0,104A = 67 ohm. A potência da resistência será de 0,104A*0,104A*48 ohm = 0,724W.
    Tendo em conta este valor devemos ir para os 100 ohm de potenciometro e pelo menos 1W.

Última edição: 12 de Abril de 2006

Partilhar esta Página