Potenciómetro para ventoinhas de 12V

madsantos traxs

Power Member
Boas a todos,

Estou com uma dúvida existencial e não quero deitar dinheiro ao lixo. Tenho um par de ventoinhas de 12V/1.1A que juntei em paralelo e liguei à motherboard de um computador em modo DC. O barulho a 12V é ensurdecedor, pelo que tentei baixar a tensão para valores menos ruidosos, por exemplo, 8V. Qual o primeiro problema? As ventoinhas adquirem velocidades descontínuas (parece que têm "soluços") exactamente para as velocidades cujo ruído é aceitável; a partir de certa tensão o funcionamento é contínuo mas demasiado audível.

Pelo motivo anterior, decidi comprar um potenciómetro, ligar as ventoinhas aos 12V da fonte e controlar a velocidade através do potenciómetro. Encomendei um potenciómetro de 10k Ohm mas estou preocupado com a potência suportada, que é de 0.2 A. Instintivamente diria que preciso de adicionar mais componentes ao circuito, mas confesso que estou um pouco confuso com as potências envolvidas. Posso ligar o potenciómetro em série com o pin de tensão, ou preciso de mais umas resistências? Desculpem a wall of text.
 
O potenciómetro sozinho não vai aguentar a corrente da ventoinha, e o mais certo é queimar.
Mesmo que aguentasse o que ele ia fazer era reduzir a tensão que ia para as ventoinhas e por isso terias o mesmo problema inicial.

Para esse controlo de velocidades costuma-se usar um controlo por PWM, em que não se varia a tensão mas sim o tempo em que está ligada.
https://www.analogictips.com/pulse-width-modulation-pwm/
 
O potenciómetro sozinho não vai aguentar a corrente da ventoinha, e o mais certo é queimar.
Mesmo que aguentasse o que ele ia fazer era reduzir a tensão que ia para as ventoinhas e por isso terias o mesmo problema inicial.

Para esse controlo de velocidades costuma-se usar um controlo por PWM, em que não se varia a tensão mas sim o tempo em que está ligada.
https://www.analogictips.com/pulse-width-modulation-pwm/

Obrigado, vou mandar vir um controlador por PWM então :)
 
Os soluços é possível que seja a motherboard a limitar a corrente no conector de ventoinha, cortando a alimentação das ventoinhas continuadamente. Se ligar uma ventoinha dessas a uma motherboard já não é boa ideia (1,1 A), o que dizer de duas em paralelo (dobro da corrente).

Potenciómetro só são adequados para potências/correntes baixas (<0,5 A).

Que ventoinhas são? Têm controlo por PWM (conector de 4 pinos)?
 
Back
Topo