Potenciometro vs Resistencia

rr_abt

Power Member
boas

tenho aqui um esquema de um pré amp baseado no IC LM386 e o esquema tem 2 potenciómetros, um de 100k e o outro de 1k, para controlar o volume e o gain respectivamente...

a minha duvida é se posso trocar os potenciómetros por resistências reguláveis, pois são mais baratas e apenas encontro potenciómetros caros e o objectivo era fazer uma coisa barata :p

cumps
 
Resistência variável = potenciómetro com apenas dois terminais usados.

Mas se são usados os três terminais do potenciómetro, acho que não.
 
Isso parecem ser dois potenciómetros.

A diferença de preço deve-se provavelmente à potência que suportam (conseguem dissipar sem se danificar).
 
Potenciómetro = resistência variável (geralmente costumam ter todos 3 terminais).
A grande diferença entre esses 2, é que 1 deles tem um perno para colocar uma rodinha, o outro ajusta-se com uma chave de fendas. Claro que o de chave de fendas é muito mais barato.. A potencia máxima dissipada nesses 2 deve de ser aproxiamdamente igual.


Para o volume o que tem o perno é o mais indicado.


Cumps
 
Potenciómetro = resistência variável (geralmente costumam ter todos 3 terminais).
A grande diferença entre esses 2, é que 1 deles tem um perno para colocar uma rodinha, o outro ajusta-se com uma chave de fendas. Claro que o de chave de fendas é muito mais barato.. A potencia máxima dissipada nesses 2 deve de ser aproxiamdamente igual.


Para o volume o que tem o perno é o mais indicado.


Cumps

Sabes onde consigo arranjar essa "rodinha"?

Cumps
 
normalmente se fores a uma casa de electronica q venda potenciometros eles costumam ter, se mostrares o potenciometro d certeza q t arranjam logo um do tamanho certo. Ou entao (isto se tiveres a estudar na universidade), faz como eu, pede "emprestado" ao armazem d la :D
 
Back
Topo