1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Potenciometro

Discussão em 'Electrónica' iniciada por Fragnatic, 28 de Dezembro de 2007. (Respostas: 28; Visualizações: 4729)

1. Fragnatic

Fragnatic Power Member

boas tardes eu tou aqui com uma dificuldade quero ligar um potenciometro a 3 fans só que eu ligo um e ele nao diminui a rotaçao delas so mesmo no fim e que as liga ate ja cheguei a rodar devagarinho para ver qual a rotaçao minima e ate deitou fumo e td por isso antes de estragar isto tudo gostava que me ajudassem neste preoblema....
    cumps e boas entradas

2. g_card

g_card Power Member

o potenciómetro veio com alguma fan?
    se veio so podes ligar a fan pois é próprio para ela!!!

os potenciómetros não lhe podes meter a carga que quiseres mas sim para a que eles foram feitos....

cumps

3. Fragnatic

Fragnatic Power Member

hmm exactamente o potenciometro veio com uma fan que eu comprei atao como e que eu posso fazer?

4. g_card

g_card Power Member

so podes ligar a fan que veio com ele....

o mais apropriado pra as outras é um controlador!

cumps

5. Fragnatic

Fragnatic Power Member

mas tipo eu nao quero ligar um controlador eu quero por um potenciometro que baixas as rpm das fans ao mesmo tempo

6. g_card

g_card Power Member

arranjas mais potenciómetros!

7. Fragnatic

Fragnatic Power Member

sim mas por exemplo nao pode ser um qualquer pois nao?

8. NVRSystem

NVRSystem Power Member

colega é iniciativa tua certo(n faz parte de kit)? de quanto é o potenciómetro? é logarítmico ou linear? como o estás ligar?
    diz mais alguma coisa, tenho feito algumas invenções e têm funcionado. posso tentar ajudar

9. Fragnatic

Fragnatic Power Member

tipo este que eu tenho aqui veio com uma fan que eu comprei mas nao diz que tipo de potenciometro é nem o valor dele :S
    certo é minha iniciativa

10. NVRSystem

NVRSystem Power Member

ao ligares a 1 só fan ele diminui +/- linearmente a velocidade? se sim é um potenciómetro linear senão é logarítmico tipo se ao mexeres pouco a velocidade varia muito rápido.

tens um multímetro?
    se sim é só ver o valor dele, com os cabos nas 2 pontas.

senão torna-se um pouco complicado, mas deve dizer quase sempre gravado de lado, xxxR ou xKxx (os x são algarismos)
    para ficar +/- para o que queres deves adquirir 1 potenciómetro maior (ou seja se esse for de 1k =1000ohm, para 1 fan para 3 aconselho 1 de 4K7, por exemplo) se coseguires saber o valor desse é só por mais uns pós em cima, para não mandar tudo pas couves.

11. Fragnatic

Fragnatic Power Member

é assim o poetenciometro que tenho aki é igual a este

pois isso tambem é um problema nao tenho multimetro.
    vamos fazer assim vamos esquecer este potenciometro que tenho aqui e atao eu quero fazer uma coisa pequenina pa controlar as fans como posso fazer isso?

12. g_card

g_card Power Member

queres um conselho?
    faz um mini controlador... é fácil... eu arranjo-te um esquema e tudo... o material necessário deve ficar á volta de uns 3€

cumps

13. Fragnatic

Fragnatic Power Member

tipo é mesmo isso que eu quero arranja la isso rapaz sff.
    cumps

14. FutureNeo

FutureNeo Power Member

Olá!
    Se puderes manda o esquema para mim também.
    Obrigado!!!!

:kfold:

15. AcidDagger

AcidDagger What is folding?

até aqui no forum há como fazer

veijam a minha thread...

Cumps

16. NVRSystem

NVRSystem Power Member

17. FutureNeo

FutureNeo Power Member

Obrigado e Boa Sorte!!!!

:kfold:

18. Fragnatic

Fragnatic Power Member

FutureNeo se conseguires fazer isso diz sff

19. g_card

g_card Power Member

eu tenho 2 exemplos do primeiro esquema mostrado nesse site a trabalhar 5*

Fragnatic
    não sei porque o teu não da mas pelo que disses-te é de desconfiar que ligas-te alguma coisa mal....o meu ta horas e horas ligado e tudo na boa.... futuramente vou usar no meu projecto....

cumps

Partilhar esta Página