1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Potenciometros ... de monitores?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por CorreiaRS, 28 de Maio de 2005. (Respostas: 17; Visualizações: 1325)

1. CorreiaRS

CorreiaRS Power Member

viva,

outro dia estava no EcoCentro a deixar umas coisas ... e veio-me uma ideia à cabeça ao olhar para aquelas montanhas de material electronico...

os monitores mais antigos, tinham montes de botoes de rodar para contraste/posiçao no ecra/luminusidade etc...

... esses botoes rotativos dão para funcionar como potenciometros para Fan's, Led's e afins?

se por acaso alguem souber já poupava algum trabalho a experimentar isso :D

isto é tudo por causa de pequenas ideias para uma BigTower já com uns anitos que arranjei (dada) :D já à uns meses

2. Miguel Correia

Miguel Correia Power Member

potenciometros

poix, é o seguinte, em circuitos fracos, como um simples LED ou uma ventoinha de fraca potencia, digamos que se usa sem problemas, mesmo até em ventoinhas mais fortes.

mas a verdade é k nao é correcto utilizar dessa maneira devido a fikar um circuito resistivo.

mas nao custa nada experimentares, á partida funciona. partes entao pela lei de ohm

I = U/R

U --> tensão -> voltagem -> diferenca de potencial
    I --> intensidade
    R --> resistencia

como sabes, um potenciometro é como uma resistencia variável, varia entre 0 e o valor estipulado (valor esse que deve estar escrito no potenciometro, ou entao usas um ohmimetro para leres o respectivo valor de resistencia ), logo podes ver que quanto maior a resistencia, menor a intensidade, logo, quando tiveres o potenciometro rodado todo para um lado, a resistencia é 0, logo a ventoinha roda no maximo, o inverso, aumenta a resistencia até ao valor estipulado e logo roda para o minimo de velocidade.

PS: nao convem teres a ventoinha parada atraves de um potenciometro, usa um interruptor montado em série.

cumpz

3. CorreiaRS

CorreiaRS Power Member

já cá tenho 2 pra experimentar :) agora tenho é de ir buscar um multimetro que o meu tá queimado :D.

eu tinha em ideia realmente colocar o interruptor+protenciometro+led vou testar os circuitos "cá fora" primeiro para ver o que dá :)

a minha duvida principal é mesmo entre que valores o potenciometro consegue variar.

a ver vamos :rolleyes:

4. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

/me pensa visitar um ecocentro :D

é capaz de existir toneladas de maravilhas úteis, fans, dissipadores, circuitos, radiadores, compressores, condensadores, caixas para moddar :D

5. CorreiaRS

CorreiaRS Power Member

ainda hoje fui "devolver" umas fans :P as de 80mm é aos magotes. caixas para modar... tambem costuma ter lá alguma coisa. estava lá um colega meu a tentar arrancar um 486DX2 da board. autenticas reliquias que se vêm lá.

uma coisa interessante que retirei de uma fonte de alimetaçao queimada, foi um regulador automatico de velocidade das Fan's (com a temperatura): dá para duas ventoinhas. um C.I. bastante simples até :)

6. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Granda paraíso do modder é este ecocentro :D

Será que tem ai uns frigorificos/arcondicionados/whatever velhos só a espera que lhe sakem os compressores :D

7. CorreiaRS

CorreiaRS Power Member

bem ... já la vi frigorificos, mas phase-cooling ainda é muito avançado pra mim :002:

8. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

lol, tou é a ver um grande assalto a este ecocentro e os compressores voarem todos :D

9. CorreiaRS

CorreiaRS Power Member

bem, à uns 2 anos até cheguei a pensar nisso :P depois acabei por falar com o "supervisor" do sitio, e foi tudo na boa. nao há problem em fazer uso de algumas das coisas de lá. afinal, tambem ajudas a reciclar, já que usas material de lá que esta bom ;)

10. ScOrpion-boy

ScOrpion-boy Banido

Ligas as fans a 12V (?), com uma Imax=0.12A (+/-)

V=RI R=V/I

Se quiseres diminuir para metade a corrente da fan (diminuir para metade a velocidade)

R=12/0.12 =100ohm

Pela pouco experiência que tenha penso que 100ohm é um valor muito elevado (em comparação com o valor que esses potenciometros devem ter) mas é uma questão de veres... nao custa tentar.

Depois diz qq coisa.

11. CorreiaRS

CorreiaRS Power Member

se fosse para passar para +/- metade da vel. da fan, devia ficar +/- com 6V, né?
    entao isso dava +/- 50ohm.
    um primo meu já comprou potenciometros até 2k ohm. agora estes... nao faço ideia.

até ao final da semana já adianto qualquer coisa :001:

12. CorreiaRS

CorreiaRS Power Member

muito bem, lá fui medir isto... foram 2 potenciometros retirados de um monitor de 14polegadas, já nem me lembro da marca.

um deles acusa valores de 2 a 166ohm (serve perfeitamente)

o outro ... fiquei parvo... acho que aquilo deve ter queimado, ou algo assim.... acusou 12 a 600 kohm :wow: e se rodasse mesmo até aos extremos, acusava 1800kohm... cá pra mim deve tar pifado, mas de qualquer maneira tambem é demais para o que precisava. :D

assim já tirei as duvidas. nos monitores, dependendo da funçao que têm, há potenciometros que servem, e outros que nao :D

13. ScOrpion-boy

ScOrpion-boy Banido

2 a 166ohm tá excelente para o que tu queres. Agora é só :004: :004:

O outro que dizes poder estar estragado, pode mesmo ser assim e não estar estragado.

Última edição: 1 de Junho de 2005
  14. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Ora bem fui visitar o ecocentro da Ericeira, mas dei com o cadeado :mad:

Mas passei eram 19:00, tenho que passar de tarde, isto é se deixarem o publico em geral irem lá depositar o lixo...

Mas deu para contemplar uma pilha de material electronico, a esmagadora maioria, monitores e TV's veias :D Pode ser que tenha ums PC's e sakar umas fans e dissipadores e outra oela que possa server para modding & cia ou mesmo uma caixa para moddar :D (não consegui distinquir nada naquele monte que se parecese com um PC... mas como o sol batia de frente para min, não consegui ver direito nada de jeito :mad: ) depois dei outra volta por fora (todo o ecocentro tem estradas a volta e é pequeno) e vi mais ao fundo uma pilha algo volumosa de frigorificos, arcas, maquinas de lavar, etc :D :D :D agora é rezar que hava um ou outro compressor/condensador em bom estado :001: :001: :003:

15. CorreiaRS

CorreiaRS Power Member

as potencialidades de achar material desse, sao muitas :001:

no caso da "adaptaçao" de potenciometros que tenho em mente... daria muito menos trabalho ir a uma loja de material electronico e comprar logo os potenciometros.

mas ao fazer este "reaproveitamento" e coisas do genero, fico com algo que posso dizer "Fui eu que fiz!". é mais uma questao de gosto e de querer compreender um bocadinho de todos os campos :x2:

por exemplo no caso do watercooling... o facto de ter tido já 2 disciplinas relacionadas com mecanica dos fluidos, cria-me um bocado de confusao quanto ao real desempenho do sistema em termos de ruído... nao tenho mesmo noçao do barulho que aquilo pode fazer (por exemplo durante a noite, quando o silencio é maior, ouve-se?)

Nota: nunca estive num local "sossegado" onde houvesse um pc com WC para poder tirar a prova :)

16. fish

fish Power Member

o que é isso do ecocentro e onde fica??

parece mesmo um paraiso...

17. CorreiaRS

CorreiaRS Power Member

Ecocentro, é um local onde podes depositar todo tipo de "lixos" (menos os domesticos), como por exemplo, electrodomesticos, entulho, metal, vidro, papel,plasticos, mobiliario, etc etc.

existem um pouco por todo o pais :)

18. fish

fish Power Member

tnks :) a ver se encontro um por aki. se alguem conhecer algum na zona de lisboa, mais a virar para cascais informe sff :)

com que então as peças dos monitores dao pra isso. dam, ainda ha uns dias deitei um fora e nem pensei nisso. e logo eu k sou de aproveitar tudo... a ver se arranjo um estragado.

Partilhar esta Página