Poupança de bateria em Linux

Volume9

Power Member
Pesquisei no fórum mas há poucas informações relativamente a modificações para melhorar a bateria em ambiente Linux.
Do que pesquisei há uns anos o TLP era a maior recomendação.
Hoje em dia parece que o auto-cpufreq é consensualmente uma das melhores opções.

Para a malta que usa Linux em portáteis, que recomendam para extender a autonomia da bateria?

Atualmente tenho apenas o auto-cpufreq instalado e quase que me duplicou a duração de uma carga de cerca de 3 horas para 7.

Boas,

Por acaso alterei à pouquissimo tempo para debian e tenho notado uma alta drenagem na bateria, algo como 2/3h que aguenta dos 100-0
Estive a ler um pouco sobre o TLP, até que ponto ajudaria, ou neste caso o melhoramento é significante?

No ano passado andei a fazer algumas experiências a tentar obter melhor bateria no portátil, algum distro hop e TLP.

Acabei por ficar em Fedora (kde spin) , cheguei á conclusão que a configuração de origem em Fedora deu-me boa autonomia e resolveu um problema que tinha no portátil quando entrava em suspensão.

Até foi caricata a instalação do Fedora, quando comecei a fazer o mesmo que fazia após instalar outras distros, instalar o TLP. Acabei por desinstalar o TLP, gerou instabilidade no sistema. Depois de alguma procura on-line encontrei alguma informação que dizia que o TLP e Fedora não funcionava bem, e que Fedora tinha por defeito boas configurações para poupança de energia.

Tem funcionado muito bem desde então (Fedora 37 ou 38, não tenho a certeza) e não tenciono mudar.

Também configurei o perfil de bateria para intermédio quando o portatil utilizar a bateria, e performance quando estiver ligado na dock.

Última edição:
Back