poupar trafego

thewor

Power Member
ola pessoal sou novo aqui no forum e tenho uma internet movel com sabem estas internetes tem muito pouco trafego entao qualque coisa que possa poupar e bom.
Lembrei-me de uma boa solução por exemplo uma pessoa que va muitas vezes ao google ou outro site qualquer esta sempre a carregar imagens que sao o que gasta mais trafego na navegação mas sem elas os nao se consegue navegar bem. Por vezes as imagens sao sempre iguais e cada vez que vamos ao site estamos a carregálas novamente e a gastar trafego.
Então queria-vos pedir a vocês que sao uns pros que me indicassem uma programa ou uma extensão para o firefox em que nos definimos alguns sites e ele guarda as imagens para o disco rígido e quando nos formos novamente ao site ele nao as carregue e vá busca-las ao disco rígido e as actualize quando nos o pretender-mos. Tipo a cache só que permanente.
Obrigado a todos desde já.
 
Tu respondeste à tua propria pergunta. É precisamente para isso que serve o cache do browser. Se ele está permanentemente a sacar, é pq é pequeno demais.

Se por acaso estás a usar o Portable Firefox, não admira. Ele por defeito tem o cache a 0MB, o que não dá muito jeito quando não está realmente a correr de uma Flash.

Usa o PFF, mas muda o cache para algo tipo 256MB. Com azar acabas com 2GB ocupados no HD por causa da diferença entre filesize e clusters ocupados, mas assumindo que tens mais HD que tráfego/mês é um bom compromisso.

Alguns ISP's tinham um serviço de proxy especial para dialups, mas duvido que te deixem usar isso com a tua ligação visto que o que eles querem é que gastes $$$ e não o contrário.

Se tivesses acesso a uma box *nix com um proxy e um daemon ssh podias usar um tunel ssh comprimido para poupar algum tráfego, mas duvido que tenhas tal coisa...
 
pois mas a cache nao se apaga a partir de um certo tempo?
e alem disso eu queria defenir os sites.
podias-me explicar isso de comprimir trafego?
 
Quantos megas recomendam?
Alguém pode dar mais dicas para poupar tráfego?
É que eu também tenho internet móvel e gostava de saber como poupar no tráfego.
 
Última edição:
Podes meter o cache que quiseres (desde que tenhas espaço bem visto...) mas tens de ir dando uma olhada às propriedades da pasta de cache para não teres surpresas...

pois mas a cache nao se apaga a partir de um certo tempo?
e alem disso eu queria defenir os sites.
podias-me explicar isso de comprimir trafego?

A permanencia em cache depende de varios factores. Por norma o browser faz um pedido ao webserver e entre eles decidem se o que lá está é mais ou menos recente que o local.

Não creio que haja nenhum browser que permita ter settings per site. A unica maneira de implementar isso seria correr uma máquina virtual na box e ter lá um proxy server tipo squid com um bom bocado de configuração.

Alguns ISP tinha proxy's para dialup, o proxy criava ele proprio versões muito comprimidas das imagens, comprimia os html e adidos que o webserver não comprimisse, etc... sempre melhorava a velocidade, à custa de muita degradação no look.

A vertente que eu mencionei, com ssh, só é viável se tiveres acesso a uma box que corra um servidor ssh e tenha por trás (ou em si propria...) um servidor squid ou semelhante. Usando um client ssh local para redirecionar o tráfego para um tunel ssh o teu browser vai usar o proxy remoto como proxy. O proxy remoto pode fazer ele proprio alguma compressão e filtrar alguns conteudos inutéis. E o tráfego que circula no tunel ssh pode ser comprimido, o que pode ou não reduzir o tamanho da dita coisa.
 
nao havera nenhuma proxy publica que faça a compressão de trafego?
assim tipo o opera mini nos telemoveis tambem tem um proxy que comprime e muito.
 
Back
Topo