Power-WiFi Plume

E o problema maior nem é a velocidade que 100 chegava bem, é a instabilidade da ligação... por vezes as chamadas video via wifi caem quando ligado aos pods.

Sinceramente instabilidade não sinto, apenas nos primeiros dias em que os pods estão a "aprender" como se ligar pode ficar mais instável mas em termos de estabilidade parecem-me bons. Já o roaming entre pods é miserável, não será isto que te acontece? Estares em fronteira entre um e outro e não se conseguirem decidir qual te dá sinal?

No piso do router apanho a velocidade máxima contratada por wireless 500mbps, enquanto os pods estão na melhor das hipóteses limitados a 350

Isso é mesmo uma limitação de hardware sem nada a fazer.

A vantagem das redes 5Ghz é que os canais não se sobrepõem e aqui, para alem das minhas (pods e router), não apanho mais nenhuma rede 5Ghz.

Sendo assim estás com sorte, eu como tenho algumas redes 5Ghz perto já não posso "brincar" tanto.

A grande vantagem dos plume é a cobertura e nunca foi a velocidade... é bom para casas só com um piso e com paredes que não introduzam grandes interferências de sinal ou então para habitações já cabladas.

Concordo plenamente, tenho uma casa de 2 pisos restaurada e é uma grande dor de cabeça escolher os melhores locais para colocar os Plume. Se for mais de um piso a tua casa tenta colocá-los na diagonal e não imediatamente por baixo, a mim ajudou.

Caros
Uma ajuda, têm os diversos Pods dos plume ligados por cabo ? E eles comunicam entre si quando ligados por cabo ?
Gostaria de testar esse sistema para ver se eram mais estáveis que do modo que estão ligados entre si (wifi).

Se tiveres possibilidade liga-os todos por cabo é a melhor solução, garantes sempre velocidades máximas dos pods além de irão ser sempre muito mais estáveis.
 
Sinceramente instabilidade não sinto, apenas nos primeiros dias em que os pods estão a "aprender" como se ligar pode ficar mais instável mas em termos de estabilidade parecem-me bons. Já o roaming entre pods é miserável, não será isto que te acontece? Estares em fronteira entre um e outro e não se conseguirem decidir qual te dá sinal?

O meu problema não é estar em fronteira entre dois. O problema é a distância física em que se encontram os pods e o sinal relativamente fraco de cada pod. A ligação é efectuada mas pelo menos num deles está no limite do 5Ghz e às vezes liga-se por 2.4Ghz. Nos outros apesar de estar ligado por 5Ghz a quebra de velocidade ainda é bastante significativa. O espaço é um bocado grande e para ter cobertura total os equipamentos não estão em quartos contíguos. Também tenho o problema das tomadas não estarem nos sítios mais indicados, e não tenho tomadas no corredor entre os quartos. Penso que os pods foram concebidos para usar em todos as divisões e não com a ideia de que podia ser usada um para 2 divisões porque o alcance não é brilhante. Nisso os AirTies batem os plume aos pontos...

Concordo plenamente, tenho uma casa de 2 pisos restaurada e é uma grande dor de cabeça escolher os melhores locais para colocar os Plume. Se for mais de um piso a tua casa tenta colocá-los na diagonal e não imediatamente por baixo, a mim ajudou.

Pois esse é um dos problema (ter 2 pisos) e foi a solução temporária que encontrei. Por ter a box UMA v2 que necessita ethernet, um dos pods estava junto à parede onde tenho a tv que, provavelmente, não seria o local mais indicado, mas o local que onde precisava de uma ligação. O que fiz foi colocar um segundo ponto de acesso na mesma divisão, noutro local, relativamente mais alto e mais na perpendicular, em que apanha ligeiramente melhor sinal. Resolveu parcialmente o problema da instabilidade, porque a grande limitação está provavelmente nos materiais de construção usados no parede entre os dois pisos e não tenho tomadas nas escadas entre os dois pisos. Na navegação do dia a dia não notava muito (porque uso maioritariamente a net no escritório), notei é que as chamadas de video chegaram a cair alguma vezes ou ficavam com soluços, coisa que nunca tinha acontecido antes.

de resto os plume funcionam bem, é pena é o alcance de sinal pobre entre os pods.

Como disse acima o que faço é usar o sinal do router, que apesar de ser de fraca intensidade, proporcionada ainda assim, melhor velocidade wireless. Para os dispositivos móveis que uso, a intensidade do sinal chega para proporcionar uma navegação de qualidade mas a Tv não possui uma placa wireless tão boa (ou está localizada num local menos bom) e a ligação por 5Ghz ao router é inviável.

Vou ter de resolver o problema com recurso a powerline ou a outra alternativa mais definitiva.
 
Penso que os pods foram concebidos para usar em todos as divisões e não com a ideia de que podia ser usada um para 2 divisões porque o alcance não é brilhante

Também me parece a lógica da empresa mãe que se coloquem mais pods do que a NOS aconselha, nisto concordo plenamente contigo e se 1 por divisão ou menos vai depender do tamanho e construção da casa.

é pena é o alcance de sinal pobre entre os pods

Também pensava assim mas na diagonal e muito mais afastados tenho melhor sinal entre pods do que mais perto o que me deixou de boca aberta por isso nem sei se é da potência dos pods ou do formato/disposição interna das antenas que pode direcionar o sinal e assim fazer com que tenhamos quebras maiores do que as que deviam existir.
 
Também me parece a lógica da empresa mãe que se coloquem mais pods do que a NOS aconselha, nisto concordo plenamente contigo e se 1 por divisão ou menos vai depender do tamanho e construção da casa. Também pensava assim mas na diagonal e muito mais afastados tenho melhor sinal entre pods do que mais perto o que me deixou de boca aberta por isso nem sei se é da potência dos pods ou do formato/disposição interna das antenas que pode direcionar o sinal e assim fazer com que tenhamos quebras maiores do que as que deviam existir.

Pois, efectivamente pode ter algo a ver com a distribuição das antenas. A localização dos mesmo é algo que ainda estou aos bocados a explorar. Infelizmente, a versão para iOS não disponibiliza a intensidade de sinal, a velocidade de ligação, nem o tipo de banda usada que os pods estão a estabelecer entre si. A informação disponibilizada na APP está muitas vezes incorrecta. Isso ajudaria imenso a determinar a localização ideal dos mesmos.

Entretanto, a plume lançou novos modelos denominados Superpods (V2) para colmatar muitas destas limitações. São triband (1 banda 5ghz pode ser usada exclusivamente para backhaul, deixando as outras 2 apenas para comunicação com os clientes), aparentam ter melhor alcance do sinal, maior velocidade wireless, e têm 2 Rj45. A empresa sugere a utilização de, pelo menos, 1 superpod (como gateway) em cada rede mesh, mas mais em habitações maiores.

Os que a NOS disponibiliza são os v1 (power-pods) e, novamente, a escolha foi feita por uma questão meramente de contenção de custos e rentabilização máxima.
 
Entretanto, a plume lançou novos modelos denominados Superpods (V2) para colmatar muitas destas limitações. São triband (1 banda 5ghz pode ser usada exclusivamente para backhaul, deixando as outras 2 apenas para comunicação com os clientes), aparentam ter melhor alcance do sinal, maior velocidade wireless, e têm 2 Rj45. A empresa sugere a utilização de, pelo menos, 1 superpod (como gateway) em cada rede mesh, mas mais em habitações maiores.

Os que a NOS disponibiliza são os v1 (power-pods) e, novamente, a escolha foi feita por uma questão meramente de contenção de custos e rentabilização máxima

Sim já estive a ver as páginas da Plume quer na europa quer nos EUA e quando são eles a vender vem sempre um superpod no pack também a ideia será servir de router e "obrigar" o cliente a pagar o serviço de IA. Um pouco como a NOS irá fazer mas sem os superpods, enfim.
Em termos de hardware os superpods são necessariamente bastante superiores por serem triband mas em termos de alcance não sei se não serão iguais devido ao tamanho ser idêntico.
 
Sinceramente instabilidade não sinto, apenas nos primeiros dias em que os pods estão a "aprender" como se ligar pode ficar mais instável mas em termos de estabilidade parecem-me bons. Já o roaming entre pods é miserável, não será isto que te acontece? Estares em fronteira entre um e outro e não se conseguirem decidir qual te dá sinal?



Se tiveres possibilidade liga-os todos por cabo é a melhor solução, garantes sempre velocidades máximas dos pods além de irão ser sempre muito mais estáveis.


Obrigado. Vou tentar fazer as ligações dessa maneira se bem que nesse caso terei que anular a impressora e o NAS, pois as entradas ficam ocupadas com o cabo de rede. Sei que existem equipamentos destes com duas ligações. Alguém sabe se a NOS os disponibiliza ?
 
Obrigado. Vou tentar fazer as ligações dessa maneira se bem que nesse caso terei que anular a impressora e o NAS, pois as entradas ficam ocupadas com o cabo de rede. Sei que existem equipamentos destes com duas ligações. Alguém sabe se a NOS os disponibiliza ?

Existem os superpods mas a NOS não disponibiliza, mas podes sempre usar um switch para multiplicar entradas. Eu uso em casa switch e tudo a funcionar impecável, agora não compres switch que não seja gigabit e minimamente aceitável senão vais introduzir perdas pelo caminho.
 
Tenho switch Tp link 1008, que nas especificações diz ser gigabit, mas o certo é quando lhe ligo diretamente o portátil não passa dos 100 mb.
Não sei se será alguma configuração do router da NOS que lhe está a "capar" o sinal se é mesmo dele!!!!

Quando chegar a casa irei tentar então ligar os Pods na rede de cabo,... Irá ter que ser via o referido switch!!!!
 
Tenho switch Tp link 1008, que nas especificações diz ser gigabit, mas o certo é quando lhe ligo diretamente o portátil não passa dos 100 mb.
Não sei se será alguma configuração do router da NOS que lhe está a "capar" o sinal se é mesmo dele!!!!

Quando chegar a casa irei tentar então ligar os Pods na rede de cabo,... Irá ter que ser via o referido switch!!!!

Existem vários switch Tp-Link com a denominação 1008 isso é para perceberes que tem 8 portas mas depois as letras antes do 1008 é que te dão indicação do modelo, por exemplo o SF é 10/100 não passa dos 95Mbps já os SG são gigabit.
Teres só 100 no portátil pode ser por causa dos cabos não serem no mínimo cat5E ou estarem mal cravados ou então a placa do portátil não ser gigabit.
 
Existem vários switch Tp-Link com a denominação 1008 isso é para perceberes que tem 8 portas mas depois as letras antes do 1008 é que te dão indicação do modelo, por exemplo o SF é 10/100 não passa dos 95Mbps já os SG são gigabit.
Teres só 100 no portátil pode ser por causa dos cabos não serem no mínimo cat5E ou estarem mal cravados ou então a placa do portátil não ser gigabit.

Obrigado pelas indicações!!!! Penso que seja mesmo Gibabit, mas vou ter que verificar,... (Algum modo de fazer o despiste ser ter o aparelho na mão ?)
Também pode ser dos cabos, que foi o construtor a colocar á cerca de 18 anos (nessa altura deveria ser o que havia), pelo que me vou preparar para substituir cabos!!!! Não faço ideia de que cabos lá estarão, só mesmo tirando fora poderei ver.

Obrigado
 
Apos duas semanas de testes. Constatei que a velocidade esta limitada. A cobertura é reduzida. Tenho os 4 pods em wireless. Os 3 pods estao a funcionar em 2.4 ghz . Na linha pilotos testaram os pods todos numa divisao e aí funcionar em 5 gh. Quando foram para os locais somente 1 funcionou em 5 gh. Neste momento a rede está toda em 2.4 gh. Irei testar mais uma situação. Ainda informo que tenhona minha rede do router a funcionar normalmente não sendo essa a situacao que limita a rede pois ja desliguei a rede de casa e continua na mesma . Nunca irei desligar a minha rede 5 gh pois assim tenho velocidade de 500 gb. Os pods plume assumem o que gastamos e isso nao irei permitir.
 
Os pods plume assumem o que gastamos e isso nao irei permitir.

Explica lá a 1ª parte da frase.

Obrigado[/QUOTE]
Na app diz te os teus consumos diariamente, a cada 7 dias e a 30 dias. Consumos de downloads e upload s. Como tbm te diz os consumos de cada equipamento (telemovel etc) que se encontra ligado ao pod
 
Os plume estão limitados a uma velocidade máxima de 350mbps em 5Ghz. Essa é a velocidade máxima teórica dos pods. Se tiveres a ligação de 500mbps, como eu, nunca conseguirás ter a velocidade máxima. Os pods foram feitos para suprir limitações de cobertura e nunca numa perspectiva de manter a velocidade.

Em relação ao alcance, concordo completamente contigo. São muito limitados. No meu caso, ao fim de muito custo, muitas trocas de sitio, e após algumas sugestões que nem lembra o diabo, consegui que todos ficassem com ligação 5ghz (via wireless), pelo menos, durante a maior parte do tempo.

Numa das divisões, sala, para maximizar o sinal, tive de colocar 2 pods. Aconselho a fazer o que fiz, que foi testar todas as tomadas possíveis em casa e, de preferencia, não colocar o pod no local onde a internet não chega. Tentar colocar sempre que possível num local intermédio, para que este apanhe sinal em condições do gateway e não tenha tantas quebras.

Mesmo ligado por 5ghz entre eles, numa das divisões em que tenho um pod, não consigo mais do que 60-80mbps (de 500). No entanto, fiquei com cobertura em todo o lado. Os pods demoram um bocado a optimizar a ligação entre eles. Aconselho a usar uma app que permita ver a intensidade do sinal de cada rede... (Com o pod a colocar nessa divisão desligado), Percorra a divisão e tente ver em que parte tem melhor sinal. Coloque o pod na tomada mais perto desse local. É pena não dar para ver na app o RSSI da ligação de backhaul entre 2 pods ou o pod e o que está a servir de gateway.. porque isso tornaria os testes às tomadas muito mais fáceis.

Acho, sem certezas absolutas, que os pods trocam a ligação de backhaul de 5ghz para 2.4ghz com o sinal ainda razoável. Provavelmente, para evitar instabilidade na rede. E dado que o alcance é pequeno, é fácil atingir esse limite em que eles passam a ficar ligados por 2.4ghz.

Como também já referi, eu optei por deixar a rede 5Ghz do router ligada (com outro SSID) e não notei quebra de sinal/interferência entre a rede do router e dos pods. Nos sítios em que o sinal do router chega, apanho velocidades muito mais altas (chega a ser 2-3x maiores do router do que dos pods, apesar do sinal do router já ser fraco). Notei que os meus pods usavam, preferencialmente, o canal 60 ou 104 na banda 5ghz, por isso, optei por selecionar manualmente o canal do router para evitar interferências.

Em relação à privacidade, já se sabia que os plume recolhem toda uma série de dados que ficam disponíveis aos ISP. Essa foi um dos motivos porque os ISPs foram aliciados a aderir ao plume porque passam a ter acesso a uma série de dados de utilização da rede. A quantidade e o teor dos dados ninguém sabe bem mas em Portugal, devido ao RGPD, acabam por recolher menos do que nos EUA, daí que a app tivesse de ser adaptada.

Também dá para activar o modo "privacidade" mas perde-se todas as opções de Segurança IA. Não sei se com a opção de privacidade ligada, as estatísticas de utilização (Consumo de dados por aparelho) continuam a ser recolhidas ou não. Acho que sim. Acho que apenas o histórico das visitas é que é desactivado. No iOS não dá para limpar na app os "eventos de segurança" registados.
 
Sim tenho 500 gb. Bem sei que estao limitados a 350 gb. A app assim o diz. Queria que a ligacao entre eles tivesse em 5 ghz. Tendo isso acontecido quando estavam todos os pods na mesma divisão. Isto porque tive a testar com o departamento de pilotos, não fosse algum estar avariado. Voltei a coloca los nos sitios pretendido e nao mais mexi nem testei noutras tomadas . Ainda não tive tempo. Até agora apercebi me que pode haver a rede do roteur a funcionar que nao tem qualquer interferência no funcionamento dos pods, pelo menos comigo. Tenho neste momento 3 redes em casa ( 2 do roteur e 1 dos plumes) e desligando as nao sinto nem mais velocidade nem menos velocidade. Tudo igual. Vou seguir o teu conselho e colocar 2 pods na mesma divisao.
Como tu tbm tenho a minha rede 5 g do roteur ligada. Mesmo estando mais longe consigo melhores velocidades do que com os pods .
As minhas velocidades dos pods em 2.4. Ghz andam na casa dos 30 a 40.
 
Caro Mac122
Tal como referi anteriormente, concordo com as tuas preocupações, mas esta manhã estive a ver melhor a informação que a NOS guarda dos clientes, e na realidade há situações bastante problemáticas, que são registadas pela NOS e que caso queiram podem sempre fazer uso "deturpado" daquilo a que estava destinado.
Na realidade ficam com os registos das BLs e se fores mais rigoroso, do registo total das chamadas de telemóveis e de telefone fixo, qual o nº que ligou, para onde ligou e qual a duração da chamada,...

Enfim, hoje a questão segurança e privacidade chocam de frente muitas vezes.
 
Boa noite, tenho o modem router instalado num anexo e pretendia ter net estavel em casa (cerca de 20m), este equipamemto traz-me alguma vantagem? Neste momento tenho à entrada de casa um repetidor de sinal.
 
Passo a relatar a minha experiência até à data com o “serviço” do power wifi.



Há uns dias atrás desloquei-me a uma loja NOS para ir contratar/levantar os Pods.

Sou informado que não tinham em loja e que teriam de solicitar que um técnico fosse ao local instalar.

Fica portanto agendada a “instalação”.

No dia indicado, um “técnico” chega ao local e para além de trazer 2 pods quando tinha dito na loja que necessitaria de 3. Ainda diz assim do nada “nem me lembro como é que se instala isto”.

Usa um cabo de rede para ligar um pod ao router. Até aqui tudo bem.

Depois diz que tenho que instalar uma app. Também ok, já que tinha lido anteriormente sobre a app a instalar. Não me ajudou minimamente com o setup da app.

Diz que tem que ir fazer outro serviço.

Pensando eu que estava tudo bem, deixo o “técnico” ir à sua vida.

Após uns segundos a explorar a app descubro como se adiciona mais pods.

Assim que ligo a segunda pod à tomada. Obtenho uma mensagem de erro a indicar que o número de série da segunda pod já está ligada a outra conta.

Aqui começa o calvário que ainda continua e nem tem data para se resolver.

Ligo ao apoio técnico. Informo o que se está a passar. É me dito que não é normal que o pod esteja ligado a outra conta. Ao que respondo dizendo que é normal se o “técnico” já usou a pod com outro cliente ou para testar e ficou presa a outra conta.

Sendo que a NOS terá um acordo com a Plume. Imagino que lhes tenham sido fornecidos uma app para gerir a ligação das pods ás contas dos clientes.

Cada vez que ligo ao apoio técnico é me dito que vou ser contactado pelo departamento “especial” que trata do assunto.

Já liguei 4 vezes ao apoio técnico e nenhuma das vezes fui contactado de volta por nenhum outro departamento.

Já reparei que mesmo o pod que estava a funcionar correctamente, já não está ligado à conta onde já funcionou. A conta para a app que a NOS cria automaticamente também já não existe.

Acho muito bom que os pods sejam ligados a uma conta e que não possam ser associados a várias contas ao mesmo tempo. No entanto se o apoio técnico não consegue fazer um simples reset dessa associação para que os pods sejam usados novamente então não estão lá a fazer nada.

Amanhã dia 13/09 se não for contactado até à hora de almoço, vou até a uma loja NOS deixar os pods e apresentar formalmente uma reclamação.

Resumo:

1- técnico de instalação péssimo!!!!

2- Apoio técnico inexistente!

3 serviço??? mas qual serviço?
 
Passo a relatar a minha experiência até à data com o “serviço” do power wifi.



Há uns dias atrás desloquei-me a uma loja NOS para ir contratar/levantar os Pods.

Sou informado que não tinham em loja e que teriam de solicitar que um técnico fosse ao local instalar.

Fica portanto agendada a “instalação”.

No dia indicado, um “técnico” chega ao local e para além de trazer 2 pods quando tinha dito na loja que necessitaria de 3. Ainda diz assim do nada “nem me lembro como é que se instala isto”.

Usa um cabo de rede para ligar um pod ao router. Até aqui tudo bem.

Depois diz que tenho que instalar uma app. Também ok, já que tinha lido anteriormente sobre a app a instalar. Não me ajudou minimamente com o setup da app.

Diz que tem que ir fazer outro serviço.

Pensando eu que estava tudo bem, deixo o “técnico” ir à sua vida.

Após uns segundos a explorar a app descubro como se adiciona mais pods.

Assim que ligo a segunda pod à tomada. Obtenho uma mensagem de erro a indicar que o número de série da segunda pod já está ligada a outra conta.

Aqui começa o calvário que ainda continua e nem tem data para se resolver.

Ligo ao apoio técnico. Informo o que se está a passar. É me dito que não é normal que o pod esteja ligado a outra conta. Ao que respondo dizendo que é normal se o “técnico” já usou a pod com outro cliente ou para testar e ficou presa a outra conta.

Sendo que a NOS terá um acordo com a Plume. Imagino que lhes tenham sido fornecidos uma app para gerir a ligação das pods ás contas dos clientes.

Cada vez que ligo ao apoio técnico é me dito que vou ser contactado pelo departamento “especial” que trata do assunto.

Já liguei 4 vezes ao apoio técnico e nenhuma das vezes fui contactado de volta por nenhum outro departamento.

Já reparei que mesmo o pod que estava a funcionar correctamente, já não está ligado à conta onde já funcionou. A conta para a app que a NOS cria automaticamente também já não existe.

Acho muito bom que os pods sejam ligados a uma conta e que não possam ser associados a várias contas ao mesmo tempo. No entanto se o apoio técnico não consegue fazer um simples reset dessa associação para que os pods sejam usados novamente então não estão lá a fazer nada.

Amanhã dia 13/09 se não for contactado até à hora de almoço, vou até a uma loja NOS deixar os pods e apresentar formalmente uma reclamação.

Resumo:

1- técnico de instalação péssimo!!!!

2- Apoio técnico inexistente!

3 serviço??? mas qual serviço?
Não precisas de ir á loja, reclama online, no livro de reclamações online. E não esperes por amanhã
 
Back
Topo