Power-WiFi Plume

Para conseguires 1000Mbps tens que usar os 8 condutores do cabo de rede.
Basta um condutor danificado que a velocidade máxima do cabo baixo de imediato dos 1000Mps para 100Mbps

Por isso, se não consegues a velocidade contratada e estás limitado aos 100 é porque os cabos não estão bons (muito provavelmente as fichas estão danificaras ou mal cravadas)
 
Para conseguires 1000Mbps tens que usar os 8 condutores do cabo de rede.
Basta um condutor danificado que a velocidade máxima do cabo baixo de imediato dos 1000Mps para 100Mbps

Por isso, se não consegues a velocidade contratada e estás limitado aos 100 é porque os cabos não estão bons (muito provavelmente as fichas estão danificaras ou mal cravadas)
Exactamente. O mais provável e mesmo as fichas estarem mal cravadas e qualquer movimento nelas causa mau contacto. Já me aconteceu num dos cabos que sai do switch. Quando isso acontece a luz desse cabo passa de imediato a laranja... se as luzes do switch estão todas a verde pode muito bem ser na outra ponta que liga o plume...
 
Exactamente. O mais provável e mesmo as fichas estarem mal cravadas e qualquer movimento nelas causa mau contacto. Já me aconteceu num dos cabos que sai do switch. Quando isso acontece a luz desse cabo passa de imediato a laranja... se as luzes do switch estão todas a verde pode muito bem ser na outra ponta que liga o plume...
O problema está no cabo que liga o Router da NOS ao switch e não nos cabos que ligam o switch aos plumes.

O cabo em questão é um cabo de 10 metros que passa pelo interior da parede.
Eu já tenho conhecimento deste problema há algum tempo e também sei qual poderá a solução.
Contudo, ainda não tive grande tempo para resolver este problema e também como não preciso dos 200MB nas divisões da casa onde estão os plumes, estou a deixar este problema a arrastar-se no tempo.

Obrigado a todos pelo vosso apoio.
 
Será o cabo danificado e a necessitar de ser trocado, ou eventualmente as fichas com mau contacto, que por vezes acontece. Trata disso para poderes tirar o rendimento do investimento no novo switch.
 
Acham o Wi-Fi dos plumes estável? O Wi-Fi do Giga v1 simplesmente não presta.

Tenho um t3 e tenho o Giga v1 de um lado da casa e um Xiaomi MI 4a (Gigabit) do outro, e mesmo do lado da casa onde está o router da NOS, mesmo com os 5 traços não presta, demora a carregar, por vezes perde o acesso há internet mesmo que não perca a ligação do Wi-Fi, será que consigo pedir nem que seja 1 Plume de graça, sem mexer na fidelização? Tenho 1 ano de fidelização pela frente ainda.

Mas isto claro se o Wi-Fi deles for alguma coisa de jeito, se não tenho que me amanhar e comprar eu a solução.

Cumps
 
Sem renovar a fidelização, podes esquecer. Claro que podes tentar.
Tenho o 5v1 e 6 plumes, o que dá para cobrir os 4 pisos da moradia. Essa lentidão, não deve ser apenas do router, mas sim da muita clientela em hfc da zona. Sinal a dividir por muitos da entupimentos e lentidão na NET. Já tive esses problemas. Felizmente a vizinhança também tinha e decidiu mudar, o que levou a melhorar muito a minha NET.
 
Acham o Wi-Fi dos plumes estável? O Wi-Fi do Giga v1 simplesmente não presta.

Tenho um t3 e tenho o Giga v1 de um lado da casa e um Xiaomi MI 4a (Gigabit) do outro, e mesmo do lado da casa onde está o router da NOS, mesmo com os 5 traços não presta, demora a carregar, por vezes perde o acesso há internet mesmo que não perca a ligação do Wi-Fi, será que consigo pedir nem que seja 1 Plume de graça, sem mexer na fidelização? Tenho 1 ano de fidelização pela frente ainda.

Mas isto claro se o Wi-Fi deles for alguma coisa de jeito, se não tenho que me amanhar e comprar eu a solução.

Cumps
A solução mínima dos Plumes são 2. 1 não funciona.
 
Sem renovar a fidelização, podes esquecer. Claro que podes tentar.
Tenho o 5v1 e 6 plumes, o que dá para cobrir os 4 pisos da moradia. Essa lentidão, não deve ser apenas do router, mas sim da muita clientela em hfc da zona. Sinal a dividir por muitos da entupimentos e lentidão na NET. Já tive esses problemas. Felizmente a vizinhança também tinha e decidiu mudar, o que levou a melhorar muito a minha NET.
No acesso fixo(rede cabeada) não tenho um único problema, não tenho com que me queixar, aqui o problema é o Wi-Fi, o meu Xiaomi não falha em nenhum momento, e a rede no fundo é a mesma, agora o Wi-Fi da NOS é que é para esquecer, muitas vezes prefiro ficar ligado ao Xiaomi com 1 ou 2 traços do que com a rede toda do router da NOS porque é constantesmente a falhar, não sei se me faço entender.

Mas já percebi que só adiciono os Plumes na renegociação, até lá vou ter que me aguentar e/ou comprar eu algum equipamento para resolver o problema.

Se tiveres ligado diretamente ao Wi-Fi do router da NOS não sentes isso? Tipo nem que seja por segundos? A instabilidade?

E em geral, o Wi-Fi dos Plumes agrada-te?

Abraço e cumprimentos a todos. 😀

---

Desculpa o tag @hjnr, mas noutro dia disseste que no teu v1, o Wi-Fi estava com esteróides, que o antigo não funcionava bem, sentes ou sentiste em algum momento o que eu aqui relato? Ou será que este router tem alguma pancada no Wi-Fi? Como modem este router serve bem, agora o Wi-Fi dele estou bastante descontente...

A solução mínima dos Plumes são 2. 1 não funciona.
Já percebi, obrigado.
 
Última edição:
Sinceramente, estou até bastante satisfeito com os plumes, que no meu caso são todos da 1 geração, logo menos evoluídos. Nunca tinha conseguido ter internet em toda a casa (que e grande), nos diversos pisos sem qualquer problema. Haverá melhor? Certamente que sim, alguns outros equipamentos de rede mesh, que custam pelo menos 99€, duas peças e eu tenho 6 plumes gratuitos, mas isso já e outra história.
 
E em geral, o Wi-Fi dos Plumes agrada-te?

Desculpa a intromissão mas o wifi dos Plumes é próprio para cada plume servir uma divisão, dito isto pode efectivamente servir 2 ou mais dependendo dos materiais mas na horizontal qualquer orientação vertical deixa muito a desejar na competência dos mesmos. Só para teres noção tenho 6 Plumes v1 também e cobrem de forma razoável 2 pisos porque num dos pisos não tenho rede cablada e fico reduzido a 30mbps aí.
Onde tenho Plumes cablados e estando em linha direta de visão já tive vários speedtests a bater nos 450mbps 50% acima do máximo teórico, o que me deixou de boca aberta, mas vai depender e muito do equipamento que usas.

Claro que funciona / basta que esteja ligado ao router - aliás para máxima performance todos os plumes devem estar ligados ao router/switch

Na lógica de melhorar recepção de sinal/ sistema mesh desculpa mas não funciona porque 1 Plume nunca suplanta o router, quer pelo tamanho das antenas quer pela potência que cada um usa, para o substituir e pensar numa solução wifi router+plume é uma experiência que deverá ser no mínimo sofrível por ter de andar a escolher a rede sempre que estamos com pouco sinal/velocidade.
 
Desculpa a intromissão mas o wifi dos Plumes é próprio para cada plume servir uma divisão, dito isto pode efectivamente servir 2 ou mais dependendo dos materiais mas na horizontal qualquer orientação vertical deixa muito a desejar na competência dos mesmos. Só para teres noção tenho 6 Plumes v1 também e cobrem de forma razoável 2 pisos porque num dos pisos não tenho rede cablada e fico reduzido a 30mbps aí.
Onde tenho Plumes cablados e estando em linha direta de visão já tive vários speedtests a bater nos 450mbps 50% acima do máximo teórico, o que me deixou de boca aberta, mas vai depender e muito do equipamento que usas.



Na lógica de melhorar recepção de sinal/ sistema mesh desculpa mas não funciona porque 1 Plume nunca suplanta o router, quer pelo tamanho das antenas quer pela potência que cada um usa, para o substituir e pensar numa solução wifi router+plume é uma experiência que deverá ser no mínimo sofrível por ter de andar a escolher a rede sempre que estamos com pouco sinal/velocidade.
As redes mesh só são precisas para terminais legacy
Se tens terminais recentes que suportam a norma 802.11R (R de Roaming) podes usar vários APs de marcas diferentes desde que tenham o mesmo SSID, password e encriptação que o terminal automaticamente escolhe o AP com melhor sinal em cada momento à medida que anda ("Roam") de um lado para outro (na verdade os terminais com 802.11R tem 2 radios - um que está a servir e outro que está á escuta dos vizinhos para puder saltar logo que encontre outro com as mesmas credenciais).
Por isso se tens terminais recentes não desligues o Wifi do próprio router (e configura todos (router, plumes, etc) para terem o mesmo SSID (nas 2 redes 2.4 e 5GHz) pois caso contraio estás a desperdiçar o AP do próprio router que se for o v5 ou v6 tem sinal wifi mais potente que o dos plumes.
 
No acesso fixo(rede cabeada) não tenho um único problema, não tenho com que me queixar, aqui o problema é o Wi-Fi, o meu Xiaomi não falha em nenhum momento, e a rede no fundo é a mesma, agora o Wi-Fi da NOS é que é para esquecer, muitas vezes prefiro ficar ligado ao Xiaomi com 1 ou 2 traços do que com a rede toda do router da NOS porque é constantesmente a falhar, não sei se me faço entender.

Mas já percebi que só adiciono os Plumes na renegociação, até lá vou ter que me aguentar e/ou comprar eu algum equipamento para resolver o problema.

Se tiveres ligado diretamente ao Wi-Fi do router da NOS não sentes isso? Tipo nem que seja por segundos? A instabilidade?

E em geral, o Wi-Fi dos Plumes agrada-te?

Abraço e cumprimentos a todos. [emoji3]

---

Desculpa o tag @hjnr, mas noutro dia disseste que no teu v1, o Wi-Fi estava com esteróides, que o antigo não funcionava bem, sentes ou sentiste em algum momento o que eu aqui relato? Ou será que este router tem alguma pancada no Wi-Fi? Como modem este router serve bem, agora o Wi-Fi dele estou bastante descontente...


Já percebi, obrigado.
Oi, desculpa só agora responder.

Neste V1 a diferença para o anterior é abismal.

Até posso dizer que entreguei os 3 Plumes ( exagero, bastavam dois mas estava a ver se levava o escritório para o sotão) e continuamos a fazer o que fazíamos, por vezes os dois em teletrabalho mais o miúdo a jogar ( ou a estudar...) e as velocidades são semelhantes ao que tinha com os Plumes ( primeira geração): à volta de 120/100.

No último quarto ( T3, rectângulo) tanto com os Plumes como agora continuo com os valores antes indicados.

Com o anterior 5.0V1 nem cheiro e com o 3.0 anterior era cerca de 25/20 Mbps atingidos.

Agora... Já tive que reiniciar o router pois a banda dos 5 GHz tinha desaparecido...

Voltou igual e até agora mantém-se.

Resumindo, foi uma grande melhoria mas não é o pico da estabilidade embora durante os dias de trabalho não tenha falhado.

Só falta ver se tenho alguma coisa no sotão mas não acredito.

Também acho que o para o sotão se transformar em escritório o que falta é AC e não rede [emoji23]
 
Se tens terminais recentes que suportam a norma 802.11R (R de Roaming) podes usar vários APs de marcas diferentes desde que tenham o mesmo SSID, password e encriptação que o terminal automaticamente escolhe o AP com melhor sinal em cada momento à medida que anda ("Roam") de um lado para outro (na verdade os terminais com 802.11R tem 2 radios - um que está a servir e outro que está á escuta dos vizinhos para puder saltar logo que encontre outro com as mesmas credenciais).

Aí é que está o problema, os terminais que usas e se os mesmos têm capacidade de saltar entre AP's já usei essa solução cá em casa com o router da NOS+router próprio com mesmo ID e pass de WIFI mas nem todos os equipamentos são 802.11R logo ficas com o problema de não migrarem naturalmente entre AP's e lá andamos a ter de mudar para ter uma boa experiência. Enquanto a esmagadora maioria dos terminais em circulação não for compatível com a norma esta não será uma boa solução, pelo menos para mim.
 
Back
Topo