Powercolor 3870 PCS ventoinha "maluca"

baguitos

Power Member
Tenho uma Powercolor 3870 PCS+ 512 Mb.

Depois de carregar o Windows, e estando apenas a usar aplicações "normais" como o Word, Firefox e afins começo a ouvir a fan da gráfica a ir aos 100% durante +/- 5 segundos e depois volta a ficar "calada"... passados 5 seg. volta a ir ao máximo e passa o dia todo nisto... ora dá gás ao maximo, ora está desligada (25%).
Isto independentemente do que esteja a fazer.
A core temp está sempre nos 31º.

Instalei o Riva Tuner, e confirmei que realmente algo de estranho se passa com a fan. Se colocar no auto está sempre a ir aos 100% e voltar para os 25%.

Decidi colocar no fixed aos 30% (bastante silenciosa), mas será que não corro o risco de deixar aquecer muito a placa?

Tenho outra gráfica igual noutro PC e nao acontece nada disto, mais alguém sofre destes sintomas?

btw: tenho o ATI Overdrive desligado, ou seja o GPU a 777 Mhz e Mem a 900 Mhz.
 
Isto acontecia aleatoriamente desde que tenho a placa, mas já há umas semanas que não acontecia.
Hoje, mesmo depois de ter reiniciado o PC ficou assim.

Dos drivers não será uma vez que já fiz muitos updates e de vez em quando fica assim.
 
Tanto quanto sei a ventoinha presente nas PCS+ da série ATi 38xx não permite controlo por software por só ter uma ligação de 2 pinos, portanto o problema não será uma questão de software.

Offtopic:
Mems a 900? A tua 3870 tem DDR3 não?
 
Tanto quanto sei a ventoinha presente nas PCS+ da série ATi 38xx não permite controlo por software por só ter uma ligação de 2 pinos, portanto o problema não será uma questão de software.

Offtopic:
Mems a 900? A tua 3870 tem DDR3 não?

Sim tem DDR3, que posso colocar de 900 a 1000.
Em relação ao nao ser possivel alterar por software, não o é pelo catalyst, mas através do RivaTuner consigo controlar a fan sem problemas.

Entretanto "feito burro" fiz update aos drivers e o windows decidiu que lhe dava erro (code 43). e nao consiguia aceder ao Control Center e modar resoluções.

Tive que instalar uns drivers antigos, pois sempre que coloco os novos tenho erro >(>(>(.
O problema é que os antigos nao me deixam usar o OpenGl no Photoshop...

... só a mim ... :sad:
 
Resolvido (até ver).

Pelos visto o Catalyst 8.12 dá este erro no Vista x64 a muitos utilizadores (com ASUS P5 ainda mais).

Consegui instalar o 8.11 e até ver está tudo Ok.
 
Back
Topo