Análise Powercolor ATI HD 4890

M@ster

Power Member
Autor: Vítor Antunes (M@ster)
Produto: PowerColor HD 4890
Data : 25-03-09



powercolor-logo.jpg



ati_Logo.png



ZWAME Análise


logopretord8.jpg




Características

55nm Technology
ATI Avivo HD
Microsoft® DirectX® 10.1
Shader Model 4.1
256-bit memory interface
1gb of system memory DDR5
OpenGL 2.1® Optimizations and Support
ATI CrossFireX multi gpu suport
PCI-E 2.0
RoHS Compliant
HDCP on-chip
Built-in HDMI and 7.1 Surround audio
Windows Vista™


Fotos

P_C_4890_1a.jpg


P_C_4890_1c.jpg


Nesta imagem podemos ver o bundle que acompanha a gráfica.
Em destaque, o conversor DVI/HDMI e a falta dos cabos de seis pinos.


P_C_4890_02.jpg


P_C_4890_2a.jpg


P_C_4890_3.jpg
P_C_4890_3a.jpg


P_C_4890_6.jpg
P_C_4890_9.jpg


P_C_4890_7.jpg

Nestas imagens podemos observar alguns pormenores da Placa Gráfica, dos quais destaco
a ficha de corrente de oito pinos e o cooler que achei bastante silencioso em todos os testes feitos.
 
Última edição:
Setting.jpg


Hardware Utilizado

Motherboard: Asus P6T Deluxe OC Palm
CPU:Core i7 920
Placa Gráfica: Powercolor ATI HD 4890
Fonte de alimentação: Gigabyte ODIN 1200w
Disco Rígido: SAMSUNG SPINPOINT F1 1TB SATA2 32MB CACHE HD103UJ
Memórias: 6GB CORSAIR DOMINATOR DDR3 PC3-12800 1600Hz TC
Cooler: Noctua NH-U12P
Caixa: Cooler Master HAF 932

NOTA: Todos os testes foram realizados com o SO Windows Home Premium

BenchMarks

Sintéticos

3D Mark 2001

01.jpg



3D Mark 2003

03.jpg



3D Mark 2006

06.jpg



3D Mark Vantage

Vantage.jpg
 
Última edição:

Jogos

ETQW_Logo.jpg


ETQW.jpg



CrysisWH.jpg


Crysis.jpg



prey_1.jpg


Prey.jpg



Aqui testámos alguns jogos, se não contarmos com o Crysis, que é um destruidor de gráficas ;) esta placa teve um
comportamento excelente, tendo em conta que as drivers usadas são as do CD que acompanha a gráfica e que para
os gráficos que apresentamos os settings usados foram "Very High", podemos ver que se aproxima da 4870 X2 em alguns dos jogos.
Com umas drivers mais maduras, creio que é gráfica para se chegar ainda mais perto da 4870 X2.

Volto a saudar a ATI, por nos continuar a proporcionar uma alternativa nas placas de topo.


Destaco pela Positiva:
Desempenho.
Built-in HDMI and 7.1 Surround audio.
Qualidade de construção.
A relação Qualidade/Preço.
A eficiência da dissipação de calor do cooler.


Destaco pela Negativa:
Falta de suporte para CUDA/PhysX.
Falta dos cabos de 6 pinos, contudo sendo uma sample,
estou em crer que estes virão no conjunto final.




recomendado_zwame.png




Agradecimento

A ZWAME agradece à PowerColor, ASUS, *****, GLOBALDATA pela disponibilidade do material para teste.

Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.
NOTA: Não sujeitámos a gráfica a testes de Overclocking por falta de tempo para os realizar, apenas conseguimos que ficasse menos de 2 dias na nossa posse.​
 
Última edição:
Ai está a primeira review pronta após o fim do NDA.
Agradecer ao M@ster pelo excelente trabalho em tempo record.
Infelizmente não poderemos responder às questões que possam ter porque a gráfica passou que nem um relâmpago pela ZWAME.
 
Ai está a primeira review pronta após o fim do NDA.
Agradecer ao M@ster pelo excelente trabalho em tempo record.
Infelizmente não poderemos responder às questões que possam ter porque a gráfica passou que nem um relâmpago pela ZWAME.

O que é um NDA?
 
M@ster, na foto que tiraste ao bundle deste referência ao facto de este não trazer conversor DVI>HDMI, no entanto eu vejo-o no canto superior esquerdo, o cinzento escuro. Ou fui eu que não percebi o que disseste ou então enganaste-te. :) Mas está excelente a review! Parabéns!

Cumprimentos
 
Thanx M@ster, gostei da prontidão e objectividade da review...e quase me convenceste ...só é pena k ATI + folding não casem muito bem se não ainda comprava 1.
 
M@ster, na foto que tiraste ao bundle deste referência ao facto de este não trazer conversor DVI>HDMI, no entanto eu vejo-o no canto superior esquerdo, o cinzento escuro. Ou fui eu que não percebi o que disseste ou então enganaste-te. :) Mas está excelente a review! Parabéns!

Cumprimentos

M@ster disse:
em destaque, a falta dos cabos de seis pinos e o conversor DVI/HDMI
Penso que ele quis dar destaque aos conversores, e há falta do cabo de seis pinos.

M@ster @ se fôr isso, acho melhor trocares a ordem (em destaque, o conversor DVI/HDMI e a falta dos cabos de seis pinos) para não haver confusões como esta :)

Cumps
 
Penso que ele quis dar destaque aos conversores, e há falta do cabo de seis pinos.

M@ster @ se fôr isso, acho melhor trocares a ordem (em destaque, o conversor DVI/HDMI e a falta dos cabos de seis pinos) para não haver confusões como esta :)

Cumps

É isso tens razão o melhor mesmo é trocar para não criar confusão ;)
Edit: Done.
 
Última edição:
Boa review , se fosse possível gostava de postassem uma comparação com a BFG GTX285 OC2, mas se não tiverem esta placa esqueçam , era só por curiosidade.
 
Foi pena teres ficado pouco tempo com a placa (está aqui a meu lado, mais duas Asus :D), mas a ATI precisa urgentemente de lançar novos drivers, a placa está mesmo a pedi-los!

Quanto à capacidade de OC, ainda não estiquei ao máximo, mas ja deu para passar a marca de 1GHz no GPU! :)
 
Back
Topo