Artigo PowerColor ATI HD5970

M@ster

Power Member
Autor: Vítor Antunes (M@ster)
Produto: PowerColor ATI HD5970
Data : 17-01-10


powercolor-logo.jpg


ati_Logo.png


Há algum tempo atrás ATI lançou a Radeon HD5870, e com ela trouxe-nos o mundo do DirectX11, foi a primeira placa gráfica desta série e logo com grande sucesso. Passado pouco tempo fez surgir no mercado duas placas, de média gama, a HD5750 e HD5770, que vieram preencher o espaço de preço/desempenho de média gama, mas com melhores recursos, como são as temperaturas mais baixas e requisitos de energia muito inferiores.
Com esta série, a ATI tem um conjunto expressivo de placas gráficas de gamas média e alta que actualmente não têm concorrência directa da Nvidia, devido à sua demora na conclusão da placa denominada Fermi, a Nvidia não apresenta de momento nenhum produto DX11 no mercado. Isso poderá mudar em breve, mas entretanto a ATI vai ficando por cima o que não é bom para o mercado, ou seja, havendo concorrência os preços baixam. Com o lançamento da ATI Radeon HD5970, a ATI entra no mercado entusiasta pela porta grande.
Hoje vamos levar a Powercolor HD 5970, 2GB “Code Name Hemlock", a testes, em Default e Overclocking para desvendar o que a ATI preparou para nós com esta placa gráfica de topo de gama.
ZWAME Análise

Esta placa utiliza o core e a memória a velocidades idênticas à da HD5850 que são 725MHz no core e 1000MHz na memória (GDDR5 da Hynix 2GB, 1GB por GPU). Podemos ainda verificar que tem 1600 stream processors por GPU, 256bit ROP e de bus de memória, idêntica à HD5870 e à HD5850, juntamente com 2x32 ROPs, as unidades de textura são de 80 por GPU.
Comparando com as suas irmãs mais novas, em load e HD5970 tem uma potência de 294 watts, contrastando com os 170W da HD5850 e com os 188w da HD5870. Em Idle esta placa é simplesmente impressionante com um máximo de 42W.
Características
quadrocomparativo.png



Fotos

bx0.jpg
bx.jpg


bundle.jpg


Nesta imagem podemos ver o bundle que acompanha a gráfica, em destaque o cabo de oito pinos, o cabo adaptador mini-displayport para displayport e o adaptador DVI/HDMI.
Para os jogadores a PowerColor oferece um voucher do Colin McRae DIRT-2
graf.jpg


graf1.jpg


graf2.jpg


graf3.jpg


graf4.jpg


graf5.jpg


graf6.jpg


graf7.jpg


Nesta última imagem podemos observar a parte de trás da placa que tem uma chapa que entre outras coisas permite e seu arrefecimento com mais facilidade.

Como já referido anteriormente esta placa suporta DirectX 11, isto significa que utiliza Shader Model 5 e ComputeShader / DirectCompute 11. Além disso, como outras placas recentes, a HD5970 suporta PCI-Express 2, bem como aceleração Blu-Ray via ATI Avivo.
De seguida fazemos uma breve explicação sobre as principais características.

Características

Shader Model 5
Shader Model 5 fornece um novo conjunto de instruções, com uma arquitectura que é unificada em todos os tipos de sombreamento (Vertex, Hull, Domain, Geometria, Pixel e Computação). Por exemplo SV_Coverage fornece detecção de bordas, optimizados e flexíveis para o anti-aliasing, permite-nos mais rapidez na filtragem de sombras e oclusão de ambientes.

DirectCompute 11
DirectCompute 11 é uma das principais características do DirectX 11 utilizado nas ATI Radeon HD5970, aplica-se a jogos e na produtividade e melhora o desempenho de ambos. Em cenários relacionados com a produtividade permite ao GPU executar o processamento de vários trabalhos, como por exemplo alguns efeitos de vídeo.
Num jogo por exemplo, o sistema é capaz de melhorar a utilização de múltiplos núcleos de CPU para melhorar Física.

Tessellation
Através da utilização de dois novos shaders (Hull e Dominion), incluído no Shader Model 5/DirectX11, a HD5970 inclui o Tessellation melhorado. Através da utilização do Tessellation melhorado, os jogos têm o potencial de incluir personagens, objectos, roupas e terrenos, com detalhes adicionais. Essencialmente, a GPU pode dividir a cena num grande número de secções, o que torna o processo muito mais fácil do que em DirectX 10 e permite assim aumentar o nível de detalhe.
 
Última edição:
Hardware Utilizado

Motherboard: MSI Eclipse Plus
Placa Gráfica: PowerColor ATI HD5970
CPU: Core i7 920
Disco Rígido: SAMSUNG SPINPOINT F1 1TB SATA2 32MB CACHE HD103UJ
Memórias: G.Skill F3-16000CL9-6gbTD DDR3 2000
Fonte de alimentação: Gigabyte ODIN 1200Pro
Caixa: Gigabyte 3DMars
Cooler: GIGABYTE Galaxy II​

NOTA: Todos os testes foram realizados com o SO Windows Vista Home Premium

O máximo OC estável 24/7 que conseguimos foi:

Core: 850
Memórias: 1200

GPU-Z_oc1.gif




BenchMarks

Jogos

CrysisWH.gif


AF & AA: Disabled by game's cfg
TEXTURE QUALITY: Gamer
OBJECTS QUALITY: Gamer
SHADOWS QUALITY: Gamer
PHYSICS QUALITY: Gamer
SHADERS QUALITY: Gamer
VOLUMETRIC EFFECTS: Gamer
GAME EFFECTS QUALITY: Gamer
POSTPROCESSING QUALITY: Gamer
PARTICLES QUALITY: Gamer
WATER QUALITY: Gamer
MOTION BLUR: Gamer
CWH.png




farcry2.jpg


AF & AA: Disabled by game's cfg
FIRE: Very High
PHYSICS: Very High
REAL TREES: Very High
OVERALL QUALITY: Very High
VEGETATION: Very High
SHADING: Very High
TERRAIN: Very High
GEOMETRY: Very High
POST FX: High
TEXTURE: Very High
SHADOW: Very High
AMBIENT: High
HDR: Yes
BLOOM: Yes
FIXED TIME STEP: Yes
DISABLE ARTIFICIAL INTELLIGENCE: Yes
FULL SCREEN: Yes

FC2.png





resident_evil_5.jpg


Frame rate: Unlock
Vertical Sync: Off
Anti-aliasing: 4x
Motion blur: On
RE5.png







wolfenstein09Logo.gif


Performance: High
Shadow: High
Post Processor: Quality High
Detail maps: Enable
Specular: Enable
Decals: Enable
Texture filtering: Trilinear
Wolf2.png




tropics1.jpg


Binary: Windows 32bit Visual C++ 1500 Release May 26 2009
Operating system: Windows Vista (build 6002, Service Pack 2) 32bit
CPU model: Intel(R) Core(TM) i7 CPU 920 @ 2.67GHz
CPU flags: 2673MHz MMX SSE SSE2 SSE3 SSSE3 SSE41 SSE42 HTT
GPU model: ATI Radeon HD 5900 Series 8.01.01.984 1024Mb

SettingsRender: direct3d10.1
Mode: 4xAA fullscreen
Shaders: high
Textures: high
Filter: trilinear
Anisotropy: 4x
Occlusion: disabled
Reflection: enabled
Refraction: enabled
Volumetric: enabled
Tropic.png




heaven1.png


HardwareBinary: Windows 32bit Visual C++ 1500 Release Oct 22 2009
Operating system: Windows Vista (build 6002, Service Pack 2) 32bit
CPU model: Intel(R) Core(TM) i7 CPU 920 @ 2.67GHz
CPU flags: 2673MHz MMX SSE SSE2 SSE3 SSSE3 SSE41 SSE42 HTT
GPU model: ATI Radeon HD 5900 Series 8.01.01.984 1024Mb

SettingsRender: Direct3d11
Mode: 4xAA fullscreen
Shaders: high
Textures: high
Filter: trilinear
Anisotropy: 4x
Occlusion: enabled
Refraction: enabled
Volumetric: enabled


Heaven.png





Para todos os testes usámos como drivers, os ATI 9.12 Hot fix que são bastante superiores aos ATI 9.12 que saíram inicialmente, com bastante menos incompatibilidades e muito mais estáveis, apesar de precisarem ainda de algum trabalho, já conseguem tirar algum partido do poder de processamento desta placa. Como esperávamos, o comportamento da gráfica foi muito bom, tendo em conta que para os gráficos que apresentamos, os settings usados para cada jogo podem ser vistos antes do gráfico. No que diz respeito ao overcloking, achamos que foi bastante bom, tendo em conta que conseguimos cerca de 850MHz no Core e 1200MHz nas memórias que representa um Overclock de 125MHz no core e 200MHz nas memórias, com cooler de origem.
Não podemos deixar de salientar que em alguns jogos o OC, estável, provocou um aumento considerável de FPS.
 
Última edição:
3D Mark


3D Mark 2003

3DM03.png




3D Mark Vantage

3DMVantage.png




A PowerColor deu-nos mais uma vez a oportunidade de testar uma das suas placas e devo dizer que fiquei muito bem impressionado pela sua performance, não fosse actualmente a melhor placa gráfica do mercado.
Das coisas que mais me surpreendeu positivamente foi o nível de ruído da ventoinha, mesmo em Overclocking idle, foi sempre silenciosa, apenas se tornou mais ruidosa em load mas isso não podia deixar de acontecer.
Destaco pela Positiva:
Performance, só lá para Março teremos algo que eventualmente lhe possa chegar, apesar dos drivers ainda serem imaturos, e terem ainda margem de progressão.

Até hoje, é para mim o melhor cooler de referência da ATI, com excelente design e capacidade de arrefecimento.

Suporte nativo para DisplayPort.

Excelente qualidade de construção, com condensadores sólidos e digital PWM, o PCB reserva já alguma capacidade de expansão para futuras edições o que denota um pensamento da AMD/ATI na poupança de tempo e dinheiro.

Tecnologia eyefinity, um must have para quem é adepto de multi-display.

Excelente capacidade de overclocking, faz 125 MHz no core e 200MHz nas memórias, com cooler de origem.

Baixo consumo de energia.

Suporte para Direct3D 11, bem como para as tecnologias OpenCL e ComputeShader.
Destaco pela Negativa:
As drivers continuam a ser o calcanhar de Aquiles da ATI, com hardware desta qualidade, se o investimento fosse um pouco virado para o software, não tinha concorrente no mercado, espero que em breve isto deixe de acontecer.

A placa é enorme, e vai dificultar a vida a muita gente que tenha caixas mid-tower.
CONCLUSÃO
Esta é sem dúvida nenhuma a melhor placa gráfica que a ATI já fez e permite-lhe ficar à frente da concorrência por algum tempo, cheia de inovações, e a pensar no futuro, com baixo consumo tendo em conta a placa que é, merece sem dúvida o RECOMENDADO da ZWAME.
recomendado_zwame.png


Agradecimento

A ZWAME agradece à POWERCOLOR pela disponibilidade do material para teste.

Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.​
 
Última edição:
Uma boa analise, esta grafica e mesmo uma besta no que toca a graficos :D

E a grafica dos meus sonhos, so n referiste as dimensões dele que são uma coisa mesmo monstruosa n cabe em qq caixa nem motherbord, uma analise da tecnologia eyefinity ficava aqui k nem ginja :-D

Mas de resto parabens!!!
 
Os testes estão feitos, com os 9.12 Hot fix que são bem melhores do que os 9.12 iniciais, apesar de ainda terem melhoras a fazer já estão bastante aceitáveis.
 
Bem, esta placa é o sonho de qualquer gamer! :D

Esse consumo em idle... ui ui... Já esse consumo em full... que medo!

Pena que não vai caber em todas as caixas. Mas paciência, também não vai dar para todas as carteiras!

...

Venha a review. Vamos ver do que é capaz essa bichana!
 
Bem, esta placa é o sonho de qualquer gamer! :D

Esse consumo em idle... ui ui... Já esse consumo em full... que medo!

Pena que não vai caber em todas as caixas. Mas paciência, também não vai dar para todas as carteiras!

...

Venha a review. Vamos ver do que é capaz essa bichana!
Isso é normal porque em full precisa de mais energia o principal mesmo é em idle porque se tu estás, por exemplo, a postar algo neste fórum tens a gráfica em idle por isso mesmo é bastante bom. Já a minha anterior 285 consumia em idle bem mais que as novas HDs e em full load ainda era pior....
 
uma coisa é certa, à partida, quem tem dinheiro para uma gráfica destas, tem de ter dinheiro para uma caixa e fonte decente.


Existe quem nao saiba comprar os componentes , ja vi gente com esta grafica e uma Lc power 1000 wats como fonte:lol:

Nao é ter dinheiro mas sim saber geri-lo:P


Fico a espera da review desta grafica , apesar de ja a ter visto em acçao e nao a achei nada de especial , era so bugs.
 
Última edição:
Bem, esta placa é o sonho de qualquer gamer! :D

Esse consumo em idle... ui ui... Já esse consumo em full... que medo!

Pena que não vai caber em todas as caixas. Mas paciência, também não vai dar para todas as carteiras!

...

Venha a review. Vamos ver do que é capaz essa bichana!

Tens noção que a tua 4890 não gasta muito menos..?
E que provavelmente se meteres oc em cima, tipo 930/940 mhz no core, que todas as 4890 fazem, a diferença a haver é...a 4890 a gastar mais..
E nem falo do consumo do meu par de 4890's em CF...
(por falar nisto tenho de ver se passo passo para hd5xxx ou fermi, com uma hd5870 face às 4890 o que poupo em termos energéticos ao final de um ano deve dar para financiar uns 30/35% da 5870.. mas como em termos de performance ainda estou (muito) bem quero aguardar a resposta da NVIDIA, embora esta se esteja a atrasar muito...
 
Tens noção que a tua 4890 não gasta muito menos..?
E que provavelmente se meteres oc em cima, tipo 930/940 mhz no core, que todas as 4890 fazem, a diferença a haver é...a 4890 a gastar mais..
E nem falo do consumo do meu par de 4890's em CF...
(por falar nisto tenho de ver se passo passo para hd5xxx ou fermi, com uma hd5870 face às 4890 o que poupo em termos energéticos ao final de um ano deve dar para financiar uns 30/35% da 5870.. mas como em termos de performance ainda estou (muito) bem quero aguardar a resposta da NVIDIA, embora esta se esteja a atrasar muito...
claro que gasta muito menos ;) é que nem tem a minima comparacao possivel (mais de 100w de diferenca)... uma hx620 aguentou crossfire de 4890 em oc... ja desta aqui nao sei se a aguenta (pelo menos em oc)...
 
Última edição:
claro que gasta muito menos ;) é que nem tem a minima comparacao possivel (mais de 100w de diferenca)... uma hx620 aguentou crossfire de 4890 em oc... ja desta aqui nao sei se a aguenta (pelo menos em oc)...

Pois é.. :facepalm:

Esquece..

A 4890 é uns 300w, 300 e poucos, mas contabilizando o sistema todo [e isto já i7 920 com oc em cima..]...

Não sei porquê, ao ver ali os 294w na tabela não me lembrei que a referencia que tinha na 'memória' da 4890 a nível de consumo [à volta de 300w] era a contar o sistema todo...

My bad..
 
Existe quem nao saiba comprar os componentes , ja vi gente com esta grafica e uma Lc power 1000 wats como fonte:lol:

Nao é ter dinheiro mas sim saber geri-lo:P


Fico a espera da review desta grafica , apesar de ja a ter visto em acçao e nao a achei nada de especial , era so bugs.
bem esta indirecta é para mim..Rapaz sei que não tenho uma boa fonte mas chega muito bem para a 5970 e tenho o meu i7 em oc 4.0..nunca tive problemas com a fonte!!!A fonte pode ser uma maravilha mas chega para aquilo que eu tenho..Na altura que a comprei eu ía comprar Corsair e só não comprei porque estavam esgotadas na loja.."Engaram-me"disseram que era uma fonte boa e no fundo não é grande pistola..Mas não te preocupes que para o inicio do proximo mes fico a ter uma Enermax de 1250w..Só estou á espera de receber..O que me interessa agora é jogar e disfrutar da 5970...Eu ando babado a jogar..A 5970 é mesmo do melhor...:p
 
Existe quem nao saiba comprar os componentes , ja vi gente com esta grafica e uma Lc power 1000 wats como fonte:lol:

Nao é ter dinheiro mas sim saber geri-lo:P


Fico a espera da review desta grafica , apesar de ja a ter visto em acçao e nao a achei nada de especial , era so bugs.
Nem tinha lido bem BUGS?!!Em que jogos?Eu ainda não joguei com a 5970 nos jogos todos..mas digo-te que os jogos que já joguei a 5970 tem uma qualidade excelente..Ainda não vi BUGS nenhuns!!!!Eu tinha uma gtx295 antes de comprar a 5970 e digo-te que noto diferença em quase todos os jogos!!!O unico jogo que não notei diferença nenhuma foi no Grid!De resto nos jogos que já joguei por ex:Crysis,Stalker;Gta4,Call Of Duty M.A.2,Tomb Raider Anderworld,Need For Speed Shift,Dirt2 é mesmo do melhor!!!Támbem com directx11 é diferente..Aonde é que tu viste BUGS?E que tipo de BUGS?!
 
Back
Topo