Análise Powercolor HD 5770 1 GB GDDR5

JPgod

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Staff
Autores: João Godinho (JPgod)
Produto: Powercolor HD 5770 1 GB DDR5
Data : 13-10-2009



ZWAME Análise

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Introdução

A ATI tira uma carta do baralho e apresenta ao mundo a primeira geração de gráficas DirectX11 do mercado. É sob o nome "Evergreen" que a ATI/AMD apresenta a sua série DirectX 11, mas como já é habitual, primeiro aparece as topo de gama. Sob o nome de código "Cypress", aparece então 3 modelos: HD 5870, com 1600 shaders, 80 TMU's, 32 ROP's, 850 mhz core e 1200 mhz nas memórias, a HD 5850, com 1440 shaders, 72 TMU's, 32 ROP's, e clocks de 725/1000 e a HD 5870 "six", que tem nada mais nada menos que 6 saídas mini displayport (idêntico da actual linha de computadores Apple), suportando 6 monitores com uma só placa. Esta é uma das novidades que a ATI apresenta, a tecnologia "Eyefinity", que nesta edição com 6 saídas mini-DP, permite uma resolução de até 7680x3200, que fará as delícias de quem trabalha com design e imagem ou mesmo os gamers mais endinheirados, especialmente os adeptos de simuladores de voo. Entretanto a tecnologia "Eyefinity" está implementado também nas 5870 e 5850 normais, podendo ser utilizado até 3 monitores em paralelo, o que já habilita a uma excelente experiência em jogos e produtividade e provavelmente mais utilizável que 6 monitores. Eram raríssimas as placas que permitiam mais que 2 monitores em simultâneo.

Outra grande evolução é o directx11, que traz suporte para "ComputeShader" e "OpenCL", que são 2 tecnologias para computação genérica, mas ao contrário do CUDA, exclusivo da nvidia, estas são mais abertas, suportado por vários fabricantes. Tal vai abrir uma porta para o uso do enorme poderio destes GPU's (2,72 teraflops para a HD 5870) para computação genérica.

Para reforçar a sua gama "Evergreen", eis que a ATI apresenta a série HD5700. Baseada no GPU de codenome "Juniper", que vem em 2 modelos, HD 5770 e a HD 5750.

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Slide da AMD, onde podemos ver o posicionamento da HD 5700 na gama "Evergreen". Fica a faltar assim a "Hemlock", ou seja a HD 5870x2 com 2 GPU's "Cypress" e para fechar a gama, a "Redwood" e "Cedar", provavelmente HD 5600 e 5400 séries.

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Este slide monstra o posicionamento das 4 actuais HD 5000 e as anteriores 4850 e 4870.

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No que toca ao DirectX 11, ao contrário do DX 10, teremos uma forte aposta das software houses em jogos prontos para o DX11, na qual o slide acima mostra uma listagem dos mesmos.

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Comparação no jogo STALKER entre DX 10 e DX 11. As melhorias são bem notórias, com sombras mais realistas e melhores textures.

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As tecnologias suportadas pelo DirectX 11. Notar que mesmo o windows Vista terá direito ao DX 11 com update, sendo nativo do windows 7.

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Este slide é uma demonstração da capacidade do eyefinity, que também é suportado por esta gama mais barata, embora com tanta resolução, alguns jogos não serão utilizáveis, embora é excelente para produtividade sem ir para placas muito mais caras.

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Resumo da ATI HD 5700 séries.

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Arquitectura do GPU presente nas HD 5700. Até 800 Stream Processing Units ou SPU's e 40 texture units, distribuídos por 10 unidades SIMD (Single Instruction, Multiple Data), cada uma com 80 SPU's e 4 texture units. Este design modular permite o aproveitamento de chips com um ou mais grupos defeituosos para placas mais lentas e baratas, como é o caso da 5750, que tem um das unidades SIMD desactivada.

A interface de memória é de 128 bits, suportando GDDR5.

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A HD 5770,presenta 800 SPU's, 40 Texture Units, e 16 rops, o mesmo das 4850, 4870 e 4890. Vem com frequência de origem de 850 mhz, igualando a frequência da HD 4890, totalizando 1360 Gigaflops de potencia teórica. Vem com 1024 MB de memória GDDR5 a 1200 mhz, totalizando uma largura de banda de 76,8 GB/s. No que toca aos consumos, gasta apenas 108w em idle, muito abaixo da 4890, que variava entre 170 a 190w e requer apenas uma única ligação de energia de 6 pinos e uns impressionantes 18w em idle! O preço recomendado é de apenas 159$

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A HD 5750 vem com 720 SPU's e 36 texture units a 700 mhz, ou seja com 9 dos 10 unidades SIMD activas, com potencia teórica de 1008 gigaflops e 512 a 1024 MB DDR5 a 1150 mhz, num total de 73,6 GB/s, tudo isso com apenas 86w em full e 16w em idle. É tanta potencia teórica como uma 3870x2 com uma fracção do consumo! O preço estimado é de apenas 109$ para o modelo de 512 MB e 129$ para o modelo de 1024 MB.

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Tabela com resumo das características das duas placas. Este gpu ultrapassa a fasquia de 1000 milhões de transistors, mais precisamente 1040, superior aos 959 da HD 4890, apesar desta ter 256 bits de interface de memória. Tal incremento deve-se ao directx11, bem como a tecnologia Eyefinity.

A Zwame não podia ficar de fora deste grande lançamento e traz em exclusivo no dia do término do NDA uma Powercolor HD 5770 1 GB DDR5. Trata-se mesmo da versão retail, em caixa e com oferta do jogo "Battle forge", que suporta DX11, embora não será testado por ser tratar de uma placa apenas emprestada.

Adicionalmente, a Powercolor comercializa esta HD 5770 sem o Battleforge (10$ mais barata) e a HD 5750 edição PCS, que apresenta cooler da Arctic Cooling, sendo assim a primeira HD 5000 com cooler não reference.

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Fotografia oficial da HD 5750 com o cooler específico Arctic Cooling

Especificações

  • Fabricante: : Powercolor
  • Modelo: AX5770 1GBD5-MDH
  • Fabricante do GPU: ATI
  • Nome do GPU: Radeon HD 5770
  • Nome de código: Juniper
  • Processo de fabrico: TSMC 40 nm
  • Nº de transístores: 1040 milhões
  • Nº de shaders: 800 unifield
  • Nº de ROP's/TMU's 16/40
  • API suportadas:: DirectX 11/ OpenGL 3.2, OpenCL 1.0
  • Memória (largura do bus): 128 bits
  • Memória (tipo): GDDR5
  • Memória (fabricante e modelo): hynix H5GQ1H24AFR-T2C, 1250 MHz (5000 MHz GDDR5 efectivo) - datasheet
  • Memória (quantidade): 1024 Megas
  • Interface: PCI-Express x16 2.0
  • Frequências (core/memória(efectivo) : 850/1200(4800).
  • Overclock de origem: Não
  • RAMDAC clock: : 400 mhz
  • Energia auxiliar: sim, 1x PCI-e 6 pins
  • TDP: 18 watts idle e 108 watts máximo
  • Cooler: Reference, saída de ar por tráz e lateralmente. Dissipador com base em cobre e lamelas de alumínio.
  • VGA: 1 porta via adaptador
  • DVI: 2 portas (digital + analógico)
  • HDMI: 1 porta
  • DisplayPort: 1 porta
  • Acessórios incluídos: 1x DVI-to-VGA, 1x crossfire bridge, um disco com drivers, guia rápido multilingue, DVD do jogo "Battleforge", bem como código de activação.
  • Dimensões: 23 cm de comprimento e 2 slots de altura.
  • Peso: não especificado
  • Preço estimado: 159$
Links

Disclaimer Powercolor HD 5700 series
Powercolor HD 5700 séries
Site oficial HD ATI 5770
Site oficial ATI HD 5750

Fotografias

Clique nas imagens para ampliar

1 - Como é habitual, primeiro as caixas dos produtos. Trata-se de uma caixa bem compacta, com o mesmo grafismo da HD 5870. Notar o adesivo a indicar a presença do battle forge.

2 - Parte de tráz, com as habituais especificações.


3 - Dentro da embalagem, há outra caixa em cartão, onde está a placa bem protegida e com plástico anti estático. Por cima estava o cupão com a serial do Battle Forge, obviamente foi oculto para a fotografia e por baixo da placa estão os acessórios.
4 - Eis o bundle que vem com a placa. Temos o habitual adaptador DVI-VGA, uma bridge crossfire, CD com drivers, guia rápido e o DVD do jogo Battle Forge e o respectivo cupão para activação online. É sempre bem vindo um jogo completo no blundle de uma placa gráfica e ainda melhor quando vem a versão retail em caixa de plástico e não um CD metido num envelope com o nº de série ao lado. Entretanto deverá existir uma edição sem nenhum jogo, para quem ou já possui este jogo ou não faz o género de jogo pretendido.



5 - E eis a HD 5770 no seu esplendor. Somo brindados com uma bela placa, cujo cooler segue o mesmo design das irmãs maiores HD 5800 e com adesivo da Powercolor igualmente semelhante.
6 - Vista do outro lado, com várias aberturas de arrefecimento, sendo a principal a que está junto do backplate, por onde sai parte do ar quente. Por baixo está os contactos para crossfire, protegido por um plástico cinzento, de modo a evitar corrosão e acumulação de pó.



7 - Vista do backplate, exactamente igual as HD 5870, ou seja 2 DVI's + 1 HDMI (só se pode utilizar duas destas três saídas em simultâneo) e uma DisplayPort, bem como a pequena saída de ar quente, mas que se revela suficiente para o arrefecimento. Todas as saídas estão tapadas por plástico, de modo a evitar acumulação de pó que poderia degradar a qualidade de imagem. Só devem remover as tampas quando darem uso as mesmas, tapando quando deixarem de utilizar um monitor nas mesmas.
8 - Vista de perfil, do lado do cooler. Temos então os famosos "escapes" tal como as HD 5870, mas de maior dimensão. O seu propósito e mais decoração, porque todo o ar que passa pelo cooler entra apenas pela ventoinha.


9 - Detalhe do a ventoinha, em formato blower, ou seja suga o ar por cima e expele lateralmente. Notar a presença de condensadores sólidos e a ligação simples PCI-e 6 pinos.
10 - Comparação com a ATI HD 5870, onde podemos ver que é bem mais curta.

11 - Vista de tráz, onde ao contrário da HD 5870, não tráz backplate. Notar que existem 4 módulos de memória, de 1024 bits cada, ou seja, 128 MB, sendo que existem mais 4 na parte da frente do PCB, totalizando assim 1024 MB (128 MB x 8). Mais próximo da borda, temos o chip ST L6788A
12 - Vista do outro lado. Podemos notar também a cruzeta para prender o cooler. Notar que as memórias por não terem dissipadores, aquecem bastante! Devia ter vindo um backplate/dissipador nas memórias, mas facilmente compram ransinks na vossa loja favorita, na qual são vivamente recomendados se querem que a vossa placa não sobreaqueça em demasiado nesta parte e evitar avarias.


13 - Vamos espreitar a HD 5770 por debaixo do capot. Temos então mais 4 integrados de memórias e o GPU, bem mais pequeno que o da 5870 e sem IHS.
14 - Circuito de alimentação, mas não é totalmente digital, apenas nas memórias. Temos 3 fases pro GPU, com 3 mosfets para cada fase e 3 fases para as memórias, sendo duas aqui e a outra junto das ligações crossfire (ver imagem abaixo). Notar a presença de vários condensadores, todos de alumínio. Não existe nenhum dissipador no circuito, mas apanha ar fresco da ventoinha na mesma. Na borda do PCB, a ficha de alimentação de 6 pinos.



15 - O cooler é composto por duas partes, sendo uma delas aqui mostrada, que é o dissipador das memórias e de parte do circuito de alimentação.
16 - Aqui temos o GPU, com a massa térmica de origem (não foi limpa, para não adulterar os testes de temperatura). Tem um formato rectangular e é bem mais pequeno que o RV770/RV790 das HD 4800. É cerca de metade do tamanho do GPU da 5870. Em cima está uma moeda de um euro para comparar.



17 - A 2ª parte do cooler, que tem montagem independente do dissipador acima.
18 - Detalhe do dissipador, com uma base em cobre em toda a largura e uma grande quantidade de lamelas de alumínio. A base não é uma peça de cobre puro, mas um um "enorme" heatpipe, semelhante aos coolers das Sapphire Vapor-X. O dissipador revelou bastante eficaz, apesar da sua simplicidade.


19 - Detalhe da ventoinha, também fabricada pela AVC. Consome 0,7A nos 12V, ou seja 8,4w, abaixo dos 14,4w da HD 5870, logo fazendo menos fluxo (e barulho consequentemente). Mais que suficiente para arrefecer esta placa, considerando o seu baixo TDP. Notar as aberturas no plástico, para circular ar pelo circuito de alimentação.
20 - A carcaça do cooler sem o dissipador, onde se pode as condutas de ar, quer para exaust, quer para arrefecimento do dissipador das memórias, daí as várias aberturas na lateral.


 
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1ª parte - Testes em defaut

Nesta primeira parte, com os testes em defaut e comparação com a Powercolor HD 5870 e com a Shappire HD 4890

Test Bed

  • CPU: AMD Phenom II X4 965 @ 3400 mhz 1.3 vcore - NB @ 2400 mhz 1.15v
  • Motherboard: ASUS M4A79T Deluxe
  • Memória: 2x 2048 gskill trident DDR3 (1333 7-7-7-20 1T)
  • Gráficas utilizadas para comparar: Shappire HD 4890 e Powercolor HD 5870
  • Discos: Samsung F1 320 GB 7200 rpm & Samsung F1 1000 GB 7200 rpm
  • Fonte: Corsair TX850w
  • Drivers (ATI): Catalyst Beta 9.10
  • Sistema Operativo: Windows 7 Profissional x64
GPU-Z

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Screen Shoot do GPU-Z 0.36, com detecção completa da placa. Notar o powerplay a funcionar, bem como baixa temperatura que o core fica. A ventoinha apenas trabalha a 1200 rpm.

Specview 10

Colectânea de benchmarks baseado em conhecidos softwares profissionais de design gráfico e CAD, logo o benchmark de excelência para por a prova as capacidades das placas gráficas em utilização profissional. Embora estas gráficas não estejam voltadas para o mercado profissional, o custo de placas Nvidia QuadroFX e ATI FireGL é proibitivo, logo a alternativa são as placas gráficas consumer. Infelizmente não tenho uma QuadroFX ou FireGL para comparar e ver se existem diferenças. Correu-se os testes a 1280x1024 em modo 64 bits.

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Resultados bastante semelhantes, com a HD 5770 a ficar um pouco pior. Mas dado o seu baixo consumo é melhor para esta utilização que as outras duas.

3Dmarks

Como habitual em testes de GPU, os testes nos 3Dmarks.

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Um mau resultado da HD 5770. Revela alguma falta de amadurecimento dos drivers, visto que mesmo a 5870 ficou a desejar. Por ser um benchmark antigo, pode penalizar esta geração.

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Já no 3Dmark 2006, o resultado e próximo da HD 4890.

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No 3Dmark vantage, a diferença também é pouca, explicado não só eventualmente pelos drivers pouco maduros, como o bus de 128 bits poderá limitar a performance desta placa.

Tropics

Passando para o Tropics, um tech demo de apresentação do motor gráfico "Unigime". Trata-se de um motor gráfico com suporte a DX 10.1 presente nestas ATI's, alem do 10.0 e 9.0, bem como OpenGL. Abaixo os settings utilizados, variando apenas a API gráfica e a resolução.

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Aqui temos a primeira surpresa. A HD 5770 a ganhar a HD 4890 em todos os testes.

Half Life 2 - Episode Two

O conhecido Half-Life 2, na sua 2º expansão, com melhorias gráficas sobre os anteriores, por isso a usar o máximo do motor source. O jogo está em stock, sem packs de texturas nem nada. Teste corrido ingame, com registo das FPS pelo software Fraps. Abaixo os settings utilizados, fazendo variar apenas a resolução:

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A HD 4890 ganha à HD 5770 por uma margem relativamente elevada, especialmente em maiores resoluções.

Assassins Creed

Jogo de acção da Ubisoft e com suporte DX 10.1. Abaixo os settings ingame utilizados, mudando apenas a resolução:

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A HD 5770 no global ficou atrás da HD 4890, embora tivemos melhor média a 1680x1050. Isso explica-se pelo facto de correr este jogo ingame, com todas as imprevisibilidades daí decorrentes. Mesmo assim a performance e bastante boa.

Crysis Warhead

A continuação do Crysis, usando e abusando do pesadíssimo motor gráfico cryengine2. Dado o enorme peso, foi executado testes em High e Very High, no mapa "Frost" e "ambush", com a ferramenta de benchmark framebuffer, com os presets de qualidade Very High - Enthusiast e High - Gamer em modo DX10 e AA desligado.

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No Crysis Wahread temos a HD 5770 a ganhar e com uma boa margem à 4890 o que é sem dúvida impressionante devido ao bus de 128 bits. E de pensar que ainda ha muito por melhorar nos drivers! Mas mesmo assim a performance em Very High é um pouco sofrível a 1680x1050 e 1920x1080, safando-se bem a 1440x900.

Crysis Warhead - AA

Agora, um gráfico com benchmark com AA 2x, 4x e 8x, com o preset "Enthusiast" e a 1920x1080. A esquerda é a HD 5770 e a direita é a HD 5870:

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O teste de AA é apenas para demonstrar que estas placas não tem pedalada para tal. Mesmo assim assinalar que a quebra de performance em relação ao jogo sem AA é muito baixa, tal como a HD 5870, apesar do seu estreitos 128 bits de interface das memórias.

Far Cry 2

Jogo baseado no Dunia Engine, mais leve que o cryengine 2, mas também menos apelativo visualmente. O cryengine 2 é demasiado complexo, visto que este jogo também foi lançado para a xbox 360 e para a playstation 3, que tem bem menos poderio gráfico que estas gerações actuais. Foi utilizado o benchmark incluído com o jogo, em duas configurações: Ultra High e High, apresentadas abaixo, variando apenas a resolução.

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A 1440x900, A HD 5770 foi superior a HD 4890, mas a media que sobe a resolução, é a HD 4890 a bater a HD 4770, demostrando o impacto de um bus de 256 bits vs 128 bits, apesar da maior frequência das memórias da HD 5770 (975 vs 1200). Mesmo assim a diferença é pequena e não prejudica a fluidez do jogo.

Far Cry 2 - AA

Agora, um gráfico com benchmark com AA 2x, 4x e 8x e o resto dos settings são iguais ao utilizado nos testes de Ultra High e a 1920x1080. A esquerda é a HD 5770 e a direita é a HD 5870:

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Com o AA a 8x o jogo já se torna pouco fluído, ao contrário da HD 5870. Com AA 2x e 4x já é perfeitamente jogável.

Abaixo os gráficos de comparação de framerate ao longo do benchmark


HD 4890
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HD 5770
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HD 5870
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Tal como a HD 5870, há algumas quebras e oscilações, indicando que os drivers ainda não estão muito afinados.

Unreal Tournament III

O mais recente Unreal Tournament, com um poderoso e moderno motor gráfico já a suportar DX10 e Physx, que em gráficas ATI é processado pelo CPU e nas nvidia pelo GPU. Foi utilizado uma ferramenta de benchmark em modo "flyby", com os settings apresentados abaixo, mudando apenas o mapa e a resolução, embora no 4870x2 correu em fullscreen, visto que em janela a performance degradava-se, coisa que com a 4890 não.

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A HD 4890 volta a bater a HD 5770 neste jogo, provavelmente muito dependente da largura de banda entre o GPU e as memórias.

S.T.A.L.K.E.R. Clear Sky

Utilizou-se a ferramenta de benchmark gratuita deste jogo. Os settings estão abaixo:

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Defaut
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High
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Extreme
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Ultra
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Nos presets Defaut e High apresenta bons resultados, já em Extreme e Ultra em alguns testes já se nota lentidão.

 
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2ª Parte - Comparativo em diferentes resoluções

Agora o comparativo directo nas 3 resoluções testadas. Os settings dos jogos são os mesmos dos testes efectuados acima. Apenas mudou-se a resolução, pelo o que não irei descrever novamente os testes.

Tropics

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Alguma perda de performance com maiores resoluções, mas nada de extraordinário.

Half Life 2 - Episode Two

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Diferenças consideráveis, mas totalmente fluido, mesmo a 1920x1080.

Assassins Creed

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Curiosamente a 1680x1050 foi mais rápido que a 1440x900, e a 1920x1080 a performance foi inferior.

Crysis Warhead

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Em high, mesmo a 1920x1080 dá para jogar o jogo com alguma fluidez, mas em Very High, apenas a 1440x900 a média andou proximod os 30 fps, sendo a 1680x1050 e 1920x1080 a performance deixa a desejar.

Far Cry 2

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O Farcry 2 depente muito do sistema, daí que no mínimo fizeram aproximadamente o mesmo resultado e terem pequenas variações entre as 3 resoluções.

Unreal Tournament III

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No UT III, as diferenças são pequenas. Também com tal taxa de frames é indiferente praticamente. Este jogo literalmente voa!

 
3ª parte - Consumos, Temperaturas e Ruído

Testes de consumo, aquecimento e ruído da placa.

Consumos

Métodos de teste.
  • Idle: Desktop do windows, apenas com programas simples em background, sem mais nenhum outro software.
  • mkv1080p: Reprodução de um vídeo 1080P com o média player classic home cinema x64 em modo EVR.
  • 3Dmark 2006: A correr o 3º game test, neste casos os valores mais elevados sustentados durante 1-2 segundos.
  • furmark: A correr a versão 1.1.7 em modo teste de estabilidade.
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Consumo do sistema inteiro, utilizando um medidor de consumo digital, neste caso é o consumo que o sistema extrai da tomada. O consumo dos componentes naturalmente será menor, considerando as perdas pela fonte, embora a Corsair TX850w tenha eficiência entre 82% a 85%.

O que dizer? Uma placa com a performance da 4890 e gasta pouco mais de metade em idle e menos 60-70 watts a full load. Já com as 5870 a ATI acertou em cheio com uma relação performance/watt excelente e esta não fica nada atrás!

Para quem quer uma gráfica capaz de correr praticamente todos os jogos do mercado e ainda os que vão sair, com as ultimas tecnologias e ao mesmo tempo não tenha um impacto negativo no consumo, esta é a placa recomenda!

Temperatura

Métodos de teste
  • ambiente: Sensor de temperatura a cerca de 1 metro e meio do computador (temperatura do escritório)
  • Idle: Sistema em repouso sem utilização significativa, apenas programas simples em background, até a temperatura estabilizar.
  • mkv1080p: Reprodução de um vídeo 1080P com o média player classic home cinema x64 em modo EVR, até a temperatura estabilizar.
  • 3Dmark 2006: A correr o 3º game test, registou-se a temperatura mais alta.
  • furmark: A correr a versão 1.1.7 em modo teste de estabilidade, durante 3 minutos, tirando a temperatura no final (média das variações)
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Testes realizado com a ventoinha em modo automático. Em idle e a reproduzir MKV as temperaturas foram excelentes, ao nível da 5870. De lembrar que o cooler é bem mais compacto, mas também gasta menos em idle e mkv. A correr o furmark chegou aos 73ºc, inferior as outras placas, o que é excelente.

Falta apenas o teste do 3Dmark 2006, porque só pode ser obtido com o GPU-z pelo gráfico, mas para terem uma idéia, no BOINC fica pelos 60 a 65ºc, que para load é muito bom.

Ruído

Em termos de ruído, não temos como medir quantitativamente, mas posso dizer que a placa é das mais silenciosas com cooler de referência que já passaram por ca. Mesmo a jogar a placa, embora a presença do ruído esteja lá, este é muito baixo e bastante tolerável e as temperaturas aceitáveis, tendo melhor gestão térmica que a 5870.

 
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4ª parte - Overclock

Testes com a gráfica em overclock. Utilizou-se o Catalyst Control Center para tal. Todos os testes foram efectuados a 960/1400, totalizando 1536 gigaflops e quase 90 GB/s de largura de banda.

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Settings do AMD overdrive. A ventoinha foi mantida sempre a 66%

3Dmarks

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Perto de 4000 pontos de incremento, bastante bom.

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Dado a dependência do resto do sistema, a melhoria foi pequena, mas esse valor ja a coloca próximo da 4890

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O Vantage já exige mais do GPU, daí a melhoria maior que no 3Dmark 2006. Aproximou-se dos 10000 pontos.

Crysis Warhead

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O Crysis Warhead foi um grande beneficiado com o overclock. Os 200 mhz de overclock das memórias (ou seja 800 mhz efectivos, mais 12800 MB/s) foi provavelmente decisivo.

Far Cry 2

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Já no Far Cry 2, a melhoria foi menor que no Crysis.
 
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Conclusões

Destaco pela Positiva:

  • - Performance próxima da anterior topo de gama HD 4890.
  • - Espectacular performance em computação genérica, mais precisamente no BOINC.
  • - Excelente cooler de referência, resultando em temperaturas baixas!
  • - O design da placa está muito bom. Cooler em tons de preto e adornos vermelhos e com decoração específica, que acompanha o design de referência.
  • - Extremamente silenciosa, mesmo em jogos!
  • - Excelente qualidade de construção, com condensadores sólidos e circuito de alimentação com 3 fases e que não faz nenhum ruído eléctrico!
  • - HDMI nativo, com passagem de som directo pela placa
  • - Suporte nativo para DisplayPort.
  • - Tecnologia eyefinity, um must have para quem é adepto de multidisplay!
  • - Boa capacidade de overclock, fazendo mais 110 mhz de core e uns impressionantes 200 mhz nas memórias. O potencial e maior, porque atingiu o limite dos catalyst control center. Há placas noutras reviews a fazer 1500 mhz nas memórias, ou seja 96 GB/s!
  • - Consumo de energia em idle muito baixo, batendo tudo que há no mercado e em 3D largamente inferior a HD 4890.
  • - Suporte para o novíssimo API DX 11, bem como as tecnologias OpenCL e ComputeShader, habilitando a placa para computação genérica!
  • - High Definition vídeo decoder
  • - Suporte para crossfirex.
  • - Oferta do jogo Battle Forge, em caixa retail e tudo, por apenas cerca de 10 € adicionais que a edição sem o jogo.
  • - Preço competitivo, de apenas 150 € no mercado nacional (edição sem jogo).
  • - Comprimento inferior à HD 4890.

Destaco pela Negativa:

  • - Drivers imaturos. Infelizmente algo que acontece mais. Esta placa tem um potencial enorme de optimização pela frente
  • - Não faz sentido a 2ª saída DVI, se não se pode utilizar duas das 3 saídas DVI+HDMI. O problema é que esta porta obstruí parte da saída de ar e a maioria do ruído desta placa provém do fluxo de ar a passar pelos buracos do que o barulho do motor da ventoinha. Era preferível ter abdicado desta saída e incluído um adaptador HDMI para DVI, se bem que cada vez mais existem monitores com HDMI nativo.
  • - Falta de dissipadores nas memórias da parte de tráz, resultando em sobreaquecimento, logo prejudicando também a capacidade de overclock, alem de desgaste acelerado.

Conclusão

A ATI surpreendeu tudo e a todos com a sua geração Evergreen. Por 150 €, temos uma placa com performance ao nível das anteriores topo de gama, consumo de energia muito baixo, um cooler de qualidade e suporte a modernas tecnologias, como o DX 11, OpenCL e Computeshader e o revolucionário "eyefinity", bem como todas a ligações de vídeo existentes no mercado.

A única coisa a apontar mais negativamente é mesmo o péssimo suporte dos drivers. Há alguns bugs em jogos e a performance ficou aquém do esperado. Mas é de esperar que com os próximos updates resolva esse problema.
O outro detalhe e ausencia de adaptador displayport para DVI para tirar partido do "eyefinity", mas também serão muitos poucos que realmente irão tirar partido desta tecnologia e facilmente arranjam este adaptador numa loja e a sua inclusão iria aumentar os custos, porque não são adaptadores simples, mas com alguma complexidade electrónica. O outro problema e os 4 módulos de memórias que não tem dissipadores. Recomendo no acto da compra adquirem 4 ransinks e resolvem este problema, alem claro de terem sempre boa ventilação na caixa.

Pela sua performance e consumo baixo e inovação é atribuída recomendação máxima da ZWAME!

Classificação

zwame200.png


preço/performance, inovação e performance/consumo

Agradecimentos

A ZWAME agradece à Powercolor pela disponibilidade do material para teste.

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Sendo uma placa mais barata destina-se a um mercado que quer ter directx sem ter que gastar muito.... dinheiro. resta ver a capacidade de OC desta plac, talvez se consiga colocá-la ao nível das 5850 ou 5870.
 
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A nível oc sem aumento voltagem 10% no core e 25% nas ram.com aumento voltagem atinge 1Ghz.
Isso só prova que a série 5xxx da AMD/ATI tem uma capacidade de OC que é precisamente a melhor de sempre em gráficas! Só falta ver os resultados nos mesmos testes aos jogos para se ver até que ponto os fps sobem.... Se for possilvel ter uma gráfica como esta aqui ao nível de uma 5870 em default então vai ser um caso sério!
 
Sendo uma placa mais barata destina-se a um mercado que quer ter directx sem ter que gastar muito.... dinheiro. resta ver a capacidade de OC desta plac, talvez se consiga colocá-la ao nível das 5850 ou 5870.

running tests @ 960/1400 :P

quase 9900 no vantage
 
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Boa review, mas tenho só duas pequenas criticas a fazer nomeadamente o ponto 16 da descrição onde vocês ao tirarem o cooler já estão a adulterar as temps, porque a pasta termica nunca vai ficar como veio de fabrica. A outra critica não é bem uma critica: o material das lamelas penso que seja zinco e não alumínio, ate porque a lamelas parecem estar soldadas (com estanho) à base de cobre e o alumínio não é soldável a outros metais, mas o zinco é pior condutor térmico que o alumínio.

Com isto não estou a por abaixo o vosso trabalho que esta excelente, e bem executado, quero apenas ajudar a melhorar.

Cumps.
 
A massa termica foi "recolocada" de modo a ter bom contactos e como não era muito seca, deixou-se passar.

A curiosidade é muita para não espreitar debaixo do capot :002:

Se for possível, volto a desmontar a placa e coloco ceramique para ver se tem impacto.

Sobre o cooler, não tenho estas informações precisas, mas o dissipador e muito leve para não ter alumínio. Pode é ter alguma mistura para poder soldar melhor.

Se fosse tudo de zinco, seria muito pesado e mais valia fazer um full copper:

Densidade do zinco: 7.14 g·cm−3
Densidade do cobre: 8.94 g·cm−3
Densidade do alumínio: 2.70 g·cm−3

Já tenho os testes de OC feitos, é só compilar:

correu tudo a 960/1400 :berlusca: O core pelos drivers só vai a 960.
 
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Excelente Analise, acho que cada vez mais as placas gráficas têm ficado mais acessíveis em qualidade preço para o mercado mainstream, só tenho pena de serem ultrapassadas em períodos de tempo tão pequenos, mas como cada vez é menos preciso dar "balúrdios" para poder correr todos os jogos de forma satisfatória, o tombo é menor :P

Cumps
 
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