Análise Powercolor HD3850 256mb single & Crossfire

mascarilha

I folded Myself
Review: Powercolor HD3850 256MB
Reviewer: Pedro Mascarenhas
Date: 01-12-2007




Mini- Review


Boas Pessoal

Hoje temos em análise a nova Gráfica da Powercolor , a HD3850 256MB também com o novíssimo chip ATi RV670 .

Falando um pouco sobre esta marca :

A PowerColor, instituída pela Tul Corporation, em 1997, é uma líder da indústria gráfica e agora marca bem conhecida pela sua excelente performance e tecnologia inovadora. Como um provedor líder de placas gráficas, a PowerColor oferece soluçoes poderosas, fiáveis e rentáveis para clientes no mundo inteiro


A PowerColor é a plataforma de escolha para PC ávidos , jogadores e editores de vídeo obtendo o melhor desempenho possível dos últimos processadores gráficos da ATI.


As placas gráficas Powercolor ganharam pelo menos 10 prêmios todos os meses em 2004 a partir dos mais respeitados IT mídia e organizações de todo o Mundo. Além disso, vários produtos Powercolor receberam em 2005 em Taiwan o Símbolo de Excellence Award do Ministério dos Assuntos Económicos dos ROC , De acordo com os seguintes critérios: Design e Inovação, Quality System, Market, e Brand Awareness. Este prémio representa alguns dos produtos mais revolucionários, de alta tecnologia, alta qualidade e alto valor no mercado.




Caso tenham curiosidade em saber mais um pouco sobre a marca e os seus produtos , fica aqui a páginal oficial >> Powercolor Technologies

Powercolor HD3850 256MB







Features:




como podemos verificar nas Specs ,estas novas graficas da AMD/ATi ja veem com suporte para DX10.1 (embora ainda nao haja aplicações com o mesmo ) tambem ja veem com Shader Model 4.1 e com o novo BUS PCI-E 2.0 (funcionam perfeitamente em PCI-E 1.0).
Alem disso estes novos chips da AMD/ATi teem tambem um novo processo fabrico de 55nm ,como consequencia menor consumo , temps mais baixas e clocks mais elevados!



Além destes modelos HD3850 a AMD/ATI lançou ainda um modelo superior usando o mesmo chip grafico RV670 , a HD3870!
Em baixo temos um quadro comparando ambos os modelos :












Cooling







De seguida , usando o programa Rivatuner e tambem o Atitool fui ver a eficiência destes novos cooler´s começando por verificar a Temperatura em IDLE:


Idle Temp (33º) :



33º é uma excelente temperatura em Idle , ter em conta que estas graficas quando em Idle/2D diminiuem a sua voltagem e core clock , como podemos verificar na imagem anterior onde o core esta a 300mhz (default 3D são 669Mhz) .



De seguida fui verificar a temperatura em FULL usando para isso o ATitool Scan for Artifacts que quanto a mim continua a ser a melhor Tool para o efeito :

Full Temp (75º) :







Como podemos verificar a temp registada em Full sao 75º o que na minha opinião e apesar do processo fabrico 55nm nem é uma temp mto alta devido ao cooler ser single slot !

Podemos ainda obter temps mais baixas para isso aumentando através do rivatuner ou do Atitool a velocidade da FAN , no entanto tenho que referir que acima dos 50% a FAN é bastante ruidosa tornando-se incomodativa mas no entanto bastante eficaz !

NOTA: As temps nunca sao as mesmas de sistema para sistema , depende da Temp ambiente , caixa , airflow da mesma , etc !!



Tendo disponiveis para a review duas graficas , vamos poder testar as mesmas em modo Single & crossfire .


Single Card





& Crossfire








Estas novas graficas da ATi suportam também uma nova tecnologia CrossfireX que permite o uso de várias graficas mesmo sendo de modelos diferentes , permitindo ainda fazer overclock independente a cada gráfica .

Em relaçao ao crossfire , devo dizer que a operação é extramamente simples , passando obviamente por colocar as graficas com 1 bridge crossfire e depois no catalyst control center apenas Activar a funçao Crossfire , nao necessitam de fazer absolutamente mais nada .

Nota: Para o crossfire funcionar correctamente devem colocar no Catalyst Control Center a opção Catalyst A.I no modo STANDARD








Instaladas as gráficas , devidos drivers , conferidas as specs e temperaturas seguimos para o que realmente interessa , o seu desempenho !!!
Começámos para isso com uma sessãozita de benchmarks :




»»Benchmarks««



System Setup


CPU : Intel C2Q Q6600
Motherboard : Asus P5E
VGA : Powercolor HD3850 256MB
RAM : 2GB Teamgroup 6400
PSU : OCZ GamexStream 600W
SO : Windows XP 32bit
Driver : Catalyst 7.10 + Hotfix



como referi anteriormente , como temos no catalyst control center a opçao activar/desactivar Crossfire nao ha necessidade de andar sempre a tirar e a meter as graficas , como tal os testes vao ser efectuados através dessa função !



Optámos por começar a testar a gráfica no já conhecido Benchmark da Futuremark , o 3Dmark 2005 :



3DMark 2005






Começei por testar o bench com o Crossfire Default e com CPU apenas a 3200MHz , o resultado foi o seguinte:






Praticamente 21250 Marks , resultado mto bom sem duvida!


De seguida decidi manter o Crossfire a Default e aumentar a velocidade do CPU para 3600mhz :





Pois é , mais uma vez obtivemos um excelente resultado de praticamente 23400 Marks , um ganho de mais de 2000 Marks com um simples aumento de 400mhz no CPU .
Na minha opiniao em ambos os casos sao resultados mto bons para um crossfire de graficas que rondam os 165€




Como o 3DMark 2005 já é um bench que na minha opinião começa a ficar , digamos , "ultrapassado" , optei por nao fazer testes com OC nas Graficas e passar á versão seguinte do benchmark da Futuremark ....... o 3DMark 2006!



3DMark 2006




À semelhança do 3DMark 2005 comecei por testar as graficas em Default e o CPU a uns "modestos" 3200Mhz :





Como podemos verificar sao 16.6K , um resultado realmente supreendente para graficas desta gama :)



De seguida optei novamente por aumentar a velocidade do CPU para 3600mhz e ver ate que ponto estas graficas escalam com a velocidade do CPU (á semelhança com o 3Dmark 2005)

e eis que :






É realmente supreendente , obtivemos ganhos de mais de 1000 Marks com apenas um aumento de 400Mhz no CPU , nunca tinha visto tal coisa ate hoje , e certifiquei-me que era nenhum BUG correndo o testes 3 vezes .







3DMark 2006 Single Card (Powercolor HD3850 256MB)







Resultado com CPU a 3600Mhz e grafica Default





Como podemos confirmar são praticamente 11000 Marks , sem duvida uma marca notável para uma grafica desta gama de preços (~165€) , obviamente que o CPU sendo um Quad-core tem grande influencia neste benchmark







para terminar a sessão de benchs nao podia faltar um 3Dmark com OC nas VGAs , tanto em Modo Single card como em Crossfire :)



Decidi manter a velocidade do CPU a 3600Mhz , aumentar o Core das graficas para 720Mhz (669Mhz standard) e as memorias para 1740Mhz (1660Mhz standard )

Resultados :


Crossfire OC





http://service.futuremark.com/compare?3dm06=3984231


Praticamente 18250 Marks apenas com um aumento de 50Mhz no core , é sem sombra de dúvida um resultado que deixa qualquer um supreendido ! :)







single card OC





Como pudemos verificar mesmo em single Card , com um ligeiro Overclock de 50Mhz no core e 40mhz nas memorias obtivemos um excelente resultado de 11700 Marks , ou seja , um aumento de cerca 800 Marks em relaçao ao score com default clocks !






Dada por terminada a sessão de Benchmarks passámos de seguida para outro factor essencial »»Desempenho Nos Jogos !!




»»Games««







System Setup


CPU : Intel C2Q Q6600 @ 3200Mhz
Motherboard : Asus P5E
VGA : 2x Powercolor HD3850 256MB
RAM : 2GB Teamgroup 6400
PSU : OCZ GamexStream 600W
SO : Windows XP 32bit
Driver : Catalyst 7.10 + Hotfix
Games : - Medal Airborne - COD4
Software : Fraps






Powercolor HD3850 256MB Crossfire











(Foi testado em Modo Single Player )







Como podemos verificar as gráficas "portaram-se" mto bem em praticamente todos os jogos , em quase todas as resoluções apresentadas , no entanto na minha opiniao , mesmo em crossfire os 256MB fazem-se sentir em resoluçoes mais altas e filtros ligados ,o que é perfeitamente normal !








Single Card


















Na minha opinião em single Card ,a grafica tb se portou razoavelmente bem em ambos os jogos , isto para uma grafica desta gama de preços e com apenas 256MB!
Penso que de momento e disponiveis nao ha mesmo melhor solução single card nesta gama , pelo menos ate termos disponiveis as 8800GT 256MB , conhecer o seu preço e resultados!







Overclock:



Como todos sabemos as gráficas neste campo do overclock variam umas das outras , para testarem o overclock máximo á gráfica aconselho a usarem o seguinte método:

Para modo Crossfire logicamente usamos o overdrive no catalyst control center , overclokando cada placa independentemente , no entanto tb o podem fazer para modo single card .
No catalyst control center podem ainda optar por fazer um AUTO TUNE onde o próprio sistema determina xxx Clocks , no entanto nunca correspondem aos cloks máximos das graficas pois o sistema esta "programado" para determinar clocks 100% seguros e fiáveis .







Para modo single card podem ainda optar por usar o atitool 0.27b3 , escolhendo os clocks que pretendem , aumentam a velocidade da FAN e depois testam esses mesmos clocks com a opção Scan for Artifacts.













Consumos:



Recomendações da AMD/ATi nomeadamente para sistemas Single & Crossfire são :



ATI Radeon™ HD 3800 Series – System Requirements

* PCI Express® based PC is required with one X16 lane graphics slot available on the motherboard
* 450 Watt or greater power supply with 75 Watt 6-pin PCI Express® power connector recommended (550 Watt and two 6-pin connectors for dual ATI CrossFireX™)
* Certified power supplies are recommended
* 1GB of system memory
* Installation software requires an optical drive
* DVD playback requires DVD drive
* Blu-ray™ / HD DVD playback requires a Blu-ray / HD DVD drive
* For a complete ATI CrossFireX™ system, additional ATI Radeon™ HD 3800 series graphics card(s), an ATI CrossFireX Ready motherboard and one ATI CrossFireX Bridge Interconnect cable per board (included) are required

http://ati.amd.com/products/radeonhd3800/requirements.html



Embora na minha opinião , se usarem uma fonte alimentação com specs um pouco acima das recomendadas nao seja mal pensado !








Bom ,terminados todos os testes ás gráficas passemos a uma breve conclusão :




conclusão:

Penso que nao ha dúvidas que estamos perante uma das melhores soluções Dual card preço/desempenho actualmente no mercado !
No entanto , mesmo em Crossfire penso que os 256MB se fizeram sentir em alguns jogos com resoluçoes mais altas e quando ligamos os filtros (Ver FPS Minimos) , mas como ja referi é perfeitamente normal e nao se poderia exigir mais de 256MB !

Em modo single card a grafica portou-se relativamente bem em todos os jogos (excepçao do Crysis com setings altos por motivos óbvios ) , obviamente não tao bem como em crossfire ou como uma 8800GT pois mais uma vez estamos a falar de uma grafica com 256Mb de RAM e com um valor de cerca 165€.

O unico ponto fraco que encontrei nestas novas gráficas da ATi talvez tenha sido o cooler , bastante ruidoso quando aumentamos a velocidade da FAN e também poderia ser um pouco mais eficaz , no entanto nao nos podemos esquecer que estamos a falar de um cooler single slot !




Pros:


» Preço «
» Qualidade «
» Consumos «
» Desempenho «
» Overclock «



contras:


» Bundle «
» Cooler «




Estando a análise terminada resta-me dar a Nota final , nota essa que vai ser a mesma atribuida tanto para o Modo single card como Crossfire tendo em conta que :

Em crossfire "portou-se" mto bem para um bundle de cerca de 330€
de igual modo em single card "portou-se" razoavelmente bem para uma gráfica que custa cerca de 165€ , sendo sem sombra de duvidas a melhor grafica no mercado nesta Gama de preços !





Nota final :

9/10








Resta-me agradacer á ***** na pessoa do Senhor Dima que fez a gentileza de ceder esta "sample" para testes sem a qual esta análise nao teria sido possível!!


cumprimentos!





....
 
Última edição:
Eh pa bom trabalho sim senhor... obrigado por partilhares os teus resultados conosco.
Espero que fique de exemplo para os outros membros do forum, para que assim as pessoas fiquem com uma noção do desempenho real das placas e não resultados de sites em que se escolhe a dedo os resultados que mais lhes convem.
Da minha parte prometo tb postar resultados do sistema ao lado, assim que me chegue às mãos a 3870.
Va abraço e mt obrigado!
 
cara
exelente review
meus parabéns
muito bonita essa grafica...e muito boa tbm sem duvidas:x2:
so uma pergunta...a diferença dessa pra versão de 512 Mb muda bastante?
por quê na vdd a de 512 do tem mais memoria q significa diferença em altas resoluçoes certo?
 
Boas

thnks!!

depois ainda falta adicionar uns testes em single card .

sim a diferença para 512mb ainda deve ser grande , mas para semana ja devo receber duas HD3870 512mb e tb vou fazer review no mesmo sistema , depois podemos comparar os resultados :)



cumprimentos
 
Última edição:
aiiii meu Deus
a como eu queria mora em Pt XDDDDDDD
nao eh um roubo como aki no Br
dhasudshaudas

meus parabéns pelas graficas e pelas Duas 3870
quando compra aki tem q compra no Paraguay hdusadhas
putz eu tava olhando uma Radeon x1900Gt ta 217 dollares mesmo no paraguay (eh permitido postar preços de peças aki?...e coisas assim se nao fore editem o post (por favor :))
eu tava pensando em meu futuro mod
nao fiz o primeiro e ja estou planejando um 2º ^^
dai faze alguma coisa tipo AMD/Ati dae tava vendo umas peça da Amd e da Ati
so que ta meio caro
mais isso so ano que vem pensar
e até la ja tem coisas novas e muito³³³³ melhores³³:009:
 
mascarilha

quantos W precisaria no minimo para usar so uma grafica?
e quantos W precisaria para usar em crossfire?

e em quanto fica o consumo de energia em single card e crossfire?
 
Boa review sem duvida. No entanto se possível foquem-se mais na vertente single card, uma vez que a maioria do pessoal só vai usar uma placa.

é asseguir :)


mascarilha

quantos W precisaria no minimo para usar so uma grafica?
e quantos W precisaria para usar em crossfire?

e em quanto fica o consumo de energia em single card e crossfire?


a AMD recomenda fonte com 450W para single card & 550W para Crossfire (adicionado a review)

um sistema completo em single card deve andar a volta dos 350W

sistema completo em Crossfire deve andar a volta dos 450W

(dei valores para cima ;) )

cumps
 
Última edição:
uiá
não gasta tanto pc em single card
e em crossfire so aumenta uns 100W pra mais
nao muda muito

thnks pela resposta
 
Mascarilha sabes me dizer se um P35 iria prejudicar muito a performance em CrossFire??



em 3dmark parece um bocado :


3dmark 2006 com P35 (x4 / x16)

Graficas a 700/1000 = 16.8k



com X38 (x16 / x16)

graficas Default 669/830 = 17.7K




em jogos nao sei


cumps
 
Última edição:
Hoje só tive tempo para fazer um bench rapidito,

Sapphire HD3850 256Mb @ stock
Intel e2180 @ 3000Mhz (300*10), memória a 900MHz

3DMark 2006: 9237 Marks



Eidt: ah.. o cpu está a fazer underclock automático... nao liguem ao CPUz
 
Última edição:
Back
Topo