Análise Powercolor HD4850 512MB PCS+ Edition (SUPER Silenciosa)

mascarilha

I folded Myself
Autor : Pedro Mascarenhas (Mascaras)
Data : 10-09-2008
Produto : Powercolor HD4850 PCS+ Edition






Análise


radeonhd4800wu3.jpg

logoef3.jpg






Sobre a Powercolor :​

A PowerColor, instituída pela Tul Corporation, em 1997, é uma líder da indústria gráfica e agora marca bem conhecida pela sua excelente performance e tecnologia inovadora. Como um provedor líder de placas gráficas, a PowerColor oferece soluçoes poderosas, fiáveis e rentáveis para clientes no mundo inteiro


A PowerColor é a plataforma de escolha para PC ávidos , jogadores e editores de vídeo obtendo o melhor desempenho possível dos últimos processadores gráficos da ATI.


As placas gráficas Powercolor ganharam pelo menos 10 prêmios todos os meses em 2004 a partir dos mais respeitados IT mídia e organizações de todo o Mundo. Além disso, vários produtos Powercolor receberam em 2005 em Taiwan o Símbolo de Excellence Award do Ministério dos Assuntos Económicos dos ROC , De acordo com os seguintes critérios: Design e Inovação, Quality System, Market, e Brand Awareness. Este prémio representa alguns dos produtos mais revolucionários, de alta tecnologia, alta qualidade e alto valor no mercado.




Caso tenham curiosidade em saber mais um pouco sobre a marca e os seus produtos , fica aqui a páginal oficial
>> Powercolor Technologies










Powercolor HD4850 PCS+ 512MB GDDR3 PCI-E







Especificações








Pagina oficial do produto




-------------


Fotos




4850geraljl7.jpg


backjz5.jpg


trasfomn4.jpg


dvifoid9.jpg


finalfogt4.jpg





Bundle

contentsjl8.jpg







------------------------






Sistema Utilizado na Análise

900sysjz0.jpg





Processador : Intel C2D E8400
Gráfica : Powercolor HD4850 512Mb PCS+ Edition
Motherboard : ASUS P5E X38
Memorias : 4GB Gskill 8000PQ
Fonte alimentação : Corsair TX750W
Disco : Samsung F1 750GB
Monitor: LCD HP L2335
Sistema Operativo: Windows Vista 64bit +Sp1
Driver : Catalyst 8.9 Beta
Software Tools: Rivatuner , Fraps & ATiTool
Caixa : Antec Nine Hundred (3x Fans 120mm & 1x Fan 200mm)
Cooling: Watercooling no CPU






--------------------------









Temperaturas

heatsinkscfduv8pv1.gif






Posso desde já adiantar que fiquei super surpeendido com o cooler da Zerotherm utilizado nestas gráficas da Powercolor , foi das gráficas mais silenciosas que ja me passou pelas mãos ! (senão mesmo A mais silenciosa)

Apesar do cooler ser idêntico ao utilizado nas Powercolor HD3850 e HD3870 PCS Edition , o nível de ruido não é sequer comparável !

O cooler utilizado nestas novas Powercolor HD4850 PCS+ tem ainda a particularidade de ser possivel regular a velocidade da ventoinha por software , factor esse que não acontecia na geração anterior de placas gráficas PCS Edition da Powercolor!

A velocidade da ventoinha vem por defeito a 32% e é inaudivel , mesmo aumentando a velocidade da ventoinha para 75% a gráfica é SUPER silenciosa !
( mesmo com a ventoinha a 75% é praticamente inaudivel )






Temperatura Ambiente = 26º



Temperatura da Grafica em IDLE com a ventoinha em modo automatico = 47º





Temperatura da gráfica em FULL ( Crysis Benchmark) com a ventoinha em modo automático = 75º









Temperatura da Grafica em IDLE com a ventoinha a 75% = 41º






Temperatura da Grafica em FULL (2 pistas de Grid Race ) com a ventoinha a 75% = 65º








Nota: As temperaturas da gráfica dependem de vários factores , tais como , a temperatura ambiente , caixa utilizada , airflow da mesma , etc !








....
.



...
 
Última edição:

Games








COD 4 Multiplayer


COD4.jpg








System

[email protected]
Powercolor HD4850 PCS+
Catalyst 8.9 beta
ASUS P5E X38
4GB Gskill 8000PQ

Corsair TX750W
Samsung F1 750GB
Windows Vista 64bit +SP1


1920x1200
High setings
AA 4x


Settings :





















Como pudemos verificar a Powercolor HD4850 512Mb PCS+ Editon conseguiu correr o COD4 com uma resoluçao de 1920x1200 (TFT 24") com os settings em High e Anti-Aliasing 4x !

Tenho visto muitas pessoas a questionar se uma gráfica desta gama será suficiente para correr os jogos mais recentes em monitores de 19"/20"/ 22" , penso que a resposta a essa questão está a vista !







--------------------------------
--------------------------------







Race Driver: Grid


racedrivergridbannerdm9.jpg





System

[email protected]
Powercolor HD4850 PCS+
Catalyst 8.9 beta
ASUS P5E X38
4GB Gskill 8000PQ

Corsair TX750W
Samsung F1 750GB
Windows Vista 64bit +SP1


1920x1200
Ultra/High settings
AA 4x



Settings :
















O Grid Race é dos titulos mais recentes onde as novas placas gráficas ATi HD4000 séries obteem excelentes resultados , como era de esperar a Powercolor HD4850 PCS+ nao fugiu á regra , conseguindo correr o jogo utilizando uma resolução 1920x1200 (LCD 24") , settings todos em High/Ultra e Anti-Aliasing 4x , praticamente sempre a rondar os 70Fps !




------------


....
 
Última edição:



Benchmarks



3DMark 2006


2k6logolq7.jpg








System

[email protected]
Powercolor HD4850 PCS+
Catalyst 8.9 beta
ASUS P5E X38
4GB Gskill 8000PQ
Corsair TX750W
Samsung F1 750GB
Windows Vista 64bit +SP1






http://service.futuremark.com/compare?3dm06=8143059


13433 Marks








--------------------------------
--------------------------------






3DMark Vantage







System

[email protected]
Powercolor HD4850 PCS+
Catalyst 8.9 beta
ASUS P5E X38
4GB Gskill 8000PQ

Corsair TX750W
Samsung F1 750GB
Windows Vista 64bit +SP1







PERFORMANCE



http://service.futuremark.com/compare?3dmv=367125

P7268 Marks





.....



XTREME



http://service.futuremark.com/compare?3dmv=371351

X3112 Marks










----------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------







Crysis 1.2.1 Benchmark











System

[email protected]
Powercolor HD4850 PCS+
Catalyst 8.9 beta
ASUS P5E X38
4GB Gskill 8000PQ

Corsair TX750W
Samsung F1 750GB
Windows Vista 64bit +SP1









1680x1050 - High Settings - DX9




Average = 37.5 FPS




------



1680x1050 - High Settings - DX10




Average = 35.1 FPS




-----





1920x1080 - High Settings - DX9




Average = 33 FPS



---------





1900x1200 - High Settings - DX9




Average = 30.61 FPS




------------------


1900x1200 - High Settings - DX10





Average = 29 FPS








...
..



 
Última edição:


Valor e conclusão

cooltext85569398zz0eo2wn2.jpg




As novas placas gráficas Radeon HD4850 da ATi já se encontram no mercado algum tempo , pelo que já todos sabemos a excelente relação preço/desempenho das mesmas , em relação á Powercolor HD4850 512Mb PCS+ devo confessar que foi uma agradável surpresa !

A Powercolor fez um excelente trabalho com este modelo , além do mesmo já vir com Overclock de fábrica , ou seja, a sua performance é ainda superior á performance do modelo referência da ATi (que por sí mesmo ja era excelente ) , a Powercolor HD4850 PCS+ vem ainda equipada com um novo cooler da ZEROtherm , com um bom nível de desempenho mas principalmente Super Silencioso!

A Powercolor HD4850 PCS+ Edition foi das placas gráficas mais silenciosas que ja me passaram pelas mãos , senão mesmo A mais silenciosa ! Para terem uma ideia de quão silencioso é o cooler , eu tive que aumentar a velocidade da ventoinha manualmente para cerca de 80%-90% para começar a ouvir a mesma !

Alem do cooler ser extremamente silencioso , o mesmo apresenta um excelente desempenho , mesmo em modo automático a temperatura do GPU não foi além dos 75º em LOAD !

Outro factor importante é que apesar de todas estas melhorias/updates feitos na Powercolor HD4850 512MB PCS+ Edition , a mesma é apenas cerca de 10€ mais cara em relação ao modelo referência da ATI , custando cerca de 159€ , o que na minha opinião a torna numa das melhores (senão mesmo A melhor) HD4850 do mercado !

Para quem presa o silêncio aliado ao desempenho e não possui monitores com resoluções muito elevadas , a Powercolor HD4850 PCS+ é sem qualquer dúvida a escolha certa !




Passemos aos Prós e Contras !






Pros:
thumbup.gif


» Qualidade «
» Desempenho «
» Preço «
» Suporte DX10.1 «
» Novo cooler ZERotherm com excelente desempenho e Super Silencioso «
» Dissipadores nas memorias e VRM «
» Overclock de fábrica «





contras:
thumbdown.gif


» Não suporta CUDA/PhysX «





Por todos os factores já referidos , a Powercolor HD4850 512Mb PCS+ Edition não é Recomendada , é ...........








Agradecimento especial á Powercolor pela sample fornecida para análise

cumprimentos !




 
Última edição:
RESERVADO !!




















---------------------------------------




adicionados alguns testes!

sem sombra de duvida das placas graficas mais silenciosas que ja testei (senao mesmo A mais silenciosa) ;)


o Wizzard da TechpowerUp (autor do Atitool) tambem testou uma e ficou super surpreendido com o ruido disto , ele diz mesmo que foi a placa grafica mais silenciosa que ja testou de SEMPRE !!!


What really amazed me is how quiet this card is running with the Zerotherm cooler.







Even under load the card is the quietest graphics card we ever tested, not only in this performance class.

If you like to have a quiet computer, then this card should definitely be on your shopping list.



http://www.techpowerup.com/reviews/Powercolor/HD_4850_PCS/1.html


Na analise dele deu mesmo Nota 9.8 (0/10)



mais silencioso que isto só mesmo um cooler passivo , acreditem !

eu tive que meter a ventoinha a 90% para começar a ouvir alguma coisa :D

sem sombra de duvida a Best Buy nas HD4850 e o melhor mesmo é que as graficas só custam +10€ em relação á HD4850 versão "normal" ! :victory:




cumps
 
Última edição:
Mais uma excelente análise mascarilha!
Só não percebo porque não lançam mais vezes gráficas com coolers de jeito, mesmo que se pague um pouco mais (neste caso 10€, o que é MUTO bom!!).
Quem me dera que tivesse saído uma versão com cooler destes para a 4870x2, é que isto quando puxa parece um carro a acelerar em ponto morto!! lol
 
Boa review, e dados muito interessantes.

Entretanto, uma pequena questão: a versão testada é a 4850PCS+? É que no ***** só me aparecem três versões: 4850 (normal), 4850PCS (com 512MB de memória) e 4850PCS+, (com 1GB de memória), as três com uma diferença de preços de €10 entre cada uma (começando nos €150 pela 4850 normal).

Se a versão testada é a PCS+ com 512MB, então esse cooler (brutal, por sinal) com possibilidade de controlo por software não está disponível na "4850PCS" nem na "4850PCS+ 1GB"? Presumo que deverá estar, mas a fiquei na mesma com a dúvida.

Btw, a diferença dos 512MB para 1GB fará diferença, em especial para quem quiser puxar um bocado pelas resoluções (1650 ou 1900)? Ou mais vale ficar com mais €10 na carteira? :P

Mais uma vez, obrigado pela review, e por qualquer ajuda que possam dar.

Cumps.

Miguel
 
+10€ por 512MB de memória é bom negócio se ambas as versões tiverem os mesmos clocks
Pelo que acabei de ver no site da Powercolor, a versão de 512MB PCS+ (não fazem referência a nanhuma PCS 512, apenas uma Play 512) tem o mesmo clock de GPU que a versão de 1GB, mas as memórias estão a quase mais 50MHz (presumo que seja equivalente a 100MHz) que a versão de 512MB... A versão Play tem os mesmos clocks de memória que a PCS+ 512MB, mas 30MHz a menos no GPU.

Não sei até que ponto as memórias mais lentas na versão de 1GB influenciarão os FPS (sobretudo se for possível aumentar-lhes os 50MHz... :004:). O que queria saber é se, nas resoluções maiores, tipo FullHD (1900x1200) e superiores (não que vá precisar de mais do que FullHD... lol), os 512MB extra farão diferença... Faz lembrar as comparações entre a 8800GT e a 8800GTX: a GTX ficava a par (ou ligeiramente acima) da 8800GT, mas a partir do momento em que se chegava a resoluções muito altas, a memória extra da GTX dava-lhe vantagem, ou pelo menos era o que se dizia nas reviews...

Alguma ideia? Esta parece-me ser uma opção excelente para um sistema low-noise :)

Cumps.

Miguel
 
Entretanto, uma pequena questão: a versão testada é a 4850PCS+? É que no ***** só me aparecem três versões: 4850 (normal), 4850PCS (com 512MB de memória) e 4850PCS+, (com 1GB de memória), as três com uma diferença de preços de €10 entre cada uma (começando nos €150 pela 4850 normal).

Se a versão testada é a PCS+ com 512MB, então esse cooler (brutal, por sinal) com possibilidade de controlo por software não está disponível na "4850PCS" nem na "4850PCS+ 1GB"? Presumo que deverá estar, mas a fiquei na mesma com a dúvida.

esta é a versão PCS+ de 512MB , vem com Overclock de +40Mhz no Core e com este cooler da Zerotherm super silencioso !

a Powercolor depois tem outro modelo HD4850 PCS+ com 1GB (tem o mesmo cooler) e ainda uma outra edição HD4850 PLAY com HDMI nativo + Display port + DVI !



Btw, a diferença dos 512MB para 1GB fará diferença, em especial para quem quiser puxar um bocado pelas resoluções (1650 ou 1900)? Ou mais vale ficar com mais €10 na carteira? :P



Miguel


para essa resoluçoes vai antes para a versao de 512MB (esta que estou a testar)

pessoamento acho mesmo o Best Buy , custa 159€ !



ainda nao esta concluida a analise , ver se acabo os testes a irmã mais velha Powercolor HD4870 PCS+ e depois termino os testes a esta !


cumps
 
Última edição:
boas...

Agora não faltam opções para não comprar uma HD4850 com um cooler decente!:p
mas já agora gostaria saber porque razão não fazem uma review duma HD4850 da Asus, MSI ou outra sem ser Sapphire ou ate mesmo Powercolor...? (estou a falar das que também já vem com cooler melhor que o normal)
 
esta é a versão PCS+ de 512MB , vem com Overclock de +40Mhz no Core e com este cooler da Zerotherm super silencioso !
Depois de uma pesquisa mais detalhada no ***** consegui perceber que quando eles dizem "PCS 512MB" querem dizer "PCS+ 512MB". Óptimo, já estava a ficar preocupado. Pena é que só ainda haja uma loja a vendê-las...

a Powercolor depois tem outro modelo HD4850 PCS+ com 1GB (tem o mesmo cooler) e ainda uma outra edição HD4850 PLAY com HDMI nativo + Display port + DVI !
Presumo que quando digas "mesmo cooler" queiras dizer que também é controlável por software, certo?

A versão Play não me seduz muito. Além de ter a velocidade do núcleo mais lenta, não me faz falta o Displayport, e o conversor DVI para HDMI que as gráficas da ATI agora trazem já me ajuda bastante. Além disso, já uso conversor DVI para HDMI no meu setup actual, se for preciso é só mudar de sítio... hehe

para essa resoluçoes vai antes para a versao de 512MB (esta que estou a testar)
Estive agora a ver uma review no Guru3D da 4670, onde metem uma 4850 (presumo que seja de referência) ao barulho.

Portam-se as duas bem nos mercados respectivos (1280x1024 para a 4670 e FullHD para a 4850), fiquei agradavelmente surpreendido com ambas.

Obrigado pelo input!

Cumps.

Miguel
 
quem teve a oportunidade de ir ao My Games Zon no Estoril nos passados dias 5, 6 e 7 teve a delicia de experimentar Cod4 nesta maravilha...uma bombinha de experiência gráfica mesmo...^^
 
Presumo que quando digas "mesmo cooler" queiras dizer que também é controlável por software, certo?


Miguel

sim , todas as graficas HD4850 e HD4870 PCS+ Edition da Powercolor dao para regular a velocidade da ventoinha , na geração anterior Powercolor HD3850 PCS Edition é que nao davam !


boas...


mas já agora gostaria saber porque razão não fazem uma review duma HD4850 da Asus, MSI ou outra sem ser Sapphire ou ate mesmo Powercolor...? (estou a falar das que também já vem com cooler melhor que o normal)


No meu caso porque ainda nao calhou a ASUS ou MSI enviar nenhuma grafica para analise ...


cumps
 
Última edição:
Excelente review mais uma vez...

Estas 4850 estão realmente qualquer coisa de surpreendentes, a continuar e melhorar a senda das 3850 que já eram um best buy suberbo. Só de pensar que um bixinho desses enche o meu ecrã de 24 em jogos desses com esses fps's é assombroso olhando ao target e preço... a ATI está mesmo "LÁ"!
 
Excelente review. Esta a influenciar e muito a escolha da minha gráfica. Que à partida será esta. O barulho, ou a falta dele, da placa é um grande atractivo para mim.
E toda a performance que mostra para este preço torna-a bastante interessante.

Mas não valerá a pena dar mais 10€ pela versão de 1Gb? Não aumentara isto o "tempo de vida util" da placa a nivel de jogos no futuro?

Cumprimentos
 
Por uma review

Por favor uma review a esta gráfica, versão sem overclock.
(Já agora qual a diferença entre esta e a com overclock de fábrica? É só o overclock?)
GAINWARD HD4850 512MB GDDR3 PCIe 2.0 -9566
 
Por favor uma review a esta gráfica, versão sem overclock.
(Já agora qual a diferença entre esta e a com overclock de fábrica? É só o overclock?)
GAINWARD HD4850 512MB GDDR3 PCIe 2.0 -9566
Marshall a versão sem overclock de fábrica custa "apenas" menos 10€ e, pelo que já li, aquece que é uma coisa louca. Alem de, obviamente, ser menos performante que esta.
 
Back
Topo