Análise Powercolor HD4870 512Mb GDDR5 PCS+ Edition

héhé boa sorte.. se for como a minha sapphire é como se fosse um avião :D isto com a fan a 62%

Mas falas bem ou mal dela? :P Não percebi... :D

Também vou ter 2 fans de 120mm na caixa (uma a tirar e uma a por ar), penso que vai ter um bom airflow. E espero que o cooler da HD seja realmente bom.
 
Mas falas bem ou mal dela? :P Não percebi... :D

Também vou ter 2 fans de 120mm na caixa (uma a tirar e uma a por ar), penso que vai ter um bom airflow. E espero que o cooler da HD seja realmente bom.

é assim.. a Placa em si é boa! Tb ultimamente não tenho tempo para jogar.. mas qdo a comprei o Crysis e o GTA bombavam na boa... o Crysis n dava para meter tdo no máximo mas tinha uns bons graficos! A placa e muito boa!

A cena é que as primeiras (a minha incluída) vieram com probls de Firmware e a única cena é não fazer o controlo automático da Fan.. e andei a ver na altura no site deles e para o meu modelo não havia nenhuma BIOS.. há ppl que meteu a BIOS da ASUS e funcionou bem.. mas não arrisquei. Depois saíram uns drivers que já se pode aumentar directamente no ATI Control Center a rotação da FAN.. mas continua a ser manual à mesma.. ou seja, a placa é boa mas o controlo da Fan tem de ser manual no meu caso! O que por exemplo, qdo estou a instalar o Windows ela fica nos 70 e muitos º

Tirando isso é uma boa placa
 
No crysis Warhead, com tudo a entusiast, a 1024x768 resolução baixa, 8x no antialising e vsync ligado tenho bue breacks, é normal no meu sistema ou será alguma coisa que esteja mal no software, as drives sao as 9.6.
Já no far cry 2 e Grid com a mesma resolução e tudo ao maiximo dava perfeitamente....


Cumprimentos
 
Última edição:
No crysis Warhead, com tudo a entusiast, a 1024x768 resolução baixa, 8x no antialising e vsync ligado tenho bue breacks, é normal no meu sistema ou será alguma coisa que esteja mal no software, as drives sao as 9.6.
Já no far cry 2 e Grid com a mesma resolução e tudo ao maiximo dava perfeitamente....


Cumprimentos


Desliga o Vsync, mete o AA nos 4x ou 2x e jogas bem a 1680x1050, se tiveres monitor para tal...

- Resolução mais elevada, não necessitas de tanto AA...
- Vsync faz perder muitos fps.....



GTA4 é caso diferente, quem tem quad core corre bem melhor, dual core nem tanto. É jogo que depende um bocado do cpu...


Tenho a caminho esta grafica, por ~135€. Só espero que seja uma boa compra.

E uma coisa que estou há espero, é que o cooler da grafica não faça demasiado baralho, porque durmo sempre com 2 pc's ligados e seria um pouco mau ter que desligar o PC por causa do baralho da mesma.

E pela review que li (está 5*) parece ter sido mesmo uma boa compra. Só espero, que acompanhe com o resto da minha maquina (my system). :)

Pela máquina que tens no my system, com o cpu a 2.5Ghz a gráfica vai ficar como que.. Capada..

Se meteres o E7200 a 3 ou 3.2 Ghz [pelo que vi pela net é oc fácil de alcançar com esse cpu], os jogos vão correr muito melhor, não só pelo cpu 'rodar' a frequencia mais elevada, mas também porque assim a gráfica não vai estar limitada pelo mesmo e vai ter mais rendimento...
 
GTA4 é caso diferente, quem tem quad core corre bem melhor, dual core nem tanto. É jogo que depende um bocado do cpu...

Sim, isso é verdade é dos poucos que já está optimizado para Quad's mas mesmo assim os nos requisitos recomendados ainda pede uma 8600 512MB ou uma HD 3870 512MB. ;)
 
é assim.. a Placa em si é boa! Tb ultimamente não tenho tempo para jogar.. mas qdo a comprei o Crysis e o GTA bombavam na boa... o Crysis n dava para meter tdo no máximo mas tinha uns bons graficos! A placa e muito boa!

A cena é que as primeiras (a minha incluída) vieram com probls de Firmware e a única cena é não fazer o controlo automático da Fan.. e andei a ver na altura no site deles e para o meu modelo não havia nenhuma BIOS.. há ppl que meteu a BIOS da ASUS e funcionou bem.. mas não arrisquei. Depois saíram uns drivers que já se pode aumentar directamente no ATI Control Center a rotação da FAN.. mas continua a ser manual à mesma.. ou seja, a placa é boa mas o controlo da Fan tem de ser manual no meu caso! O que por exemplo, qdo estou a instalar o Windows ela fica nos 70 e muitos º

Tirando isso é uma boa placa

Penso que a que mandei vir não deve ser dessa versão que vinha com "bug", digamos assim.
Relativamente, as temperaturas delas. Já ficava contente que ela em idle, o cooler dela não fizesse muito barulho. Mas se calhar com um bom airflow esta nem deve fazer assim tanto barulho, digo eu.

Uma coisa que já vinha a pensar quando a comprei era correr o Crysis todo ao máximo. Ou se calhar levantei demasiada a fasquia. Pensava que era gráfica para isso.
Mas estou a ver que não vou poder ligar certas opções..

Esperar para ver! :D

Pela máquina que tens no my system, com o cpu a 2.5Ghz a gráfica vai ficar como que.. Capada..

Se meteres o E7200 a 3 ou 3.2 Ghz [pelo que vi pela net é oc fácil de alcançar com esse cpu], os jogos vão correr muito melhor, não só pelo cpu 'rodar' a frequencia mais elevada, mas também porque assim a gráfica não vai estar limitada pelo mesmo e vai ter mais rendimento...


Quando dizes que vai ficar capada, isso vai ser em muito? Por exemplo, de 0-100% achas sem fazer OC ao CPU a gráfica vai dar quanto, +/-?

Se abaixar em muito a performance da gráfica, estou a ver que não tenho outra solução senão fazer OC ao CPU. Mas não estava muito para aí virado....
 
Quando dizes que vai ficar capada, isso vai ser em muito? Por exemplo, de 0-100% achas sem fazer OC ao CPU a gráfica vai dar quanto, +/-?

Se abaixar em muito a performance da gráfica, estou a ver que não tenho outra solução senão fazer OC ao CPU. Mas não estava muito para aí virado....


O quanto a gráfica vai ficar capada não sei, é dificil de prever... Mas deve limitar um bom bocado...


Quanto ao OC, eu acho que..já devias ter feito... ;)

Pelo que li desse cpu, é bastante 'fresco' e faz OC à grande........ De certeza que o metes nos 3Ghz com o stock cooler, visto que ele deve fazer os 3 Ghz com menos voltagem que a default...

Mete-o nos 3 GHz, depois baixas um pouco o vcore.. Testas com IBT [intel Burn Test] e prime 95, medes as temps, se em load nestes testes stressantes ele não ultrapassar 70-73º está no ponto... O vcore vais baixando até ele se manter estável, se baixares aos poucos e testares, não terás BSOD porque no IBT vai aparecer mensagem a dizer que ocorreu um erro não é possivel o teste terminar, mas o windows continua a funcionar normalmente..

Caso queiras mais um pouco [para o crysis e GTA4 bombar bem..] gastas uns 30-40€ num cooler mais capaz e metes o bicho nos 3.6 Ghz.....;)....
Mas nos 3 GHz deve ser suficiente para a gráfica sentir-se à vontade e dar tudo o que tem...



Eu falei nisto do OC porque, além de não ficares com a gráfica capada, vais ter sempre mais performance nos jogos e outros programas...
É performance que ganhas de borla ou se quiseres ganhar muita, tem o custo de um cooler capaz, e ter um cpu como esse [que faz oc facilmente, em quad's é mais complicado porque aquecem mais] é um desperdício tê-lo em stock...
Oc's mais extremos é só para pessoal meio amalucado e disposto a investir, mas ganhos de 20-30-40% é facil de obter e não afecta em nada a longevidade dos componentes se tivermos oc destes dia-a-dia....
Investiga/estuda um pouco isto do oc, e da potencialidade do teu cpu neste campo, depois se tiveres duvidas passa na secção de OC do fórum..



p.s.: para teres noção, eu ao passar o meu q6600 de 2.4 GHz para 2.66GHz tive pelo menos 10% de ganhos nos testes ao cpu.. O teu E7200 de 2.5 para 3 GHz deve ter ganhos de pelo menos 20%, e vai permitir a gráfica também apresentar melhor resultados....
 
Não sou "total noob" nestas coisa de OC. Tenho o meu AMD de 1.8 a 2.1 Ghz, e tem-se portado bem. :007: Só nao o meto a dar mais, por já dá BSOD. :P

Ainda não me meti em OC's a este CPU porque ainda gastei uma bom dinheiro nele. E não queria arriscar que algo corresse mal. Por acaso tambem tenho lido que o meu CPU era bom para os OC's, e como referistes e com um bom cooler ainda mais dava

Mas acho que vou aceitar a tua sugestão e ver se meto um post na parte dos "Overclokings" e começar a pensar nisso, porque quando/se fizer queria estar informado de tudo a 100% daquilo que vou fazer para não correr riscos. E visto que tenho performance muito significativas..

Obrigado pela explicação!! ;)
 
Não sou "total noob" nestas coisa de OC. Tenho o meu AMD de 1.8 a 2.1 Ghz, e tem-se portado bem. :007: Só nao o meto a dar mais, por já dá BSOD. :P

Ainda não me meti em OC's a este CPU porque ainda gastei uma bom dinheiro nele. E não queria arriscar que algo corresse mal. Por acaso tambem tenho lido que o meu CPU era bom para os OC's, e como referistes e com um bom cooler ainda mais dava

Mas acho que vou aceitar a tua sugestão e ver se meto um post na parte dos "Overclokings" e começar a pensar nisso, porque quando/se fizer queria estar informado de tudo a 100% daquilo que vou fazer para não correr riscos. E visto que tenho performance muito significativas..

Obrigado pela explicação!! ;)

O BSOD no AMD é porque deve precisar de mais vcore para suportar o aumento de velocidade, de certeza que o cpu dá mais que 300MHz de oc... ;)
Eu também tive um ou 2 BSOD, o q6600 é meio estranho, faz 2.33 Ghz com 1.187v [passa em todos os testes] faz 2.66 Ghz e passa todos os testes com 1.20/1.21v, mas para 3 Ghz precisa de 1.30/1.31v.... Experimentei com 1.25v no inicio [visto que 2.66 dava com 1.20V] e obtive um belo de um BSOD... Mas isto com quad é diferente, com e7200 deve conseguir 3 Ghz com 1.20v ou menos, ou seja, és capaz de ter temperaturas iguais ou inferiores à que tens em stock, visto que deve conseguir ter menos voltagem que a de origem..



Para o E7200 podes começar por ler aqui: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=289202&page=4
;)
 
O BSOD no AMD é porque deve precisar de mais vcore para suportar o aumento de velocidade, de certeza que o cpu dá mais que 300MHz de oc... ;)
Eu também tive um ou 2 BSOD, o q6600 é meio estranho, faz 2.33 Ghz com 1.187v [passa em todos os testes] faz 2.66 Ghz e passa todos os testes com 1.20/1.21v, mas para 3 Ghz precisa de 1.30/1.31v.... Experimentei com 1.25v no inicio [visto que 2.66 dava com 1.20V] e obtive um belo de um BSOD... Mas isto com quad é diferente, com e7200 deve conseguir 3 Ghz com 1.20v ou menos, ou seja, és capaz de ter temperaturas iguais ou inferiores à que tens em stock, visto que deve conseguir ter menos voltagem que a de origem..



Para o E7200 podes começar por ler aqui: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=289202&page=4
;)

Mas também como é um PC só mesmo para a net e pouco mais. Também nao vou matar a cabeça por causa dele. Mas obrigado na mesma. ;)

BTW, para fazer um bom OC ao E7200 basta seguir esse post, ou faço reply com as minhas specs do meu PC?

EDIT: Mas se calhar é so melhor fazer, quando chegar as minhas peças novas, não?
 
Última edição:
Mas também como é um PC só mesmo para a net e pouco mais. Também nao vou matar a cabeça por causa dele. Mas obrigado na mesma. ;)

BTW, para fazer um bom OC ao E7200 basta seguir esse post, ou faço reply com as minhas specs do meu PC?

EDIT: Mas se calhar é so melhor fazer, quando chegar as minhas peças novas, não?



IMO deves ler esse post e procurar/pesquisar mais um pouco por pessoal que tenha feito OC a este processador e talvez também pessoal que tenha feito oc [mesmo que com outro cpu] com essa board, para o caso de teres dúvidas onde mexer nas definições da BIOS...

Depois experimentas e podes pedir ajuda/opinião acerca dos resultados na secção de OC...

No teu lugar começava já com o OC para que quando chegasse a gráfica o pc já estar no ponto..
Como o OC não será a puxar muito [tipo chegar aos 3.8 Ghz, ou mais] não é preciso preocupares-te muito com outros componentes [quando o oc é mais puxado já é preciso ter boas rams e afiná-las..]...

A única coisa de componentes que te deves preocupar a nível de componentes não é com o OC, mas sim com a nova gráfica: ter uma fonte capaz que a 4870 puxa um bocado... [não a referes no my system]... Mas espero que tenhas levado isso em consideração quando compraste a nova gráfica..
 
IMO deves ler esse post e procurar/pesquisar mais um pouco por pessoal que tenha feito OC a este processador e talvez também pessoal que tenha feito oc [mesmo que com outro cpu] com essa board, para o caso de teres dúvidas onde mexer nas definições da BIOS...

Depois experimentas e podes pedir ajuda/opinião na secção de OC...

No teu lugar começava já com o OC para que quando chegasse a gráfica o pc já estar no ponto..
Como o OC não será a puxar muito [tipo chegar aos 3.8 Ghz, ou mais] não é preciso preocupares-te muito com outros componentes [quando o oc é mais puxado já é preciso ter boas rams e afiná-las..]...

A única coisa de componentes que te deves preocupar a nível de componentes não é com o OC, mas sim com a nova gráfica: ter uma fonte capaz que a 4870 puxa um bocado... [não a referes no my system]... Mas espero que tenhas levado isso em consideração quando compraste a nova gráfica..

Sim... quando comprei esta HD, já comprei uma OCZ STEALTHXSTREAM 600W para ela.

Então, ver se leio o outro post que me indicaste e ver se consigo perceber como se faz isto sem cometer erros. E ver se depois consigo fazer um post a explicar aquilo que li, para ver se estou a cometer algum erro.
 
@ Mk Pt

Ontem e hoje andei a ler mais umas coisas sobre o OC ao meu CPU. E sinceramente quanto mais lia, cada vez percebia menos do que estava a fazer. Havia cenas que não sei fazer, e outras que se calhar fazia, mas mal. Para ter sucesso neste CPU, acho que tinham que explicar tim por tim para nao fazer bosta. Como isso ninguém me vai fazer, acho que não vou arriscar. :P Ainda andei a ver se encontrava vídeos no youtube a fazerem OC a este CPU, mas não encontrei nada de concreto.
Só espero que a gráfica não fiquei triste por causa disso, e não perca muito rendimento consequente do CPU não ter OC.
 
@ Mk Pt

Ontem e hoje andei a ler mais umas coisas sobre o OC ao meu CPU. E sinceramente quanto mais lia, cada vez percebia menos do que estava a fazer. Havia cenas que não sei fazer, e outras que se calhar fazia, mas mal. Para ter sucesso neste CPU, acho que tinham que explicar tim por tim para nao fazer bosta. Como isso ninguém me vai fazer, acho que não vou arriscar. :P Ainda andei a ver se encontrava vídeos no youtube a fazerem OC a este CPU, mas não encontrei nada de concreto.
Só espero que a gráfica não fiquei triste por causa disso, e não perca muito rendimento consequente do CPU não ter OC.


Ohh.. tens demasiado receio...
:)

Basicamente fazer OC é aumentar o FSB na BIOS, desligar opção [se esta existir] de a BIOS controlar automáticamente o vcore [voltagem], e definires um vcore [visto que deixará de ser automático e vai ser fixo]....

Pode parecer complicado mas é simples... Mais complicado fui eu fazer OC ao q6600, como o pc é daqueles HP, a BIOS está limitada/capada e não dá para mexer em nada, tive que fazer por OC desta maneira: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=439624 -> OC por pin mod, eu que nunca tinha feito oc, nem posto pasta térmica ou ver como se punha o cpu no socket..
É tudop questão de ler, procurar no youtube, e.. sem medo..

O teu cpu tem bus speed de 1066 [tal como o q6600 stock] logo também dá para fazer este pin mod, mas se tu tens a BIOS disponivel é bem mais fácil ir à bios, alterar 2 ou 3 parametros e está o OC feito...;)
 
O teu cpu tem bus speed de 1066 [tal como o q6600 stock] logo também dá para fazer este pin mod, mas se tu tens a BIOS disponivel é bem mais fácil ir à bios, alterar 2 ou 3 parametros e está o OC feito...;)

Somente isso? 8| E ficava um OC feito a 101%? Sem problemas de temperaturas, BSOD's...?

È que o computador ficava ligado 24/7...

@ NightscreaM

Mas também não será bottleneck assim tão elevado. Penso eu. È que mexer sem saber é ainda mais complicado. :)
 
Última edição:
Somente isso? 8| E ficava um OC feito a 101%? Sem problemas de temperaturas, BSOD's...?

È que o computador ficava ligado 24/7...

@ NightscreaM

Mas também não será bottleneck assim tão elevado. Penso eu. È que mexer sem saber é ainda mais complicado. :)

O oc que eu fiz funciona bem, a 100%, mas os ganhos são na casa dos 20 e tal %... ;)

O que já não é mau, é que podes não ter noção, mas os ganhos em termos de performance notam-se mais passando os nossos cpu's dos 2.4/2.5 Ghz para 3 Ghz, do que se eles já estivessem a 3/3.1Ghz e os metessemos a 3.6 Ghz....


A temperatura aumenta igualmente e se o vcore não for suficiente também pode resultar nuns belos BSOD [tanto que eu já disse que cheguei a ter 1 ou 2..]... O que este pin mod faz é aumentar o fsb, que basicamente é o que é necessario fazer na BIOS para acelerar o cpu [e nos cpus EE-extreme edition também consegues alterar o multiplicador]...



o FSB mexe-se para aumetar ou diminuir os mhz do cpu, o vcore/voltagem mexe-se para dar mais ou menos 'energia' ao cpu. Se está a trabalhar com menos Mhz, precisa menos vcore, se trabalha a mais Mhz precisa de mais vcore [energia] para trabalhar com estabilidade, se o vcore for demasiado pouco.. BSOD...
Em termos de durabilidade, mais MHz ou menos MHz, mais voltagem ou menos voltagem [desde que abaixo dos 1.40v/1.45v] não afecta a vida util do cpu, desde que ele fique a trabalhar com temperaturas dentro dos padrões [máximo abaixo de 70/75º em load, nesta altura de verão é dentro desse padrão]..

Basicamente o teu cpu em stock tem FSB de 1066 Mhz, [isto é caracteristica do cpu que podes ver em qualquer lado], tal como o meu q6600.
Isto quer dizer que no bus speed, se instalares o cpu-z podes ver, tens de 266.666 Mhz...

O teu como tem 9.5 de multiplicador: 266.666x9.5= 2534 MHz

O meu, como tem 9 de multiplicador: 266.666x9= 2400 MHz


Ao fazer o pin mode, meti o FSB a 1330 MHz
Ou seja, o meu q6600 ficou 333.333x9 = 3 Ghz

O teu para 3 Ghz tens que na BIOS colocar o bus speed/fsb nos 316 Mhz...
[316x9.5=3002 MHz]
Se meteres os 333.333 que o meu tem [ou fizeres o mesmo pin mod] o teu cpu fica a 3.16 Ghz [tem multiplicador 9.5 quando o meu é de 9]...


O bom do teu cpu é que ele faz oc à grande e não precisa de muita voltagem...
Pelo que li pela net, o e7200 faz 3/3.2 Ghz com 1.20v, o que é excelente, [o meu q6600 tem que ter 1.30v..] porque basicamente é menos voltagem que a default [que em default os cpus vêm com voltagens na casa dos 1.30/1.32v..

Como já deves ter percebido, mais voltagem -> mais energia que o cpu está a consumir. Menos voltagem -> menos energia consumida.
Como deves saber, menos energia = menos TDP = a cpu aquece menos...

Ou seja, o teu cpu vai ter mais MHz, rodar mais rápido, mas com menos vcore em load do que aquilo que tem agora em stock, o que vai resultar provavelmente em temperaturas semelhantes ao que tens agora ou pouco superiores...




No meu caso eu como não tenho acesso a definições na BIOS, controlei o Vcore/voltagem com um programa no windows, o programa Right Mark cpu clock utilities...
É muito simples de utilizar, se fizeres OC mas senão quiseres mexer em definições de voltagem na BIOS também o podes utilizar, ou mesmo que não faças OC podes utilizar à mesma visto que a voltagem/vcore que vem de origem nos cpu é demasiado elevada, tipo o teu cpu deve ter 1.30v actualmente em load, deve dar para colocar a 1.10/1.12v com tudo o que isso traz de bom: menos meia duzia de watts que gasta e... pelo menos 5º de temp quando o cpu está em load, o que é sempre agradável, principalmente no verão, ter a divisão da casa onde está o cpu estar mais fresca...

Ahh e o right marck cpu não permite aumentar Mhz [fazer oc], mas permite diminuir, ou seja, podes fazer oc até onde quiseres pela BIOS e depois no windows com dois cliques podes colocar o cpu a velocidade mais baixa para quando não precisas de todos os Mhz, depois se fores jogar, ou usar programas pesados, mais 2 cliques e tens o cpu com Mhz todos do OC...;)
Isto funciona porque no windows o programa dá para regular o multiplicador...


Vai à secção tutoriais - software, e lê um pouco o tópico: fazer undervolting ao portátil.. Explica lá como usar o programa [é simples], e podes fazer ao teu..desktop..;)..






p.s: eu também não percebia muito de OC e continuo a não perceber, apenas sei umas coisas pelo que fui lendo..





Desculpem o testamento......
 
Obrigado pela explicação. Gostei de ler! ;)

CPU neste momento está assim, ainda sem nada:

semttulod.jpg


Então pelo que percebi só tenho mesmo que colocar no bus speed/fsb nos 316 Mhz e visto que o Vcore já está num valor "bom", não preciso de mexer mais, right?

Se for mesmo só isto, acho que até vou arriscar. :)

PS: O cooler do CPU é o de origem.

E se tudo correr bem, só espero que já venha a tirar partido da gráfica a 100%.:cool:
 
Back
Topo