Análise Powercolor HD4870 512Mb GDDR5 PCS+ Edition

Obrigado pela explicação. Gostei de ler!

CPU neste momento está assim, ainda sem nada:



Então pelo que percebi só tenho mesmo que colocar no bus speed/fsb nos 316 Mhz e visto que o Vcore já está num valor "bom", não preciso de mexer mais, right?

Se for mesmo só isto, acho que até vou arriscar.

PS: O cooler do CPU é o de origem.

E se tudo correr bem, só espero que já venha a tirar partido da gráfica a 100%.

O valor do vcore não está bom, visto que esse cpu a 3 Ghz não precisa de tanto vcore. Baixas o vcore, baixas a temperatura e consumo do cpu. ;)


Se não quiseres mexer no vcore pela BIOS, podes...
o programa Right Mark cpu clock utilities...
É muito simples de utilizar, se fizeres OC mas senão quiseres mexer em definições de voltagem na BIOS também o podes utilizar, ou mesmo que não faças OC podes utilizar à mesma visto que a voltagem/vcore que vem de origem nos cpu é demasiado elevada

O programa é freeware, simples de utilizar, não vejo motivo para que não utilizes....



No teu lugar fazia isto:
- Instalar o IBT [intel Burn Test], prime95, Right Mark Cpu clock utility e um programa de monitorização das temps do cpu [agora não melembro o nome do que uso, mas nos tópicos da secçao dá para descobrir 2 ou 3 programas diferentes..]
- Corria o IBT no modo mais pesado possível em 10 loops e ao mesmo tempo monitorizava as temps do cpu.. Deixava o cpu em idle um bocado para 'recuperar'/arrefecer, corria prime95 um bocado e mais uma vez via as temps....

Não tenhas receio se já te der entre 65-70º. Como à partida podes até baixar o vcore face ao que está a default, isto vai contrariar um bocado alguma subida de temp que possa haver com o aumento de MHz..

Depois:
- OC com bus speed nos 325 MHz [mais uns pózinhos para ficar perto dos 3.1 Ghz.. :D]
- Ver com um programa que puxe um pouco pelo cpu [exemplo, correr superpi], que valores o cpu-z indica para o vcore. É que há boards que fazem ajuste automatico do vcore se fizermos oc/aumentar fsb. Se a tua fizer isto, tendo em conta que actualmente tem 1.24v é capaz de o vcore ir para o 1.3v/1.35. Se for este o caso, ia ao RM cpu clock utility baixar o vcore para pelo menos 1.25v
- Correr novamente o IBT e Prime95, se o oc tiver estável nos testes e as temps forem boas [menos que 70-75º] quer dizer que o cooler aguenta bem -> a jogar/correr programas pesados o cpu nunca chega a atingir as mesmas temps que atinge com estes testes muito stressantes........
Se veres que durante os testes começar a passar dos 75º-80º não há problema nenhum, cancelas os testes, baixas o vcore um pouco [0.2v], deixas um pouco em idle para arrefecer e depois voltas a testar... Quando as temps máximas tiverem boas e o sistema continuar estável IMO deves continuar a baixar aos poucos o vcore, o ideal é quanto menos vcore melhor...

E não te preocupes muito com BSOD, quando tiveres o vcore no ponto [mas ainda sem saber], se para testar baixas mais um pouco, no windows em idle não notas nada, nem BSOD, só a correr o IBT é que depois o teste avisa que ocorreu um erro, mas o pc fica a funcionar normalmente, só fechas o teste e voltas a aumentar um pouco o vcore e é nesse ponto que vais saber que o vcore está no ponto para aqueles MHz que o cpu tem....
BSOD só mesmo com demasiado pouco vcore, e como começas num ponto que é garantido que o cpu é estável [se pesquisares pela net esse cpu faz à vontade 3.1/3.2 Ghz com 1.20v.........] e vais baixando aos poucos não há risco de BSOD...


Depois disto tudo e teres o OC bem afinado, no teu caso eu faria algo que..já fiz no meu.....:
No RM cpu clock utility, definir o modo power saving e modo maximal perfomance:
- Máximal perfomance é meter o cpu com os MHz todos do OC e com o vcore necessário ao seu funcionamento [que nesta altura já saberás qual é]...
- Power saving é o modo 'económico' no meu caso como tenho os 333MHz e o programa [RM cpu clock utility] o mínimo que permite é multiplicador 6 tenho o cpu [neste modo] a 2 Ghz e 1.16v...
O teu, se colocares 325MHz no bus speed, com multiplicador 6 também terás à volta de 2 Ghz. E garanto-te que o teu cpu neste caso [como é dual core] funciona com apenas 1.00v ou 1.02v... Mas é questão de ver, o RM cpu utility no meu caso o mínimo que permite é 1.16v, não sei se com um dual core ele permite seleccionar menos vcore, mas provavelmente sim...

E como fica um atalho do RM clock utility nos ícones ao lado do relógio do windows, em 2 cliques tens o modo 'power saving' ou o modo 'maximal perfomance' à disposição, conforme vá jogar ou andar apenas pela net/ver música/ver filmes....

O meu q6600, antes do OC [tinha bus speed de 266.66] já tinha este programa RM cpu, e normalmente já tinha o cpu com o mulplicador 6, ou seja, a apenas 1.6 Ghz, e estes 1.6 Ghz eram mais que suficientes para as tarefas mais básicas e até dava para ver à vontade um filme [mkv] 1080p... O teu cpu nos 2 Ghz é mais que capaz de fazer o mesmo, ainda por cima em caso de ver filmes como vais ter um 4870 ela faz-te o decode do filme, não puxa pelo cpu. Que não é o meu caso, a X1950XT ainda não faz decode de vídeo...



Experimenta isto do OC...
Existe a hipótese de eu estar enganado e não ser possível o cooler aguentar o cpu em load com temps boas nos 3 Ghz [acho dificil isto acontecer, mas é uma possibilidade]...
Mas menos um pouco [2.8/2.9] é garantido que dá...

Só sabes se experimentares e desde que não abuses, o risco que corres é zero....
Porque em idle o cooler até te aguenta esse processador a 4 Ghz, o problema é que para 4 Ghz é necessário muito vcore e se metes em load/a puxar pelo cpu... As temps disparam.... [só mesmo com watercooling ou um cooler a ar de topo]..
Riscos com vcore não corres também, as default são mais que suficientes para o cpu ir aos 3.2 Ghz.. Se for o caso de a board aumentar o vcore automaticamente também não há risco, o oc não é muito e ela não ultrapassará os 1.3/1.35v.. Só vais é necessitar de baixar tu o vcore para as temps não dispararem...


Experimenta e abre um tópico na secção de OC, ou continua esse tópico de OC ao E7200, depois o pessoal dá umas opiniões e tenta ajudar...
;)


E com os 3 Ghz já tiras o proveito todo dessa gráfica... ;)
 
Última edição:
Chegou hoje a menina! :D

Já estive a jogar o Street Fighter IV todo ao máximo (nas drivers da ATI também tudo ao maximo), e aguentou-se bem. Quer dizer, as vezes dava-lhe uns breaks um bocado esquisitos. Passava dos 60 fixo para os 30/40fps.

Mas o que mais me preocupa, são estes pequenos bugs gráficos que aparece no jogo:



EDIT: Afinal os breaks não é so no Street fighter. Também dá nos outros jogos.
 
Última edição:
Back
Topo