Powercolor HD4870 PCS - A todo o gás ?

Schumy21

Power Member
Boas pessoal.

Comprei há alguns dias um Desktop novo (My System) e embora não tenha pra já razões de queixa, gostava de colocar algumas questões referentes à gráfica pela qual a optei, a muito recomendada HD4870 da Powercolor versão PCS+.

Em primeiro lugar a temperatura, já sabia que esta gama de placas aquece bastante, mas mesmo não tendo eu uma caixa hiper ventilada (tive de tirar as ventoinhas laterais da minha Nox Calypso ficando por isso com apenas uma ventoinha de intake à frente e uma de outtake atrás), é normal ela apresentar uma temperatura de 45/46 ºC em idle (Activity zero no Catalyst Control Center) com a fan já nos 63% (veio assim por defeito) tratando-se da versão PCS+ e ainda para mais com o frio que está?

Em termos de temperaturas em full load já monitorizei utilizando o FurMark através do GPU-Z e apesar de tudo não passou dos 64 ºC embora no teste de padrão do programa, ou seja, duração de apenas um minuto. Nesta situação a fan sobe a rotação para os 71%, como acredito que ela esteja logicamente programada na bios para chegar aos 100% presumo que esta temperatura não seja demasiadamente alta pois não a faz subir mais de rotação...

Já agora o teste do FurMark em causa também deixa apreensivo pois nas definições padrão obtenho um resultado de 2900 e tal marks e embora este resultado também dependa do restante sistema é pelo menos indicado no site dos produtores que uma HD 4850 512MB deverá fazer algo como 4300 marks...Se alguém tiver resultados para partilhar agradecia.

Por fim (o que realmente mais interessa) o desempenho nos jogos, não tenho razões de queixa sérias, mas continuo a achar que o desempenho deveria ser superior. Utilizo actualmente um monitor de 19 polegadas (1280x1024 de resolução máxima) e em jogos que não se podem considerar "exigentes" como Tomb Raider Underworld e Stranglehold, embora puxados ao máximo para o monitor que tenho, a framerate dá por vezes de si embora nunca desça abaixo dos 40 FPS.
Em TRU a framerate até se mantém sempre acima dos 100 FPS mas não deixa de ser frustrante algumas quebras por vezes até 40 FPS quando se entra numa área nova.
Não quero parecer "picuinhas", mas depois de ter ouvido aqui no fórum que uma HD4870 seria utilizada a 20% num monitor tão pequeno dada a "bomba" que é, acho que seria o mínimo exigível que com estas resoluções os jogos que citei corressem sempre na perfeição.:confused:

Agradeço a quem me puder dar algum feedback (sorry pelo testamento:p). Cumps;)
 
Eu tambem noto isso com a minha hd3870
Sacas uns fps se overclockares o Q6600 para 3 Ghz por exemplo visto que a maior parte dos jogos está optimizado para dual core e nao quad ;)
 
Eu tambem noto isso com a minha hd3870
Sacas uns fps se overclockares o Q6600 para 3 Ghz por exemplo visto que a maior parte dos jogos está optimizado para dual core e nao quad ;)

Sim eu estou ciente disso, que a frequência do CPU se reflecte mais do que aquilo que seria de esperar tanto nos FPS de um jogo como nos resultados de programas como FurMark ou 3DMark, ainda para mais no caso dos Quads.

A questão é que nos jogos que citei acima, mesmo puxados ao máximo, penso não haver a mínima hipótese de bottleneck do CPU para com a gráfica devido ao pouco que exigem do sistema (em comparação com outros claro) e por isso acho que não deveriam acontecer tais quebras mesmo sem qualquer OC.
Optei pelo Q6600 para evidentemente o vir a puxar até aos 3.0 GHZ no mínimo mas só quero fazê-lo quando for evidente que a gráfica está a ficar à espera das informações da CPU, coisa que admito não seja nada díficil de acontecer com um GTA 4 corrido no máximo...

Se alguns dos muitos possuidores de HD4870 aqui do fórum (ou de placas ATI em geral) me puderem dar algum feedback agradecia.;)

Cumps.;)
 
Percebo que não perco nada em testar o sistema novamente com OC ao CPU. Embora seja um pouco leigo na matéria (sei umas coisas do muito que já li aqui no fórum) tendo por isso que ler muita coisa antes de me iniciar no processo essa não é a principal razão pela qual não estou virado pra já para o OC ao processador.

A partir do momento em que o faça pode-se dizer que as condições ideais de teste ficam "adulteradas", ou seja, claro que se o fizesse, corresse bem e deixasse de notar aquelas ligeiras quebras seria excelente, mas a questão aqui é que na teoria está mais que provado que isso não é necessário. Tanto o processador como a gráfica, nas condições que citei, são mais que suficientes para apresentar o desempenho que até apresentam na maior parte do tempo mas sem aquelas pequenas quebras. Depois em jogos muito mais exigentes (ex. GTA 4) caso voltasse a ter esse tipo de quebra como seria? Mais OC? Claro que já não seria solução...

Vou tentar submeter o processador a alguns testes com o Prime95 para ver se detecto alguma falha embora caso haja algum problema sem relação com a gráfica até estava mais virado para as memórias, sei que o que lá está não se escreve mas na medição de desempenho do Vista é a única componente do PC que leva 5,6 em vez de 5,9.

Em todo o caso e voltando á gráfica não deixa de apresentar as temperaturas que citei no primeiro post e nesse caso não há relação qualquer com os outros componentes e não as acho muito normais...:confused:

Obg pelos conselhos, mais opiniões também são bem vindas. Cumps;)
 
A minha 4870 PCS 1GB apresenta estes valores:

Catalyst 8.12

* Temperature: 41º C
* Activity: 0%
* Fan Speed: 7%

Em jogos estou plenamente satisfeito (cod4 é um mimo :P), corre tudo no máximo, resoluções 1680*1050 (LCD 20").
Recomenda-se :D
 
A minha 4870 PCS 1GB apresenta estes valores:

Catalyst 8.12

* Temperature: 41º C
* Activity: 0%
* Fan Speed: 7%

Em jogos estou plenamente satisfeito (cod4 é um mimo :P), corre tudo no máximo, resoluções 1680*1050 (LCD 20").
Recomenda-se :D

Obg NRaider pela tua info. Eu em comparação estou com:

Catalyst 8.12

Temperature: 44 ºC
Activity: 0%
Fan Speed: 63%

Não me queixava da temperatura da placa se tivesse a fan a 7% como a tua, agora com ela a 63% não posso estar muito satisfeito porque se a reduzir para esses 7% a temperatura da placa deve rondar no mínimo os 52 ºC o que é muito para idle. A maioria esmagadora das HD4870 vem realmente com a fan inicialmente nos 7% subindo depois progressivamente com a temperatura, só a minha é que não sei porque vem logo nos 63% e com a temperatura excessiva que coloquei acima.:mad:
Ainda para mais o cooler da versão PCS é bem barulhento e acima dos 30% já se começa a fazer notar, quando desci a minha fan para os 20% parecia que tinha desligado o PC, é mesmo a única peça que faz com que o computador não possa ser considerado silencioso...

Quem puder partilhar mais alguns dados agradecia. Cumps.;)
 
52ºC idle não é grande preocupação. Sobe talvez até aos 75ºC no máximo em full. As gráficas aguentam 90-100ºC portanto. Se é esse um problema, fica resolvido.

Em relação ao fraco desempenho da gráfica há muitas variáveis. Um Q6600 a 2.4ghz não "puxa carroça" como se costuma dizer. Tens que ver se o teu valor referência não foi conseguido com um CPU vitaminado, entenda-se OC.

Eu também tenho uma config semelhante à tua e puxei o meu Q6600 para os 3.4ghz. Assim tenho quase a certeza que o CPU não se torna um bottleneck para a minha gráfica.

Tentando agora solucionar o teu problema, diz-me que drivers tens instalados e que fonte tens no teu pc.
 
Boas eu tenho uma HD3850 512mb GDDR3 PCS+ e a bixa em full load nao passa dos 45 :)

agora o que esta a aconteçer contigo.. tambem pode ser o WINDOWS ja estar tosco.. xD com tanta porcaria.. conta muito desfraguementar o disco e limpar e ter tudo arrumadinho ;) aquerdita.. porque ja provei isso a colegas meus.. com pc´s melhores ;) abraço
 
52ºC idle não é grande preocupação. Sobe talvez até aos 75ºC no máximo em full. As gráficas aguentam 90-100ºC portanto. Se é esse um problema, fica resolvido.

Em relação ao fraco desempenho da gráfica há muitas variáveis. Um Q6600 a 2.4ghz não "puxa carroça" como se costuma dizer. Tens que ver se o teu valor referência não foi conseguido com um CPU vitaminado, entenda-se OC.

Eu também tenho uma config semelhante à tua e puxei o meu Q6600 para os 3.4ghz. Assim tenho quase a certeza que o CPU não se torna um bottleneck para a minha gráfica.

Tentando agora solucionar o teu problema, diz-me que drivers tens instalados e que fonte tens no teu pc.

Pois eu não ponho de parte o factor Q6600, mas devido à pouca exigência dos jogos com que testei até agora, acho que era de exigir um bocado mais no desempenho...
Em todo o caso obg pela opinião, os drivers são os mais recentes (Catalyst 8.12) e a fonte é uma Corsair HX-520W.

Boas eu tenho uma HD3850 512mb GDDR3 PCS+ e a bixa em full load nao passa dos 45 :)

agora o que esta a aconteçer contigo.. tambem pode ser o WINDOWS ja estar tosco.. xD com tanta porcaria.. conta muito desfraguementar o disco e limpar e ter tudo arrumadinho ;) aquerdita.. porque ja provei isso a colegas meus.. com pc´s melhores ;) abraço

Com essas temperaturas só posso concluir que pelo menos as da série 3800 têm um fabrico ainda bem diferente da gama superior. Isso ou tens aí um sistema de watercooling de topo.:p
Quanto ao Windows não há hipótese de estar sujo ou desorganizado, o PC foi comprado novo e ao únicos programas que lá tenho instalados para além do que já vem com o Vista são os programitas de monitorização dos componentes e os jogos que mencionei acima.

aqui tenho 47ºC em idle.. e não é a PCS+ (que supostamente é melhor), é a da Sapphire com aquele cooler idêntico ao da vaporX.. xD

Pois estamos na mesma no que toca a temperaturas, só não digo que o cooler da PCS não está lá a fazer nada porque o barulho não engana.

Obg pelas opiniões, quem tiver mais dados para partilhar força nisso. Cumps.;)
 
Quanto ás quebras de fps em cenas com texturas mais manhosas...eu também tenho isso embora na 4850...
Na 8800gt não tinha...não é problema da gráfica pois comprei outra para testar e é chapa 5(igualzinho).
Também não é do sistema porque felizmente tenho um HTPC core2duo também e já as testei lá.

Falta-lhes a dureza a que estava habituado nas nvidia, elas até dão mais fps, mas em cenas intensas falta-lhes o "binário" :lol:

Atenção que pode não ser o teu caso.

Uma coisa que notei, na minha, aumento os filtros e tudo melhora, lol!

Quanto ás tuas temps, pode ser o cooler/massa térmica mal aplicados, retira-o e aplica Artic Ceramique, não custa nada.

Cumps
 
Eu se fosse a ti fazia o seguinte.

Puxava um bocado pelo CPU, vá até aos 3.0ghz (aguenta na boa) e corria outra vez o benchmark. Caso não tivesses o resultado esperado => format.

Caso o format não resolva => RMA com essa gráfica.
 
Lol...RMA...
Eu se fosse nessa cantiga já lá estava a minha 4850 em rma...quando ela não tem problema nenhum, depois vinha para trás, ficava um mês sem gráfica e ainda fazia figura de parvo.
Felizmente consegui comprar outra gráfica para testar e concluir que a gráfica não tem nenhum problema, talvez eu estivesse à espera de mais ou mal habituado...
É que um gajo olha para os gráficos das reviews por essa net fora e fica com uma ideia um bocado errada dessas gráficas, pela minha curta experiência, posso concluir que ainda não há nada que conte mais para avaliação duma gráfica do que o preço que ela custa...
 
Lol...RMA...
Eu se fosse nessa cantiga já lá estava a minha 4850 em rma...quando ela não tem problema nenhum, depois vinha para trás, ficava um mês sem gráfica e ainda fazia figura de parvo.
Felizmente consegui comprar outra gráfica para testar e concluir que a gráfica não tem nenhum problema, talvez eu estivesse à espera de mais ou mal habituado...
É que um gajo olha para os gráficos das reviews por essa net fora e fica com uma ideia um bocado errada dessas gráficas, pela minha curta experiência, posso concluir que ainda não há nada que conte mais para avaliação duma gráfica do que o preço que ela custa...

Se não enviaste a tua gráfica para RMA e ela não tem o desempenho esperado (entenda-se aquele que obtens ao comparar mais ou menos com as reviews) problema teu. Devias ter enviado, se não estás para esperar; sais prejudicado.

Neste caso eu já lhe disse para fazer OC ao CPU para eliminar a hipotese de bottleneck.

Mas esqueci-me de uma coisa. Schumy, tinhas uma gráfica ATi antes? É que se tinhas convém desinstalar os drivers, ir em safe mode, correr o Driver Cleaner e só depois reinstalar.

Cumps
 
Então olha lá, achas normal duas gráficas de marcas diferentes, uma delas com 3 dias terem exactamente os mesmos scores nos testes e uma delas estar avariada?
É obvio que não está avariada!

A gráfica não é má de todo, manda grande framerate, mas em cenas mais intensas não tem a pedalada que tinha a minha Zotac 8800gt.

Vou dar um exemplo melhor para ver se percebes:

Zotac 8800gt : min:80fps max:160fps
Hd 4850 :min:40fps max:300fps

Entendes? é algo deste estilo, os numeros que meti são apenas referencia...
De nada me interessa ter 1000 fps porque a partir dos 70 para cima já não notas diferença nenhuma, interessa-me sim que não baixe dos 70, ou seja, interessa-me força bruta, que é o que estas ati não têm!
 
Fazes mal em comparar uma 8800GT a uma HD4850. É claro que a HD4850 é obviamente superior portanto isso do não ter pedalada para cenários mais intensos é pura fantasia.

Não me digas que no Crysis a tua 8800GT tinha melhor performance em partes intensas do jogo? Claro que tinha e sempre terá, não fosse a Nvidia ter subornado a Crytek para colocar optimizações no motor gráfico!

Agora se uma gráfica não tem uma pontuação aproximada de uma review efectuada com mais ou menos a mesma config algo se passa.

Caso um format + clean install + configuração não resolva é óbvio que a gráfica tem qualquer problema.
Relembro-te um famoso bug nas HD4870 que é o não ajuste da frequência 2D/3D. Isto é um defeito HARDWARE e nunca SOFTWARE, portanto é RMA com elas.
 
Back
Topo