Powercolor HD4870 PCS - A todo o gás ?

A minha Sapphire (cooler preto) "normal", em Idle está sempre nos 36/37cº com a ventoinha a 32%... A jogar Crysis Warhead sobe-me para um máximo de 56cº com a ventoinha a ouvir-se bem!!

Ontem corri o 3dmark 2k6 e deu-me 15.200marks... Está dentro do correcto, certo?
 
A minha Sapphire (cooler preto) "normal", em Idle está sempre nos 36/37cº com a ventoinha a 32%... A jogar Crysis Warhead sobe-me para um máximo de 56cº com a ventoinha a ouvir-se bem!!

Ontem corri o 3dmark 2k6 e deu-me 15.200marks... Está dentro do correcto, certo?


oi? 36/37? acho muito pouco.. onde estás a ver as temperaturas? 56 com a ventoinha a ouvir-se bem?a minha ventoinha so se "ouve bem" a partir dos 62/63 (não tenho a certeza, é mais coisa menos coisa) e é durante 2 ou 3 segundos, a temperatura baixa logo e depois volta a não se fazer ouvir..
 
oi? 36/37? acho muito pouco.. onde estás a ver as temperaturas? 56 com a ventoinha a ouvir-se bem?a minha ventoinha so se "ouve bem" a partir dos 62/63 (não tenho a certeza, é mais coisa menos coisa) e é durante 2 ou 3 segundos, a temperatura baixa logo e depois volta a não se fazer ouvir..




Vejo as temps no Catalyst Control Center (8.12) e aparece-me o mesmo valor noutros programas :)

E o PC já está ligado à umas horas...
 
Fazes mal em comparar uma 8800GT a uma HD4850. É claro que a HD4850 é obviamente superior portanto isso do não ter pedalada para cenários mais intensos é pura fantasia.

Não me digas que no Crysis a tua 8800GT tinha melhor performance em partes intensas do jogo? Claro que tinha e sempre terá, não fosse a Nvidia ter subornado a Crytek para colocar optimizações no motor gráfico!

Caso um format + clean install + configuração não resolva é óbvio que a gráfica tem qualquer problema.
Relembro-te um famoso bug nas HD4870 que é o não ajuste da frequência 2D/3D. Isto é um defeito HARDWARE e nunca SOFTWARE, portanto é RMA com elas.

faço mal não...
Pela tua ordem de ideias então ambas as 4850 que tive estavam avariadas, já que as testei em 2 sistemas diferentes mas de semelhante performance...
E pela tua ordem de ideias também a sierra foi subornada pela nvidia...lol!

Agora se uma gráfica não tem uma pontuação aproximada de uma review efectuada com mais ou menos a mesma config algo se passa.

E tem, tem pontuações semelhantes, mas se acompanhares este tópico:

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=374133&highlight=hd4850+8800gt

vais ver que as minhas 4850 tinham pontuações semelhantes à media, só a do vasco fernandes é que tem scores superiores.
O que eu disse é que os gráficos colocam a 8800gt bastante atrás da 4850 enquanto que na vida real não é bem assim, são muito semelhantes mesmo!
Tenho agora uma 4870, e o que esta faz era o que eu esperava que a 4850 fizess, porque sinceramente da troca da 8800gt para a 4850 não senti boost nenhum.
 
Última edição:
faço mal não...
Pela tua ordem de ideias então ambas as 4850 que tive estavam avariadas, já que as testei em 2 sistemas diferentes mas de semelhante performance...
E pela tua ordem de ideias também a sierra foi subornada pela nvidia...lol!



E tem, tem pontuações semelhantes, mas se acompanhares este tópico:

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=374133&highlight=hd4850+8800gt

vais ver que as minhas 4850 tinham pontuações semelhantes à media, só a do vasco fernandes é que tem scores superiores.
O que eu disse é que os gráficos colocam a 8800gt bastante atrás da 4850 enquanto que na vida real não é bem assim, são muito semelhantes mesmo!
Tenho agora uma 4870, e o que esta faz era o que eu esperava que a 4850 fizess, porque sinceramente da troca da 8800gt para a 4850 não senti boost nenhum.

Quando trocaste da 8800GT para a HD4850 fizeste benchmark no FC2 em ambas? Se não fizeste então não sentiste e quanto menos viste o boost.
 
FC2???
Qué isso? suponho que seja o far cry 2?
Achas que um benchmark apenas diz tudo?
Claro que se nota o boost, assim como senti hoje ao trocar a 4850 pela 4870, nota-se e bem!
 
És perito em fazer comparações que não se podem fazer. Tu trocaste de uma 8800GT para uma HD4850 e não sentiste boost nenhum quando a HD4850 é superior à 8800GT mas ao trocar de uma HD4850 para uma HD4870 já sentiste boost?

OMG.
 
tacd, como podes estar a avaliar a minha perícia para comparar gráficas?
Já tiveste os 3 modelos à mão para testares?
Se sim mostra lá uns screenshots para nós vermos, já que falas tão à boca cheia...
Senão, abstêm-te, pelo menos de me chamares incompetente.

Mas para te tirar algumas duvidas acerca se as testei ou não, toma lá:


Zotac 8800gt:


(só tenho pena de não a ter cá, senão corria outros testes...)

Hd4850:







HD4870:



(não é boost...é quase 40% mais...só)

Testar em DX10? LOL?
Testar jogos no vista?
Tás aqui estás a dizer que o vista para jogar é melhor que o xp sem somra de dúvidas....


Portanto, disse alguma mentira eu?
Ou és apenas tu que estás a lixar postas de pescada sem ter o minimo fundamento nem experiência para o fazer?


Revistas? reviews?
Nas revistas o meu carro também gasta 8 litros aos 100, comigo gasta quase 20, tá avariado queres ver...


ps: já disse e torno a dizer, não me digam que 3dmark é lixo, porque se eu não tivesse sentido uma performance fraca da hd4850 nem sequer o tinha corrido.
 
Última edição:
Bem, longo post.

Primeiro, não me venhas falar em perícia e em experiência porque certamente não és mais qualificado que eu, isso te garanto.

Tanto não tens experiência que baseias a tua opinião numa única ferramenta de benchmark. Qualquer pessoa que realmente perceba do que está a falar, corre pelo menos dois 3dmark (vantage e 06) e jogos, entre outros.

-Convém testar os jogos quer em DX9 quer em DX10 (por ex. no Crysis mas também no FarCry2).
Repara neste teste então, no qual em DX9 a HD4870X2 ultrapassa a GTX280 mas em DX10 a GTX280 (fruto das optimizações) ultrapassa a HD4870X2.

http://www.pcgameshardware.com/aid,655501/Reviews/PCGH_Review_Radeon_HD_4870_X2/?page=6

-Convém testar ambas as gráficas em questão (HD4850 e 8800GT) a diferentes resoluções, com filtros on e off. Como deves compreender, e dada a tua experiência, em altas resoluções certas gráficas ultrapassam outras. Não é em 1024x768 que vais ter toda a performance da HD4850.

E por fim, mais um símbolo da tua experiência, convém testar isto no Vista. Porque como deves saber só no Vista é que podes ter o DX10.

PS: Em relação ao teu carro, eu não sou mecánico. Mas certamente nessas revistas a média de um automóvel está enquadrada no tipo de trajecto efectuado (urbano, extraurbano e misto).

É óbvio que se a revista afirma um consumo de 8.0 num trajecto extraurbano e tu fazes um trajecto urbano para comparar, não vais ter o mesmo consumo.
Para além do mais que é preciso adaptar o teu estilo de condução (entenda-se acelerações bruscas, andar mais do que uns metros em primeira, a lista continua).
Se realmente após teres efectuado todas estas medidas continuas com a média exagerada, leva o teu carro à oficina para o motor ser afinado.

Cumprimentos e um bom ano para ti.
 
Se realmente após teres efectuado todas estas medidas continuas com a média exagerada, leva o teu carro à oficina para o motor ser afinado.

Cumprimentos e um bom ano para ti.

Lol, assim como a minha HD4850 deveria estar em RMA se fosse pela conversa de algumas pessoas...
Fica o meu conselho para os demais, tirado da minha fraca experiência como lhe queiras chamar, na compra de uma gráfica, tenham em conta o preço da mesma, isso sim é o real indicativo da performance dela, quase nunca falha.
Nunca uma gráfica de 150€ poderia ter tamanho desempenho que se via nos gráficos(ás vezes com escalas pequenas para a diferença parecer maior), sempre tive esse feeling, e confirmei-o com as duas que tive.

Bom ano para todos.


ps: e gosto de reviews feitas pelo user, essas da net já as vi.
Um user que costumo acompanhar é o máscarilha nas reviews dele, e segundo as mesmas, a performance da minha hd4850 tá boa.
 
Última edição:
Convém mencionar, embora já se tenha falado pelos forums, que as HD4850 tem a vantagem peculiar de não perderem grandes fps quando se activam os filtros. Tens aí uma das razões que torna a HD4850 tão boa (bang per buck).

Também podes ter tido o azar de te ter calhado uma gráfica com fraca performance dentro da gama. (Semelhante aos VID dos cpu).

Eu já trabalhei para um site francês de reviews e sei muito bem que dentro da mesma gama há diferenças misteriosas de performance.

Mas geralmente um número no 3dmark em nada é relevante. Que te interessa se tens 500 pontos no vantage quando no Crysis corres tudo em high com 60fps? :)


PS: E uma regra bem antiga mas que ainda hoje em dia é válida:
NVIDIA => FPS
ATI => QUALIDADE
 
Back
Topo