1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Powerline com download inferior a upload

Discussão em 'Suporte e Artigos—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Nakamuura, 19 de Outubro de 2020. (Respostas: 13; Visualizações: 463)

1. Nakamuura

Nakamuura Power Member

Tenho um Devolo dLAN500.
    Emissor no escritório, ligado ao router 4.0 NOS com cabo RJ45.
    Receptor na sala.

Na última semana tenho apenas uns 2 ou 3 Mb de download wireless na sala, mas tenho 10 Mb de upload.

Se ligar um cabo RJ45 ao receptor devolo tenho 70 Mb.

Já tentei desligar router da NOS e fazer factory reset dos Devolo mas não resolveu o problema.

Alguma ideia ?

2. At Work

At Work Power Member

Possivelmente ficaste agarrado ao recetor que ficou no escritório e não fez roaming para um AP / recetor com mais sinal.

Verifica quais são os canais mais utilizados na tua zona e altera / fixa um que tenha menos congestionamento. Não utilizes canais manuais.

Cumps

3. Nakamuura

Nakamuura Power Member

O telemóvel está mesmo mesmo ligado ao receptor porque no powerline mudei o nome da rede (em vez de ser NOSXXXX mudei para Dev.NOSXXXX).

Com o telemóvel mesmo ao lado do router NOS tenho 39 download / 11 upload.

Junto ao receptor AP da Devolo tenho um máximo de 10 download (por vezes menos) mas quase sempre os 10 de upload.

Se ligar um cabo ao AP tenho 70 de download e 10 upload.

Estava a tentar perceber se poderá haver problema com o Devolo (mas ligando com cabo está OK e upload também, o problema é apenas no download wireless).

O canal que tenho neste momento tem qualidade "Excelente".

4. At Work

At Work Power Member

Reinicia o Devolo e verifica se existe alguma atualização de firmware.
    Essa situação surgiu do nada?

Cumps

5. Nakamuura

Nakamuura Power Member

Já reiniciei os devolos (tanto o emissor como o recepto) e verifiquei no Cockpit que as versões de firmware, tanto do emissor, como do receptor estavam actualizadas.

Sim, isto surgiu do nada na última semana, duas semanas.

Ontem fiz mais uma experiência que torna o caso mais bizarro.

Liguei por cabo LAN um router DLink antigo ao receptor (AP) da Devolo e criei uma rede wireless (com outro nome para distinguir).

Se ligar os dispositivos directamente ao wireless do AP Devolo só tenho os tais 2 ou 3 Mb (máximo 10M às vezes).

Se os ligar à nova rede wireless (cujo router também está ligada ao AP Devolo) tenho 20/25 Mb.

Agora é que não sei o que hei-de fazer.

6. At Work

At Work Power Member

Já tinhas feito o teste com cabo de rede ligado diretamente ao Devolo e obtiveste valores superiores. Ligares outro device por cabo de rede, deverias obter também bons resultados.

Testaste com outros equipamentos ligados ao Devolo que tens no escritório?
    Nos devices (PCs, smartphones, etc.) faz esquecer a rede e liga-te novamente e teste. Apaga as configurações dessa rede.

Quais são as normas que esse modelo suporta? Norma N nos 2.4GHz?

Chegaste a fixar o canal? Não é por dizer no dashboard do equipamento que o sinal está "excelente" que está a funcionar corretamente.

Creio que no modelo do router da NOS que tens que consegues verificar quais são os canais que estão a ser utilizados na zona. Verifica e altera para um que esteja menos congestionado. Se morares num prédio, é normal que os 2.4GHz estejam sobrelotados.

Cumps

7. Nakamuura

Nakamuura Power Member

1. Acontece em todos os dispositivos (tablet, telemóvel, portátil) sempre com o mesmo resultado. Esses equipamento se se ligarem directamente ao router NOS no escritório têm velocidades altas. Só têm velocidade baixa na sala, ligados ao Devolo.

2. Já tinha feito "esquecer rede" e apaguei as redes nos androids e no windows

3. Já tinha seleccionado manualmente um canal livre no router da NOS que tem sinal Excelente quando tu falaste disso (não sabia que existia). Sem melhoria, mesmo depois de reiniciar router NOS e Devolo.

4. Sobre a norma Devolo eles dizem 802.11 b, g, n (2,4 GHz Single Band)

5. Já experimentei em várias fichas de electricidade, dentro do mesmo sector (fase) e fora do mesmo sector. E sempre directamente em ficha de parede, sem usar triplas. Nada melhora. Sobre antiguidade da instalação, o prédio é relativamente novo (15 anos).

Eu estava a tentar perceber se o router da NOS está a "reter" alguma coisa, mas quando ligo LAN ao Devolo parece tudo OK. O problema é só no wireless e começou apenas há umas duas semanas.

Entretanto falei com a Devolo, disseram-me para fazer factory resets dos aparelhos. Já tinha feito, mas voltei a fazer. Mantém-se tudo igual. Dizem que pode ser a antena estragada, o que justificaria estar OK em LAN mas com problemas em wireless (só estranho isso porque o upload está OK, na velocidade máxima de 10 Mb, bem mais do que os 2 ou 3 de download).

Estou à espera de respostas deles. Se entretanto houver mais sugestões, claro que são bem-vindas.

8. At Work

At Work Power Member

Com esse teste e resultados percebemos que o problema não está nos equipamentos.

Esse passo seria para ser realizado no Devolo e não no router da NOS. O problema poderia estar no Wi-Fi do Devolo.

2.4GHz poderia ser sobreposição dos canais.

Procedeste bem em realizar o teste dessa forma. Só por descarga de consciência, liga o recetor numa tomada elétrica (e também diretamente à ficha) no escritório que é onde tens o emissor.

O resultado será idêntico, dado que por ethernet (RJ45 - cabo de rede) tens bons débitos.

Não tem nada haver com o router da NOS. Se por cabo de rede consegues bons débitos, o problema estará do Devolo.

O problema poderá estar na antena do rádio Wi-Fi. E mesmo 10 Mbps de upload é muito baixo.

Se estiver dentro da garantia envia para a RMA.

Cumps

9. Nakamuura

Nakamuura Power Member

1. Desculpa, esqueci-me de referir que também já tinha seleccionado outros canais no Devolo. Inicialmente não sabia onde era, mas depois descobri e ontem tinha feito isso. São tantas experiências que uma pessoa baralha-se mas, sim, já tinha feito.

2. Também tinha feito essa experiência para ficarem ambos no escritório em duas fichas diferentes. Melhorou apenas do género de 2 para 3 megas, quase nada. Os aparelhos entre eles (vale o que vale porque são valores dados pelo cockpit da Devolo) diz que estão a comunicar entre eles a 250, 270, 300M.

3. OK, então não é do router NOS. Os 10M upload não estranhei porque é o que tenho contratado com a NOS (100/10). Pena não ter 100M upload senão tirava já as dúvidas se isto será da antena (se fizesse 50 ou 60M upload então não era antena, certo ?). Se a Devolo não disser nada ainda faço essa experiência de levar isto a casa de alguém que tenha um serviço melhor do que o meu, só por descargo de consciência.

4. O aparelho foi comprado há 3 anos e 5 meses e a garantia era de 3 anos. Vamos lá ver o que dizem....

Obrigado pela ajuda na despistagem do problema (entretanto já aprendi mais uma série de coisas que não sabia, ao menos isso :wink:).

10. At Work

At Work Power Member

Sendo assim, descarta-se a possibilidade de existir sobreposições de canais de modo a congestionar totalmente a banda nos 2.4GHz.
    É normal. Em networking são muitas as variáveis e quando se mete Wi-Fi pelo meio, pior ;)

Seria de esperar esse resultado. O teste era mesmo só para "descargo de consciência".

Poderão estar a comunicar a essas velocidades. O problema não é na comunicação entre os Devolo, mas sim, no emissor Wi-Fi. Por cabo tens bons débitos.

Nunca tive a oportunidade de testar o throughput (por cabo) com o iPerf e verificar se os valores são aproximados do que o dashboard apresenta.

Não. Se tens bons débitos ligado ao Wi-Fi do router da NOS, podes por de lado essa hipótese. Liga um cabo de rede ao router da NOS e faz um SpeedTest, certamente que terás o que tens contratado...

Podes tirar as dúvidas de outra forma e, com valores mais precisos.

Podes utilizar o iPerf para realizar os testes. Um PC fica como servidor e só tens que ter um cliente para testar o throughput.
    https://iperf.fr/iperf-download.php

Já passaram 5 meses. Pode ser que tenhas sorte.

Nesta área aprende-se sempre alguma coisa ;)

EDIT: por acaso os Devolo não tem algum tipo de configuração ao nível de QoS / Traffic Shaping (limitar a velocidade)?
    Nunca configurei Devolo, daí a pergunta. Mas como já fizeste reset não será esse o problema.

Cumps

11. Nakamuura

Nakamuura Power Member

No escritório tenho um desktop ligado por RJ45 ao router NOS e obtenho as velocidades contratadas (100/10) medidas pelo speedtest. Por acaso até dá sempre 120. Obrigado pela dica do iperf. Não conhecia.

A questão do QoS nem sabia o que era até há dois dias atrás, eheheh. Apareceu-me referenciado num artigo algures e fui investigar se estes Devolo tinham forma de parametrizar isso. Mas não, não têm.

Acho que esgotei as possibilidades. É esperar pela resposta da Devolo e/ou fazer a experiência em casa de alguém que tenha mais de upload do que os meus 10M contratados.

Para mim a parte mais estranha é a hipótese da antena do Devolo estar avariada. Por um lado encaixaria naquilo que se observa (só por wireless é que existe o problema), mas por outro lado se dá 10M de upload wireless (máximo do serviço contratado) não vejo razão para dar apenas 2 ou 3 de download também wireless. Pelo menos devia dar aprox. 10M de download. Presumo que a antena wifi do Devolo seja a mesma para download e upload.

12. At Work

At Work Power Member

Testes com o Speetest e similares são para o exterior, Internet. Vais estar sempre dependente da velocidade contratada bem como da capacidade do servidor remoto. Não consegues saber o valor "real" do throughput da rede que tens em casa.

É simples de usar e consegues saber qual a velocidade de transferência de dados na rede interna.

Podia ser o caso mas como fizeste reset aos equipamentos põe-se essa possibilidade de parte.

Não precisas de fazer o teste em casa de outra pessoa. Podes utilizar o iPerf para saberes quais são os valores de download e upload que consegues atingir com o Devolo.

Poderá ser o chip do rádio que se queimou daí não conseguires ter grandes velocidades de download.
    Só vendo as especificações detalhadas do equipamento é que se poderá ter uma noção do que poderá ser ou não.

Cumps

13. Nakamuura

Nakamuura Power Member

Ahhh, claro, desculpa mas só agora é que atingi o que querias dizer. Testando internamente vejo se há problema a nível de instalação electrica (penso que não) e/ou a nível de antena do devolo (download e upload). É tão óbvio e não me ocorreu. Óptima dica!

Vou ter de procurar um link para fazer isto porque nunca experimentei, nem sei como é que se faz.
    Neste momento o desktop do escritório está ligado com cabo ao router NOS e o router NOS está ligado ao emissor da Devolo. Presumo que passa a ser o desktop ligado directamente ao Devolo ?

E depois para o setup da rede ?

Como é que isto se designa em inglês ? Vou precisar de pesquisar tutoriais para perceber os vários passos de criar uma mini rede.

14. At Work

At Work Power Member

Sim, isso mesmo :D Assim até consegues verificar por cabo qual o throughput entre as PLC Devolo (emissor e recetor).

Não precisas de nenhum link / servidor externo para realizares o teste.
    Podes fazer dessa forma, ligares o desktop à PLC Devolo (emissor) mas, não é necessário.

Isto é muito simples, não é nada complexo.

Conceito base, Servidor - Cliente. O Servidor pode ser o desktop e o cliente, um portátil, tablet, smartphone ou algo em que consigas instalar o iPerf.

Só precisas de saber o endereço IP do desktop, caso seja o servidor. No cliente, indicas o endereço IP do servidor e corres o teste ;)

Servidor
    Código:
    iperf3 -s -f m -V

iperf3 para executar o binário / aplicação
    -s indica que é o servidor
    -f m formato de saída / output em Mbps
    -V verbose, output mais detalhado

Cliente

Código:
    iperf3 -c XXX.XXX.XXX.XXX -f m -V -P 8 -t 60

XXX.XXX.XXX.XXX - endereço IP do Servidor

iperf3 para executar o binário / aplicação
    -c corre em modo cliente
    -f m formato de saída / output em Mbps
    -V verbose, output mais detalhado

Não há uma designação especifica... "Internal speedtest", "measure internal network speed".
    A "mini rede" já existe, é a tua rede de casa ;)

Cumps