Dúvidas Powerline ou Repetidor?

Napster_PT

Power Member
Boa tarde

Tenho MEO com internet contratada de 200/100 e o router é o FiberGateway versão 5 - chamemos-lhe assim porque sei que já existe um novo (chamado de "versão 6").

Vivo num duplex onde existe dois quadros independentes e a fase é monofásica.

O router está no piso inferior (por cima de um móvel) mas onde passo a maior parte do tempo com o meu portátil é no piso de cima, no meu quarto.

Quando estou no piso inferior e usando o meu smartphone (suporta a rede 2.4GHz e 5GHz) fazendo um teste através da app "speedtest" eu consigo apanhar os 200/100 e a rede está no máximo.
No portátil já não é bem assim. A rede está no máximo mas quando faço o mesmo teste através do site as velocidades já não são as 200/100 mas sim muito abaixo como demonstra a seguinte imagem onde fiz o teste no piso superior, no meu quarto.

13904128289.png

mas quando a ligação é feita através do portátil-router por cabo apanho os 200/100.

Quando estou no piso superior no meu quarto as velocidades são da imagem acima e a rede tanto está com dois ou três traços.

Eu sei que no portátil não apanho a rede 5GHz e só a de 2.4GHz devido a placa de rede que já agora é esta:
Wireless LAN 802.11a/b/g/n Dual Band
Rede Gigabit 10/100/1000

As minhas perguntas são:
- Se avançar para uma powerline da Devolo (Magic 2 WiFi 6), será que consigo obter por WiFi a internet contratada?
- Se avançar para um repetidor Devolo (WiFi 6 5400), será que consigo obter por WiFi a internet contratada?

ou

devido ao meu portátil está limitado a uma certa velocidade (penso que seja de 40Mbps), nunca irei conseguir com este portátil e por WiFi a internet contratada?

Sei que o ideal seria ligar por cabo mas essa hipótese está fora de equação devido a viver num duplex, obstáculos como paredes, etc. e distância (em linha reta seria cerca de 10mts).

Agradeço a quem me possa ajudar.

Obrigado

Cumps
 
A norma 802.11n permite débitos até 600Mbps portanto o problema não será a placa Wifi do portátil mas a falta de rede no 1º piso.
Provavelmente eu optaria por powerline. Caso optes por repetidor lembra-te que o repetidor deve ficar num ponto em que apanhe boa rede Wifi do router. Existem aplicações para smartphone em que consegues ver o nivel de sinal da rede Wifi, podes utilizar para decidires onde vais colocar o repetidor.
Independentemente da solução que escolhas opta por uma loja em que possar levar para casa experimentar e caso não funcione bem possas trocar por outra solução.
 
Leste o que escrevi?

Há rede máxima no 1º piso e no 2º piso também apanho mas no portátil as vezes só dois traços (máximo de três) e no smartphone quando está ligado a rede 5GHz aí é que é muito fraca, só um traço mas depois mudo para a rede 2.4GHz e as vezes estou com três mas na maioria estou sempre com dois traços.

Ainda não sei qual escolher e por isso a minha pergunta aqui mas obrigado na mesma.

Cumps
 
Última edição:
A meu ver se queres garantir a velocidade maxima, mete powerline que assim nunca iras ficar limitado pela placa da wifi , se tivesses um portatil com wifi 5 ou 6 a historia seria outra, mas nessa situação optaria pelo power line
 
A meu ver se queres garantir a velocidade maxima, mete powerline que assim nunca iras ficar limitado pela placa da wifi , se tivesses um portatil com wifi 5 ou 6 a historia seria outra, mas nessa situação optaria pelo power line
A minha ideia é ter a velocidade máxima (contratada) por WiFi.

Será que a powerline resolveria o problema mesmo fazendo a ligação por WiFi?
Não ficaria limitado a placa de rede do portátil?
Ou teria que optar por cabo tendo a powerline ligada a tomada de parede no meu quarto e depois fazer uma ligação por cabo entre a powerline e o portátil?

Como disse no meu post inicial, vivo num duplex onde existe dois quadros independentes e a fase é monofásica.
Neste caso, como a fase é monofásica, a powerline seria talvez o mais indicado.

Mas a dúvida continua.

Não quero estar a gastar uns bons euros e depois ficar a arder.

Obrigado

Cumps
 
Pelo que referes a placa do portatil nao sera limitacao, devera em 5ghz permitir os 200/100mbps (depende sempre modelo exacto)
Repetidor como referido vai necessitar colocar em regiao com bom sinal e mesmo tempo perto portatil para facultar bom sinal ao portatil, nao sera ideal.
Nesse caso powerline sera mais indicado.
Contudo um cabo com cerca 10mts é barato e sera sempre melhor solucao nivel velocidade/qualidade. Se tiveres tubos para cabo tv podes ate ver se permite passar cabo ethernet tbm.
Podes ligar pc directamente ou colocar AP (ponto acesso)
 
Sei que a placa de rede é limitada porque há uns tempos vim aqui perguntar e disseram-me que nunca conseguia apanhar a rede 5GHz (o que é verddade) e a velocidade contratada por WiFi.
Agora o que é certo é que fazendo a ligação router-portátil, aí apanho os 200/100.
Quanto ao modelo expus no 1º post que penso que seja isto:
Wireless LAN 802.11a/b/g/n Dual Band
Rede Gigabit 10/100/1000

Quando falei router-portátil em distância de 10 metros era em linha reta.
Eu tenho o router no piso inferior e o portátil no superior no meu quarto.
A ideia de fazer a ligação está fora de equação porque fica o cabo a mostra na casa e os meus pais não querem isso.
Quanto aos tubos, se a casa fosse moderna... mas não é o caso. É um prédio já com mais de 30 anos.

Nas várias questões que já pus acerca se powerline ou router, a maioria diz-me powerline mas eu continuo com algumas dúvidas porque não quero estar a gastar uns bons euros (seria a powerline da Devolo que não é barato) e depois não dar uso a 100% e ficar a "arder" com o dinheiro.

Obrigado pela tua ajuda e sugestão.

Cumps
 
A forma mais simples de resolver isso é comprar o powerline e depois até podes ligar por cabo de rede ao PC.
Também podes comprar por exemplo o repetidor wireless da Meo que é apenas um aparelho, mas como te disseram, convém estar num local que apanhe boa qualidade de sinal para expandir para a zona que pretendes.
Mas respondendo à tua hesitação, experimentas um repetidor, se vires que está a funcionar bem poupas uns trocos e deixas de lado o powerline, senão, devolves e compras o powerline.
 
A forma mais simples de resolver isso é comprar o powerline e depois até podes ligar por cabo de rede ao PC.
Também podes comprar por exemplo o repetidor wireless da Meo que é apenas um aparelho, mas como te disseram, convém estar num local que apanhe boa qualidade de sinal para expandir para a zona que pretendes.
Mas respondendo à tua hesitação, experimentas um repetidor, se vires que está a funcionar bem poupas uns trocos e deixas de lado o powerline, senão, devolves e compras o powerline.
Antes de mais agradeço a tua ajuda para tentar arranjar a melhor solução.

Já pensei em powerline, sim.
E também pensei metê-lo no meu quarto ligado a uma tomada de parede (aquelas de triplas não é o ideal porque perde-se velocidade e no próprio site da marca e vídeos que vi dizem que convém ligar a uma tomada de parede e que a fase seja monofásica que é o caso da minha casa) e como tenho um cabo que dá para ligar do powerline ao portátil...
Este seria o 2º powerline.
O 1º seria para ficar junto ao router e fazer a ligação por cabo.
O 3º seria para por no escritório porque o desktop que tenho lá não apanha WiFi sem ser por ligação por aparelho. A ideia seria semelhante ao que disse em cima, ou seja, metê-lo numa tomada de parede e depois fazer a ligação por cabo entre a powerline e a entrada RJ45 do desktop.

Também já andei a perguntar há uns tempos aqui no fórum sobre o repetidor da MEO mas para o meu caso não seria o ideal já que o repetidor o que faz é ir buscar onde existe rede fraca e expande usando a mesma rede do router.

Há uns tempos tive um repetidor (emprestado) no meu quarto que o liguei a uma tomada tripla.
Ela só apanhava rede 2.4GHz e tinha no máximo tanto no portátil como no smartphone mas quando fazia o teste através do site speedtest a velocidade era muito fraca.

Também já tive (entretanto vendi há uns 4 ou 5 anos) um router da TP-Link que punha-o como AP (Access Point) mas o problema não resolvia.

Cumps
 
Mas se tinhas um AP tinhas cabo de rede ligado a ele. Ou seja, se tens um cabo de rede nessa divisão nem penses 2x e compra um AP. Tens é de configurar depois. Ou, pressupondo que tens cabo de rede nessa divisão, compras um switch, compras um cabo de rede e ligas ao portátil. Por 25€ fazes isso.
Se já experimentaste repetidores e não funcionou bem(também depende do repetidor) o powerline é eficaz. Os Devolo são os melhores, caros, mas valem a pena e normalmente podes ligar uma tomada no próprio powerline.
 
Há uns tempos tive um repetidor (emprestado) no meu quarto que o liguei a uma tomada tripla.
Ela só apanhava rede 2.4GHz e tinha no máximo tanto no portátil como no smartphone mas quando fazia o teste através do site speedtest a velocidade era muito fraca.

Também já tive (entretanto vendi há uns 4 ou 5 anos) um router da TP-Link que punha-o como AP (Access Point) mas o problema não resolvia.

O problema foi teres ligado o repetidor no quarto. Se a rede está má então o repetidor vai repetir a rede má.
Se comprares um repetidor tens que ligar o repetidor num lugar em que apanhe boa rede e, simultâneamente, esteja num lugar em que radie bem para os pontos onde queres apanhar rede.
 
Mas se tinhas um AP tinhas cabo de rede ligado a ele. Ou seja, se tens um cabo de rede nessa divisão nem penses 2x e compra um AP. Tens é de configurar depois. Ou, pressupondo que tens cabo de rede nessa divisão, compras um switch, compras um cabo de rede e ligas ao portátil. Por 25€ fazes isso.
Se já experimentaste repetidores e não funcionou bem(também depende do repetidor) o powerline é eficaz. Os Devolo são os melhores, caros, mas valem a pena e normalmente podes ligar uma tomada no próprio powerline.
Já não o tenho.
Era um router que também fazia de AP.
E não, não estava ligado por cabo ao router.
O que fiz foi ligá-lo no meu quarto como AP por cabo ao meu portátil.

Não tenho cabo de rede na divisão e switch não é a melhor opção para mim.

Já experimentei um repetidor e já te disse no post anterior o que acontecia.

Todos (quase) dizem para ir para powerline mas é como te digo.
Será que vai resolver o meu problema?
Terei por WiFi a velocidade contratada ou mesmo em último recurso fazer a ligação por cabo do powerline que estou a pensar meter no quarto e ligar ao portátil?

É que os do Devolo não são baratos e para o meu caso seriam 3 equipamentos que andam a volta dos 300€.

Cumps
O problema foi teres ligado o repetidor no quarto. Se a rede está má então o repetidor vai repetir a rede má.
Se comprares um repetidor tens que ligar o repetidor num lugar em que apanhe boa rede e, simultâneamente, esteja num lugar em que radie bem para os pontos onde queres apanhar rede.
Atualmente sem qualquer equipamento e a apanhar a rede do router que está no piso inferior no portátil apanho dois a três traços mas depois quando faço o teste (speedtest) a velocidade de download e upload é uma desgraça.
Na altura liguei o repetidor porque pensei que resolveria o problema o que não aconteceu.

Eu sei qual a função do repetidor.
Acho que para o meu caso não é o mais aconselhável.

Cumps
 
Sim, vais ter a velocidade contratada. Se o powerline tiver na mesma divisão do portatil nem precisas de te preocupar. Desde que o powerline tenha a rede 5GHZ...
Sem ter uma noção da casa não dá para te aconselhar um repetidor. O user já deu a ideia de veres com uma app à volta da casa onde poderias colocar o repetidor. Tentativa erro...

Senão, já sabes, powerline
 
Sim, vais ter a velocidade contratada. Se o powerline tiver na mesma divisão do portatil nem precisas de te preocupar. Desde que o powerline tenha a rede 5GHZ...
Sem ter uma noção da casa não dá para te aconselhar um repetidor. O user já deu a ideia de veres com uma app à volta da casa onde poderias colocar o repetidor. Tentativa erro...

Senão, já sabes, powerline
A ideia é esta:
3 powerlines da marca Devolo Magic 2 WiFi 6 (é o último modelo que saiu).

1ª - piso inferior onde ligo a tomada de parede e depois com o cabo de rede faço ligação ao router que também está no piso inferior e claro ao lado do 1º powerline.
2ª - no escritório (divisão ao lado onde está o 1º powerline e o router) meto o 2º powerline ligado a uma tomada de parede e depois faço ligação por cabo ao desktop.
3ª - piso superior no meu quarto ligo o 3º powerline a uma tomada de parede onde depois faço ligação por cabo ou wifi. Sei que por cabo teria depois a velocidade contratada mas por wifi apesar de suportar a rede 5GHz mas como o portátil não suporta não sei se resultaria. Acho que teria que ir para a opção 1, a da ligação powerline-portátil por cabo.

Cumps
 
Isso, já disseste tudo e está tudo encaminhado. O portátil não suporta a rede 5ghz ? Então vai usar a 2,4 e nunca vai ter a velocidade máxima contratada. Só por cabo sim.
Agora, tens de decidir é se faz sentido comprares powerline com Wifi 6. Se for a pensar no futuro e se lhe vais dar uso, sim. Mas o teu router neste momento nem tem wifi 6 sequer
 
Isso, já disseste tudo e está tudo encaminhado. O portátil não suporta a rede 5ghz ? Então vai usar a 2,4 e nunca vai ter a velocidade máxima contratada. Só por cabo sim.
Agora, tens de decidir é se faz sentido comprares powerline com Wifi 6. Se for a pensar no futuro e se lhe vais dar uso, sim. Mas o teu router neste momento nem tem wifi 6 sequer
Sim.
O portátil não suporta a rede 5GHz, só a 2.4GHz como referido no meu 1º post.

Então se usar a powerline no meu quarto por WiFi nunca vou conseguir a velocidade contratada. É isso?
Se fizer a ligação por cabo, já vou conseguir?

É a pensar no futuro que quero comprar com WiFi 6.
Sei que atualmente o router da minha operadora (MEO - FiberGateway versão 5) só suporta as redes 2.4GHz e 5GHz mas sabe-se lá se no futuro consiga renegociar com a operadora e ter um router mais recente ou até mudar de operadora e já suportar o WiFi 6? Nunca se sabe.
Até posso num futuro ter equipamentos com WiFi 6 e assim já sei que depois vão suportar.

Obrigado

Cumps
 
Penso que com a 2,4gh não consegues apanhar os 200mpbs mas é uma questão de pores o portátil ao lado do router e fazeres o teste.
Se ao lado apanhares a velocidade máxima, conseguirás também apanhar presumivelmente com o powerline. Por cabo consegues sempre sim.
Sim é boa ideia comprar já Wifi 6. Isso do router da meo ainda é recente, mas mais tarde deve começar a ser norma nas novas instalações e ou se quiserem renogociar no contrato atual
 
Para teres 200mbps por powerline não é fácil.
Isto PQ a rede tem percas , agora ninguém te sabe dizer qto vais perder. Aqui em casa no mesmo disjuntor tinha 100mbs que era o limite deles, mas ligados noutros sítios já só tinha uns 50.
Só experimentando, mas pelo que dizes q solução powerline continua a ser o melhor sem passar cabos
 
Penso que com a 2,4gh não consegues apanhar os 200mpbs mas é uma questão de pores o portátil ao lado do router e fazeres o teste.
Se ao lado apanhares a velocidade máxima, conseguirás também apanhar presumivelmente com o powerline. Por cabo consegues sempre sim.
Sim é boa ideia comprar já Wifi 6. Isso do router da meo ainda é recente, mas mais tarde deve começar a ser norma nas novas instalações e ou se quiserem renogociar no contrato atual
Por acaso já testei.
Não foi ao lado do router ou na mesma divisão mas na divisão mesmo ao lado onde está o router.
Por WiFi não consigo apanhar os 200Mbps contratados.
Só mesmo por cabo fazendo a ligação ao router.

Cumps
Com essa placa wifi do portátil não, nunca vais ter os 200Mbps. A velocidade da ligação máxima a que se liga ao AP deverá ser de 144Mbps e isso é a ligação sincronizada com bom sinal e velocidade máxima teórica. Na realidade vai ser sempre mais baixa mesmo com sinal no máximo.
Pois. A minha dúvida também era essa.
A placa de rede do meu portátil acho que está limitada a 40Mbps... pelo várias perguntas e tópicos que já perguntei aqui no fórum.
Então pelo que dizes, mesmo com uma powerline nunca vou conseguir a velocidade contratada. Certo?

Cumps
Para teres 200mbps por powerline não é fácil.
Isto PQ a rede tem percas , agora ninguém te sabe dizer qto vais perder. Aqui em casa no mesmo disjuntor tinha 100mbs que era o limite deles, mas ligados noutros sítios já só tinha uns 50.
Só experimentando, mas pelo que dizes q solução powerline continua a ser o melhor sem passar cabos
Pelo que li e vi em vídeos todos falam bem das powerlines e neste caso a da Devolo.
Agora se a powerline não estiver na mesma rede elétrica, aí sim, perde-se velocidade.
Se estiver na mesma rede elétrica e se for monofásica (é o caso em ambos) eu acho que consigo obter a velocidade contratada por cabo que é a minha ideia para o meu quarto. Não usar o WiFi mas sim ligação powerline-cabo-portátil.

Cumps
 
Back
Topo