Dúvidas Powerline ou Repetidor?

Napster_PT

Power Member
Boa tarde

Tenho MEO com internet contratada de 200/100 e o router é o FiberGateway versão 5 - chamemos-lhe assim porque sei que já existe um novo (chamado de "versão 6").

Vivo num duplex onde existe dois quadros independentes e a fase é monofásica.

O router está no piso inferior (por cima de um móvel) mas onde passo a maior parte do tempo com o meu portátil é no piso de cima, no meu quarto.

Quando estou no piso inferior e usando o meu smartphone (suporta a rede 2.4GHz e 5GHz) fazendo um teste através da app "speedtest" eu consigo apanhar os 200/100 e a rede está no máximo.
No portátil já não é bem assim. A rede está no máximo mas quando faço o mesmo teste através do site as velocidades já não são as 200/100 mas sim muito abaixo como demonstra a seguinte imagem onde fiz o teste no piso superior, no meu quarto.

13904128289.png

mas quando a ligação é feita através do portátil-router por cabo apanho os 200/100.

Quando estou no piso superior no meu quarto as velocidades são da imagem acima e a rede tanto está com dois ou três traços.

Eu sei que no portátil não apanho a rede 5GHz e só a de 2.4GHz devido a placa de rede que já agora é esta:
Wireless LAN 802.11a/b/g/n Dual Band
Rede Gigabit 10/100/1000

As minhas perguntas são:
- Se avançar para uma powerline da Devolo (Magic 2 WiFi 6), será que consigo obter por WiFi a internet contratada?
- Se avançar para um repetidor Devolo (WiFi 6 5400), será que consigo obter por WiFi a internet contratada?

ou

devido ao meu portátil está limitado a uma certa velocidade (penso que seja de 40Mbps), nunca irei conseguir com este portátil e por WiFi a internet contratada?

Sei que o ideal seria ligar por cabo mas essa hipótese está fora de equação devido a viver num duplex, obstáculos como paredes, etc. e distância (em linha reta seria cerca de 10mts).

Agradeço a quem me possa ajudar.

Obrigado

Cumps

farinha82

Power Member
A norma 802.11n permite débitos até 600Mbps portanto o problema não será a placa Wifi do portátil mas a falta de rede no 1º piso.
Provavelmente eu optaria por powerline. Caso optes por repetidor lembra-te que o repetidor deve ficar num ponto em que apanhe boa rede Wifi do router. Existem aplicações para smartphone em que consegues ver o nivel de sinal da rede Wifi, podes utilizar para decidires onde vais colocar o repetidor.
Independentemente da solução que escolhas opta por uma loja em que possar levar para casa experimentar e caso não funcione bem possas trocar por outra solução.

Napster_PT

Power Member
Leste o que escrevi?

Há rede máxima no 1º piso e no 2º piso também apanho mas no portátil as vezes só dois traços (máximo de três) e no smartphone quando está ligado a rede 5GHz aí é que é muito fraca, só um traço mas depois mudo para a rede 2.4GHz e as vezes estou com três mas na maioria estou sempre com dois traços.

Ainda não sei qual escolher e por isso a minha pergunta aqui mas obrigado na mesma.

Cumps

Última edição:

926

Power Member
A meu ver se queres garantir a velocidade maxima, mete powerline que assim nunca iras ficar limitado pela placa da wifi , se tivesses um portatil com wifi 5 ou 6 a historia seria outra, mas nessa situação optaria pelo power line

Napster_PT

Power Member
A meu ver se queres garantir a velocidade maxima, mete powerline que assim nunca iras ficar limitado pela placa da wifi , se tivesses um portatil com wifi 5 ou 6 a historia seria outra, mas nessa situação optaria pelo power line
A minha ideia é ter a velocidade máxima (contratada) por WiFi.

Será que a powerline resolveria o problema mesmo fazendo a ligação por WiFi?
Não ficaria limitado a placa de rede do portátil?
Ou teria que optar por cabo tendo a powerline ligada a tomada de parede no meu quarto e depois fazer uma ligação por cabo entre a powerline e o portátil?

Como disse no meu post inicial, vivo num duplex onde existe dois quadros independentes e a fase é monofásica.
Neste caso, como a fase é monofásica, a powerline seria talvez o mais indicado.

Mas a dúvida continua.

Não quero estar a gastar uns bons euros e depois ficar a arder.

Obrigado

Cumps

register13

Power Member
Pelo que referes a placa do portatil nao sera limitacao, devera em 5ghz permitir os 200/100mbps (depende sempre modelo exacto)
Repetidor como referido vai necessitar colocar em regiao com bom sinal e mesmo tempo perto portatil para facultar bom sinal ao portatil, nao sera ideal.
Nesse caso powerline sera mais indicado.
Contudo um cabo com cerca 10mts é barato e sera sempre melhor solucao nivel velocidade/qualidade. Se tiveres tubos para cabo tv podes ate ver se permite passar cabo ethernet tbm.
Podes ligar pc directamente ou colocar AP (ponto acesso)

Napster_PT

Power Member
Sei que a placa de rede é limitada porque há uns tempos vim aqui perguntar e disseram-me que nunca conseguia apanhar a rede 5GHz (o que é verddade) e a velocidade contratada por WiFi.
Agora o que é certo é que fazendo a ligação router-portátil, aí apanho os 200/100.
Quanto ao modelo expus no 1º post que penso que seja isto:
Wireless LAN 802.11a/b/g/n Dual Band
Rede Gigabit 10/100/1000

Quando falei router-portátil em distância de 10 metros era em linha reta.
Eu tenho o router no piso inferior e o portátil no superior no meu quarto.
A ideia de fazer a ligação está fora de equação porque fica o cabo a mostra na casa e os meus pais não querem isso.
Quanto aos tubos, se a casa fosse moderna... mas não é o caso. É um prédio já com mais de 30 anos.

Nas várias questões que já pus acerca se powerline ou router, a maioria diz-me powerline mas eu continuo com algumas dúvidas porque não quero estar a gastar uns bons euros (seria a powerline da Devolo que não é barato) e depois não dar uso a 100% e ficar a "arder" com o dinheiro.

Obrigado pela tua ajuda e sugestão.

Cumps

RadioMusic

Power Member
A forma mais simples de resolver isso é comprar o powerline e depois até podes ligar por cabo de rede ao PC.
Também podes comprar por exemplo o repetidor wireless da Meo que é apenas um aparelho, mas como te disseram, convém estar num local que apanhe boa qualidade de sinal para expandir para a zona que pretendes.
Mas respondendo à tua hesitação, experimentas um repetidor, se vires que está a funcionar bem poupas uns trocos e deixas de lado o powerline, senão, devolves e compras o powerline.

Napster_PT

Power Member
A forma mais simples de resolver isso é comprar o powerline e depois até podes ligar por cabo de rede ao PC.
Também podes comprar por exemplo o repetidor wireless da Meo que é apenas um aparelho, mas como te disseram, convém estar num local que apanhe boa qualidade de sinal para expandir para a zona que pretendes.
Mas respondendo à tua hesitação, experimentas um repetidor, se vires que está a funcionar bem poupas uns trocos e deixas de lado o powerline, senão, devolves e compras o powerline.
Antes de mais agradeço a tua ajuda para tentar arranjar a melhor solução.

Já pensei em powerline, sim.
E também pensei metê-lo no meu quarto ligado a uma tomada de parede (aquelas de triplas não é o ideal porque perde-se velocidade e no próprio site da marca e vídeos que vi dizem que convém ligar a uma tomada de parede e que a fase seja monofásica que é o caso da minha casa) e como tenho um cabo que dá para ligar do powerline ao portátil...
Este seria o 2º powerline.
O 1º seria para ficar junto ao router e fazer a ligação por cabo.
O 3º seria para por no escritório porque o desktop que tenho lá não apanha WiFi sem ser por ligação por aparelho. A ideia seria semelhante ao que disse em cima, ou seja, metê-lo numa tomada de parede e depois fazer a ligação por cabo entre a powerline e a entrada RJ45 do desktop.

Também já andei a perguntar há uns tempos aqui no fórum sobre o repetidor da MEO mas para o meu caso não seria o ideal já que o repetidor o que faz é ir buscar onde existe rede fraca e expande usando a mesma rede do router.

Há uns tempos tive um repetidor (emprestado) no meu quarto que o liguei a uma tomada tripla.
Ela só apanhava rede 2.4GHz e tinha no máximo tanto no portátil como no smartphone mas quando fazia o teste através do site speedtest a velocidade era muito fraca.

Também já tive (entretanto vendi há uns 4 ou 5 anos) um router da TP-Link que punha-o como AP (Access Point) mas o problema não resolvia.

Cumps

RadioMusic

Power Member
Mas se tinhas um AP tinhas cabo de rede ligado a ele. Ou seja, se tens um cabo de rede nessa divisão nem penses 2x e compra um AP. Tens é de configurar depois. Ou, pressupondo que tens cabo de rede nessa divisão, compras um switch, compras um cabo de rede e ligas ao portátil. Por 25€ fazes isso.
Se já experimentaste repetidores e não funcionou bem(também depende do repetidor) o powerline é eficaz. Os Devolo são os melhores, caros, mas valem a pena e normalmente podes ligar uma tomada no próprio powerline.

farinha82

Power Member
Há uns tempos tive um repetidor (emprestado) no meu quarto que o liguei a uma tomada tripla.
Ela só apanhava rede 2.4GHz e tinha no máximo tanto no portátil como no smartphone mas quando fazia o teste através do site speedtest a velocidade era muito fraca.

Também já tive (entretanto vendi há uns 4 ou 5 anos) um router da TP-Link que punha-o como AP (Access Point) mas o problema não resolvia.

O problema foi teres ligado o repetidor no quarto. Se a rede está má então o repetidor vai repetir a rede má.
Se comprares um repetidor tens que ligar o repetidor num lugar em que apanhe boa rede e, simultâneamente, esteja num lugar em que radie bem para os pontos onde queres apanhar rede.

Napster_PT

Power Member
Mas se tinhas um AP tinhas cabo de rede ligado a ele. Ou seja, se tens um cabo de rede nessa divisão nem penses 2x e compra um AP. Tens é de configurar depois. Ou, pressupondo que tens cabo de rede nessa divisão, compras um switch, compras um cabo de rede e ligas ao portátil. Por 25€ fazes isso.
Se já experimentaste repetidores e não funcionou bem(também depende do repetidor) o powerline é eficaz. Os Devolo são os melhores, caros, mas valem a pena e normalmente podes ligar uma tomada no próprio powerline.
Já não o tenho.
Era um router que também fazia de AP.
E não, não estava ligado por cabo ao router.
O que fiz foi ligá-lo no meu quarto como AP por cabo ao meu portátil.

Não tenho cabo de rede na divisão e switch não é a melhor opção para mim.

Já experimentei um repetidor e já te disse no post anterior o que acontecia.

Todos (quase) dizem para ir para powerline mas é como te digo.
Será que vai resolver o meu problema?
Terei por WiFi a velocidade contratada ou mesmo em último recurso fazer a ligação por cabo do powerline que estou a pensar meter no quarto e ligar ao portátil?

É que os do Devolo não são baratos e para o meu caso seriam 3 equipamentos que andam a volta dos 300€.

Cumps
O problema foi teres ligado o repetidor no quarto. Se a rede está má então o repetidor vai repetir a rede má.
Se comprares um repetidor tens que ligar o repetidor num lugar em que apanhe boa rede e, simultâneamente, esteja num lugar em que radie bem para os pontos onde queres apanhar rede.
Atualmente sem qualquer equipamento e a apanhar a rede do router que está no piso inferior no portátil apanho dois a três traços mas depois quando faço o teste (speedtest) a velocidade de download e upload é uma desgraça.
Na altura liguei o repetidor porque pensei que resolveria o problema o que não aconteceu.

Eu sei qual a função do repetidor.
Acho que para o meu caso não é o mais aconselhável.

Cumps

RadioMusic

Power Member
Sim, vais ter a velocidade contratada. Se o powerline tiver na mesma divisão do portatil nem precisas de te preocupar. Desde que o powerline tenha a rede 5GHZ...
Sem ter uma noção da casa não dá para te aconselhar um repetidor. O user já deu a ideia de veres com uma app à volta da casa onde poderias colocar o repetidor. Tentativa erro...

Senão, já sabes, powerline

Napster_PT

Power Member
Sim, vais ter a velocidade contratada. Se o powerline tiver na mesma divisão do portatil nem precisas de te preocupar. Desde que o powerline tenha a rede 5GHZ...
Sem ter uma noção da casa não dá para te aconselhar um repetidor. O user já deu a ideia de veres com uma app à volta da casa onde poderias colocar o repetidor. Tentativa erro...

Senão, já sabes, powerline
A ideia é esta:
3 powerlines da marca Devolo Magic 2 WiFi 6 (é o último modelo que saiu).

1ª - piso inferior onde ligo a tomada de parede e depois com o cabo de rede faço ligação ao router que também está no piso inferior e claro ao lado do 1º powerline.
2ª - no escritório (divisão ao lado onde está o 1º powerline e o router) meto o 2º powerline ligado a uma tomada de parede e depois faço ligação por cabo ao desktop.
3ª - piso superior no meu quarto ligo o 3º powerline a uma tomada de parede onde depois faço ligação por cabo ou wifi. Sei que por cabo teria depois a velocidade contratada mas por wifi apesar de suportar a rede 5GHz mas como o portátil não suporta não sei se resultaria. Acho que teria que ir para a opção 1, a da ligação powerline-portátil por cabo.

Cumps

RadioMusic

Power Member
Isso, já disseste tudo e está tudo encaminhado. O portátil não suporta a rede 5ghz ? Então vai usar a 2,4 e nunca vai ter a velocidade máxima contratada. Só por cabo sim.
Agora, tens de decidir é se faz sentido comprares powerline com Wifi 6. Se for a pensar no futuro e se lhe vais dar uso, sim. Mas o teu router neste momento nem tem wifi 6 sequer

Napster_PT

Power Member
Isso, já disseste tudo e está tudo encaminhado. O portátil não suporta a rede 5ghz ? Então vai usar a 2,4 e nunca vai ter a velocidade máxima contratada. Só por cabo sim.
Agora, tens de decidir é se faz sentido comprares powerline com Wifi 6. Se for a pensar no futuro e se lhe vais dar uso, sim. Mas o teu router neste momento nem tem wifi 6 sequer
Sim.
O portátil não suporta a rede 5GHz, só a 2.4GHz como referido no meu 1º post.

Então se usar a powerline no meu quarto por WiFi nunca vou conseguir a velocidade contratada. É isso?
Se fizer a ligação por cabo, já vou conseguir?

É a pensar no futuro que quero comprar com WiFi 6.
Sei que atualmente o router da minha operadora (MEO - FiberGateway versão 5) só suporta as redes 2.4GHz e 5GHz mas sabe-se lá se no futuro consiga renegociar com a operadora e ter um router mais recente ou até mudar de operadora e já suportar o WiFi 6? Nunca se sabe.
Até posso num futuro ter equipamentos com WiFi 6 e assim já sei que depois vão suportar.

Obrigado

Cumps

RadioMusic

Power Member
Penso que com a 2,4gh não consegues apanhar os 200mpbs mas é uma questão de pores o portátil ao lado do router e fazeres o teste.
Se ao lado apanhares a velocidade máxima, conseguirás também apanhar presumivelmente com o powerline. Por cabo consegues sempre sim.
Sim é boa ideia comprar já Wifi 6. Isso do router da meo ainda é recente, mas mais tarde deve começar a ser norma nas novas instalações e ou se quiserem renogociar no contrato atual

Shook

Power Member
Com essa placa wifi do portátil não, nunca vais ter os 200Mbps. A velocidade da ligação máxima a que se liga ao AP deverá ser de 144Mbps e isso é a ligação sincronizada com bom sinal e velocidade máxima teórica. Na realidade vai ser sempre mais baixa mesmo com sinal no máximo. No Windows podes ver a velocidade da ligação máxima em tempo real nos adaptadores de rede.

Última edição:

the_killer

Power Member
Para teres 200mbps por powerline não é fácil.
Isto PQ a rede tem percas , agora ninguém te sabe dizer qto vais perder. Aqui em casa no mesmo disjuntor tinha 100mbs que era o limite deles, mas ligados noutros sítios já só tinha uns 50.
Só experimentando, mas pelo que dizes q solução powerline continua a ser o melhor sem passar cabos