Dúvidas Powerline ou Repetidor?

Certo. Se esses 40Mbps que mencionas são com boa qualidade de sinal, é provável que então o portátil só suporta uma ligação máxima de 72Mbps dado que esse é o valor real que se costuma ter com uma ligação de 72Mbps. Se a placa wi-fi der para mudar, facilmente arranjas uma com 5Ghz a bom preço. Se mudar a placa wifi interna não é possível, podes sempre comprar uma que seja USB.
Bom... estamos a ir para outra conversa diferente do que estava até aqui.

Então powerline não será a melhor solução?

Também já pensei e falaram-me em mudar a placa WiFi mas podia trazer problemas e descartei logo essa opção.

Será a melhor solução comprar um adaptador USB (por exemplo da TP-Link) que suporte rede 5GHz, ligar a uma porta USB-C do meu portátil e assim usar da rede 5GHz do meu router sendo que ficaria fora de hipótese a opção do powerline?

Cumps
 
Se o portátil não dá mais que 40mbps, não vai dar magicamente mais que isso com a solução de wifi por powerline. Podes fazer a solução do powerline mas terás sempre de instalar uma placa wifi moderna com 5Ghz e norma ac pelo menos, seja interna ou USB para tirar partido dos 200Mbps.
Então só mesmo assim (se percebi):

Comprar um adaptador USB que suporte a norma AC ou AX (sei que já existe mas ainda há poucos equipamentos que suportem) e ligá-lo a uma porta USB-C do meu portátil e assim já consigo os 200Mbps usando a rede 5GHz do meu router.
A powerline já não seria a opção passando a não opção.
Será que a powerline ligando por cabo e sem comprar adaptador placa WiFi conseguiria os 200Mbps?

Estou a pensar corretamente?

Cumps
 
Sim. É isso.

Fui só reler o primeiro post de novo e mencionas que é um duplex com dois quadros independentes. Normalmente o sinal de powerline não passa para fora do quadro. Mas não tenho experiencia nessa situação e só experimentando. Além disso, tenho más experiencias com powerline (estabilidade da ligação e velocidade) mas isso deverá variar com cada casa. O mesmo com repetidores wifi. Não há nada que bata o velhinho do cabo ethernet.
Então para ficar esclarecido.

Para a limitação da minha placa WiFi estar a 40Mbps, o melhor será comprar um adaptador e assim já conseguia por WiFi obter a velocidade contratada. Certo?
É que muito mais barato do que comprar uma powerline (teria que ser com três equipamentos).

Obrigado

Cumps
 
Desculpa estar a chatear-te mas só tenho mais uma pergunta.

Já andei a ver no site da TP-Link qual comprar e vai ser este: Archer T3U AC1300 Mini Wireless MU-MIMO USB Adapter

Agora a minha dúvida é:
Sei que depois de configurar vai aparecer uma rede da própria TP-Link.
Será que dá para conectar a minha rede de casa? Não queria ter mais uma rede (SSID) além das duas SSID MEO-XXX e MEO-XXX-5G já existentes.
É possível?

Obrigado

Cumps

Edit: Estive a ver melhor o adaptador e pelos vistos como a porta USB é de 3.0 não vou conseguir porque o meu portátil só suporta USB 2.0.
Por isso, terei que escolher outro modelo também da TP-Link o Adaptador USB Wi-Fi TP-LINK Archer T2U Nano (AC600 - 200 + 433 Mbps).
 
Última edição:
Não tens fichas de telefone ou algo do gênero?
Não há nada como o cabo, e olha que eu tb passei pelo mesmo aqui em casa, aps e outros routers e afins, dei cabo do cabo da TV e passei cabo de rede e pronto
 
Não tens fichas de telefone ou algo do gênero?
Não há nada como o cabo, e olha que eu tb passei pelo mesmo aqui em casa, aps e outros routers e afins, dei cabo do cabo da TV e passei cabo de rede e pronto
Tenho algumas fichas de telefone pela casa mas no meu quarto não.
A casa e mais importante a construção do prédio é de há 30 anos.
Por isso já deves imaginar o que existia na altura e o que há hoje.

Sim, concordo.
O ideal seria ser por cabo mas não tendo essa hipótese e como já cheguei a conclusão que a powerline para o meu caso não é o mais indicado mas sim um adaptador USB WiFi e como as portas do meu router são USB 2.0 a única opção é o Adaptador USB Wi-Fi TP-LINK Archer T2U Nano (AC600 - 200 + 433 Mbps) sendo que queria este Archer T3U AC1300 Mini Wireless MU-MIMO USB Adapter mas só dá para USB 3.0

Cumps
 
USB 3.0 é compativel com USB 2.0, por isso eu compraria o de USB 3.0.
A rede que vais apanhar com o adaptador USB será muito semelhante à rede que apanhas com o telemóvel. Faz um teste de velocidade com o telemovel, em 5GHZ e 2.4GHz, para teres uma ideia se só o adaptador é suficiente para atingires os 200Mbps. Se não for então tens que optar por powerline ou repetidor.
 
USB 3.0 é compativel com USB 2.0, por isso eu compraria o de USB 3.0.
A rede que vais apanhar com o adaptador USB será muito semelhante à rede que apanhas com o telemóvel. Faz um teste de velocidade com o telemovel, em 5GHZ e 2.4GHz, para teres uma ideia se só o adaptador é suficiente para atingires os 200Mbps. Se não for então tens que optar por powerline ou repetidor.
Não sabia que o USB 3.0 era compatível com o 2.0

Sendo assim, irei apostar no Archer T3U AC1300 Mini Wireless MU-MIMO USB Adapter.

Não é possível depois de instalar o programa da TP-Link conectar-me a minha rede de casa? MEO-XXX e MEO-XXX-5G?
Não pretendo conectar-me a rede TP-Link que vem no próprio programa.
Pretendo sim é o adaptador conectar-se a minha rede de casa para não ter uma nova rede e uma nova palavra passe.

Como já disse anteriormente, no smartphone que apanha ambas as redes, 2.4GHz e 5GHz do meu router FiberGateway versão 5 da MEO, quando está ligado a da 5GHz apanha a velocidade contratada mas quando está na outra é que não.

Obrigado

Cumps
 
Boa tarde pessoal

Vou aproveitar este tópico para pedir ajuda

Tenho uma ps4 na sala(wifi) e o router da nos no quarto. (uma parede)
O que acontece é que quando ligo o computador (por cabo), ele rouba a internet toda do wifi.

Gostava de dar internet à ps4 por cabo e ficar com ps4 e pc ligamos sem problemas.

O que me aconselham?

Obrigado!
 
Boa tarde pessoal

Vou aproveitar este tópico para pedir ajuda

Tenho uma ps4 na sala(wifi) e o router da nos no quarto. (uma parede)
O que acontece é que quando ligo o computador (por cabo), ele rouba a internet toda do wifi.

Gostava de dar internet à ps4 por cabo e ficar com ps4 e pc ligamos sem problemas.

O que me aconselham?

Obrigado!
Boa tarde

Diria que para o teu caso o ideal seria uma powerline.

Cumps
 
Isso não faz grande sentido, a não ser que o PC esteja a ocupar toda a velocidade que tens contratada ao ISP.
Que contrato tens? Acontece sempre que o PC está ligado?
Sempre que ligo o computador, quem está a jogar ps4 na sala fica com imensa "lag".
Já no fim‑de‑semana joguei cs e ele na ps4. Conclusão, nem eu nem ele conseguiamos (e eu por cabo = PC)

Tenho Nos 200megas.
 
A ideia é esta:
3 powerlines da marca Devolo Magic 2 WiFi 6 (é o último modelo que saiu).

1ª - piso inferior onde ligo a tomada de parede e depois com o cabo de rede faço ligação ao router que também está no piso inferior e claro ao lado do 1º powerline.
2ª - no escritório (divisão ao lado onde está o 1º powerline e o router) meto o 2º powerline ligado a uma tomada de parede e depois faço ligação por cabo ao desktop.
3ª - piso superior no meu quarto ligo o 3º powerline a uma tomada de parede onde depois faço ligação por cabo ou wifi. Sei que por cabo teria depois a velocidade contratada mas por wifi apesar de suportar a rede 5GHz mas como o portátil não suporta não sei se resultaria. Acho que teria que ir para a opção 1, a da ligação powerline-portátil por cabo.

Cumps
Apanho a conversa um pouco atrasado mas vou tentar dar alguma da minha experiência:
Powerline até 200Mbps com boa rede elétrica é perfeitamente possível desde que os powerlines sejam pelo menos AV2 e tenham portas gigabit;
tenho NOS e sempre o consegui mas mais confiante fiquei agora que os uso numa instalação MEO 200 - os powerlines conseguem basicamente os 200 embora o recebido de fora seja quase 220. Considero menor essa perda.
curiosamente apesar da rede eletrica ser excelente consigo melhores resultados com powerline tradicionais que com os devolo2. Tinha essa ideia de casa pois os magic2 só me davam resultados diferenciadores em situações muito pontuais e principalmente em proximidade - aí conseguiram mesmo valores muito altos. Para as situações que já sabia complicadas os tradicionais - AV2 1200/1300 ou acima - resolvem melhor no meu caso
Sugiro que tentes experimentar porque a rede eletrica será fundamental para uma boa solução. Mesmo assim gosto sempre mais da estabilidade duma ligação powerline. Principalmente porque a uso como backbone para ultrapassar os pontos mais complicados - obstáculos dificeis de ultrapassar por wifi menos performante.

As pens usb wifi também ajudam a superar a limitação do wifi interno - normalmente prefiro mudar a placa interna e não tenhom tido problemas a colocá-las no máximo que o interface que tenham dá - e até podem dar excelentes resultados: a diferença numa usb3 em ficha usb2 será que poderá existir algum estrangulamento dos valores recebidos por usar o protocolo usb2 e não conseguir o pontencial máximo da placa. Mas funcionam normalmente e darão valores superiores à interna. Algumas até já são minúsculas...
 
Última edição:
Apanho a conversa um pouco atrasado mas vou tentar dar alguma da minha experiência:
Powerline até 200Mbps com boa rede elétrica é perfeitamente possível desde que os powerlines sejam pelo menos AV2 e tenham portas gigabit;
tenho NOS e sempre o consegui mas mais confiante fiquei agora que os uso numa instalação MEO 200 - os powerlines conseguem basicamente os 200 embora o recebido de fora seja quase 220. Considero menor essa perda.
curiosamente apesar da rede eletrica ser excelente consigo melhores resultados com powerline tradicionais que com os devolo2. Tinha essa ideia de casa pois os magic2 só me davam resultados diferenciadores em situações muito pontuais e principalmente em proximidade - aí conseguiram mesmo valores muito altos. Para as situações que já sabia complicadas os tradicionais - AV2 1200/1300 ou acima - resolvem melhor no meu caso
Sugiro que tentes experimentar porque a rede eletrica será fundamental para uma boa solução. Mesmo assim gosto sempre mais da estabilidade duma ligação powerline. Principalmente porque a uso como backbone para ultrapassar os pontos mais complicados - obstáculos dificeis de ultrapassar por wifi menos performante.

As pens usb wifi também ajudam a superar a limitação do wifi interno - normalmente prefiro mudar a placa interna e não tenhom tido problemas a colocá-las no máximo que o interface que tenham dá - e até podem dar excelentes resultados: a diferença numa usb3 em ficha usb2 será que poderá existir algum estrangulamento dos valores recebidos por usar o protocolo usb2 e não conseguir o pontencial máximo da placa. Mas funcionam normalmente e darão valores superiores à interna. Algumas até já são minúsculas...
Obrigado pelo teu feedback.

Pois foi. Apanhaste a conversa a meio.

Inicialmente a minha opção seria a Powerline mas depois com os comentários do pessoal disseram-me que para o meu caso o ideal seria um adaptador USB WiFi.
Basta leres uns post´s atrás e ficas a par da conversa.

Cumps
 
Back
Topo