Problemas Técnicos Powerline TP-Link AV500: esporadicamente fico sem wifi

dvd.ribeiro

Power Member
Olá a todos.

Tenho internet fibra SAPO salvo erro 500Mbps, com o router preto deles não sei o nome de cor.

E tenho uma powerline TP-Link AV500 que injeta o sinal na rede eletrica, e depois tenho o receptor/repetidor wifi.

A carga em cima deste dispositivo é a seguinte: diariamente temos 3 a 4 dispositivos ligados a este repetidor, 2 portateis em trabalho (1 deles com VPN e ambos com teams sempre ligado), pontualmente um 3º portatil para atividades escolares ou ver uns videos, e os smartphones para navegações pontuais...

Acontece algumas ocasiões durante o dia, os dispositivos (portateis, smartphones...) encontram-se ligados ao repetidor mas sem Internet... depois restabelece passado um bocado ou os dispositivos tentam fazer o switch para capturar o sinal direto do router, que esta mais longe logo a qualidade de sinal é inferior.

O meu tema é: o que podera provocar esta situação?
- Será sobrecarga/pressão sob este repetidor?
- Será conflito de sinal wifi entre o router e este repetidor?
- Outro? Como diagnosticar?

E indo de encontro a solução, se for possivel, o que posso fazer para minimizar isto? A cada passo vou abaixo no meio de reuniões e é bastante aborrecido...

Desde já obrigado!
 
Tem garantia? se tem troca-o por um sistema Wifi Mesh, prefiro um wifi mesh ligado ao router pricinpal e os outros ligados nas diversas divisões da casa, normalmente os powerline tem bugs de desligar-se da rede e são muito instáveis nas conexões de Internet.

Nota:
tive uma má experiência com powerlines e agora tenho mesh TP-Link M4, até agora 5*****
 
Viva, garantia ja foi.

Andei uns dias fora desta thread porque entretanto foi reset ao router, reset a powerline etc e de facto o dia em que criei o post foi particularmente mau, agora esta melhor, mas fico sem wifi 2-3x/dia, é demasiado.

Apos ter explorado com mais calma, quando isto acontece, vou ao router e ta tudo bem, por acaso não vi na powerline.

Não sei se não é carateristica da powerline ou sobercarga... reuniões com partilha de ecra, as vezes mais que um dispositivo ca em casa e vai piorar...

Agora focando-me na solução, agradeço desde já a dica do wifi mesh, isto na pratica o que representa? Substitui-se ao router em termos de wifi e garante SSID unico?

Uma pergunta mais "macaca", eu sou cliente MEO, mas daqui a uns meses vou mudar para a NOS. Uma solução deste genero é a partida suportada pelos routers?

E isto aguenta "pancada" do dia-a-dia, usando a banda 5 GHZ?

Novamente obrigado.
 
Back
Topo