Powerline

Mudei de tomada e de cabos de redes (de 5 para 5e) e passei disto:

6457442931.png


... para isto:

6457520791.png


Não podia pedir melhor. :)
 
Usei uma tomada mais perto de onde está o router dentro do meu quarto (teoricamente claro). Os cabos foram uns UTP 5e. Tanto o que liga do powerline ao router, e do powerline ao meu PC.

Tendo em conta que em powerline há sempre uns megas de perda, diria que está perfeito.
 
Mudei de tomada e de cabos de redes (de 5 para 5e) e passei disto:

6457442931.png


... para isto:

6457520791.png


Não podia pedir melhor. :)
Esta é daquelas tão básicas que deviam ser evidentes que ... nos esquecemos (eu às vezes esqueço) quando aconselhamos. Nos manuais do powerline normalmente informa e os cabos de origem são 5e salvo erro.

E se às vezes mesmo um bom cabo pode limitar a velocidade que fará se as características dele o fizerem.

Aqui há uns tempos dei por uma bacorada (no meu caso) destas com a ligação do router em bridge à rede powerline. Tudo dava resultados espectaculares menos a rede powerline e eu a pensar que tinha avaria ou estavam limitados na velocidade que davam. Se não entra não sai...

Já agora a rede 10/100 está no limite ou é impressão minha?
Digo isto porque estás nos valores que parecem indicar o "cap" dos 100
 
Última edição:
Porque só tenho contratado 100/100Mb.

Quanto aos cabos. Não foi esquecimento, na teoria o cat5 dava para ter os valores como os tenho agora. Aliás, como já os tive no passado. Mas por alguma razão ficou diferente e pelos vistos só mudando de cabos e tomada é que ficou no ponto. De qualquer das maneiras menos um problema.
 
Boas estou a pensar comprar o TL-WPA4530 KIT tenho net 100/30 da nos será para ligar por cabo a ps4 e para ter boa ligação em wifi no quarto é uma boa escolha?
Obrigado
 
Boas estou a pensar comprar o TL-WPA4530 KIT tenho net 100/30 da nos será para ligar por cabo a ps4 e para ter boa ligação em wifi no quarto é uma boa escolha?
Obrigado
Sou um adepto powerline um pouco teimoso o que pode levar a que desconfiem da minha opinião mas deixo-a na mesma:

De acordo com o que verifiquei na prática e tendo em conta o teu pacote de velocidade actual - que tenderá a ser inferior aos que escolhas de futuro na NOS ou fora dela - aconselho vivamente um pack AV2 1200 mesmo que seja sem wifi e se possível com tomada integrada. Pesquisando bem consegues um pack em conta mesmo que seja com uma margem para cima, mas com jeito podes arranjar um bom negócio.

Há poucos dias ajudei um colega daqui sem saber a velocidade dele e só sugerindo como estou a fazer. Por acaso optou por um desses indicados - talvez por posts anteriores. A opção resulta e faz basicamente o que faria o que indico mas está limitada pelas portas 10/100 aos 94Mbs quando eles ficam disponíveis - Como a distância também influencia normalmente o valor será menos que isso.

Coloco aqui um pequeno exercício de teste com um hub com porta de rede 10/100 para simular a porta de rede dos powerlines (porque o meu computador tem porta gigabit - teste feito em sequencias +/- seguidas de três repetições menos a última directa ao router que curiosamente deu nódoa no teste... Todas as ligaçóes são através de router em bridge efectivo) Era uma simulação e não envolveu a rede powerline foi só com o router
JA47zN8.png


A minha proposta poderá ter uma falha - o wifi se optares pelo que digo.
Contra isso tenho uma nota. Se não tiveres sinal sem condições pouco importará o wifi integrado pois terás sempre de fazer um compromisso... Se o sinal que sair no powerline for igual ao que tens no router podes colocar lá um router wifi sem uso e ter o fixo e o sinal que ele conseguir debitar. Até facilita se também for gigabit mas já peço demais...

As desculpas pelo texto longo mas queria tentar explicar.
 
Boas!

Instalei o serviço de fibra da Vodafone e a mesma funciona bem na área onde está colocado o router da Vodafone (com o novo Smart router), isto ligado pela banda 5 ghz. Porém quando me afasto perco a rede com esta banda e fico o ligado por 2.4 ghz que é mais fraca em termos de velocidade.

A questão/ajuda que necessito é saber se adquiro um powerline com as duas bandas será que irei usufruir das duas bandas?, pois se a banda 5 gmhz não chega a zona (isto por wireless) será que vale a pena adquirir um powerline dual band ou apenas adquirir um powerline single band

Aguardo pela vossa ajuda .

Obrigado
 
Viva,
Aparentemente tens pouco conhecimento do powerline.

O powerline tradicional funciona exclusivamente com cabo de rede através de dois terminais powerline sincronizados. Para isso o importante é que o modelo escolhido consiga transmitir na distância que pretendes a velocidade do router. Qualquer kit powerline simples te fornecerá uma parte razoável da velocidade da rede - supondo que seja 100/100 pelo menos. Para teres tudo mesmo que longe do router aconselho os powerline AV2 1200 que na minha experiência teem assegurado o meu sinal de entrada em todas as tomadas mesmo bem longe da fonte.

A parte do dual band julgo que será referente ao wireless. Cada vez mais se vê kits "mistos" em que um dos terminais tem um ponto de acesso wifi.
Aí terás de tentar informar-te bem pois para ter dual band possivelmente só os que forem em norma AC (não excluo a hipótese mas não me lembro de powerlines com wifi em N dualband).
Nesse caso há possibilidade de escolheres - caso o equipamento permita - o wifi ser alimentado por powerline e distribuir as duas bandas normalmente como qualquer router;
pode ser usado também se a configuração do wifi o permitir para ser alimentado com a banda wifi mais potente (possivelmente 2.4) e retransmitir o 5GHz...

Tudo isto depende embora eu prefira ter o melhor sinal powerline em todo o lado, para colocar em qualquer tomada um ponto de acesso com maior ou menor capacidade assegurando velocidade por cabo e wifi desde que o terminal o possibilite.
A opção pelo sistema de repeater do wifi tem, na minha opinião limitações - pelas quebras por necessidade de repetição, ressalvando algum sistema melhor que jogue com as bandas o que limitará mesmo assim pelo menos uma delas.
 
@jarvaz ,

Obrigado pela informação e explicação.
A minha ligação é de 200/100 e vi (embora um pouco dispendioso) um powerline devolo (dlan 1200+kit wireless ) que já tem a norma AC (5 ghz), talvez este dê para o que pretendo, mas continuo na dúvida ...vale a pena gastar dinheiro num powerline com duas bandas ? Sabendo que apenas com a rede 5ghz é que obtenho maior valor de velocidade ?.

Com uma ligação a 5ghz tenho 143 mpbs e 100 de upload, ligado por 2.4 ghz ligo-me com resultados de cerca de 54 mpbs ...ao pé do router !

Tens ou têm feedback de um powerline que satisfaça o aumento do sinal/velocidade para o que pretendo/descrevo ?

Obrigado uma vez mais.

Cumprimentos
 
@jarvaz ,

Obrigado pela informação e explicação.
A minha ligação é de 200/100 e vi (embora um pouco dispendioso) um powerline devolo (dlan 1200+kit wireless ) que já tem a norma AC (5 ghz), talvez este dê para o que pretendo, mas continuo na dúvida ...vale a pena gastar dinheiro num powerline com duas bandas ? Sabendo que apenas com a rede 5ghz é que obtenho maior valor de velocidade ?.

Com uma ligação a 5ghz tenho 143 mpbs e 100 de upload, ligado por 2.4 ghz ligo-me com resultados de cerca de 54 mpbs ...ao pé do router !

Tens ou têm feedback de um powerline que satisfaça o aumento do sinal/velocidade para o que pretendo/descrevo ?

Obrigado uma vez mais.

Cumprimentos
A opção tem de ser pessoal. Só te poso "aconselhar" na parte técnica - no que tenho experimentado não sabendo tudo....

Esses equipamentos funcionam indo buscar - em situação de configuração de fábrica, pelo que aprendi - a net ao powerline. Logo se houver sincronização e não houver algo na linha eléctrica que o impeça terás toda a velocidade do router na ficha e depois só dependerá da capacidade do wifi a transmitir e os clientes receberem.

Há relatos que dizem bem desses, que não posso confirmar mas acredito.
No caso tenho opção powerline doutra marca e o sinal é bem transmitido a outra parte é "arquitectada" por mim com pontos de acesso e funciona como digo, na perfeição.
Preferi a minha opção pelo custo e pela "maneabilidade" não estando tão dependente de um aparelho com esses custo. Mas é só uma opção

Há depois aparelhos "intermédios". É uma questão de experimentares se tiveres possibilidade.

Já agora se o @nurogo tivesse disponibilidade talvez pudesse dar-te algum feedback da configuração dele uma vez que sei, porque tentei ajudá-lo - que fez recenteme

Qiuanto ao wifi em 2.4GHz há por aí - incluindo da minha lavra - informação sobre a "afinação" dos mesmos - em routers/aparelhos que o permitam na banda dos 40MHz. Pelo menos em curto alcance consigo obter os 120 do router.
Há quem ponha questões sobre áreas congestionadas em wifi, mas isso depende do teu local e de jogares - se possível - com a frequência usada. Nas minhas experiências "científicas" percebi que consigo valores totais ou bem razoáveis a 13 metros do router em 5GHz e muito próoximo dele em 2.4GHz. Talvez dê algum trabalho a afinar mas compensa, desde que o router/aparelho wifi tenha possibilidade de configuração pois tenho um agora que "ainda" não dá.

Quanto ao router em si e o que se pode tirar dele talvez o @nurogo se tiver disponibilidade possa ser melhor fonte, pois sei que tem o dito e adoptou powerline há pouco, porque o tentei ajudar. Espero que não esteja a ser indelicado..
 
Última edição:
@jarvaz ,

Agradeço a ajuda de me teres explicado um pouco mais todo este processo.

Ainda ontem liguei o meu "velhinho" repetidor que tinha (300 mbps da Azetch) e apesar de apanhar sinal a velocidade é mesmo fraquinha... Vou optar por um powerline TP LINK que tenha o wi-fi de dual band (julgo ser o wpa 4530+kit ou WPA8630 , o que dizem ? Espero fazer uma boa compra.

Contudo caso o membro @nurogo possa ajudar também em alguma configuração adicional agradeço.

Obrigado uma vez mais.
Cumprimentos
 
Última edição:
@jarvaz ,

Agradeço a ajuda de me teres explicado um pouco mais todo este processo.

Ainda ontem liguei o meu "velhinho" repetidor que tinha (300 mbps da Azetch) e apesar de apanhar sinal a velocidade é mesmo fraquinha... Vou optar por um powerline TP LINK que tenha o wi-fi de dual band (julgo ser o wpa 4530+kit), o que dizem ? Espero fazer uma boa compra.

Contudo caso o membro @nurogo possa ajudar também em alguma configuração adicional agradeço.

Obrigado uma vez mais.
Cumprimentos
Viva,
Só posso dar uma opinião depois a opção tem de ser do próprio pois tem a ver com a escolha.
Alerto para o seguinte: o dual band desse kit só assegurará AC750 - N300 + AC433
O powerline sincroniza na norma AV500 logo nunca chegará aos 200Mbs até porque tem portas 10/100. Powerline obtém sempre uma parte do protocolo não é como as portas de rede que tendencialmente obtem tudo o que entra. Neste momento que saiba para teres 200Mbs terás de ter AV2 1200 com portas gigabit ou pelo menos algo inferior mas com portas gigabit

De qualquer dos modos limita muito porque mesmo nas condições ideais terás sempre uma parte da velocidade

Por outro lado e correndo o risco de estar enganado esse kit não ficará em conta em todo o lado - há boas excepções
pelo preço normal este dá um pouco mais TP-Link TL-WPA7510KIT - tem um pequeno inconveniente que e não ter tomada integrada na ligação ao router. Pode fazer diferença.
 
Comprei equipamentos powerline para conseguir ter uma boa rede wifi em casa.
Foram estes as compras:
http://www.tp-link.pt/products/details/cat-18_TL-WPA4530-KIT.html
http://www.tp-link.pt/products/details/cat-18_TL-WPA4220.html

No entanto, só consigo obter cerca de 30/30 na minha box Wetek play 2 e cerca de 40/50 na box Alfawise s92.
No meu telemóvel consigo ter 100/100.
Tudo isto por wifi.

Por LAN, na Wetek nada se altera, e na Alfawise os valores sobem para 60/60.

Eu acho que fiz tudo bem, só não percebo estes valores.
Quando vou ás definições das box, e vou ver o estado da rede wifi, diz que o sinal é excelente, ligação de 65mbps, e 2.4GHZ (por vezes diz 5GHZ).

O que poderá estar de errado para não conseguir melhores resultados?
A distância entre os equipamentos é de cerca de 10/15 metros.

@jarvaz ,

Agradeço a ajuda de me teres explicado um pouco mais todo este processo.

Ainda ontem liguei o meu "velhinho" repetidor que tinha (300 mbps da Azetch) e apesar de apanhar sinal a velocidade é mesmo fraquinha... Vou optar por um powerline TP LINK que tenha o wi-fi de dual band (julgo ser o wpa 4530+kit ou WPA8630 , o que dizem ? Espero fazer uma boa compra.

Contudo caso o membro @nurogo possa ajudar também em alguma configuração adicional agradeço.

Obrigado uma vez mais.
Cumprimentos

Eu instalei estes kits:

http://www.tp-link.pt/products/details/cat-18_TL-WPA4530-KIT.html
http://www.tp-link.pt/products/details/cat-18_TL-WPA4220.HTML

E funciona bem.
Tenho um iPhone 7 e um Surface Pro 4 em que ambos utilizam tecnologia AC. E aí obtenho em ambos 100/100, sem problemas, com qualquer dos kits.
Eu tive foi um problema com a box android que comprei (Wetek Play 2) porque ela tem dificuldades com wifi. A solução que encontrei foi ligar por LAN, obtendo aí velocidades entra os 60/70 tanto de download como upload.

De uma maneira geral estou satisfeito com o que comprei, mas se pudesse tinha ido para os 1200, mas os euros não chegaram.. :)
 
Boas.

Estou a ponderar a compra de um powerline devido ao fraco sinal do router que o meu fixo recebe.

Melhor dizendo, não é que o sinal (ou a minha net) seje fraca e lenta, mas no sítio o meu computador fixo está é instável, falha de repente (principalmente de noite).
Por causa disso sou muitas vezes desconectado de uma partida (se tiver a sorte de conseguir conectar-me em 1º lugar) e não consigo fazer um download sem falhar 1 única vez ou usar programas de voz como o Team Speak (o ping fica muito alto e depois vai abaixo).

O meu fixo está no andar diretamente acima do router (que são entre 3-5 metros). A minha net é ADSL da Meo (não posso por fibra pois ainda não tem na minha área), o router que tenho tem 3 meses (houve uma trovoada á 1 mês que foi desde daí que este problema começou).

Dou até 80 euros por um powerline (50/55 seria o ideal).
Fico agradecido com qualquer conselho.
É tudo. Obrigado pelo vosso tempo.
 
Boas.

Estou a ponderar a compra de um powerline devido ao fraco sinal do router que o meu fixo recebe.

Melhor dizendo, não é que o sinal (ou a minha net) seje fraca e lenta, mas no sítio o meu computador fixo está é instável, falha de repente (principalmente de noite).
Por causa disso sou muitas vezes desconectado de uma partida (se tiver a sorte de conseguir conectar-me em 1º lugar) e não consigo fazer um download sem falhar 1 única vez ou usar programas de voz como o Team Speak (o ping fica muito alto e depois vai abaixo).

O meu fixo está no andar diretamente acima do router (que são entre 3-5 metros). A minha net é ADSL da Meo (não posso por fibra pois ainda não tem na minha área), o router que tenho tem 3 meses (houve uma trovoada á 1 mês que foi desde daí que este problema começou).

Dou até 80 euros por um powerline (50/55 seria o ideal).
Fico agradecido com qualquer conselho.
É tudo. Obrigado pelo vosso tempo.
Para a ligação ADSL qualquer powerline à venda deve ser capaz de fazer o que pretendes com muita folga. Usei o sistema durante muitos anos e sempre satisfeito porque no caso a velocidade não era uma grande questão. Assim ela saia do modem... Distribuia wifi e tinha pontos fixos onde precisava.
A velocidade máxima da linha não é muita pelo que qualquer estrangulamento vindo da tecnologia powerline ou das portas de rede não te afectará. Basta procurares um bom kit, se calhar com tomada incluída para te facilitar a ligação.

O que vejo é que com alguma pesquisa e atenção se compra melhores kits (tecnologia mais potente e mais "actual" (isto é relativo pois mesmo o protocolo AV1200 que começa a expandir-se cá tem uns anos)
Tenho uma sugestão que valendo o que vale pode ter algum futuro quando tiveres melhor net... AV2 1200 Tem grandes vantagens pois com a tecnologia MIMO acaba por conseguir colocar em tomadas mesmo bem longe o sinal de entrada mesmo que bem forte - como utiliza os fios de terra, atenção que isto só se deve aplicar aos que teem ligação à terra por isso normalmente os que tiverem tomada...
http://www.tp-link.pt/products/details/cat-18_TL-PA8010P-KIT.html

Os valores vão subindo com questões como marca e principalmente com outros requintes como o wifi integrado que encarece bem o produto em termos comparativos...
No teu caso como é para um fixo e em ADSL podes perfeitamente colocar um ponto de acesso (que não uses) ligado ao powerline receptor e ligar o pc a este pois não perderás sinal, ficarás desenrascado e ainda terás wifi na zona sem gastar tanto como os integrados...
Se não quiseres esta solução e tiveres duas tomadas de corrente perto do pc até podes optar pelo produto igual sem tomada integrada caso isso signifique melhor preço

Nota:Os AV2 1000 também devem chegar perfeitamente para o que queres mas tenho menos experiência e não me convenceram pelos preços...
 
Viva,
Só posso dar uma opinião depois a opção tem de ser do próprio pois tem a ver com a escolha.
Alerto para o seguinte: o dual band desse kit só assegurará AC750 - N300 + AC433
O powerline sincroniza na norma AV500 logo nunca chegará aos 200Mbs até porque tem portas 10/100. Powerline obtém sempre uma parte do protocolo não é como as portas de rede que tendencialmente obtem tudo o que entra. Neste momento que saiba para teres 200Mbs terás de ter AV2 1200 com portas gigabit ou pelo menos algo inferior mas com portas gigabit

De qualquer dos modos limita muito porque mesmo nas condições ideais terás sempre uma parte da velocidade

Por outro lado e correndo o risco de estar enganado esse kit não ficará em conta em todo o lado - há boas excepções
pelo preço normal este dá um pouco mais TP-Link TL-WPA7510KIT - tem um pequeno inconveniente que e não ter tomada integrada na ligação ao router. Pode fazer diferença.
@jarvaz ,

Então o modelo que aconselhas e este " TP-Link TL-WPA7510KIT" na verdade este que referes não tem porta integrada. Desculpa a ignorância..quando referes av2 1200, estás a referir a que marca/modelo ?

Até pode não chegar aos 200/100 de velocidade na outra parte da casa...mas chegasse aos 100/100 já era sucesso !

Obrigado uma vez mais a todos
 
Última edição:
Existe mais alguma opção mais barata?
Opções mais baratas normalmente nos kits sem wifi como disse - mas aconselho sempre comparar bem preços porque às vezes há pechinchas quando sabemos o que procurar
@jarvaz ,

Então o modelo que aconselhas e este " TP-Link TL-WPA7510KIT" na verdade este que referes não tem porta integrada. Desculpa a ignorância..quando referes av2 1200, estás a referir a que marca/modelo ?

Até pode não chegar aos 200/100 de velocidade na outra parte da casa...mas chegasse aos 100/100 já era sucesso !

Obrigado uma vez mais a todos
Com as minhas desculpas para eventuais conhecedores da tecnologia que agradeço me corrigam caso meta a pata na poça...

AV2 1200 - O sistema Powerline, PLC, CPL, ou HomePlug tem várias evoluções que vão sendo conhecidas pelo nome da especificação:
AV era um já antigo que penso que começou em AV200 por sincronizar teoricamente até 200Mbps
Nota que na prática estes valores não são alcançados, havendo melhorias com os sucessivos protocolos

AV 500/600 é talvez o mais divulgado com sincronismos nos ditos valores no entanto acho que são muito equivalentes e nos que tenho não noto uma superioridade por aí além nos AV600 sobre os AV500. Será uma questão da afinação dos fabricantes porque muitas vezes os chipsets são os mesmos. Também sei de kits av500 que passaram para av600 não sabendo se adiferente versão é só no firmware ou no hardware*

AV2 1000 / 1200 / 2000 serão os protocolos em expansão com sincronismos nos ditos valores

A diferenciação AV2 julgo que vem da capacidade MIMO (referente ao powerline) em que usam todos os fios da instalação para conseguir melhor transmissão. Julgo que serão mais beneficiados os que teem ficha eléctrica integrada pois normalmente esses usam ligação à terra e é por esse fio que eles dizem circular o benefício extra - se é ou não não sei.
GCE2NFz.png

Sei por experiência que relatei que são superiores, não podendo contestar que haja benefícios no av2 1000 julgo que os preços dos outros 1200 acabam por anular a diferença (ao mesmo custo ou inferior são imbatíveis...)
Não conheço av2000

Refiro sempre isto: as portas de rede existentes no equipamento irão estrangular a transmissão se for superior a 100MBs e noto diferença na norma AV500/600 consoante haja ou não porta gigabit. Mas nestes equipamentos só onde eles conseguirem obter tudo da origem porque como todos os powerlines perdem com a distância poderá acontecer de não haver sinal superior a 100 por outros motivos mesmo que haja porta gigabit

* Digo isto porque tenho uns AV2 1200 que foram "upgraded" por firmware oficial para AV2 1300, depois da entrega, com publicidade da marca...

Exponho tudo embora talvez seja enfadonho para tentar informar do que fui aprendendo

"quando referes av2 1200, estás a referir a que marca/modelo ?"
Não tenho preferência por marcas ou dispositivos e felizmente hoje funcionam todos bem uns com os outros - houve tempos em que era difícil... Sincronizam é à velocidade do mais baixo como é normal nestes produtos...
Qualquer produto marca que siga o protocolo AV2 1200 será recomendável - a nossa carteira é que diz qual escolher e o comparador pode ajudar.
Quando me apercebi do produto estava a 2/3 do preço que está agora, mas já vi o mesmo preço recentemente... Curiosamente fui para este porque não queria pagar um preço alto por um bom produto que outros defendiam. E fiquei muito bem... Mas é só a minha opinião.
 
Back
Topo