Powerline

Dependendo do que pretendes a nível de velocidade e ligação pode haver muita oferta capaz ou teres de optar por valores mais altos.

Se precisares da tomada elétrica para outros equipamentos deveras optar por equipamentos com tomada integrada o que encarece
se quiseres ter a velocidade máxima disponível - não a sabendo deve ser acima dos 100Mbps - também a oferta começa a subir no preço para o conseguir (no mínimo AV1000 por estares em pisos diferentes e ainda por cima por haver maior distancia entre ligações)

Costumo sugerir sempre a combinação dos dois - tomada integrada e AV 1000 com porta gigabit - pelo menos para alguma garantia de futuro mas cada caso é um caso. Se as ligações tiverem todas "terra" em principio os AV2 (1000/1200) terão sempre muito melhores resultados por tirarem partido disso.
Atenção que nem sempre preço alto é sinónimo de garantia das velocidades pois para além dos limites baixos da tecnologia há muitos conjuntos bem limitados a preços upa upa...

Obrigado pela ajuda, quanto a velocidade a que tenho contratualizada sao 120megas, mas se com os aparelhos tiver no minimo a rondar os 70megas ja nao é mau.
Quanto à questao das tomadas tambem nao é uma questao muito relevante.

O que aconselhas entao pelos preços que tinha referenciado ou ainda mais barato?
 
Para ir pelo que podemos incluir
https://comparador.zwame.pt/categoria/informatica/redes/powerlines?ordem=priceAsc&preco=50-100
TL-PA7010PKIT, TL-PA7010P KIT para cumprir com o que indiquei - se tiver as mesmas características sem a tomada pode ficar mais em conta e como não te importas até pode dar para outro elemento noutro local.
Lembra-te que é preciso pelo menos um par (um no router outro no equipamento) estes tem portas gigabit pelo que os 120 passam senão ficavas sempre aquém mesmo lado a lado.
Há outros equivalentes de outras marcas e normalmente funcionam mais ou menos igual - tenda, dlink, etc. A Devolo costuma ser mais carota mas são bons ...
Até abril mesmo a gama av500/600 me servia se não fosse grandes distâncias; agora com 200 já ficam mais curtos e no mínimo av1000 - mas só tenho os av1200 porque arranjei pechinchas
Depois é uma questão de veres o que pretendes e fazeres uma boa pesquisa: às vezes encontramos achados... promoções ou fins de gama...
 
Estou num "dilema" porque não em qual optar, qual o mais eficaz e se depois não fico com um equipamento sem uso.
Em conversa com colegas, familiares e até alguns user´s aqui no fórum, as hipóteses são: Powerline ou Range Extender.

Recentemente vieram substituir o meu router (Meo) para o mais recente, o FiberGateway (FGW).
Tenho-o instalado no piso inferior onde com o portátil (só apanha a rede 2.4GHz), tablet´s e smartphone´s (apanha ambas as redes) não tenho problema com o sinal de alcance da rede.

Agora quando mudo para o piso superior a conversa é outra.
A distância em linhas rectas que vai do meu quarto (piso superior) até ao router (piso inferior) é cerca de 10 metros. No quarto através do smartphone o alcance de sinal reduz para 1 traço e quando não consegue alcançar o sinal muda para a outra rede (2.4GHz) automaticamente.
No portátil (só apanha a rede 2.4GHz) o alcance foi reduzido para 2 traços.

Não sei se é possível até devido ao equipamento em si (Powerline) porque vivo num duplex onde existe 2 quadros eléctricos (não sei se poderá ajudar) sendo que quando falha a luz é sempre no mesmo quadro que se volta a restabelecer a electricidade.
Em termos eléctricos (penso eu...) é monofásico

A minha ideia era ter a velocidade contratada (200/100) por wi-fi e por cabo.
No smarphone e tablet não haveria problema porque ambos apanham as 2 redes (neste caso, o mais importante a 5GHz) e fazendo teste de velocidade por app e site apanha o contratado.
No portátil o caso já não é assim. Como só apanha a rede 2.4GHz estaria limitado (por wi-fi) até um X de velocidade.

Sei que os powerlines traz 2 equipamentos (emissor - receptor) e que ambos devem ligar a tomada que está na parede mas no meu caso teriam que ligar a 2 extensões (1 onde está o router e o outro no meu quarto). Será que ligando os equipamentos as extensões consigo o contratado (ou muito próximo) tanto por wi-fi como por cabo?

Depois de instalar o receptor no quarto a minha ideia era usar os 2 modos (wi-fi para smartphone e cabo para portátil) e assim no portátil já teria a velocidade contratada usando um cabo de rede que liga powerline (receptor) ao portátil.

O que acham da minha ideia?
Dá para ir para a frente?

Obrigado
 
Estou num "dilema" porque não em qual optar, qual o mais eficaz e se depois não fico com um equipamento sem uso.
Em conversa com colegas, familiares e até alguns user´s aqui no fórum, as hipóteses são: Powerline ou Range Extender.

Recentemente vieram substituir o meu router (Meo) para o mais recente, o FiberGateway (FGW).
Tenho-o instalado no piso inferior onde com o portátil (só apanha a rede 2.4GHz), tablet´s e smartphone´s (apanha ambas as redes) não tenho problema com o sinal de alcance da rede.

Agora quando mudo para o piso superior a conversa é outra.
A distância em linhas rectas que vai do meu quarto (piso superior) até ao router (piso inferior) é cerca de 10 metros. No quarto através do smartphone o alcance de sinal reduz para 1 traço e quando não consegue alcançar o sinal muda para a outra rede (2.4GHz) automaticamente.
No portátil (só apanha a rede 2.4GHz) o alcance foi reduzido para 2 traços.

Não sei se é possível até devido ao equipamento em si (Powerline) porque vivo num duplex onde existe 2 quadros eléctricos (não sei se poderá ajudar) sendo que quando falha a luz é sempre no mesmo quadro que se volta a restabelecer a electricidade.
Em termos eléctricos (penso eu...) é monofásico

A minha ideia era ter a velocidade contratada (200/100) por wi-fi e por cabo.
No smarphone e tablet não haveria problema porque ambos apanham as 2 redes (neste caso, o mais importante a 5GHz) e fazendo teste de velocidade por app e site apanha o contratado.
No portátil o caso já não é assim. Como só apanha a rede 2.4GHz estaria limitado (por wi-fi) até um X de velocidade.

Sei que os powerlines traz 2 equipamentos (emissor - receptor) e que ambos devem ligar a tomada que está na parede mas no meu caso teriam que ligar a 2 extensões (1 onde está o router e o outro no meu quarto). Será que ligando os equipamentos as extensões consigo o contratado (ou muito próximo) tanto por wi-fi como por cabo?

Depois de instalar o receptor no quarto a minha ideia era usar os 2 modos (wi-fi para smartphone e cabo para portátil) e assim no portátil já teria a velocidade contratada usando um cabo de rede que liga powerline (receptor) ao portátil.

O que acham da minha ideia?
Dá para ir para a frente?

Obrigado

Só li as primeiras 6 linhas do que escreveste...e a resposta é simples: powerline. Só gastas dinheiro uma vez.
Não precisas de te preocupar com a questão de ligar a extensões, compras um kit que tenha sítio para depois ligar a extensão, está-me a falhar o nome [emoji38]
 
Última edição:
Estou num "dilema" porque não em qual optar, qual o mais eficaz e se depois não fico com um equipamento sem uso.
Em conversa com colegas, familiares e até alguns user´s aqui no fórum, as hipóteses são: Powerline ou Range Extender.

Recentemente vieram substituir o meu router (Meo) para o mais recente, o FiberGateway (FGW).
Tenho-o instalado no piso inferior onde com o portátil (só apanha a rede 2.4GHz), tablet´s e smartphone´s (apanha ambas as redes) não tenho problema com o sinal de alcance da rede.

Agora quando mudo para o piso superior a conversa é outra.
A distância em linhas rectas que vai do meu quarto (piso superior) até ao router (piso inferior) é cerca de 10 metros. No quarto através do smartphone o alcance de sinal reduz para 1 traço e quando não consegue alcançar o sinal muda para a outra rede (2.4GHz) automaticamente.
No portátil (só apanha a rede 2.4GHz) o alcance foi reduzido para 2 traços.

Não sei se é possível até devido ao equipamento em si (Powerline) porque vivo num duplex onde existe 2 quadros eléctricos (não sei se poderá ajudar) sendo que quando falha a luz é sempre no mesmo quadro que se volta a restabelecer a electricidade.
Em termos eléctricos (penso eu...) é monofásico

A minha ideia era ter a velocidade contratada (200/100) por wi-fi e por cabo.
No smarphone e tablet não haveria problema porque ambos apanham as 2 redes (neste caso, o mais importante a 5GHz) e fazendo teste de velocidade por app e site apanha o contratado.
No portátil o caso já não é assim. Como só apanha a rede 2.4GHz estaria limitado (por wi-fi) até um X de velocidade.

Sei que os powerlines traz 2 equipamentos (emissor - receptor) e que ambos devem ligar a tomada que está na parede mas no meu caso teriam que ligar a 2 extensões (1 onde está o router e o outro no meu quarto). Será que ligando os equipamentos as extensões consigo o contratado (ou muito próximo) tanto por wi-fi como por cabo?

Depois de instalar o receptor no quarto a minha ideia era usar os 2 modos (wi-fi para smartphone e cabo para portátil) e assim no portátil já teria a velocidade contratada usando um cabo de rede que liga powerline (receptor) ao portátil.

O que acham da minha ideia?
Dá para ir para a frente?

Obrigado
powerline com tomada integrada
para garantires a velocidade terá de ter porta de rede gigabit
para ultrapassar as perdas pela distância - que sendo pisos diferentes pode ser quase o dobro da direta porque as tomadas ligam à caixa de electricidade e a comunicação vai por aí - aconselho AV2 1200 (não sei se os 1000 asseguram tanto como os outros mas é possível)
Se vires os valores já altos e achares interessante por ainda não teres nenhum antigo para compatibilizar vê os magic da devolo principalmente os 2 porque no magic1 os que tem wifi tem porta 10/100. Usam uma norma diferente do powerline conhecido que se chama G.hn (HomeGrid) e que não sincroniza com os powerlines normais (HomeAV)
https://www.devolo.pt/internet-em-toda-a-casa/tecnologia/ghn
 
Só li as primeiras 6 linhas do que escreveste...e a resposta é simples: powerline. Só gastas dinheiro uma vez.
Não precisas de te preocupar com a questão de ligar a extensões, compras um kit que tenha sítio para depois ligar a extensão, está-me a falhar o nome [emoji38]

Não entendi o que está sublinhado a negrito.
O ideal seria fazer ligação directa e não usar extensão mas não é possível.
Ligando os powerline (emissor e receptor) as extensões, consigo obter a velocidade contratada?

Obrigado

powerline com tomada integrada
para garantires a velocidade terá de ter porta de rede gigabit
para ultrapassar as perdas pela distância - que sendo pisos diferentes pode ser quase o dobro da direta porque as tomadas ligam à caixa de electricidade e a comunicação vai por aí - aconselho AV2 1200 (não sei se os 1000 asseguram tanto como os outros mas é possível)
Se vires os valores já altos e achares interessante por ainda não teres nenhum antigo para compatibilizar vê os magic da devolo principalmente os 2 porque no magic1 os que tem wifi tem porta 10/100. Usam uma norma diferente do powerline conhecido que se chama G.hn (HomeGrid) e que não sincroniza com os powerlines normais (HomeAV)
https://www.devolo.pt/internet-em-toda-a-casa/tecnologia/ghn

"Powerline com tomada integrada"... tipo Devolo Dlan 1200 + WiFi AC?
O meu portátil suporta a porta de rede gigabit 10/100/1000.
Os Devolo Magic são caros (aliás, todos os equipamentos são caros mas pelo que tenho lido e ouvido compensa) e estava mais inclinado para o Devolo Dlan 1200 + WiFi ac porque numa grande superfície está com um desconto simpático e para o que pretendo actualmente (e acho que depois no futuro quando tiver velocidade de download e upload mais elevadas serve) dá para as minhas necessidades.

Obrigado
 
Sim canais diferentes em ambos os aparelhos. Se ficarem no mesmo canal ou aproximados vai dar o problema que está a ter.

Já estive a verificar a configuração de ambos os aparelhos e, apesar de estarem em auto, essa situação deve estar prevista pois um deles está no canal 1 e o outro no canal 7. No entanto, sempre de passa de um para o outro existe um pequeno lapso de tempo onde a rede falha. Se calhar é o normal e não existe solução. Embora eu esperasse que sim!
 
"Powerline com tomada integrada"... tipo Devolo Dlan 1200 + WiFi AC?
O meu portátil suporta a porta de rede gigabit 10/100/1000.
Os Devolo Magic são caros (aliás, todos os equipamentos são caros mas pelo que tenho lido e ouvido compensa) e estava mais inclinado para o Devolo Dlan 1200 + WiFi ac porque numa grande superfície está com um desconto simpático e para o que pretendo actualmente (e acho que depois no futuro quando tiver velocidade de download e upload mais elevadas serve) dá para as minhas necessidades.

Obrigado
Vai em frente ficas bem servido - estão mais em contas, às vezes, porque a marca agora aposta nos outros MAGIC que não são compatíveis com esses - mesmo assim tem uma compatibilidade por wifi - o último firmware pó-los compativeis com a rede wifi mesh dos MAGIC
 
Última edição:
Não entendi o que está sublinhado a negrito.
O ideal seria fazer ligação directa e não usar extensão mas não é possível.
Ligando os powerline (emissor e receptor) as extensões, consigo obter a velocidade contratada?

Obrigado



"Powerline com tomada integrada"... tipo Devolo Dlan 1200 + WiFi AC?
O meu portátil suporta a porta de rede gigabit 10/100/1000.
Os Devolo Magic são caros (aliás, todos os equipamentos são caros mas pelo que tenho lido e ouvido compensa) e estava mais inclinado para o Devolo Dlan 1200 + WiFi ac porque numa grande superfície está com um desconto simpático e para o que pretendo actualmente (e acho que depois no futuro quando tiver velocidade de download e upload mais elevadas serve) dá para as minhas necessidades.

Obrigado

Estava a falar dos powerline com tomada integrada. Ficas com essa parte resolvida.
 
Eu tenho os dLAN 1200+ WiFi ac e estou bem contente com eles. Mas como é lógico se fosse hoje comprava os Magic 2, por isso é que existem varias marcas e modelos, para termos escolha. Abraço
 
Boa tarde.
Ultimamente tenho vindo a desesperar. Tenho o router 3.0 da NOS com 120Mbps no andar de baixo, e na parte de cima tenho o meu desktop.
Tenho um kit TP-LINK AV500 que já tem uns 4 ou 5 anitos que nunca me deu problemas com o meu portátil antigo. No entanto, ultimamente tenho tido pings altíssimos, estes últimos dois dias nem tenho conseguido jogar nem ver streams como deve ser. Normalmente com este powerline costumo ter no desktop 5 de ping, 20 mbps de download e 75mbps de upload. No entanto, muitas das vezes nem no discord e na twitch consigo estar ao mesmo tempo. Inicialmente desconfiei do ISP, no entanto sempre que faço testes via cabo ethernet ligado ao router encontra-se tudo bem. Para além disso, amanhã já ficou combinado vir cá um técnico verificar a situação.
Onde é que estará o problema? Será o powerline que está pela hora da morte? Será mesmo problema do ISP? Já tentei atualizar o firmware do powerline, dar reset, mil e uma coisas e continua tudo na mesma.
Só queria mesmo conseguir mandar uns joguitos nestes últimos dias de férias antes de regressar à faculdade.

Peço desculpa pelo texto longo e obrigado desde já
 
Os kits com wifi num dos extremos funcionam bem? Ou é melhor um kit normal + router baratucho? Ainda tenho uma área grande a cobrir e estou com medo que o kit wifi seja curto.
 
Boa noite. Comprei um TP-link av600 a fim de conseguir chegar com o sinal wireless a outra parte da casa. Fiz a ligação, e tudo pareceu ok, mas no computador, quando me ligo a rede do av600 diz que não tenho internet. Já troquei de IP (pensando que era um conflito, mas continua igual! Já tentei ligar um cabo do extensor ao pc e tb fico sem net...
alguem me ajuda?
 
Boa noite. Comprei um TP-link av600 a fim de conseguir chegar com o sinal wireless a outra parte da casa. Fiz a ligação, e tudo pareceu ok, mas no computador, quando me ligo a rede do av600 diz que não tenho internet. Já troquei de IP (pensando que era um conflito, mas continua igual! Já tentei ligar um cabo do extensor ao pc e tb fico sem net...
alguem me ajuda?
Tens de ter dois powerlines: um ligado ao router que te liga à net ou a algum onde seja possível ligar e o outro powerline onde quiseres.
Se estiver sincronizado com o primeiro dará ligação ao primeiro e através deste à net.

Se tudo estiver bem terás net através do wifi mesmo que limitado na velocidade por causa da distancia ou interferências
 
Tens de ter dois powerlines: um ligado ao router que te liga à net ou a algum onde seja possível ligar e o outro powerline onde quiseres.
Se estiver sincronizado com o primeiro dará ligação ao primeiro e através deste à net.

Se tudo estiver bem terás net através do wifi mesmo que limitado na velocidade por causa da distancia ou interferências


Sim, eu tenho tudo ligado. exprimentei em outra casa e funciona... Mas na casa onde preciso mesmo, fica conectado mas fica sem ligação à net
 
Sim, eu tenho tudo ligado. exprimentei em outra casa e funciona... Mas na casa onde preciso mesmo, fica conectado mas fica sem ligação à net
Verifica se funciona com os dois juntos, eventualmente numa mesma extensão (não é desejável mas serve para o efeito) Se sincronizam e funcionam perto a questão estará nalgum obstáculo a que haja continuidade na ligação, Eventualmente a instalação elétrica ter várias fases ou ter algum equipamento - no no quadro - que não permite a passagem da informação. Não é normal mas pode acontecer.

Por vezes não nos apercebemos que embora as tomadas possam estar muito perto podem ir ao quadro de forma independente e não havendo comunicação não funciona - noto isso nalguns pontos por piorar os valores que consigo entre os pontos da rede powerline.
 
Bom, escrevo-vos pelo seguinte: tenho um kit da Devolo (dLan 500) e apesar de fazer o seu trabalho mais básico sem grandes problemas, quando se trata de ver alguns conteúdos mais pesados (videos no youtube a 4K por exemplo), é só stutters...
O router que tenho é o da Vodafone (o mais recente) e a velocidade de ligação 100/100. Sei que não tenho a configuração ideal em relação aos Devolo porque tenho o primeiro módulo ligado a uma tomada com protecção de picos de corrente que depois vai à tomada... o que sugerem para poder melhorar? Até há bem pouco tempo não me fazia muita diferença, mas como adquiri um monitor 4K, agora começa a fazer-se notar esta limitação... obrigado
 
Back
Topo