Powerline

Já estou a equacionar meter uma calha branca para ligar o router ao desktop por rj45 e meto a poweline lá em cima no quarto da miuda.

Humpf...não é a solução ideal mas pronto, fico com os 250mb no pc, e lá em cima a miuda fica com 50mb por rj45 e wireless com mais algum sinal nos quartos.
 
Última edição pelo moderador:
Boas,

Consegues fazer um esquema das ligações ao router?
Quantas RJ45 tens no local onde está colocado o router e quantas ocupadas?
Se tens alguma rj45 bem perto do PC?

Quem sabe se com um switch de 10€, um repetidor wireless de 18€ e uns cabos rj45 não resolves o problema (e não tens de dormir na sala uns dias).


Cumps.
 
O router tem 4 saídas.
1 está com o cabo para a powerline
2 para a smart tv
3 box da tv.

A saída mais próxima que tenho do pc é a do router que está a 4metros do pc.
 
Boas,

A tomada Rj45 é simples ou está numa tomada mista?

Se for simples e tiveres espaço no tubo interno, podes passar um segundo cabo até ao ATI, meter um switch no ATI e depois colocar um repetidor wireless no andar de cima.
Sem ser num quarto de preferência.

Quanto à ligação PC - Router, vai vendo no youtube videos como remover o rodapé xD.
(Espero que não seja cerâmico)

Cumps.
 
O router tem 4 saídas.
1 está com o cabo para a powerline
2 para a smart tv
3 box da tv.

A saída mais próxima que tenho do pc é a do router que está a 4metros do pc.

Há uma questão importante que ainda não respondeste ou então escapou-me. As portas de rede do router na nowo são todas Gigabit?
 
Não respondi porque não sei , como descubro se as portas são Gigabit ?
Rodapé não é cerâmico, mas mais rápido meto uma calha por cima deles do que os arranco fora.
A tomada é mista.
 
A pergunta é mais pertinente do que parece.
É que eu só no último equipamento é que tenho um que é Gigabit em todas as portas. É que o anterior só uma porta era. Se ligas o caboa uma porta 100 Mbps é natural ter uma net de 70.

Qual é o modelo do equipamento. Vê na etiqueta qual é o modelo. Também deve estar no manual.
 
Boas,

Como a tomada é mista o mais certo é o cabo RJ45 e o cabo TV estarem no mesmo tubo, infelizmente não deve dar para passar um 2º cabo até ao ATI. (Mas podes confirmar, se quiseres.)

Fui ver as specs do kit em questão e refere que as portas são 10/100MB, portanto os 70mb são um valor bem bom para as specs.

Dentro da mesma marca encontrei o modelo TL-WPA7510 KIT que me parece ser o mais barato, ronda os 70€ e parece que poderia resolver o teu problema.
Eu gosto dos D-Link então sugiro este a rondar os mesmos 70€.

Um extensor de rede wireless anda nos 17€, TL-WA850RE V7 ou DAP‑1325 N300 Wi-Fi Range Extender .

Cumps.
 
Não respondi porque não sei , como descubro se as portas são Gigabit ?
Rodapé não é cerâmico, mas mais rápido meto uma calha por cima deles do que os arranco fora.
A tomada é mista.

É “fácil” de resolveres.
Se as tubagens forem as habitualmente utilizadas, acredito que sim, trocas o cabo coaxial por um cabo coaxial micro(tens da marca Teka por ex, à venda em “qualquer” loja de eletricidade), e consegues passar dois cabos de rede e o coaxial micro na mesma tubagem, sem qualquer problema, experiência própria.
Em relação ao rodapé, nesse cabo o melhor mesmo é uma calha técnica das pequenas.
Quanto às portas, o mais rápido é pesquisares pelas características do modelo.
 
O router e os PLC têm que ser gigabit caso contrário apenas vais estar capado aos 100Mb. Tão simples quanto isso.

Só encontrei o manual em alemão , mas nada que o tradutor google não resolva :P
"Quatro conexões de rede Gigabit Ethernet (10/100 / 1000Base-T) suportam metade e
Conexões full duplex e são compatíveis com MDIX automático."

Por isso o problema não está no router mas sim na powerline que limita a velocidade nos 100mb.
Encontrei no youtube:

Esta pessoa está a usar o mesmo kit, e apesar de ter internet de 400mb, a velocidade não passa dos 100mb.

Agora se levanta o dilema,
Devolvo esta e gasto mais dinheiro (+/- 30€ para além dos 50€ deste kit) numa powerline que me permita usufruir dos 250mb no pc e depois ainda preciso gastar mais para comprar outro com amplificador de sinal wifi para meter no quarto da miúda para ela ligar o desktop e melhorar o sinal lá de cima,
ou,
Meto uma calha de 5€ do router até ao meu pc e meto a powerline no quarto da miúda e ela fica com 50mb no desktop e ficamos com 15mb de wireless lá em cima, que para o uso que vai ter chega perfeitamente.
 
Só encontrei o manual em alemão , mas nada que o tradutor google não resolva :P
"Quatro conexões de rede Gigabit Ethernet (10/100 / 1000Base-T) suportam metade e
Conexões full duplex e são compatíveis com MDIX automático."

Por isso o problema não está no router mas sim na powerline que limita a velocidade nos 100mb.
Encontrei no youtube:

Esta pessoa está a usar o mesmo kit, e apesar de ter internet de 400mb, a velocidade não passa dos 100mb.

Agora se levanta o dilema,
Devolvo esta e gasto mais dinheiro (+/- 30€ para além dos 50€ deste kit) numa powerline que me permita usufruir dos 250mb no pc e depois ainda preciso gastar mais para comprar outro com amplificador de sinal wifi para meter no quarto da miúda para ela ligar o desktop e melhorar o sinal lá de cima,
ou,
Meto uma calha de 5€ do router até ao meu pc e meto a powerline no quarto da miúda e ela fica com 50mb no desktop e ficamos com 15mb de wireless lá em cima, que para o uso que vai ter chega perfeitamente.

Eu não vejo motivos para estar a gastar mais quando já tens esse kit em casa. 100mb chegam perfeitamente para 99% dos utilizadores. Só se por motivos profissionais fosse importante o gigabit.

Viste a minha mensagem acima a dizer como passares os cabos ?
 
Mas se ele tem uma velocidade acima dos 100Mb contratados pelo seu ISP, porque é que devia meter isso de lado? Ele pode dar bom uso ao upload/download em milhentas formas possíveis.
 
Mas se ele tem uma velocidade acima dos 100Mb contratados pelo seu ISP, porque é que devia meter isso de lado? Ele pode dar bom uso ao upload/download em milhentas formas possíveis.

Na minha opinião não justifica o investimento de XX€.
Para isso preferia apostar em passar cabo de rede para o ATI.
 
Eu não vejo motivos para estar a gastar mais quando já tens esse kit em casa. 100mb chegam perfeitamente para 99% dos utilizadores. Só se por motivos profissionais fosse importante o gigabit.

Viste a minha mensagem acima a dizer como passares os cabos ?


Não tinha lido, desculpa.
Os 250mb por rj45 para mim são importantes porque costumo fazer o download de jogos que cada vez estão maiores, mas sim, em condições "normais" para consumo caseiro de youtube, facebook e afins até mesmo os 50mb chegam.
Não vejo necessidade de andar a passar cabos por tomadas e afins , não sou nem prendado para bricolage nem tenho paciência(já tive mais, mas o segundo filho gastou-a toda), por isso sou mais do conceito "plug in play" :P

Em principio vou optar pela calha branca adesiva por cima do rodapé ( 15x10mm ) e meter a powerline no quarto da miúda tenho ainda um tp-link extender de 150mb velhinho se tiver de ligar mais algum pc noutra divisão para desenrascar.
 
Na minha opinião não justifica o investimento de XX€.
Para isso preferia apostar em passar cabo de rede para o ATI.

O que não faz sentido é dizeres que 100Mb "chegam perfeitamente para 99% dos utilizadores". Isso é um número completamente fora de contexto. Se calhar até um puto de 14 anos hoje em dia usa uma carrada de largura de banda e precisava dessa ligação gigabit.

Agora, obviamente se ele conseguir passar cabo em vez de usar powerline nem há muito mais a pensar. Cabo é sempre cabo e garante aquilo que o powerline não consegue. Tomara eu conseguir fazer o mesmo.
 
Última edição:
Só encontrei o manual em alemão , mas nada que o tradutor google não resolva :P
"Quatro conexões de rede Gigabit Ethernet (10/100 / 1000Base-T) suportam metade e
Conexões full duplex e são compatíveis com MDIX automático."

O material tem sempre razão.
Não me ocorreu que o problema fosse a própria porta do equipamento :facepalm:
Com o tempo o Wi-Fi não será cada vez mais importante? Não será de ires para uma solução Mesh? É que isto começou tudo por causa de um problema para ligar um computador a 5 metros mas já vai para resolver o problema noutro quarto, mas nesse quarto não tarda vais querer ter wireless não?
 
O material tem sempre razão.
Não me ocorreu que o problema fosse a própria porta do equipamento :facepalm:
Com o tempo o Wi-Fi não será cada vez mais importante? Não será de ires para uma solução Mesh? É que isto começou tudo por causa de um problema para ligar um computador a 5 metros mas já vai para resolver o problema noutro quarto, mas nesse quarto não tarda vais querer ter wireless não?

Só faço questão de ter o meu pc ligado por cabo por causa de jogar, porque por wireless há algumas quebras de sinal e pode ser o suficiente para não registar um tiro, e claro para quando tiver de fazer download de jogos não ter de esperar tanto.
A net no outro quarto tem pouco sinal de wireless que ligando lá a powerline fica resolvido e toda a casa fica com cobertura de velocidade mínima 15mb, que para o consumo "normal" de redes sociais e youtube, chega.
 
Back
Topo